A agência do SINE - Sistema Nacional de Empregos - em Cataguases divulgou na manhã desta quinta-feira, 13 de setembro, 6 vagas de trabalho.
Os interessados devem procurar aquele local que funciona no Centro Administrativo da Prefeitura de Cataguases (antigo Pronto Cordis), na Rua Gama Cerqueira, 70, munidos de todos os seus documentos.
O detalhamento de vagas é feito somente no guichê de atendimento mediante a apresentação de todos os documentos. O Sine não dá informações sobre vagas pelo telefone.
Veja as vagas no quadro abaixo.
No próximo sábado, dia 15, a Escola Estadual Doutor Pompílio Guimarães realizará a 1ª Festa do Livro Infantojuvenil de Piacatuba (distrito de Leopoldina), com uma manhã repleta de atividades de promoção da leitura e do universo lúdico da literatura. Assista ao vídeo ao final da matéria.
As ações têm como objetivo estimular o hábito de ler nas crianças a partir dos 4 anos de idade, através de músicas de cantigas de roda e contação de histórias, e para as crianças do Fundamental I, já plenamente alfabetizadas, será trabalhado o livro "A cidade do casamento", da escritora cataguasense Renata Barbosa, que culminará no encontro com a autora para uma conversa sobre sua obra.
As contações de histórias serão desenvolvidas pelos acadêmicos de pedagogia da Universidade Estadual de Minas Gerais, (UEMG/Leopoldina), que é parceira institucional do projeto. Os estudantes fazem parte do grupo O CONTO SONORO, que sob orientação da professora Anicézia Romanhol Bette, da UEMG, desenvolvem este tipo de atividade.
Dentro da programação ainda haverá o lançamento do livro "Histórias Fantásticas no Reino da Fantasia", dos alunos do 6º Ano, show de mágica com Emanuel Messias, e também o de cantigas de roda na Praça. {{banner-interno}}
Para a diretora da Escola Dr. Pompílio Guimarães, Ana Cláudia de Azedias Pereira, a realização da Festa do Livro é um novo estágio no hábito da leitura dentro da escola. "Este é um projeto que corrobora com a importância que nossa escola dá ao universo das letras e dos livros e integra os alunos ainda mais à comunidade, uma vez que usaremos a praça para as festividades, e que faz parte do dia a dia deles, pois é lá que leem durante as aulas."
Já para o professor de Língua Portuguesa, Geraldo Filho, o evento é uma oportunidade para os alunos verem os vários gêneros textuais trabalhados ao longo do ano letivo em um único momento. "Dentro da programação teremos cordel, teatro, romance, contação de histórias e poesia, além do lançamento de um livro escrito pelos alunos. Nossa proposta é trabalhar com os alunos a leitura crítica e reflexiva, para além da literária, que é fantástica e leva às duas primeiras, mas, hoje, eles já sabem diferenciar texto verbal de não-verbal, ações implícitas e explícitas, ou seja, esta festa é o ponto alto do estímulo diário ao hábito de ler que realizamos dentro da escola", encerrou.
A programação completa da 1ª Festa do Livro Infantojuvenil de Piacatuba está a seguir:Local: Escola Dr. Pompílio Guimarães08:00 – Abertura da Festa 08:15 – Contação de histórias com os acadêmicos da UEMG09:00 – Lançamento do livro "Histórias Fantásticas no Reino da Fantasia"
Local: Gramado Restaurante das Pedras09:30 – Monólogo Teatral "Contos mágicos e de Piacatuba também" com Bernardo Pyramo 09:40 – Show de mágica com Emanuel Messias10:20 – Encontro com a escritora Renata Barbosa sobre o livro "A cidade do casamento"10:50 – Encerramento na praça com cantigas de roda A Festa do Livro Infantojuvenil tem programação gratuita e é para crianças de 4 a 12 anos de idade e conta com o apoio institucional da UEMG/Leopoldina e o patrocínio do Restaurante das Pedras, Água Hélios, Colégio Equipe de Leopoldina, Damata Bebidas e Neoprint.
Com finalidade de dar oportunidade de resgate de crédito ao comércio local, bem como possibilitar que os cidadãos regularizem seus nomes junto aos órgãos de proteção ao crédito, o Juizado Especial de Leopoldina realizou a 1ª Semana de Recuperação de Créditos e Regularização Creditícia. A busca pelos acordos foi tão grande que o trabalho teve que ser estendido, tendo acontecido entre os dias 20 de agosto e 4 de setembro. Nesse período, o índice de conciliação chegou a 80%, com 170 acordos obtidos em 212 audiências realizadas. Além disso, outros 270 processos foram solucionados sem a necessidade da presença dos envolvidos no conflito. De acordo com o juiz Gustavo Vargas de Mendonça (foto ao lado), o sucesso da ação ocorreu em virtude do envolvimento de toda a equipe do juizado. "A procura foi enorme, foram quase 600 demandas que chegaram ao juizado", observa o magistrado, para quem "o sucesso da ação se deveu ao esforço e envolvimento de toda a equipe – escrivão, servidores e estagiários -, que cumpriram os expedientes em tempo hábil". {{banner-interno}} As principais demandas da Semana de Recuperação foram relativas a dívidas de consumidores que, diante da crise econômica, não conseguiam quitar suas obrigações. Na conciliação, eles obtiveram redução drástica dos juros e multas, além de conseguirem parcelamento dos débitos. Com as renegociações, foram excluídas as negativações nos órgãos restritivos de crédito e as pessoas retomaram seu poder de compra. A iniciativa do juiz surgiu depois do pedido de advogados de pequenas empresas e de comerciantes que destacaram o potencial de acordos do juizado da comarca, observado durante a Semana Nacional de Conciliação de 2017, que também alcançou marcas relevantes. (Foto: João Gabriel B. Meneghite e Arquivo)
No sábado, dia 08 de setembro, a cantora Thaylis Carneiro, radicada em Cataguases, recebeu o Trofeu Lamartine Babo pelo 1º lugar no maior festival de música do Brasil com "Carmim", canção que compôs para o curta metragem homônimo produzidos por jovens e adolescentes em Cataguases.Em sua 48º edição, o FENAC – Festival Nacional da Canção - é o maior Festival de música no Brasil. Este ano recebeu mais de 2000 músicas vindas de todos os cantos do Brasil, inclusive de Portugal. Sendo 240 classificadas para as eliminatórias, passou por 7 cidades do Sul de Minas, como São Thomé das Letras, Extrema, São Lourenço, Coqueiral, Guapé, Nepomuceno e como é de tradição, a semifinal e a grande final aconteceram em Boa Esperança.
Um festival de altíssimo nível, com os mais variados estilos da nossa música brasileira que consagrou ‘Carmim’, como a melhor música daquele certame pelo júri técnico e popular. Vitória dupla da nossa já consagrada Thaylis, que está presente cada vez mais com sua música na cidade e região. Agora, pelo visto, vai alçar voos mais distantes.
O troféu dessa vez, portanto, ficou em Minas Gerais.{{banner-interno}}
A cantora e compositora Thaylis Carneiro é mineira de Leopoldina e atualmente mora em Cataguases, cidade também dos músicos Gere (contrabaixo), Gabriel Azevedo (Guitarra), Tiago Viana e Vítor Oliveira (Bateria) que a acompanharam nas etapas do FENAC. A InspiraçãoApós ser convidada pela professora Renatta Barbosa para falar sobre trilha sonora para os alunos de Audiovisual do projeto "Feliz é quem Toca", Thaylis se encantou com a trama e resolveu presentear o curta com a música, que se tornou o tema original do filme. Para isso se tornar possível contou com a ajuda e talento dos amigos e músicos Matheus Campista que fez a produção da canção e os arranjos de guitarra; Gere colocou o baixo e Tiago Viana entrou com uma proposta rítmica que deu um charme a mais a ‘Carmim’, explica a feliz compositora e vencedora do Fenac.
O filmeCARMIM, é um curta de ficção que conta a história da pintora Carmem, que em deserto criativo, procura algum novo motivo para criar. Ao se deparar com uma situação que a inspira, ela esquece que, na verdade, a inspiração é só de quem sente...
Link do youtube para assistir Carmim, o flimehttps://youtu.be/NyABixMkvkg
Vídeo Premiação FENAChttp://www.festivalnacionaldacancao.com.br/final-emocionante-do-fenac-em-boa-esperanca/http://www.festivalnacionaldacancao.com.br/carmim-de-thaylis-carneiro-e-vencedora-do-fenac/
"Só tenho a agradecer a tudo que conspirou e nos ajudou a conquistar esse prêmio que com toda certeza é um grande marco na minha carreira". (Thaylis Carneiro)
Carmim
BastaNão precisa me conhecerNem uma palavra me dizerPra saber que eu sou o seu vício
BastaEntenda seu compromissoNem os seus olhos azuis me olhando Me faz ser parte disso
Nem sua boca de carmimNem o cigarro que você fuma por mimNada me tira do seu ciclo de vício
Se aprumeSou sou mais um dos seu discosSou mais um café E um cigarro que você acendeSabendo do riscoSou o seu ócio do ofícioSou como a inspiraçãoTem dias que eu apareçoMas tem dias que não.
Fotos: Arquivo de Thaylis Carneiro
O Bevile Hotel está comemorando nesta quarta-feira, 12 de setembro, 30 anos de atividades. Construído para suprir a carência nesta área percebida por seu proprietário Alberto Pimentel Bittencourt Filho, o Betinho, o hotel tornou-se uma referência e hospedagem com conforto, bom preço e qualidade, aliada à sua ótima localização, no coração comercial de Cataguases. Desde que foi inaugurado, em 1988, o Bevile vem se modernizando e ampliando suas instalações, sempre com o objetivo de oferecer o melhor em hospedagem a seus clientes, conforme destaca Betinho.
Tendo como gerente Wagner José da Silva, o hotel conta com uma equipe de 23 funcionários, 66 suítes, piscina, restaurante a la carte, estacionamento com monitoramento de segurança vinte e quatro horas, além de um Centro de Convenções e academia de ginástica. O Bevile ainda mantém convênio com empresas de turismo e possui tarifário especial para finais de semana, informa Wagner. Nestes trinta anos, acrescenta Betinho, o hotel já passou por duas ampliações e, conforme revela, ainda pode crescer com a construção de mais dois andares em sua ala mais nova.Para comemorar os trinta anos, Betinho e sua esposa Amelinha (foto ao lado), ou Amélia Machado Bittencourt, reuniram todos os funcionários e pessoas que participaram da história do hotel para um café que foi servido no quinto andar. O objetivo, como contou Amelinha, foi "prestigiar todos que nos ajudaram a fazer esta história (do hotel)." Durante uma breve solenidade o casal homenageou três funcionários que estão na empresa desde sua inauguração e que também comemoram trinta anos de atividades.
Maria da Paz Cardoso, Marta Helena Gonçalves e José Penha, receberam uma placa de prata como reconhecimento aos serviços prestados ao longo destes anos. Penha (foto abaixo) aproveitou para contar como chegou ao Hotel. "Ainda trabalhava no Bemge quando o Betinho disse que um dia iria precisar de mim. O tempo passou e dois anos depois, aposentado do Banco, mas trabalhando em uma locadora de vídeo, recebi o convite do Betinho para vir aqui para o Bevile. Pedi as contas no outro emprego e vim pra cá onde permaneci por trinta anos e 38 dias, saindo recentemente", explicou dizendo ter feito amigos e conhecido de perto a "luta diária de ser empresário neste país."Para encerrar o momento de homenagens, Amelinha convidou a todos a rezarem o Pai Nosso e na sequência foi cantado o "parabéns pra você" em homenagem ao aniversário do Hotel e um coquetel com direito a bolo. Um varal com fotos que mostra a construção do Bevile e sua inauguração foi montado no salão e chamou a atenção dos presentes. Escolhidas por Amelinha, as fotos contam a história de um hotel que está em plena forma e já acomodou grandes astros como Chitãozinho & Xororó, Capital Inicial, Latino, e mais recentemente Lilia Cabral e Juliana Paes, entre outros.