A Polícia Militar de Além Paraíba apreendeu na madrugada desta terça-feira, 11 de setembro, 14 armas de fogo em uma propriedade rural situada em Angustura, distrito de Além Paraíba (67 km de Cataguases).
Segundo testemunhas relataram aos policiais, por volta das 3 horas da madrugada, dois homens foram vistos próximos à propriedade. Eles seriam procurados pela justiça com mandados de prisão em aberto, conforme revelou a PM após descobrir a identidade dos suspeitos.
A principal hipótese da Polícia Militar é de que a dupla rondava a propriedade com o objetivo de roubar as armas que seriam utilizadas em outro crime. Dentro da fazenda, os militares encontraram 8 garruchas e 6 espingardas que foram apreendidas e encaminhadas para a Delegacia Regional de Polícia Civil de Leopoldina. Os suspeitos não foram encontrados. (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
A Polícia Militar de Cataguases apreendeu na noite desta terça-feira, 11 de setembro, 26 pinos contendo cocaína. A ação foi realizada por integrantes da equipe da Patrulha Rural que estavam de folga. Eles foram informados de um homem de estatura mediana teria escondido a droga às margens da via pública nas imediações de uma escola no Bairro Bela Vista.
Os militares acionaram a equipe da Patrulha de Operações para auxiliar nas buscas visto que há constantes denúncias de tráfico de drogas naquela região. Os policiais realizaram buscas no entorno até encontrarem os pinos com a droga, prontos para serem comercializados. Ninguém foi preso, mas o tenente Marinato, comandante do policiamento em Cataguases informou irá intensificar o patrulhamento e abordagens no local a fim de inibir atos ilícitos e prender os que insistirem em descumprir a lei. (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
Uma empresa especializada em apreensão, transporte e guarda temporária de animais foi contratada pela Prefeitura de Viçosa. A escolha foi feita por licitação e serão gastos pelo Executivo R$ 9.999,00 por mês pelos serviços.
A empresa Pet Quatro Patas será responsável por recolher bovinos, equinos, caprinos e outros animais durante todos os dias em vias públicas do perímetro urbano, rural e nas rodovias da cidade.
De acordo com uma lei municipal, todo animal encontrado em via pública, que esteja desacompanhado, é considerado abandonado e pode ser capturado pela Prefeitura. Para que o proprietário o recolha após a apreensão, é necessário que se pague multa de R$ 49,09 por dia. {{banner-interno}}
O contrato firmado com o Executivo estabelece que a empresa deverá ter profissionais especializados no tratamento dos animais recolhidos. Também precisa possuir veículos próprios, adequados para o recolhimento e local próprio ou alugado, além de fornecer todos os cuidados veterinários necessários.
Quem flagrar animais abandonados em vias públicas pode entrar em contato com a Secretaria de Agropecuária através do telefone (31) 3829-6249; com a Ouvidoria Geral do Município, pelo (31) 3891-6339 e, aos finais de semana e feriados, com o plantão da fiscalização, pelo (31) 99524-8424. (Foto: Prefeitura de Viçosa/Divulgação)
Três pessoas morreram e duas ficaram gravemente feridas em crimes cometidos na região desde a noite desta segunda-feira, 10 de setembro, conforme registro da Polícia Militar. Em São Geraldo (82 km de Cataguases), uma idosa de 71 anos, foi encontrada morta dentro de casa com sintomas de asfixia. Em Ervália (89 km de Cataguases), dois rapazes foram baleados sendo que um deles morreu e o outro foi levado ao hospital. Já em Ubá (55 km de Cataguases), na manhã desta terça-feira, 11, pai e filho foram atingidos por disparos de arma de fogo sendo que o rapaz morreu na hora. Seu pai foi socorrido e segue internado no hospital Santa Isabel naquela cidade.
A idosa foi encontrada morta em casa, no Centro de São Geraldo. O caso foi registrado pela Polícia Militar como roubo seguido de morte. De acordo com a perícia, aparentemente, ela morreu por asfixia, porque estava amarrada e amordaçada. Ainda não há informações sobre autores. Segundo a perícia, a porta da cozinha foi arrombada. A casa foi revirada. De acordo com o sobrinho dela, foi levada uma televisão do local. Houve rastreamento, mas ninguém foi detido.
Em Ervália, dois jovens foram baleados nas proximidades de um estabelecimento comercial, localizado na Avenida Dom Silvério, centro da cidade, na noite de segunda-feira (10). Um deles não resistiu aos ferimentos e morreu. O outro foi socorrido e encaminhado ao hospital. Ninguém foi preso até o momento. Quem tiver informações que ajudem na investigação pode repassar, de forma anônima, pelo telefone da PM, 190, ou pelo Disque-Denúncia Unificado (DDU), 181. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. {{banner-interno}}
Pai e filho foram alvo de tiros nesta manhã de terça-feira, 11, no Bairro Louriçal, em Ubá. O rapaz não resistiu e morreu no local. Seu pai foi socorrido pelo SAMU e segue internado. Segundo a PM, uma motocicleta Honda CG Titan vermelha, com dois homens, atiraram contra as vítimas que também estavam em outra motocicleta fugindo em seguida. O jovem que morreu, de 21 anos de idade, havia sido detido em agosto com duas armas de fogo, quando relatou estar sofrendo ameaça de morte de pessoas residentes no Bairro São Domingos. De acordo com a PM ele também tinha enovlvimento com tráfico de drogas, roubo e homicídio. A Polícia Militar também informou ter suspeitos.
A Faculdade Sudamérica venceu na segunda-feira, dia 10 de setembro, o chamamento público para utilização da área onde foi localizado o antigo Idaic, no bairro São Diniz. O gestor local da instituição, Lucas Maciel, anunciou o resultado, ao lado do Prefeito Willian Lobo, nesta terça-feira, 11, destacando que o objetivo da Faculdade é tornar Cataguases um polo educacional na região. O vice-prefeito, Tita Lima, o Secretário Municipal de Esportes, José Vitor Lima e os vereadores Gilmar Canjica, Henrique Thurran, Betão do Areão e Mauro Ruela, estiveram presentes, conforme foto abaixo.O prédio da instituição no bairro Popular já recebeu várias melhorias, com a construção de um segundo pavimento e, agora, com o acréscimo desta área de 15 alqueires de terra, poderá colocar em prática seu projeto de criação de um curso de Medicina Veterinária, composta de clínica para pequenos e grandes animais, fazenda escola, laboratórios, entre outras instalações. Lucas Maciel também adiantou que, ao todo, a Faculdade Sudamérica pretende oferecer 15 cursos de graduação na cidade nos próximos anos. "Investir em educação é investir no nosso futuro; é pensar um país melhor e mais desenvolvido", disse ele.
"O chamamento público foi realizado dentro de todos os procedimentos legais, aberto à população e com total transparência, sendo que a Faculdade Sudamérica foi a única instituição a comparecer no ato do processo", revelou a coordenadora do setor de licitações da Prefeitura de Cataguases, Marcela de Oliveira. Conforme estabelece o contrato entre o município e a Faculdade, a partir do momento em que a instituição assumir a gerência do espaço, que depende ainda de uma autorização dos poderes Executivo e Legislativo, ela, juntamente com sua mantenedora e direção administrativa e pedagógica se comprometem a providenciar a construção de todas as instalações para atender ao curso de Medicina Veterinária, num prazo de dois anos. {{{banner-interno}}As obras e melhorias que serão feitas no Idaic (foto ao lado) vão acontecer a cada semestre, de modo a equipar o curso com as instalações e equipamentos necessários e indispensáveis para o seu funcionamento, conforme a matriz curricular estabelecida pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE). O Prefeito Willian Lobo destacou que este era um compromisso de sua campanha, ou seja, dar uma destinação efetiva ao Idaic, que se encontrava desativado. Ele lembrou também que, com a vinda do curso de Medicina Veterinária, bem como dos cursos que a Sudamérica pretende instalar, a região dos bairros Pampulha, Popular, São Diniz, Sol Nascente e adjacências serão positivamente impactadas. "Tenho certeza que o comércio daquela área muito se beneficiará com a movimentação de estudantes não só de Cataguases, mas de toda a região que, certamente, circularão em seu entorno", afirmou o Prefeito.