Agência Brasil
Rio de Janeiro - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou hoje (18) a aprovação de linha de crédito no valor de R$ 1 bilhão, que será operada pelo Banco do Brasil, no âmbito do Programa de Apoio ao Financiamento das Contrapartidas do Programa de Aceleração do Crescimento (BNDES ProPAC).
O BNDES informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a operação vai permitir que estados, municípios e o Distrito Federal possam financiar contrapartidas de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Programa Minha Casa, Minha Vida, além de projetos de mobilidade urbana associados à Copa do Mundo de 2014.
Linha semelhante vem sendo operada pela Caixa Econômica Federal desde 2010, com a mesma finalidade, usando recursos do BNDES ProPAC.
As condições financeiras para os beneficiários finais da linha de crédito do Banco do Brasil incluem taxa de juros de longo prazo (TJLP), executadas pelo BNDES em suas operações, hoje da ordem de 5% ao ano, mais 2% ao ano, com dez anos de financiamento.
Texto e fotos: Paulo Victor Rocha
O SENAI em Cataguases está com as inscrições abertas para o curso de qualificação de “Desenhista de Moda”, que terá início no próximo dia 4. O investimento por aluno é de cinco parcelas de R$145,00 e as aulas serão ministradas por Júlia Gabriela da Rocha, formada em Tecnologia em Produção de Vestuário com ênfase em Modelagem e pós-graduanda em “Designer de Moda”, também é professora de “Confecção Industrial” na instituição e já teve um de seus desenhos publicada na revista Vogue, uma das mais conceituadas no mundo da moda.
São dezoito vagas oferecidas para o curso, que, conforme disse Júlia, “vai formar profissionais que desenvolvam desenhos, elaborem fichas técnicas, pesquisem tendências e atuem no campo da moda de maneira criativa e inovadora. É um curso que dá ampla visão e grande conhecimento sobre o assunto”, revelou a instrutora.
Segundo Júlia, “o curso é uma novidade na cidade e, na região, só em Muriaé existe um parecido com o que está sendo aberto em Cataguases. Ele abordará conteúdos desde o início do desenho de moda até o desenvolvimento de coleção, passando por desenho de partes, montagem de portfólios, enfim, é bem completo” destacou.
De acordo com Rafael Teixeira Mendes (ao lado na foto com Júlia), Analista Industrial do SENAI, “a procura pelo curso, que terá duração de 160 horas, está sendo muito grande, mas ainda há oportunidade para quem tem mais de 16 anos e queira participar”. Ele ainda enfatizou que “não é necessário saber costurar para se inscrever no curso” e que “o mercado de trabalho para essa área é bom, inclusive em Cataguases e em outras cidades da região, como é o caso de Astolfo Dutra que possui muitas empresas de confecções”, finalizou.
Acontecerá no dia 23 de março de 2013, na Casa de Leitura Lya Botelho, em Leopoldina, o IV Fórum de Culturas Populares da Zona da Mata. O evento, em sua quarta edição, tem como objetivo promover o encontro de lideranças populares, pesquisadores, artistas e educadores que trabalham com a cultura popular brasileira e regional, ou simplesmente a admiram.
Este ano a organização do Fórum prevê em sua programação debates em torno do tema: “Os desafios para a organização dos grupos populares tradicionais”. Trata-se de um tema importante em nossos dias de valorização das culturas populares e dos patrimônios imateriais, pois através da organização formal de grupos e comunidades é possível desenvolver projetos e ter acesso a recursos públicos destinados a essa área. Entretanto, os desafios são grandes e faz-se necessário debater e partilhar os problemas de forma coletiva.
O evento é realizado pela Associação Cultural Sons da Mata através do projeto Registro do Folclore da Zona da Mata, patrocinado pelo Fundo Estadual de Cultura. Na oportunidade será lançado o CD “Folia de Reis Estrela do Oriente” como forma de homenagear essa importante tradição de nossa cidade.
O encontro contará também com a divulgação do CD “Caixinha de Memórias” do grupo musical Sons da Mata, desenvolvido pelo projeto Sons da Mata Oficinas Musicais, apoiado pela ENERGISA através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Fonte: Casa de Leitura Lya Botelho
Uma primeira geração de realizadores surgida no âmbito do movimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais começa a mostrar seu talento. São produtores, diretores, atores, fotógrafos, músicos, animadores e criadores de diversas áreas vinculadas ao fazer audiovisual que já conquistam espaços e até prêmios.
O Polo está sediado em Cataguases e, como o próprio nome diz, atua e envolve a Zona da Mata no fazer criativo e na formação de profissionais para o setor. Em 2013 uma série de atividades já estão programadas. Veja alguns exemplos do que já foi produzido até agora:
EM CATAGUASES:
“Viagem Real”
O filme “Viagem Real”, de Eduardo Yep e Henrique Vale, conquistou dois prêmios na 11ª edição do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades: foi o vencedor do Prêmio Incentivo como melhor filme universitário e ainda levou o troféu de Melhor Filme pelo júri popular. “Viagem Real” tem Tarcísio Vória e Juliano Braz no papel principal, e trilha sonora de Marcos Alves.
O curta-metragem conta a história de dois jovens universitários que saem de uma festa em Ouro Preto e, no dia seguinte, misteriosamente, acordam em Paraty RJ, outra cidade colonial que fica a centenas de quilômetros de distância. Os dois amigos tentam entender o enigma.
“O Espelho de Joaquina”
O filme “O Espelho de Joaquina”, de Rafael Aguiar, foi selecionado para participar da 4ª Mostra de Cinema Brasileiro na cidade de São Tomé, capital do país africano São Tomé e Príncipe. O curta-metragem tem a participação de artistas e músicos da cidade, com Flávia Massena no papel principal.
Rafael já parte para uma nova empreitada: realizar outro curta-metragem, com roteiro de Carla Werneck em uma trama de ficção e mistério. As gravações do filme, que vem sendo chamado pelo diretor de “Projeto Glória”, até decidir pelo título definitivo, já foram realizadas e a o curta está em fase de edição.
“O Plano de Peçanha”
Já o curta de animação “O Plano de Peçanha”, realizado no âmbito do Projeto Fábrica Animada em 2011, será objeto de uma pesquisa de professores e alunos da Universidade Estadual de Minas Gerais.
O filme foi produzido por uma equipe de jovens cataguasenses: Adriano Cunha, Renatta Barbosa, Juliano Braz, Felipe Carvalho, Marcus de Barros, Fabiano Rocha, Paulo Víctor Patrício, com trilha sonora de Marcos Alves e locução de Carlos Sérgio Bittencourt.
Mostra “Cataguases por Nós Mesmos”
Com trabalhos autorais, realizados fora de projetos ou instituições culturais de Cataguases, um grupo de realizadores do audiovisual teve a oportunidade de mostrar seu talento em uma mostra realizada na Casa de Cultura Simão, em junho passado.
Duas gerações de artistas se juntaram nesta mostra, com exibição de 5 curtas-metragens que atraíram grande público: “Bexiguentos”, de Emanuel Messias;“Kermesse”, de Gustavo Baldez; “EMPA Hills”, de Eduardo Yep; e “Viagem Real”, já citado.
EM LEOPOLDINA:
O jovem Iano Oliveira, estudante de história, fotógrafo e editor de vídeos, foi um dos ganhadores do Prêmio Agente Jovem de Cultura, do Ministério da Cultura, por seu trabalho com uma câmera fotográfica analógica. Iano, que já tinha interesse pela fotografia desde criança, vislumbrou a possibilidade de explorar mais este talento após fazer uma oficina na Fábrica do Futuro, em 2009.
EM MURIAÉ:
Em dezembro, formou-se a primeira turma da Escola Municipal de Audiovisual Carlos Scalla. Inaugurada em março de 2012 e coordenada pela Fundarte – Fundação de Cultura e Artes da Prefeitura de Muriaé, a escola é uma iniciativa pioneira no Estado de Minas.
EM ITAMARATI:
O 1º Festival Audiovisual de Itamarati de Minas foi um sucesso e abriu novas fronteiras na cidade. Cerca de 60 jovens estudantes participaram, realizando seis vídeos sobre a memória, identidade e cultura local.
Texto e fotos: Paulo Victor Rocha
Estão abertas as inscrições para as oficinas de capacitação de empresários e potenciais empreendedores, que serão realizadas pelo SEBRAE, no período de 25 a 28 de fevereiro, de 13 às 17 horas, na sede da Escola Técnica de Formação Gerencial (ETFG), localizada próxima ao Centro de Atividades dos Trabalhadores (CAT). Estão sendo oferecidas vinte vagas para cada oficina, que serão ministradas pela professora doutora Carmen Rossana Carrijo. Os interessados podem se inscrever gratuitamente através do SEBRAE (3421-6326), da Associação Comercial (3421-1245), ou da CDL (3421-4511).
No dia 25, a oficina “Aprendendo a Avaliar Oportunidades de Negócios” tratará de assuntos relacionados à avaliação dos riscos de um negócio, identificação de pontos fortes e pontos fracos do negócio e estratégias para potencializar os pontos fortes e minimizar os pontos fracos do empreendimento. “Atitudes Empreendedoras” discorrerá, no dia 26, sobre assuntos relacionados à identificação de oportunidades, análise de riscos e desenvolvimento de comportamentos empreendedores. “De olho no mercado” vai abordar, no dia 27, tópicos como o desenvolvimento da capacidade de estabelecer estratégias de planejamento, identificação de fatores mercadológicos que impactam o resultado do negócio: clientes, técnicas de negociação, concorrência, parcerias e outros. Por fim, no dia 28, a oficina “Os desafios de Gerenciar” buscará reflexões sobre a importância da gestão de pessoas e o desenvolvimento do trabalho em equipe.
Estas quatro oficinas tem como objetivo fazer com que os empresários e potenciais empreendedores experimentem situações que possam levá-los a refletir sobre questões relacionadas ao comportamento empreendedor, abertura de um empreendimento e elaboração de um plano de negócio. A assistente técnico-administrativa do SEBRAE Andréia Luiza de Castro Antunes, disse que “essas oficinas foram oferecidas inicialmente às pessoas envolvidas no projeto “Polo do Audiovisual” e agora abrangem os empreendedores de toda a cidade”.
Andréia ainda aproveitou para divulgar o “Empretec”, que, em 2013, será realizado em Cataguases, de 8 a 13 de julho. “Trata-se de um seminário desenvolvido pela ONU (Organização das Nações Unidas), que busca o estímulo e o desenvolvimento das características individuais do empreendedor. Com um total de 60 horas, será um evento muito importante para a cidade”, destacou.
A Agência do SEBRAE-MG em Cataguases atende a 17 municípios da região, que recebem uma agenda de eventos anuais, de acordo com as suas necessidades, acrescentou Marco Antônio Mendonça (foto ao lado de Andreia), analista técnico e responsável pelo escritório da instituição no município.