{{banner-interno}}
Agência Brasil
Brasília - A arrecadação de impostos e contribuições federais bateu novo recorde com alta real de 6,59% [corrigido pela inflação] em janeiro, na comparação com o mesmo período de 2012, totalizando, em termos nominais, R$ 116,066 bilhões.
De acordo com informações divulgadas pela Receita Federal, influenciaram o resultado de janeiro, entre outros fatores, o pagamento da primeira cota ou cota única do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) relativo à apuração do último trimestre do ano anterior e a antecipação de pagamentos, em janeiro de 2013, do ajuste anual também desses tributos referente ao lucro obtido no ano anterior.
Outro fator foi o desempenho dos principais indicadores macroeconômicos, entre eles, o crescimento das vendas de bens e serviços (5%), o crescimento da massa salarial (11,88%) e o valor em dólar das exportações (9,46%). Por outro lado, houve queda na produção industrial de 3,55%.
Tem início a partir do dia 1º de março de 2013, a aplicação da Avaliação Diagnóstica do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE). As provas serão aplicadas a mais de 300 mil alunos do 1º ano do ensino médio da rede estadual e tem o objetivo mostrar ao professor os conhecimentos que o aluno possui sobre o conteúdo a ser trabalhado. As avaliações do PAAE poderão ser aplicadas até o dia 5 de abril.
Os estudantes serão avaliados em nove Conteúdos Básicos Comuns, sendo eles: Língua Portuguesa, Matemática, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, História, Geografia, Biologia, Física e Química e Arte. As provas são de múltipla escolha e o número de questões para cada disciplina varia de 9 a 20 itens, de acordo com os tópicos dos Conteúdos Básicos Comuns (CBCs) para cada disciplina. Os CBCs representam os temas a serem trabalhados com os alunos, em cada nível de escolaridade, durante o ano letivo.
Com o período de um mês para a aplicação das provas, a logística será definida pela direção da escola, junto aos professores. Os testes deverão ser aplicados pelo próprio professor da disciplina, no horário de sua aula. No caso dos exames impressos, as respostas dos estudantes serão lançadas na página do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE). Quando toda a escola lançar os dados, ela terá o resultado do desempenho dos estudantes.
Das mais de 2,2 mil escolas estaduais que ofertam o ensino médio, 288 aplicarão as provas aos alunos do 1º ano de forma on-line, nos laboratórios de informática. Em abril, a Avaliação Diagnóstica do PAAE será aplicada aos estudantes do 6º ano 9º ano do ensino fundamental. Eles serão avaliados nos conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza.
Banco de itens
As provas do Programa de Avaliação da aprendizagem Escolar são produzidas a partir de um Banco de Itens composto por, aproximadamente, 70 mil questões referentes aos Conteúdos Básicos Comuns estudados nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Até o mês de maio, esse banco receberá um acréscimo de, aproximadamente, 10 mil itens.
Avaliação da Aprendizagem
O Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar integra o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave). Também fazem parte deste sistema, o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e o Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). O Simave é coordenado pela Superintendência de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado de Educação (SEE).
Fonte: Agência Minas
O Vaticano disse nesta segunda-feira que o relatório sobre os documentos papais que foram vazados no ano passado pelo então mordomo do papa Bento 16, no chamado "escândalo Vatileaks", continuará confidencial e será mostrado apenas para o próximo pontífice.
"O santo padre decidiu que os fatos desta investigação, conteúdo que é conhecido apenas por ele, estarão disponíveis exclusivamente para o novo pontífice", informou o Vaticano em um comunicado.
Alguns veículos da mídia italiana pediram que o relatório fosse publicado antes do conclave que irá escolher o próximo papa.
Fonte: Reunters
A Prefeita de Santana de Cataguases, Jucélia Baesso, concedeu uma entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes, na manhã desta segunda-feira, 25, em seu gabinete na Prefeitura. Às voltas com um processo judicial eleitoral em que figura como beneficiada de possíveis irregularidades que teriam acontecido na gestão de seu antecessor, o ex-prefeito Edgar Xavier de Souza, e que pode culminar com o seu afastamento do cargo, Jucélia não perde a esperança e reafirma acreditar na justiça de seu pais e espera que ela se manifeste ao final do processo. “Enquanto não sai a decisão final, vou trabalhando e colocando em prática o plano de governo que temos para a nossa cidade”, completou.
Semana passada o TRE-MG deu sentença contrária à Jucélia em processo por abuso de poder econômico que teria sido praticado pelo então prefeito Edgar Xavier de Souza. De acordo com o processo, Edgar teria doado terreno de forma ilegal e pagou com cheque duas pessoas que trabalharam para a prefeitura, e que disseram não ter prestado o serviço. “A respeito da doação dos terrenos temos lei autorizativa neste sentido, e sobre os cheques existem os empenhos, as notas fiscais pelos serviços prestados e as assinaturas destas pessoas, ou seja, tudo feito normalmente, comprovando que não há irregularidade”, explicou Jucélia. Ela acrescenta que è época dos fatos, março do ano passado, exercia o cargo de Secretária Municipal de Saúde, “não era sequer candidata e, portanto, não fui beneficiada”,garante a prefeita.
Apesar da decisão Jucélia continua exercendo normalmente suas funções na Prefeitura. “Estamos esperando o Tribunal publicar a decisão para dar continuidade à nossa defesa e, enquanto isto, vamos trabalhando para não prejudicar a população de Santana de Cataguases que aguarda a concretização de nossas propostas”, explicou. Neste sentido, ela revelou ter distribuído o Kit Educação aos alunos do município, que consiste na doação de material escolar aos estudantes da rede municipal. Este kit é montado de acordo com a série escolar e é uma ajuda “essencial” segundo ela para o bom desempenho dos alunos nas aulas.
Na saúde, área que conhece muito bem, Jucélia, disse que vai ampliar sua participação no Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisum . “Estamos enviando projeto de lei neste sentido à Câmara para aprovar a ampliação de nossa participação”, explicou. O município também acabou de ingressar em outro consórcio, o de Urgência e Emergência da Zona da Mata, que envolve vários municípios da Zona da Mata e vai dar à população santanense segurança e prestação de serviço de qualidade, “com a possiblidade de utilização de helicópteros para remoção de pacientes, além de implantação dos serviços do SAMU”, informou. E, por fim, já está assegurada a construção de mais uma Unidade Básica de Saúde no município.
Outra área em que Jucélia está dedicando maior atenção é a geração de emprego e renda para a população. “Estamos começando a investir na construção de galpões para empresas que queiram se instalar na cidade, porque temos recebido propostas neste sentido”. E também quer investir na qualificação de mão de obra. “Quero investir nesta área porque tudo que a gente fizer neste sentido, é investimento na cidade, na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, acrescenta. Jucélia completa revelando novas conquistas: “Já temos garantida a doação de uma retroescavadeira, uma patrol e estamos finalizando o projeto que vai implantar uma creche na cidade e, por fim, vamos implantar o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)”, finalizou a prefeita.
A foto acima foi inserida às 14:18 horas