Texto e fotos: Paulo Victor Rocha
O Procon comemorou, nesta sexta-feira, 14, em Cataguases, o Dia Mundial do Consumidor, distribuindo cartilhas informativas e exemplares do Código de Proteção e Defesa do Consumidor à população que passou pela Praça Rui Barbosa e imediações no período de 13 às 17 horas. Os funcionários Rafael Vilela, Fernanda Venâncio, Daladier Pacheco, Patrícia Tobias, Marcela Amaral e Cíntia Feijó de Oliveira também informaram as pessoas da importância de ser um consumidor consciente.
Segundo o coordenador Rafael Vilela, “essa atitude de sair da sede do Procon para atender ao povo na Praça tem por objetivo fazer com que todos conheçam e façam valer seus direitos e deveres enquanto consumidores. Também orientar a população a observar algumas questões na hora de comprar, como desconfiar de ofertas vantajosas, considerar a credibilidade do fornecedor, pesquisar preços, exigir nota fiscal, guardar recibos das mercadorias e, sobretudo, planejar a compra”, destacou Rafael, que também esteve nesse mesmo dia, às 10 horas, no programa “Conversa Franca”, da Rádio Brilho, apresentado por Sousa Mendonça, onde falou sobre filas bancárias, cobranças indevidas do SPC e das empresas Copasa e Energisa, entre outros assuntos.
Atendendo em nova sede situada na Rua Joaquim Peixoto Ramos, 173, Centro, próxima ao prédio da antiga Telemig, o Procon está mais amplo, com três salas para melhor atender à população. Rafael enfatizou que “os resultados estão sendo satisfatórios” e lembrou que em Cataguases, já são realizadas audiências de reconciliação e aplicadas penalidades severas aos fornecedores que não respeitam os direitos do consumidor. “Por isso é importante o cidadão exercer o seu direito e reclamar, mesmo que isto não venha lhe trazer uma recompensa financeira, porque vai obrigar as empresas a respeitarem o consumidor”, completou.
Após três audiências públicas realizadas em Muriaé pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), através de requerimentos do deputado Dr. Wilson Batista, que abordaram temas como a saúde, segurança pública e o enfrentamento do crack, a Zona da Mata vem recebendo do Governo de Minas novos recursos, veículos e agora novos delegados de Polícia Civil para intensificar as ações de segurança pública na região.
Ao longo da semana foi anunciado pelo Governo de Minas a liberação de R$65.780,00 em recursos do Programa Rede Complementar de Suporte Social na Atenção ao Dependente Químico para o município de Muriaé, fruto de requerimento apresentado durante audiência pública da Comissão de Enfrentamento ao Crack da ALMG, realizada na cidade em 2012.
Foi anunciado também oito novos delegados de Polícia Civil designados para a região da Zona da Mata, serão dois para Muriaé, um para Manhuaçu, outro para Pirapetinga e quatro para Leopoldina. Em 2012 foram obtidas 12 viaturas para as unidades da Polícia Militar na região e a instalação do Subdestacamento da PM no distrito de Belisário, em Muriaé. Todas as conquistas fruto dos requerimentos aprovados nas audiências públicas realizadas. Outras aprovações que aguardam a efetivação pelo Governo de Minas são a instalação de uma CAPSad e um Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA) na região.
Programa Rede Complementar de Suporte Social na Atenção ao Dependente Químico
O programa é uma ação conjunta das Secretarias de Estado de Saúde, de Esporte e Juventude, de Defesa Social e a Subsecretaria de Políticas Antidrogas com a responsabilidade de estabelecer uma rede de cooperação com entidades e grupos da sociedade civil que desenvolvam projetos nas áreas de prevenção, tratamento e reinserção social de usuários dependentes de álcool e outras drogas, integrando as ações no Estado de Minas Gerais.
Fonte e foto: Reginaldo de S. Roriz - Assessor de Imprensa
{{banner-interno}}
Texto e fotos: Paulo Victor Rocha
A Câmara Municipal realizou na quinta-feira, 14, sessão solene de homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8 de março. Por motivo de saúde, não puderam comparecer os Vereadores Maurício do Vale Rufino e Paulo Sérgio Ribeiro Ventura (o Aritana), contudo, as suas homenageadas foram recebidas pelos Vereadores Michelangelo de Melo Corrêa e Geraldo Majella Mazini, respectivamente. Para dar início às homenagens, foi executado o Hino Nacional Brasileiro e Flávia Lobo cantou o Hino de Cataguases, acompanhada ao violão por Maria do Carmo (Cacati).
Ao todo, foram 45 homenageadas, sendo três escolhidas por cada vereador. Gleidis Peixoto Britto Furtado, Luiza Pussente Cavalieri e Maria Aparecida de Almeida foram as escolhidas do Vereador Antônio Batista Pereira. O Vereador Antônio Gilmar de Oliveira homenageou Leiliane Lobo da Rocha Oliveira, Marcela Maria Cadête Spínola e Wanda de Souza Azevedo. Já o Vereador Aquiles Branco Ribeiro lprestou homenagens à Irmã Dahlia Peixoto de Rezende Filha, Maria de Lourdes Paixão de Resende Neves e Regina Maria Moreira da Costa. O Vereador Fernando Rodrigues do Amaral escolheu Ângela Maria Ferreira Garcia, Maria das Graças de Castro Almeida e Neli Rodrigues do Amaral. Filomena Rosa Mário Miranda, Júlia Coelho Campos, Maria Angela Cadete Oliveira foram as que o Vereador Fernando Pacheco Fialho escolheu. O Vereador Geraldo Majella Mazini homenageou Eliana Maria de Oliveira Spíndola, Luci Luzia Moreira e Magda Aparecida Mazini de Almeida.
As homenageadas do Vereador João Manoelino da Silva Bolina foram Adriana Aparecida Eliezer de Souza, Maria Aparecida de Melo Ferreira e Sônia Aparecida Oliveira Bolina. O Vereador José Augusto Guerreiro Titoneli escolheu Alessandra Neves Menezes, Maria Ângela Girardi e Tereza Cristina Bandeira Silva Titoneli. Já o Vereador Luiz Carlos da Silva Sodré levou Flávia Godinho de Oliveira Ribeiro, Maria Aparecida Bastos Ferreira e Raquel Silva Sousa para serem homenageadas. O Vereador Mauricio do Vale Rufino escolheu Beatriz do Vale Ramalho, Maria Izabel Vargas e Ocileni de Almeida Vargas. Camila Maria Cadête Spínola Ramos, Maria da Penha Silva e Maria Lúcia Soares de Mendonça foram as homenageadas do Vereador Michelangelo de Melo Corrêa.
O Vereador Paulo Sérgio Ribeiro Ventura escolheu Elenice Matias, Maria do Carmo Torres Costa e Zilma Felipe de Almeida Souza. Eloisa Simões da Rocha, Leda Fonseca Peixoto e Maria Antônia Couto Spíndola foram as homenageados do Vereador Serafim Couto Spíndola. O Vereador Vinicius Machado Costa de Oliveira levou Dora Lúcia Costa, Maria das Graças Theodoro da Silva e Maria Ivonete Cabral para receberem as homenagens. As escolhidas do Vereador Walmir Linhares da Costa foram Irene Galvão, Manoela Silva Dias da Cruz e Maria Lúcia Marinho Carias. A surpresa da noite foi para Ana Maria Paixão, diretora administrativa da casa, que também recebeu homenagens dos vereadores.
Todas as homenageadas receberem flores e certificados. Milena Duarte leu uma poesia e lembrou também que dia 14 é o Dia Nacional da Poesia. A equipe do Proler Cataguases fez nova apresentação para os presentes. O Vereador Walmir Linhares da Costa foi o primeiro a ler sua mensagem às mulheres, dizendo que elas merecem homenagem, pois “fortalecem e dão direcionamento à dinâmica social, além de totnar nossa convivência em sociedade mais bela, suave, sem perder a capacidade de superação”. Destacou ainda que “a mulher é importante em todas as fases familiares, como esposa, mãe, amiga, confidente, conselheira e condutora”.
O Vereador Serafim Couto Spíndola, responsável pelo requerimento que deu origem às comemorações, foi o segundo a ler sua mensagem às homenageadas, que, segundo ele, “representam todas as mulheres de Cataguases e do Brasil”. Serafim lembrou um pouco da trajetória da mulher na sociedade brasileira, desde o dia 8 de março de 1857, quando as operárias de fábricas de Nova Iorque fizeram greves, até os dias atuais. “A mulher é o nosso maior exemplo de liderança, apesar de ser considerada como sexo frágil, é muito mais forte”. O Vereador destacou que “ser mulher é estar antes do ontem e depois do amanhã, é acima de tudo um estado de espírito”. A Ex-prefeita Maria Lúcia Mendonça, que foi uma das homenageadas, também foi à tribuna prestar suas palavras de homenagem às mulheres. Muito aplaudida, ela falou sobre o papel importante que a mulher exerce na construção de uma sociedade mais justa e disse que “se tivesse que voltar ao mundo mais de uma vez, viria mulher sempre”.
Ainda como parte das homenagens o músico Renato Barushi tocou duas canções. Em seguida, todos os vereadores falaram um pouco mais sobre a necessidade da mulher na vida dos homens e da sociedade, inclusive o Vereador Michelangelo se emocionou ao falar da sua mãe. Depois algumas homenageadas subiram à tribuna para também dizer algumas palavras às demais presentes. Maria Lúcia Carias foi a primeira a falar, lembrando que “a mulher já conquistou algum espaço na sociedade, mas ainda falta muito a conquistar e isso será conseguido quando a sociedade aprender a respeitar ao próximo”. Também falaram Maria Ângela Girardi, Tereza Cristina Titoneli, Magda Mazini, Zilma Felipe e, por fim, Luiza das Graças que pediu a “todas as divindades presentes” para abençoarem as mulheres e todos os presentes na câmara.
Os smartphones estão em rampa acelerada ascendente no Brasil. Segundo estudo liberado hoje pela consultoria IDC sobre o mercado de brasileiro de celulares, a venda de smartphones cresceu 78% em 2012, comparado com o ano anterior. Foram vendidos 16 milhões de celulares inteligentes no país, contra 9 milhões de aparelhos em 2011.
A venda total de aparelhos celulares no Brasil em 2012 foi de 59,5 milhões de aparelhos. Deste total, 43,5 milhões foram feature phones (celulares tradicionais) e 16 milhões foram smartphones. Os celulares convencionais tiveram queda de venda de 25% no mesmo período, caindo de 58 milhões de unidades em 2011 para 43 milhões em 2012
“No ano passado, foram vendidos cerca de 30 smartphones por minuto no Brasil. E a tendência é que este número cresça ainda mais daqui para frente”, declara Leonardo Munin, analista de Mercado da IDC Brasil. Para o analista da IDC, o momento favorável ao mercado de smartphones no Brasil se dá, principalmente, por conta da queda nos preços destes dispositivos. Essa é uma tendência que deve se firmar ainda mais depois dos incentivos fiscais para a produção no País.
“Com a desoneração, os preços dos smartphones estarão menores na ponta e isso, provavelmente, resultará em uma migração dos consumidores de feature phones para smartphones”, diz Munin. Outros fatores que empurram o crescimento da base instalada incluem o empenho dos fabricantes de lançar smartphones mais simples e baratos e o movimento das operadoras de telefonia que direcionam seus esforços de venda para esse tipo de equipamento, mais lucrativo do ponto de vista de venda de serviços, como pacotes de dados.
De acordo com o estudo da IDC, o Brasil será o quinto maior mercado de smartphones este ano, ficando atrás apenas de China, Estados Unidos, Reino Unido e Japão. A Índia deve ficar na sexta posição.
Outro ponto importante é o avanço das vendas do chamado segmento Open Market – que inclui, tanto o varejo físico como o online – que tem apresentado altas taxas de crescimento para este tipo de dispositivo, fechando 2012 com a representativa marca de 112% de crescimento frente ao ano anterior, enquanto que o segmento das operadoras cresceu 63% durante o mesmo período.
Fonte: http://computerworld.uol.com.br/telecom/2013/03/14/mercado-brasileiro-de-smartphones-cresce-78-em-2012-diz-idc/