Criada para homenagear aqueles que se destacam na promoção da paz e em prol do bem-estar da humanidade, a Comenda da Paz Chico Xavier foi entregue pelo governador Antonio Anastasia, na noite de sexta-feira (08/03), em Uberaba, no Triângulo Mineiro, a 10 personalidades e instituições.
Anastasia ressaltou a importância da Comenda para homenagear aqueles que promovem o bem-estar da humanidade e para fortalecer ainda mais o legado imaterial deixado pelo médium.
“Chico foi, acima de tudo, um homem de boa vontade, naquele sentido evangélico, e incansável militante da paz. Nada mais justo que seu nome se associe a essa comenda da paz, conferida a eminentes personalidades e a instituições que se destacam na busca da concórdia entre os homens, tais como o contingente militar brasileiro destacado no Haiti, e o Centro dos Direitos Humanos que defende a dignidade dos moradores de rua e catadores de resíduos recicláveis, bem como o Hemominas que zela pela qualidade do nosso sangue”, disse o governador, ao citar instituições homenageadas.
Lembrando que o médium pode ser visto sobre muitas faces, Anastasia definiu Chico Xavier como uma das mais fortes personalidades do último século no Brasil. “Quase todos viam o Chico que desejavam ver, e a maioria o identificava como o homem que conhecia os desígnios de Deus. Os espíritas, em sua fé, têm-no como o interlocutor da Eternidade. Mas não é necessária a fé espírita para conferir a grandeza dos homens santos a Francisco Cândido Xavier”, afirmou.
A Comenda é entregue anualmente, como homenagem a personalidades que realizam atividades buscando o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas em prol do bem-estar da humanidade; participam de campanhas pacifistas, movimentos e manifestos a favor do desarmamento e da defesa do cidadão, além de projetos que ajudam a combater a fome e a miséria, promovendo a geração de emprego e renda, e contribuem para o desenvolvimento literário, artístico e cultural.
Orador oficial, o reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Dijon Moraes Júnior, também destacou a força da atividade realizada pelo médium, mineiro de Pedro Leopoldo, mas que passou a maior parte da sua vida em Uberaba.
“Chico Xavier se realizou, dedicando-se ao próximo e colocando a sua missão acima da sua própria vida pessoal. Sua tristeza foi a de não poder atender a todos de tantos e quantos cantos acorriam em busca de seu conforto, frustrando-o com a sua ambição de ajudar sempre e cada vez mais ao próximo. Esse grande pacifista e humanista brasileiro carregava consigo o nível mais elevado da paz interior que é a bondade extrema”, disse.
O prefeito de Uberaba, Paulo Piau, falou sobre o significado da Comenda, principalmente para os agraciados. “Essa comenda não é feita para ser dada para o mais poderoso, para o mais rico, para o mais influente. Ela foi instituída para reconhecer aquelas pessoas, que, quem sabe até no anonimato, estão fazendo bem ao próximo e estão promovendo a paz”, ressaltou Piau.
Parceria
Durante o evento, o Antonio Anastasia destacou a relação federativa existente entre o Governo de Minas e a Prefeitura de Uberaba. O governador destacou projetos previstos para Uberaba e região como o gasoduto e os investimentos na construção do Hospital Regional.
“Quero reiterar, aqui, nossa permanente disposição no trabalho integrado com o município de Uberaba, que cada vez mais se firma com sua prosperidade e pujança. O Governo do Estado tem aqui uma ação muito efetiva e nosso esforço será permanente, em todas as áreas”, disse.
“Agradeço ao governador pela parceria de Uberaba com o Governo do Estado. É uma parceria efetiva na educação. Os professores de Minas estão de parabéns porque o nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica(Ideb) é o melhor do Brasil. Agradeço também a parceria na área da saúde, pois temos um hospital regional em construção, que iremos entregar neste ano ainda. E, mesmo nos casos mais difíceis como a dengue, o Estado compareceu para nos dar a mão. E agradecer ainda pela segurança pública. Temos uma Polícia Militar que é a melhor do Brasil”, destacou o prefeito.
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, enviou em janeiro e no dia 3 de março deste ano, 47 técnicos da Força Tarefa para atividades de erradicação do foco do mosquito da dengue. Centenas de unidades de testes rápidos, equipes de mobilização social, que conta com o dengômetro e o denguemóvel, destinados a ações de troca de materiais recicláveis por materiais escolares, também foram disponibilizados pelo Estado para atuação em Uberaba. O objetivo é garantir a erradicação da doença no município e em todo o Estado.
Agraciados
Receberam a Comenda, a artista plástica Andreia Aparecida Silva Donadon Leal; o presidente interino da Federação Espírita Brasileira, Antonio Cesar Perri de Carvalho; o produtor, ator e diretor Uberabense Augusto César Vannucci (in memoriam); o Centro Nacional de Defesa dos Direitos Humanos da População em Situação de Rua e Catadores de Materiais Recicláveis de Belo Horizonte; o reitor da Uemg, Dijon Moraes Júnior; o professor , médium e orador espírita, Divaldo Pereira Franco; o Exército Brasileiro que atuou na Força da Paz no Haiti; a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas), a Loja Maçônica Grande Oriente do Brasil (Belo Horizonte) e o Grupo Espírita Dias da Cruz (Caratinga).
Também participaram da solenidade, o deputado federal Marcos Montes, o deputado estadual Adelmo Leão, representando o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Dinis Pinheiro, os deputados estaduais Antônio Lerin, João Bosco e Fábio Cherem, além do filho adotivo de Chico Xavier, Eurípedes Higino.
Fonte: Agência Minas
{{banner-interno}}
A Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Leopoldina divulgou o resultado do PROALFA 2012 e nos próximos dias irá analisá-lo com os responsáveis pelas escolas. A nota conquistada por aquela Regional foi de 95,1% e proficiência de 628, sendo que 97,6% dos alunos estão no nível recomendado, o que significa o efetivo empenho dos envolvidos na escola, revelou satisfeita, a Superintendente Regional de Ensino, Solange Cabral Riguete (foto ao lado).
O ótimo resultado serviu também para que a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais decidisse aprimorar ainda mais a metodologia de aferição do PROALFA a fim de torná-lo ainda mais qualificado, acrescentou a Superintendente. Atualmente, a avaliação é feita em três categorias de desempenho: baixo, intermediário e recomendado. Em 2013 o Proalfa deverá ganhar mais um nível de avaliação: o avançado. O objetivo é motivas as escolas a buscar um patamar de excelência ainda mais elevado.
Segundo Solange Riguete, o Proalfa também vai analisar o desenvolvimento dos alunos do terceiro ano do Ciclo de Alfabetização do Ensino Fundamental em Matemática. O Programa de Avaliação analisa, desde 2006, o desenvolvimento dos estudantes daquela série apenas em Língua Portuguesa.
O Proalfa é um importante instrumento de avaliação para o Estado e para os municípios. O exame que tem por objetivo avaliar a capacidade de leitura, escrita, interpretação e síntese dos estudantes ao fim do ciclo de alfabetização acontece anualmente. O Proalfa é, portanto, direcionado a todos os estudantes da rede pública do 3º ano do ensino fundamental e de maneira amostral aos estudantes do 2º e 4º anos do ensino fundamental.
O Proalfa é aplicado não só nas escolas da rede estadual, mas também nas escolas municipais de Minas Gerais. No total, cerca de 400 mil estudantes fazem as provas todos os anos e o índice de participação no Estado nas últimas edições ultrapassou os 90%.
As provas são desenvolvidas e corrigidas pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Aplicados nas próprias escolas, os testes são distribuídas para as 47 SREs que, por sua vez, repassam às escolas. Ao fim da aplicação, as provas retornam para Juiz de Fora, onde são corrigidas.
(Com Informações do CAED/Universidade Federal de Juiz de Fora)
Agência Brasil
Rio de Janeiro - Crianças e jovens de comunidades carentes começam a conhecer hoje (9) alguns dos maiores atletas do esporte mundial que se encontram na cidade para a cerimônia de premiação do Laureus, considerado o Oscar do esporte.
Acompanhado pelo secretário estadual de Esporte e Lazer do Rio, André Lazaroni, a estrela do rúgbi, Sean Fitzpatrick, visitou de manhã o projeto social do Centro Esportivo e Educacional Luta pela Paz, na Maré.
Lazaroni disse que o momento é importante para as crianças que vivem em comunidades carentes, onde utilizam equipamentos públicos e têm a perspectiva de um dia serem destaque no esporte. “Esses atletas são a referência para elas. As crianças têm a oportunidade de conhecê-los e se espelham neles". O secretário reiterou que o contato com grandes nomes do atletismo mundial é importante para as crianças e os adolescentes que vivem nas comunidades carentes não só do município do Rio, mas de todo o estado.
Agora à tarde, o pentacampeão olímpico de remo, Steve Redgrave, vai visitar a sede náutica do Botafogo e remar com jovens na Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul.
Na segunda-feira (11), o secretário acompanhará o campeão olímpico de natação, Michael Phelps, indicado ao Laureus de melhor atleta masculino de 2012, em visita ao Complexo Esportivo da Rocinha. Lá, Phelps fará atividades com alunos do projeto Rio 2016, do governo do estado.
Segundo informou a assessoria de imprensa da secretaria, devido a uma forte nevasca nos Estados Unidos, o voo de Michael Phelps acabou atrasando, o que o impediu de participar das atividades neste sábado.
Alguns atletas brasileiros já foram premiados com a estatueta do Laureus. Entre eles, destacam-se Ronaldo Fenômeno, Pelé, Raí, o atleta paralímpico da natação Daniel Dias, a Seleção Masculina de Futebol, que recebeu o título de Melhor Time do Mundo pela conquista do pentacampeonato mundial em 2002. Concorrem este ano pelo Brasil, entre outros nomes do esporte nacional, o jogador de futebol Neymar, como revelação do ano, e o atleta paralímpico Alan Fonteles, com melhor atleta com deficiência.
O Laureus Awards é uma premiação anual, considerada evento único no mundo esportivo. A votação do Prêmio Laureus é feita em duas etapas. Na primeira, jornalistas de 80 países elegem cinco atletas de cada categoria; na segunda fase, os membros da academia que, em geral, são ex-atletas, votam no vencedor entre os indicados.
A premiação já ocorreu em Mônaco, em 2000 e 2003; em Portugal, em 2004 e 2005; na Espanha, em 2006 e 2007; na Rússia, em 2008; nos Emirados Árabes, em 2010 e 2011; e na Inglaterra, em 2012. As duas próximas edições do prêmio serão realizadas no Brasil, no Rio de Janeiro, em 2013 e 2014. A cerimônia de entrega dos prêmios de 2013 está programada para o próximo dia 11, à noite, no Theatro Municipal.
O prêmio é promovido pela Fundação Laureus para o Desporto pelo Bem (Laureus Sport for Good Foundation), criada em 2000, cujo objetivo é incentivar as crianças e os jovens a recorrer ao desporto como forma de promoção social. A fundação tem o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, como patrono.
Uhuru Kenyatta foi declarado vencedor da eleição presidencial no Quênia, neste sábado, mas o rival Raila Odinga disse que questionaria judicialmente o resultado e pediu que seus apoiadores evitem atos de violência.
Kenyatta, homem mais rico do Quênia e filho do primeiro presidente do país, enfrenta julgamento após a contestada eleição presidencial de 2007 que desencadeou uma onda de violência e assassinatos tribais.
Com o político de 51 anos no maior cargo do país, o Quênia será o segundo país africano, após o Sudão, a ter um
presidente em pleno exercício indiciado pela Corte Criminal Internacional.
Os Estados Unidos e outras potências ocidentais, grandes doadores à nação africana, disseram antes da votação que uma vitória de Kenyatta complicaria os laços diplomáticos com a nação, vista como aliada essencial na região na batalha contra militantes islâmicos.
Kenyatta disse em seu discurso de vitória que ele e sua equipe cooperariam com instituições internacionais e que esperava que a comunidade internacional respeite a soberania do Quênia.
"Reconhecemos e aceitamos nossas obrigações internacionais e vamos continuar a cooperar com todas as nações e instituições internacionais, em linha com estas obrigações", disse ele.
Após dizer que Kenyatta garantiu 50,07 por cento dos votos, pouco acima dos 50 por cento necessários para evitar um segundo turno, o presidente da Comissão Independente Eleitoral, Issack Hassan, anunciou Uhuru Kenyatta como o presidente eleito da República do Quênia.
Muitos no centro de eleitoral comemoraram, embora as celebrações tenham começado bem cedo no sábado após resultados preliminares indicarem a vitória de Kenyatta.
Sinais de violência apareceram brevemente em áreas de apoio a Odinga, onde a polícia atirou gás lacrimogêneo a apoiadores do candidato derrotado, os quais atiravam pedras. "Sem Raila, sem paz", eles cantavam em um local próximo à cidade de Kisumu, que foi devastada pela violência após a eleição de 2007.
Odinga, de 68 anos, disse que concordaria se a votação tivesse sido justa, acrescentando que havia "crescente ilegalidade" no processo eleitoral e que a "democracia estava em cheque no Quênia". Ele disse que vai contestar o resultado em corte.
"Qualquer violência poderia destruir esta nação para sempre, mas isso não serviria aos interesses de ninguém", ele afirmou.
Odinga, que teve 43,3 por cento dos votos, havia também questionado o processo de eleição antes da votação e durante a contagem seus representantes partidários pediram que a computação dos votos parasse.
A comissão de eleição, prejudicada por problemas técnicos que desaceleraram a contagem, levou cinco dias para anunciar o resultado, mas negou acusações de irregularidades.
Observadores internacionais disseram amplamente que a votação e a contagem haviam sido transparentes até o momento e que a comissão eleitoral projetou uma votação com credibilidade.
Fonte: Reunters