Últimas Notícias

SENAI Cataguases apresenta projetos elaborados por alunos

14/04/2019

O SENAI Cataguases realizou dia 09 de abril, em suas instalações, mais uma edição do Programa Inovatec, que visa  promover a melhoria contínua da produtividade das empresas por meio da participação de estudantes em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação – PD&I, de interesse do setor empresarial. Este ano participaram os alunos dos cursos de Eletrotécnica, Mecânica e Têxtil que apresentaram projetos desenvolvidos durante as aulas, conforme explicou a direção da escola.
Segundo informou a supervisora pedagógica do SENAI-Cataguases, Sandra Mara Dutra, o objetivo do Inovatec é apresentar ao mercado, projetos técnicos acadêmicos elaborados pelos alunos. "É a oportunidade para demonstrar os produtos e serviços desenvolvidos ao longo dos cursos técnicos para atender a demanda da indústria de forma inovadora." Diversos projetos foram apresentados ao público que prestigiou o evento. Dentre eles estão criações como "Bloqueador Elétrico Para Máquinas Multiuso", "Rebobinador de Fios" e um mostruário de roupas feitas pela turma do curso de Corte e Costura.
Veja as fotos dos alunos e seus respectivos trabalhos na galeria abaixo. (Fotos: SENAI Cataguases)





Homem quebra vidros de viatura policial em Dona Euzébia

13/04/2019



Um homem de 28 anos de idade, danificou a viatura da Polícia Militar em Dona Euzébia no final da manhã deste sábado, 13 de abril. Ele não soube dizer um motivo para o ato, mas revelou que havia sido traído por sua mulher. Segundo militares, há alguns anos ele atirou pedras contra o quartel da PM na cidade que ficou danificado e, por aquele motivo chegou a ser preso. De acordo com a PM, há ainda contra ele registros policiais de crimes por posse ilegal de arma de fogo, furto e envolvimento com drogas. 
De acordo com o Boletim de Ocorrência, algumas horas antes de ser preso, o autor viu o sargento Santoro sair da casa de seu tio e, aparentemente alterado e falando alto, lhe fez uma série de questionamentos sobre o motivo pelo qual foi lá. O militar então lhe explicou ter ido saber detalhes a respeito de uma ameaça que o tio dele recebeu no mês anterior e lhe dar orientações. Mais tarde, quando o sargento e seu colega de turno, soldado Khoeler, faziam a pausa para o almoço, o autor esteve no quartel fazendo o mesmo questionamento e o sargento repetiu a história para ele pedindo em seguida que deixasse o Destacamento. {{banner-interno}}
O homem obedeceu, mas ao chegar à rua, em frente a viatura policial, começou a esmurrar o parabrisa dianteiro. O barulho chamou a atenção do soldado Khoeler que o viu da janela do quartel, danificando o veículo. Ele e o sargento Santoro foram correndo ao encontro do autor, mas ao perceber a chegada dos militares o rapaz fugiu sendo perseguido pelos policiais que o encontraram próximo ao rio, nos fundos da Praça Pedro Dias, munido de uma faca com lâmina de 15 centímetros. Ele foi imobilizado e preso. Porém, ao entrar na viatura ainda destruiu dois outros vidros; um lateral e o traseiro, conforme revelou sargento Santoro. 
Para levá-lo à Delegacia de Polícia Civil de Leopoldina onde prestou depoimento, foi chamada a equipe de Itamarati de Minas. A viatura danificada passou por perícia técnica e está temporariamente fora de serviço. 


Clique aqui para saber mais.

São João Nepomuceno: Hospital afirma não ter como manter Pronto-Socorro

13/04/2019

O Hospital de São João Nepomuceno está às voltas com problemas de financiamento do Pronto-Socorro daquela cidade, mantido por aquela instituição de saúde. Para falar sobre o assunto a direção daquela casa de saúde concedeu uma entrevista coletiva na manhã de sábado, 13 de abril, para explicar a situação que segundo o provedor Rogério Motta Vilela, "está a um passo de fechar as portas". Também participaram do evento o vice-provedor, Isaías Sporch de Freitas e o tesoureiro, Eduardo Abreu.
Somente neste mês de abril, o Pronto Atendimento Médico (PAM), como é chamado, ficou fechado em duas ocasiões por falta de médico. O Hospital é obrigado a manter dois médicos atendendo 24 horas no PAM (foto abaixo), porém, seus diretores alegam que esta obrigatoriedade onera em R$ 50 mil o caixa da instituição que não teria meios de arcar com esta despesa. O provedor Rogério Vilela disse ainda que o Hospital vem cumprindo suas obrigações no que se refere aos serviços prestados na pactuação com o município. {{banner-interno}}
O problema, ainda de acordo com ele, são as recentes recomendações do Ministério Público para que se cumpram as exigências legais para o funcionamento dos serviços. Paralelamente, a direção do hospital diz que o Secretário Municipal de Saúde, Plínio Furtado, estaria "distante". Ele, inclusive, teria sido convidado a participar da coletiva, mas não compareceu. Completa o quadro de dificuldades, ainda na opinião de Rogério Vilela, o valor do repasse feito pelas prefeituras de São João Nepomuceno, Descoberto e de Rochedo de Minas para a instituição que, segundo ele, são insuficientes para cobrir as despesas. Ele também comentou que neste ano não há emendas parlamentares para o hospital nem a Câmara Municipal local fez repasses à entidade. Para evitar o fechamento por tempo indeterminado do PAM, o tesoureiro do hospital Eduardo Abreu revelou uma orientação que disse ter recebido do promotor de Justiça daquela comarca, Luciano Ramos Baesso. De acordo com ele, aquele representante do Ministério Público disse que o Hospital pode impetrar um mandado de segurança obrigando o município de São João Nepomuceno a arcar com as despesas necessárias à manutenção do Pronto Atendimento. Ele, no entanto, não disse se o Hospital vai adotar este procedimento. O prefeito não se manifestou sobre o assunto. (Fotos: Kadu Fontana)


Clique aqui para saber mais.

Energisa anuncia em reunião do Cezom novos projetos para região

13/04/2019





O Conselho de Desenvolvimento da Zona da Mata, organizado pelo Grupo Unis, através da FIC, em Cataguases, realizou sexta-feira, 12 de abril, mais um encontro empresarial, o maior desde sua criação. Desta vez os convidados ouviram duas rápidas explanações sobre o Codec - Conselho de Desenvolvimento de Cataguases - presidido pelo empresário Humberto Morais Lanzieri e que apresentou suas principais diretrizes, e o professor da FIC, Luiz Paixão, um dos coordenadores do Festic - Feira de Empreendedorismo, Sustentabilidade, Tecnologia e Inovação de Cataguases - que vai acontecer em julho próximo. A palestra do dia foi proferida por Fernando Lima Costalonga, Diretor Técnico e Comercial da Energisa que apresentou os projetos da empresa.
Na abertura, o professor Fred Henrique (foto ao lado), atual diretor da FIC, reiterou o compromisso da instituição em apoiar o desenvolvimento da região onde está inserida. Na sequência, Humberto Lanzieri falou sobre a criação do Codec e suas metas visando contribuir para o desenvolvimento de Cataguases. Segundo ele o órgão tem caráter "deliberativo, normativo e consultivo tendo como finalidade formular, supervisionar e propor a execução das políticas de desenvolvimento humano, econômico e sustentável para Cataguases. Em seguida, Luiz Paixão (foto abaixo) explicou sobre a realização do Festic que conta com diversos parceiros como a escola Polivalente, as empresas RED7 e Sicoob Coopemata, entre outros. Ele apresentou também as propostas de patrocínio e de participação no evento que conta ainda com música, gastronomia e stands das empresas participantes visando promover o networking. {{banner-interno}}
A palestra do dia ficou por conta de Fernando Costalonga que abordou as perspectivas de desenvolvimento econômico-industrial de Cataguases e região e os projetos da Energisa, a maior empresa da cidade e a quinta distribuidora de energia elétrica do país. Ele informou que este ano a empresa vai investir cerca de R$ 78 milhões na sua área de concessão (Minas Gerais e Nova Friburgo) e apresentou novos projetos, sendo o que chamou mais atenção foi a implantação do projeto piloto de Smart City em Cataguases. Na prática isso significa buscar implantar no município com o apoio de outros órgãos, mecanismos inteligentes melhorando a o dia-a-dia do cidadão. De acordo com Costalonga, dezoito iniciativas neste sentido estão sendo priorizadas pela empresa, como a substituição da atual iluminação pública por lâmpadas de LED, eficientização energética de prédios públicos, aquisição de veículos elétricos com testes operacionais, implantação da fatura digital e a criação de um aplicativo que irá reunir todos os serviços públicos municipais disponíveis online, entre outros.
Após a palestra, Fred anunciou a data do próximo encontro, para junho e agradeceu a presença de todos. O evento contou também com as participações do deputado estadual Fernando Pacheco e do prefeito de São Sebastião da Vargem Alegre, Claudiomir Vieira.  

Veja na galeria abaixo as fotos deste encontro.



Clique aqui para saber mais.

Corola bate contra poste na Vila Minalda

13/04/2019





Um veículo Toyota Corola, prata, com placas de Leopoldina/MG, bateu contra um poste na Avenida Nicolau Siervi, na Vila Minalda, em Cataguases, pouco antes das 6 horas deste sábado, 13 de abril. 
O condutor, um homem de 26 anos, estava sozinho no veículo e, conforme informou a Polícia Militar, teria cochilado ao volante enquanto voltava para Leopoldina. Ele sofreu ferimentos leves e foi socorrido por familiares que o levaram até à Casa de Caridade Leopoldinense onde foi medicado.
A Perícia Técnica da Polícia Civil esteve no local e realizou seu trabalhos de rotina e uma equipe da Energisa chegou poucos minutos depois dando início à substituição do poste que caiu sobre o veículo e ao restabelecimento do fornecimento de energia naquela região que deverá estar totalmente restabelecido ainda nesta manhã.  O acidente deixou cerca de 4 mil pessoas sem energia elétrica, mas agora ainda estão sem o serviço 150 consumidores, informou aquela empresa. (Fotos enviadas por leitores)


Clique aqui para saber mais.

« Anterior 1 ... 20 21 22 23 24 ... 3004 Próxima »