Um homem de 26 anos aproximadamente foi vítima de um tiro de chumbinho disparado por seu irmão de 16 anos de idade, que lhe acertou o olho direito. O fato aconteceu por volta das 17h30min deste sábado, 08 de setembro, no Bairro Leonardo, em Cataguases. O rapaz foi levado para o Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases onde foi diagnosticada a gravidade da lesão e a necessidade de transferi-lo para Juiz de Fora, o que estava sendo providenciado até o fechamento desta matéria. Ele, porém, não corre risco de morte, conforme apurou a reportagem junto a fontes daquele hospital. O caso está sendo tratado como lesão corporal e a arma utilizada foi apreendida.O autor do disparo (foto ao lado) contou aos policiais que viu seu irmão e a mulher discutindo e, num determinado momento, ela o teria desacatado. Ele pegou a espingarda de chumbinho e atirou, mas seu irmão teria entrado na frente sendo atingido no olho direito. A PM foi acionada e compareceram no local os sargentos Robson, Adelir e Jerônimo e o soldado Henriques. O menor se entregou e, de acordo com os preceitos do Estatuto da Criança e da Juventude, foi levado até o Pronto-Socorro onde passou por exames médicos de rotina e em seguida a Delegacia de Polícia Civil de Leopoldina onde prestou depoimento. {{banner-interno}}
Na madrugada deste sábado, 08 de setembro, uma picape Fiat Strada capotou em uma curva da BR-116, na chegada da cidade de Laranjal (52 km de Cataguases), e seu condutor, Fábio Pacheco, 22 anos, não sobreviveu. A esposa dele também estava no veículo e, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), sofreu ferimentos leves.
O policial rodoviário federal, Ornelas, que atua no posto da PRF em Muriaé, relatou que informações obtidas pela corporação dão conta de que o casal retornava para casa, em Laranjal, seguindo de São João de Sapucaia, distrito daquele município.
De acordo ainda com o mesmo policial, no momento do acidente os dois ocupantes da picape não usavam cinto de segurança e ambos foram lançados para fora quando o veículos capotou após o condutor perder o controle da direção na saída da curva. {{Banner-interno}}
Fábio Pacheco, que trabalhava como motorista de ambulância em Laranjal, morreu na hora. Sua esposa foi socorrida por uma equipe do Samu e encaminhada para atendimento médico.
A Perícia da Polícia Civil (PC) realizou os trabalhos técnicos no local e vai investigar as causas do acidente. (Foto: Rádio Muriaé)
Começou nesta sexta-feira, 07 de setembro e termina domingo, 9, a primeira Maratona de Animação do Polo Audiovisual da Zona da Mata. São 24 jovens atuantes no setor da animação que estão vivenciando uma intensa experiência de produção de filmes utilizando técnicas diversas. A produção das obras audiovisuais acontece em Cataguases, com a coordenação de conceituados profissionais da animação como Claudio Santos, Mirian Rolim, Silvia Dalben, Arthur Furtado e Cristiano Seixas. A iniciativa tem como objetivo identificar e selecionar novos profissionais, estudantes, recém formados ou atuantes no setor de Animação para integrarem a rede de profissionais do Polo Audiovisual da Zona da Mata para produções que serão realizadas a partir de 2019 na região de abrangência do Polo. A chamada criativa integra as ações da residência de animação do projeto Estúdio Escola Fábrica do Futuro, em parceria com Polo Audiovisual e patrocínio da Energisa por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura de Minas Gerais.
Dos 24 inscritos, 7 são da Zona da Mata mineira, 13 de Belo Horizonte, 2 de Contagem, 1 de Igarapé, 1 de Itabirito. Os inscritos da região participaram de Residências Criativas da Animação promovidas pela Fábrica do Futuro nos últimos anos. Os inscritos da região metropolitana de Belo Horizonte são estudantes ou profissionais da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, e Casa dos Quadrinhos. Os participantes são: André Corrêa Mendonça, André de Freitas Gomes, Anne Oliveira de Souza, Bruno Diego da Silva, Caio Araújo Gomides, Cleber Anatacio Rodrigues dos Santos, Emerson de Souza Bragança, Enrico Esposito Marchi, Fabiano de Souza Rocha, Gabriela Rorato Silva, Iago Souza Fonzar, Ivan de Castro Michel, José Augusto Cunha de Faria, Leandro da Silveira Oliveira, Lucas Ferreira Sant’Ana, Luisa Bacelar Resende, Marcelle Chaves Ferreira Pinto, Marcelo Oliveira Sousa, María Milca Piskulich, Paula Guimarães Vieira Campos, Quiamara Cristina de Souza Pinto, Renato Duarte Guimarães, Renatta de Oliveira Barbosa e Túlio Batista Lima do Carmo. {{banner-interno}}
Os participantes foram divididos - de acordo com suas afinidades - em quatro equipes e estão produzindo filmes em animação com narativas completas, utilizando a técnica de animação escolhida por cada grupo a partir do tema único que lhes foi apresentado de surpresa pela organização do evento, explica César Piva, que coordena a maratona e é o gestor do Polo Audiovisual da Zona da Mata. ele acrescentou que aqueles que completarem todas as etapas do evento vão receber um certificado de participação. (Fotos: Polo Audiovisual da Zona da Mata)
Termina, no dia 28 de setembro, o prazo para que cotistas do PIS com idade inferior a 60 anos possam retirar seu benefício. Por força da Lei 13.677/18 e do Decreto 9.409/18, os trabalhadores cadastrados no PIS entre 1971 e 4 de outubro de 1988 podem resgatar o PIS, independentemente da idade. No entanto, cerca de 1,1 milhão de mineiros ainda não realizaram o saque das cotas a que têm direito. O valor disponível para o Estado ultrapassa R$ 1,6 bilhão. Até o final de agosto, cerca de 874 mil cotistas mineiros sacaram o benefício, somando R$ 740 milhões em pagamentos. A Caixa Econômica Federal não divulgou números referentes a Juiz de Fora.
Para saber se tem direito, o trabalhador pode consultar o site www.caixa.gov.br/cotaspis, informando CPF ou NIS (usado para cadastrar em Bolsa Família e outros programas assistenciais) e a data de nascimento. O site mostra o valor que a pessoa tem a receber, mediante a informação da senha internet. O trabalhador que ainda não possuir login no site pode criar uma senha internet para conseguir efetuar a consulta. Para realizar o saque, o trabalhador deverá apresentar documento oficial de identificação com foto. {{banner-interno}}
Também é possível se informar por meio do aplicativo Caixa trabalhador, que está disponível para download nas plataformas Android e IOS. O app é gratuito. Outras opções de atendimento são os terminais de autoatendimento, por meio do cartão do cidadão, ou o internet banking para correntistas da Caixa.
Os beneficiários legais, na condição de herdeiros, poderão comparecer a qualquer agência da Caixa, portando documento oficial de identificação e documento que comprove sua condição de herdeiro para realizar o saque. A retirada do benefício poderá ser realizada também por representante mediante procuração particular, com firma reconhecida, ou por instrumento público que contenha outorga de poderes para solicitação e saque de valores do PIS. (Foto: Reprodução Internet)
O aniversário de emancipação político-administrativa de Cataguases e a da Independência do Brasil aconteceu em dois momentos cívicos que reuniu uma multidão na Praça Santa Rita, em frente ao Paço Municipal e, depois, na Avenida Astolfo Dutra. Primeiramente, foi realizada a Hora Cívica, nas escadarias do Paço, com a execução dos Hinos da Independência, do Brasil e de Cataguases. O evento teve como orador oficial convidado, o comandante da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar em Cataguases, Major Willian Machado e, na sequência, o prefeito Willian Lobo de Almeida. Já o desfile cívico dos alunos das escolas de Cataguases e também de entidades que prestam serviço à população, aconteceu ao longo de toda a manhã até o início da tarde com a participação maciça dos estudantes. No vídeo abaixo, há um resumo do que foi a Hora Cívica e os discursos dos oradores.Major Willian Machado abriu seu discurso lembrando a facilidade que Cataguases tem de ser amada por aqueles que passam a viver nela. Citou também seu lado cultural e sua vontade de crescer "sem deixar de lado suas principais características", afirmou. O comandante da PM lembrou que esta data lembra a luta por independência deste país e a atual função da Polícia Militar de promover a ordem e a segurança "mesmo que isto custe a vida de seus membros". Também apontou para o resgate desta história nacional de luta por independência junto aos jovens para que possam conhecer a coragem e a determinação dos que deram o primeiro passo para o Brasl se tornar livre e soberano. O major também citou a importância da participação popular nas eleições que se aproximam afirmando que "há muitos anos o povo brasileiro não tem tamanha responsabilidade nas mãos", e completou citando o investimento em Educação nas novas gerações como caminho para o desenvolvimento do país.
O prefeito Willian Lobo discursou em seguida citando a união no município e agradecendo a presença dos vereadores. O prefeito lembrou a entrega dos Títulos de Cidadania Honorária e Benemérita ocorrida na noite anterior, afirmando que importa muito saber que os agraciados escolheram amar Cataguases e virem para cá ajudar a construir essa cidade. O prefeito também lembrou que o governo de Minas voltou a não repassar recursos para o município. Em seguida, disse que o dia era de alegria pelo aniversário de Cataguases, e destacou o amor dos servidores na preparação do desfile, na limpeza da cidade e na dedicação que tiveram, conforme ressaltou, para deixar Cataguases "bonita nesta comemoração". E para completar o momento de alegria, o prefeito informou a liberação do pagamento aos servidores na tarde da próxima segunda-feira e revelou a inauguração - ainda este ano - de duas creches cujas obras estão concluídas. Outra obra quase concluída é a UPA, no bairro Bela Vista mas sua destinação será para outra finalidade, acrescentou. E finalizou afirmando acreditar no país e no município e terminou com um verso do poeta Renato Russo "mesmo que eu falasse a língua dos homens, sem amor eu nada seria".
Após o vídeo as principais fotos dos dois eventos desta manhã.