A Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete) comunica a paralisação, nos dias 8, 9 e 10 de março (de sexta a domingo), do sistema de agendamento para a solicitação da Carteira de Trabalho e Previdência Social e a habilitação do seguro-desemprego, serviços prestados nos Centros Estaduais de Políticas de Emprego e Renda (Ceper) e Unidades de Atendimento Integrado (UAI), por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine).
A interrupção do agendamento deve-se à mudança do sistema para uma nova plataforma online, mais moderna, interativa e agradável. O serviço será normalizado na segunda-feira (11). A Sete esclarece que todos os agendamentos realizados até esta quinta-feira (7) serão mantidos, bem como o atendimento nas unidades.
Fonte: Agência Minas
Agência Brasil
Brasília - Com os votos apenas de parlamentares da bancada evangélica, a Comissão de Diretos Humanos e Minorias elegeu hoje (7) o deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) para presidir o colegiado. Acusado de homofobia e racismo por defensores de direitos de homossexuais e negros, ele recebeu 11 dos 12 votos dos presentes, um a mais do que o mínimo necessário para ser eleito.
Antes da votação, deputados do PT e do PSOL deixaram a reunião em protesto pela indicação do pastor. O ex-presidente da comissão, deputado Domingos Dutra (PT-MA), disse que vai convocar a sociedade para protestar contra a eleição de Feliciano.
O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) informou que pretender ir ao Supremo Tribunal Federal para questionar a decisão. “A escolha partidária não pode se sobrepor ao desejo da sociedade”, criticou.
Eleito, Feliciano disse que vai propor a criação de um minigrupo para debater “todos os assuntos de forma bem democrática”. O pastor acrescentou que vai dar a resposta aos contrários ao seu nome trabalhando em defesa dos direitos humanos de todos os segmentos.
“O trabalho que vamos executar vai mostrar ao povo brasileiro que não sou homofóbico. E, caso cometesse esse crime [referindo-se a racismo], teria que pedir perdão, primeiramente, à minha mãe, uma senhora de matiz negra”, disse o parlamentar. “Quero lembrar que os direitos humanos são fundamentais. Sei o que é ser discriminado, sei o que se passa no nosso país”, discursou Feliciano.
Para viabilizar a eleição do deputado evangélico, o PSC teve o apoio do PMDB e do PSDB, que cederam suas vagas na comissão ao partido. Com apenas um membro no colegiado, hoje durante a eleiçã, o PSC tinha cinco deputado membros. O PMDB cedeu duas vagas e o PSDB, mais duas. O partido também recebeu o apoio do PR, do PTC e de um deputado do PSB, o Pastor Eurico (PE) .
A escolha do comando das comissões permanentes da Câmara é feita de acordo com o tamanho dos partidos na Casa. Conforme um coeficiente decidido pelas lideranças, os representantes dos partido fazem as escolhas das comissão que irão comandar no próximo ano. Em 2013, coube ao PSC a 18ª escolha.
Por Paulo Victor Rocha
A equipe da Proteção Básica Municipal reuniu, na última segunda-feira, 4, às 13 horas, nas instalações do Centro Municipal de Formação Profissional (CEMPRO), seis famílias do bairro São Vicente registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, para dar início ao projeto de Economia Solidária, visando capacitá-las para que futuramente elas possam trabalhar e melhorar a receita do orçamento familiar.
O projeto começou com a oficina de “Patchwork”, em que os participantes confeccionam colchas, almofadas, toalhas e peças de decoração de móveis, sob os ensinamentos de Vera Dalva, que tem grande experiência no assunto, uma vez que desenvolvia esse mesmo tipo de atividade no Instituto Francisco de Souza Peixoto. Segundo Murilo Matias Sousa, coordenador da Proteção Básica Municipal, da Secretaria Municipal de Assistência Social, “as próximas atividades serão de artesanato, em que as famílias aprenderão a fazer bijuterias, chaveiros, entre outros objetos, além da horta comunitária, como já havia informado anteriormente”, lembrou.
Murilo destacou que “nós, da Proteção Básica, estaremos dando suporte aos grupos participantes no que diz respeito ao desenvolvimento da autogestão financeira e organizacional. Estamos muito animados para dar continuidade ao projeto, pois percebemos o entusiasmo de todos os envolvidos”, revelou.
O coordenador concluiu dizendo que “tudo o que for desenvolvido por esses grupos de Economia Solidária serão postos à venda e é de interesse da própria Assistência Social, Prefeitura e outros setores públicos comprarem esses produtos quando precisarem. Por exemplo, os objetos de “Patchwork” poderão ser adquiridos para presentear as pessoas em diversas ocasiões, as verduras e legumes da horta poderão ser comprados para a alimentação dos funcionários. Enfim, a intenção é valorizar o trabalho desenvolvido pelas famílias do projeto”, finalizou.
O Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, liderado por instituições da sociedade civil e integrado por universidades, empresas e governos de 10 municípios, realiza em Cataguases (MG), a partir desta sexta-feira, 8 e até o domingo, 10 de março, um grande evento para apresentar resultados e novos projetos de um movimento criado há uma década, para fomento da atividade audiovisual, uma tradição local iniciada por Humberto Mauro, pioneiro do cinema nacional.
A liderança da sociedade civil e o investimento estratégico e regular de empresas privadas, como a ENERGISA, por meio de recursos diretos e das leis de incentivo à cultura, bem como a gestão compartilhada através de entidades do terceiro setor como a Fábrica do Futuro e a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, fazem desta experiência ser a única com foco no desenvolvimento socioeconômico e cultural de uma região no interior brasileiro. Dest modo, pode-se afirmar que este é um caso de sucesso da tão falada economia criativa, combinado com o avanço de políticas públicas.
Em destaque no encontro estão a inauguração do Estúdio-Escola da Fábrica do Futuro – um centro de formação técnica e produção nas áreas de cinema, animação, televisão, internet, mercado publicitário e multimídia – e a pré-estréia nacional do filme Meu Pé de Laranja Lima, de Marcos Bernstein, filmado em Leopoldina, Cataguases e Recreio - a primeira produção que contou com o suporte da rede de parceiros do Polo Audiovisual.
Para Mônica Botelho, diretora-executiva da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual e presidente da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, mantida pela ENERGISA, a exibição da obra é emblemática para todas as instituições envolvidas no processo. “O filme é o resultado concreto dos nossos esforços para consolidar a atividade audiovisual. É emblemático porque foi o primeiro filme atraído pelo Polo, portanto, inaugurou de forma definitiva nossas ações de fomento”, diz.
Nos últimos quatro anos a produção de filmes, festivais e projetos geraram para a região cerca de R$ 10 milhões. Além de Meu Pé de Laranja Lima, estão entre as principais produções atraídas e fomentadas, os filmes Sobre a Neblina, de Paula Gaetán, O Menino no Espelho, de Guilherme Fiúza Zenha, e Quase Samba, de Ricardo Targino.
Este ano, a região vai receber equipes de dois filmes de longa metragem e de duas séries de animação, além de documentários e filmes de curta metragem. Estão programadas as filmagens dos longas, Estive em Lisboa e Lembrei-me de Você, do diretor português Jose Barahona, uma co-produção Brasil-Portugal das produtoras Refinaria Filmes (RJ), Camisa Listrada (BH) e David e Golias (Lisboa), e o filme Cataguases, uma produção da Bananeira Filmes, de Vânia Catani, com direção de Jayme Monjardim. Mônica assinala que atração de filmes atende a um dos pilares da linha de atuação do Polo – o foco no mercado infanto-juvenil.
A produção de Meu Pé de Laranja Lima, filmado em 2010, mobilizou 60 artistas, produtores, técnicos e prestadores de serviços locais, outros 40 vieram do Rio e de Belo Horizonte. O filme é a segunda adaptação cinematográfica do livro homônimo, um romance infanto-juvenil de José Mauro de Vasconcelos. É dirigido por Marcos Bernstein, responsável também pelo roteiro. No elenco, grandes nomes do cinema como José de Abreu, que estará presente à pré-estreia, Emiliano Queiroz, Caco Ciocler, Eduardo Dascar e Fernanda Vianna. A exibição do filme para convidados será no dia 9 de março, sábado, a partir das 21 horas, no Centro Cultural Humberto Mauro.
Estúdio-Escola
Outra iniciativa viabilizada pelo Polo é o Estúdio-Escola da Fábrica do Futuro, que será inaugurado no dia 8 de março, sexta-feira, às 19 horas. Situado no bairro Guanabara, em Cataguases, dentro do Ponto de Interação das Artes (PINA) – um complexo cultural coordenado pela Fundação Ormeo Junqueira Botelho – o estúdio-escola será gerido pela Fábrica do Futuro, com o patrocínio da empresa ENERGISA que investe cerca de R$ 800 mil, desde 2012, para adequação dos espaços, aquisição de equipamentos, promoção e manutenção de residências criativas para formação de jovens e adultos na região. “Para sermos competitivos temos de oferecer mão de obra qualificada e a inauguração do estúdio-escola é mais uma iniciativa nesse sentido”, acrescenta Mônica Botelho.
De acordo com César Piva, também diretor-executivo da Agência e gestor cultural da Fábrica do Futuro, a rede de parceiros do Polo, ao longo desses 10 últimos anos, já contribuiu para a formação inicial, de cerca de 2 mil jovens e adultos nos setores do audiovisual e cultura digital. Entre as iniciativas concretizadas ou em curso destacam-se o Festival CINEPORT, a Biblioteca Digital Josué Inácio Peixoto, a Rede Geração Digitaligada de Webvisão, o Festival Ver e Fazer Filmes, o Projeto Tela Viva de Cinema Itinerante e o Projeto Fábrica Animada. Em 2012, foi inaugurada a primeira escola pública municipal de audiovisual, em Muriaé.
Para Cesar Piva, a dimensão da formação com certificação reconhecida é hoje um dos maiores desafios do Polo Audiovisual. Para tal, as novidades são a realização este ano de 30 oficinas e cursos técnicos e gerencias com o SEBRAE, a cooperação técnica com a Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, com foco no cinema de animação, e o projeto Escola Animada, com o Instituto Votorantim, para uso do audiovisual nas escolas, com a preparação de 250 professores da rede ensino da região. Esses projetos mobilizarão somente este ano cerca de R$ 400 mil para as ações no âmbito do Polo Audiovisual.
Fórum
A programação traz ainda a realização do Fórum Divercidades Criativas, a partir das 14 horas desta sexta-feira, no Centro Cultural Humberto Mauro. O fórum vai reunir artistas, técnicos, produtores, empreendedores, professores e gestores locais e de outras regiões do país. São destaques no Fórum as seguintes apresentações: Programa Minas Território Cultural e Minas Film Comission do Governo de Minas Gerais; Projeto Escola Animada; assinaturas de convênios; Plano de Ação da Agência do Polo Audiovisual e as produções para 2013 na região.
Fonte: Strategia Jornalismo
Um tribunal italiano condenou nesta quinta-feira o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi a um ano de prisão por tornar público o conteúdo gravado de um telefonema confidencial em um caso relacionado a um escândalo bancário de 2005.
A condenação, que foi lida no tribunal pelo juiz, acontece no momento em que Berlusconi enfrenta dois outros julgamentos por acusações de fraude fiscal e de ter pago por sexo com uma prostituta menor de idade.
Os promotores no caso do grampo telefônico tinham pedido uma pena de prisão de um ano para o magnata da mídia.
Berlusconi, que nega qualquer irregularidade, pode recorrer da decisão a um tribunal especial de apelações.
Segundo a lei italiana, ele não deve cumprir qualquer pena de prisão até que todos os recurso possíveis sejam julgados.
Fonte: Reunters