Por Paulo Victor Rocha
A Prefeitura Municipal de Cataguases, através da Secretaria de Esportes, apoia o atleta Patrick Coutinho Silva (de kimono branco na foto à direita), que conquistou o primeiro lugar no torneio de Jiu Jitsu organizado pela CTC Santana de Cataguases, ocorrido em 10 de março de 2013. Além disso, o atleta já foi campeão mundial de Taekwondo e Hapkido, campeão MERCOSUL e campeão interestadual nestas mesmas modalidades, bicampeão brasileiro de Taekwondo, vice-campeão da Copa América de Taekwondo entre outras competições, como a Trial que aconteceu em Gramado, região serrana do Rio Grande do Sul (World Professional Jiu-Jitsu Championship), entre os dias 1° e 3 de março último.
As informações foram prestada pelo Secretário Municipal de Esportes, Ricardo Dias, que destacou o apoio que sua Pasta vem dando ao Esporte no município. “A Secretaria de Esportes vai continuar incentivando todas as modalidades esportivas em Cataguases, inclusive as artes marciais que, nitidamente, vem ganhando cada vez mais espaço, com uma significativa ascensão no mundo esportivo”, explicou. Em sua opinião, Cataguases possui grandes atletas de artes marciais, “que, no entanto, esbarram na questão do patrocínio, e é nesse sentido que as empresas devem colaborar com estes atletas, juntamente com a Prefeitura e a Secretaria de Esportes, para que eles sempre possam estar vencendo competições”, destacou Ricardo Dias.
Patrick é um atleta de alto rendimento e está filiado à GRACIE BARRA, uma da maiores e mais bem conceituadas academias do país, e vem se dedicando muito aos treinamentos de Jiu Jitsu com o mestre Ricardo Caetano, o “Caetaninho”, que ministra suas aulas na academia Sparta Fight em Cataguases. Para o próprio atleta, “ainda há muito que aprender”, mas já se sente muito feliz por participar da equipe de Cataguases, que, segundo ele, “conta com diversos atletas de peso que têm plenas condições de conquistarem títulos expressivos a nível nacional e internacional, inclusive em outras modalidades dentro das artes marciais”, analisou Patrick.
Agência Brasil
Rio de Janeiro - O volume de vendas do comércio varejista retomou o crescimento em janeiro, com um aumento de 0,6% em relação ao último mês de 2012, informou hoje (14) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A receita nominal do varejo também variou positivamente, pelo oitavo mês seguido, com alta de 1,3%.
Na comparação com janeiro de 2012, houve aumento de 5,9% no volume de vendas, enquanto a receita nominal cresceu 12,4%. Com a alta obtida em janeiro, as variações acumuladas ao longo de 12 meses chegam a 8,3% e 12,3%, respectivamente.
O instituto atribuiu a alta de 5,9% ante janeiro de 2012 principalmente à expansão de 3,4% do segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumos nesse período. O bom desempenho do setor foi responsável por 30% do avanço no volume de vendas nesse tipo de comparação.
Seis das oito atividades pesquisadas apresentaram resultados positivos no volume de vendas ante dezembro, com destaque para equipamentos e material de escritório, informática e comunicação, com crescimento de 18,5%. Os dois setores que obtiveram números negativos foram tecidos, vestuário e calçados (-0,4%) e móveis e eletrodomésticos (-2,6%).
Também cresceram outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,7%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (3,1%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,4%); material de construção (1,3%); combustíveis e lubrificantes (0,6%); livros, jornais, revistas e papelaria (0,5%).
O varejo ampliado, que inclui os setores veículos e motos, partes e peças (-1,2%) e materiais de construção (1,3%), além dos oito do varejo comum, subiu 0,3%, com alta da receita nominal em 1,6%. Na comparação com janeiro de 2012, o volume de vendas cresceu 7,1% e a receita nominal, 10,2%.
A mesma "mão de Deus" que ajudou a Argentina na Copa do Mundo de 1986 escolheu o novo papa argentino, disse o ex-jogador Diego Maradona, autor do famoso gol com a mão marcado pela Argentina contra a Inglaterra, que ainda é motivo de polêmica em todo mundo.
Em uma carta ao jornal Il Messaggero, de Roma, na quarta-feira, a partir de sua residência em Dubai, Maradona, de 52 anos, descreveu-se como um católico devoto e disse que ficou alegre com a eleição de seu compatriota cardeal Jorge Bergoglio como papa Francisco.
"Estou realmente muito feliz e tenho certeza que meu entusiasmo é compartilhado por todo o povo argentino", escreveu Maradona.
"Todo mundo na Argentina pode lembrar 'a mão de Deus' no jogo com a Inglaterra na Copa do Mundo de 1986. Agora, no meu país, a 'mão de Deus', nos trouxe um papa argentino."
Em um duelo as quartas de final do Mundial de 1986, Maradona eliminou a Inglaterra com dois gols, um numa jogada individual brilhante desde seu próprio campo de defesa, e o outro com um toque de mão que o árbitro confundiu com uma cabeçada.
Maradona disse depois da partida que o gol foi marcado "um pouco com a cabeça de Maradona, um pouco com a mão de Deus".
A declaração ainda causa irritação na Inglaterra, onde o jornal The Sun, o mais vendido do país, mostrou o papa argentino Francisco levantando o braço numa bênção com a manchete: "Mão de Deus".
Fonte: Reunters
Alunos do ensino médio e de escolas públicas da cidade de Além Paraíba, na Zona da Mata, terão a oportunidade de conhecer um pouco mais do universo da produção audiovisual durante a ‘Oficina de Produção de Vídeos de Curtíssima Metragem’, ação que faz parte do Programa MINAS Território da Cultura, uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), que acontece dia 16 de março, no Ponto de Cultura Estação Digital.
A oficina irá ensinar aos jovens o passo a passo da produção de pequenos vídeos utilizando equipamentos do dia a dia, como tablets, smartphones e câmeras digitais. Basicamente, as atividades consistem em mostrar aos alunos como eles podem desenvolver vídeos, de até dois minutos, utilizando recursos móveis e de fácil manuseio. A oficina será ministrada pelo coordenador geral do Ponto de Cultura Estação Digital, André Borges Marques.
O coordenador avalia a ação como uma excelente iniciativa. Além de oferecer às crianças a oportunidade de conhecer uma nova ferramenta de produção audiovisual, a oficina pode mostrar o caminho para uma nova profissão. “Essa ação não trabalha apenas a mobilidade de aparelhos e a facilidade que temos, hoje, em produzir vídeos com recursos simples. Ela pode revelar futuros talentos do cenário audiovisual, além de mostrar, para os participantes, uma nova profissão”, aponta.
Programa MINAS Território da Cultura
O MINAS Território da Cultura é um programa articulado de descentralização da ação cultural que ocorrerá ao longo de 2013 e 2014. Entre os objetivos do programa estão: promover o desenvolvimento regional por meio da cultura; valorizar e divulgar a diversidade cultural de cada uma das regiões de Minas; conferir visibilidade e aumentar a demanda pelas ações e programas da SEC e de seus parceiros; incentivar parcerias públicas privadas; promover a circulação de bens culturais e a capacitação e aperfeiçoamento dos agentes culturais visando à sustentabilidade social e cultural.
Durante aproximadamente 45 dias, serão realizadas atividades da SEC, de seus parceiros e da comunidade loca de forma capilarizada, de maneira que diversos municípios da região sejam contemplados. O lançamento do programa para cada território se dará em uma cidade polo, com a presença da Secretária de Estado de Cultura, representantes do Sistema, parceiros, gestores, produtores, instituições culturais e artistas. Integram essa parceria diversas secretarias do Governo de Minas, prefeituras municipais, entidades como SESI, SESC, e SEBRAE, Associações Comerciais, Grupos Teatrais e Instituições e Festivais Culturais locais.
Serviço:
Atividade: Minicurso ‘Oficina de Produção de Vídeos de Curtíssima Metragem’
Município: Além Paraíba
Local: Ponto de Cultura Estação Digital - Praça Presidente Vargas, 101, Estação Porto Novo
Período: 16 de março de 2013
Horário: De 9h às 17h
Informações: [email protected]
A Associação Comercial e Industrial de Cataguases (ACIC) está realizando na cidade desde a última terça-feira, 12, o Programa Cozinha Brasil do SESI. Trata-se de um minicurso gratuito, com dez horas de duração, que tem como objetivo promover a educação alimentar saudável e aproveitamento total dos alimentos. Cerca de 130 pessoas divididas em três turmas (manhã, tarde e noite) estão assistindo as aulas que acontecem no SENAI, conforme revelou Léllis Dutra, gerente da ACIC.
O curso é ministrado em duas etapas. A primeira, teórica, aconteceu em uma das salas de aula da ETFG, outra parceira do projeto. A segunda, prática, é realizada na Unidade Móvel do SESI, uma cozinha completa montada na carroceria de um caminhão. As aulas são ministradas pelas instrutoras nutricionistas Márcia Juliana Fonseca e Carla Vasconcelos Santos, do SESI de Divinópolis, que se revezam ensinando receitas e explicando a importância e valor nutricional dos alimentos, além de acabar com mitos e preconceitos sobre os alimentos, conforme revelou Márcia.
Voltado para pessoas com idade acima de catorze anos, Márcia revela que a maioria dos alunos é formada por donas de casa, merendeiras escolares, cozinheiras de restaurantes e até homens: “Temos cinco deles participando conosco”, revelou. Segundo a avaliação da instrutora o minicurso em Cataguases alcançou seu objetivo. “Tivemos um bom e atento público, sendo que alguns deles, inclusive, já haviam participado de edições anteriores e voltaram para relembrar e aprimorar o conhecimento. Então, acredito que o resultado é muito positivo”, completou Márcia.
Além de receitas fáceis e gostosas, os participantes do curso aprenderam a escolher os alimentos por seu valor nutritivo, preço e apresentação; aproveitá-los integralmente reduzindo o desperdício; Preparar refeições observando a limpeza e preservando o sabor e os nutrientes dos alimentos; Consumir em quantidade adequada e sob condições de higiene e promover a melhoria da renda familiar, explicou Léllis Dutra, que vê este programa do SESI como “uma importante contribuição para a melhoria da qualidade de vida da população”.
Para Regina Célia da Silva Paula (foto à direita), que participa da turma da noite, o curso é “excelente”. Segundo ela “decidi assistir às aulas porque já procuro fazer uma alimentação mais saudável e queria aprender mais a este respeito e até saber se estou fazendo tudo certo”, disse. Sobre o curso Regina disse estar muito satisfeita. “Estou adorando e conhecendo ainda mais os alimentos e o que eles têm de melhor para nossa saúde. Depois deste curso, tenho certeza que vou melhorar a qualidade da minha alimentação e a de todos lá em casa”, finalizou.