Da Agência Brasil
Quito – O presidente do Equador, Rafael Correa, foi reeleito neste domingo (17) para um terceiro mandato consecutivo, que terminará em 2017, quando ele completar uma década no poder – um recorde em um país marcado por crises econômicas e políticas. Os 11,6 milhões de eleitores equatorianos também escolheram um novo vice-presidente, Jorge Glas, do Movimento Aliança Pais, de Correa, e 137 parlamentares da Assembleia Legislativa, além de cinco representantes do Parlamento Andino.
Correa não esperou os resultados oficiais para comemorar. Mal fecharam as urnas, saíram os primeiros resultados de boca de urna, confirmando a sua reeleição no primeiro turno. Correa tinha 58,80% dos votos, quase três vezes mais do que os 23,1% obtidos pelo segundo colocado, o ex-banqueiro Guillermo Lasso. Meia hora depois do fechamento das urnas, Correa saiu ao balcão do palácio presidencial para agradecer ao povo, que o esperava na Praça da Independência.
“Obrigado pela confiança”, disse Correa, que prometeu aprofundar a revolução cidadã iniciada por ele em 2006, quando foi eleito presidente pela primeira vez com a promessa de uma reforma constitucional. A nova Constituição, aprovada pela Assembleia Constituinte e submetida a um plebiscito popular, convocou novas eleições presidenciais para 2009 e estabeleceu o direito a dois mandatos consecutivos. Correa candidatou-se e ganhou seu segundo mandato – mas como era o primeiro, com a nova Constituição, teve direito a uma segunda reeleição.
O presidente votou de manhã e depois acompanhou sua filha, Anne Correa, de 16 anos, a votar. É a primeira vez, no Equador, que adolescentes de 16 a 18 anos, além de policiais e militares na ativa, podem votar.
De acordo com a 7ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, localizada em Leopoldina, quatro pessoas morreram e 26 ficaram feridas na região durante o carnaval. O balanço da operação foi divulgado pela PRF nesta quinta-feira (14). Participaram da ação, entre os dias 8 e 13 deste mês, 71 policiais.
Segundo o relatório, no total aconteceram 18 acidentes. Vinte e sete veículos foram apreendidos e 15 CNH’s foram recolhidas. Foram lavradas 206 multas por ultrapassagem indevida e 16 por alcoolemia. Foram realizados, durante os seis dias, 744 testes do bafômetro.
Oito prisões foram efetuadas. Cinco condutores foram presos após realização do teste de alcoolemia dar positivo; e outros três por ter um mandado de prisão em aberto, portar um CRLV falso e por conduzir uma motocicleta sem os devidos documentos e emplacamento.
Considerando o aumento da frota nacional de veículos, houve uma redução de 7,7% no total de acidentes registrados, em comparação com o período de carnaval de 2012 na região.
A Delegacia de Leopoldina é responsável pe-la fiscalização de 294 Km de rodovias - as BRs 116, 267 e 356 – e abrange os postos de Muriaé e Fervedouro, além do de Leopoldina.
Fonte e foto: Jornal A Notícia
O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG), por meio da Divisão de Habilitação e Controle do Condutor (DHCC), disponibilizou, no site do órgão, links de acesso para cursos a distância de reciclagem de condutor infrator e especialização para mototaxistas e motofretistas. A medida visa atender, principalmente, aos profissionais que atuam no transporte de cargas e pessoas.
De acordo com resolução do Conselho Nacional de Trânsito, motofretistas e mototaxistas devem, desde o último sábado (2), para fins de fiscalização, apresentar o veículo com os acessórios de segurança da motocicleta, registro na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da atividade remunerada e emplacamento do veículo na categoria aluguel. Esses itens só podem ser concedidos às categorias após a frequência ao curso obrigatório regulamentado por norma do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Os cursos são oferecidos no ambiente virtual nos endereços eletrônicos http://www.icetran.com.br/ e http://www.eprova.com.br. A carga horária online é de 30 horas/aula. A modalidade do curso online vai permitir aos profissionais que atuam no transporte de passageiros e entrega de mercadorias e aos condutores infratores que tiveram a Carteira Nacional de Habilitação suspensa, acesso aos cursos de motofrete e mototaxi, bem como o de reciclagem de condutor infrator, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro e as Resoluções do Contran.
Para o chefe do Detran/MG, Oliveira Santiago Maciel, o órgão tem buscado cada vez mais permitir que o condutor habilitado em Minas Gerais tenha cada vez mais acesso aos serviços prestados de forma rápida e segura. “Hoje, o Detran/MG oferece mais de 90% do total de serviços pela internet, sem filas ou atrasos para os condutores. Há uma tendência crescente para os próximos anos”, adianta.
Dados
Em Minas Gerais, há 26 unidades de ensino (entidades e instituições) e 23 Centros de Formação de Condutores ministrando o curso a motofretistas e mototaxistas, além de uma empresa que fornece o curso na modalidade semipresencial. Entre maio de 2012 e janeiro de 2013, 16.263 profissionais já realizaram o curso de especialização para o transporte de passageiros e entrega de mercadorias, conforme exigido pela Resolução 410/12 do Contran.
Fonte: Agência Minas
O carnaval 2013 realizado pela Prefeitura de Ubá através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, transcorreu de forma tranquila, sem graves incidentes na cidade e nos distritos. O esquema de policiamento montado pelo 21º Batalhão, através da 35ª Cia, de Polícia do município, garantiu à população, diversão com segurança, conforme afirmou o Comandante da 35ª, Capitão Tagliate, à imprensa local. A festa contou com a participação de 19 blocos carnavalescos que desfilaram em pontos diversos da cidade e cinco bailes realizados no espaço Feira Livre, com apresentações da Banda Samba Solto, no dia 8, e Banda Master Show, nos dias de 9 a 12 de Fevereiro. A Prefeitura esteve presente também na estrutura e realização da festa nos distritos de Diamante e Ubari, onde os eventos também transcorreram dentro da normalidade. O combate à dengue e às doenças sexualmente transmissíveis foram atividades realizadas pela Secretaria Municipal da Saúde, que distribuiu milhares de folders educativos e de preservativos, seguindo as orientações e campanhas veiculadas nos meios de comunicação em todo o país, pelo Ministério da Saúde.
O Prefeito Vadinho Baião (foto) fez uma análise das festividades do carnaval ubaense e falou: “a Prefeitura é apenas um instrumento no sentido de criar as condições mínimas necessárias para que o carnaval aconteça, porque quem faz o carnaval ser bom ou não, é a população. Nesse contexto nós temos que parabenizar a população de Ubá, em primeiro lugar, por ter participado num clima de muita paz e de muita alegria no carnaval. Em segundo lugar, parabenizar à população pela participação, não só no espaço Feira Livre como também, nos diversos blocos que saíram pela cidade. Esta é uma prova de que o carnaval de Ubá está resgatado e agora vamos nos preparar cada vez mais com atividades em 2013, já pensando em 2014 para que as pessoas que gostam do carnaval, tenham a oportunidade de organizar com a gente uma forma melhor de realiza-lo com mais estrutura, com mais tranquilidade, com mais segurança e com mais diversão.”
Vadinho analisou a festa como um todo, destacou o crescimento do número de blocos, destacou também o trabalho da 35ª Cia de Polícia Militar e acrescentou: “encontramos nos diversos blocos, famílias, crianças, jovens, adultos e pessoas da melhor idade, e os blocos saíram com a participação de todas as camadas da sociedade ubaense e também de pessoas que vieram para Ubá. Além disso os blocos que já começaram a se organizar na cidade, como o Bloco Tatu Doidão, de forma espontânea pediu aos participantes que fizessem doação de alimentos, e uma surpresa agradável é que mais de 500 quilos de alimentos foram arrecadados e foram doados para que a Sociedade São Vicente de Paulo pudesse fazer a distribuição às famílias carentes. Então a gente vê que as pessoas estão pensando no laser e na diversão, mas também estão sendo solidárias. Este é um braço do carnaval ubaense que surgiu em 2013 e esperamos, possa ter continuidade com o Bloco Tatu Doidão e quem sabe, possa também expandir para os demais blocos. Quando a gente reúne pessoas para divertir, para brincar o carnaval com bons propósitos, não tem como dar errado. Quero também agradecer a grande participação da 35ª Cia de Polícia Militar que garantiu tranquilidade aos foliões ubaenses e àqueles que escolheram nossa cidade para passar o carnaval. O efetivo de plantão e os seguranças de apoio trouxeram condições seguras para a população e não tivemos a violência alardeada por alguns; tivemos sim, um carnaval tranquilo, na paz desejada por todos,” concluiu. Carnaval em Ubá transcorreu de forma tranquila.
Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação da PMU.
Da Agência Brasil
Brasília – A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva lançou hoje (16) o embrião de um novo partido voltado para a sustentabilidade total. Com o slogan Rede Pró-Partido, Marina acredita que, em três meses, será possível coletar as 500 mil assinaturas necessárias para dar entrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o pedido de registro definitivo da nova sigla, cujo nome deverá ser Rede Sustentabilidade.
“Somos uma rede, estamos fazendo esforço para a criação de um novo partido político. Nós somos uma comunidade de pensamento. Estamos no esforço de que isso se viabilize. Depois é que vem o processo de registro”, disse Marina Silva. “Estamos aqui construindo essa possibilidade. A rede já mostrou seu esforço, reunindo aqui mais de mil pessoas”, acrescentou a ex-senadora, terceira colocada na última eleição para a Presidência da República, em 2010.
De acordo com Marina, a base do programa do futuro partido será a sustentabilidade em todas as áreas: ambiental, política, econômica etc. Ela disse que, para fazer parte da nova agremiação, as pessoas podem ter posições diferentes em alguns temas, mas devem estar conectadas na rede voltada para a sustentabilidade. Sobre possíveis alianças com outras legendas para disputar eleições, a ex-ministra disse que o partido estará aberto para alianças que tiverem coerência programática.
Segundo ela, as pessoas que vierem a integrar o futuro partido deverão faze a opção por identidade programática. “Não estamos fazendo recrutamento de parlamentares para integrar a futura legenda. Estamos sendo procurados para conversar por várias pessoas e conversando, na medida do possível.” Marina informou, em entrevista coletiva no lançamento da nova célula partidária, que a legenda vem para quebrar o monopólio que existe entre o PT e o PSDB. Para ela, uma “rede” expressa muito “e o movimento da sustentabilidade é muito maior do que um partido”.
A coleta de assinaturas para criação da nova legenda será feita na rede da internet, por coleta presencial em todo o Brasil. Ela disse que está se esforçando para que, até outubro o partido esteja registrado e em condições de disputar as eleições do ano que vem. Perguntada sobre a possibilidade de se candidatar novamente à Presidência da República, Marina Silva respondeu que ainda não sabe.
Compareceram ao ato de lançamento do novo partido deputados federais, ex-senadores, prefeitos e vereadores, entre outras autoridades, além de um grande número de jovens de todo o país.