O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento, visita nesta semana as cidades de Uberlândia e Araguari, no Triângulo Mineiro, onde participa de eventos ligados ao agronegócio.
Nesta terça-feira (19), o secretário estará em Uberlândia para a 2ª edição da Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas (Femec). Considerada a maior feira do setor do Brasil Central, a Femec é uma iniciativa do Sindicato Rural do município e conta com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Núcleo de Sindicatos Rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, entre outros. Além da exposição, a feira, que vai até sexta-feira (22), terá também seminários e palestras de interesse do segmento.
Durante a Femec, será aberta a agenda 2013 de Feiras de Touros do Pró-Genética - programa criado pela Seapa e executado pela Emater-MG, vinculada à Secretaria. De acordo com o secretário Elmiro Nascimento, os animais comercializados deverão contribuir para a melhoria da qualidade dos rebanhos de Uberlândia e região, principalmente nos estabelecimentos de agricultura familiar, conforme os objetivos do Pró-Genética. “A comercialização dos reprodutores, integrada a um evento do porte da 2ª Femec, aponta para novas possibilidades de fortalecimento das atividades e consolidação do Programa”, acrescenta Nascimento. A expectativa é que sejam vendidos mais de cem touros de genética superior.
Na quarta-feira (20), Elmiro Nascimento participa da 18ª Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura (Fenicafé). Organizado pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA), o evento é considerado a maior vitrine de cafeicultura irrigada do Brasil. Empresas do agronegócio café terão a oportunidade de expor, até o dia 22 (sexta-feira), as novidades sobre sistemas de irrigação, insumos, máquinas e implementos agrícolas.
Para o secretário Elmiro Nascimento, a Fenicafé, ao demonstrar as novas tecnologias, debater ideias e discutir ações relativas à cultura irrigada, vem comprovar que os investimentos se revertem no aumento da produtividade. “A capacitação dos cafeicultores agrega valor à produção e identifica novas soluções para o homem do campo”, aponta o secretário.
Serviço:
Abertura da 2ª Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas (Femec)
Data: 19 de março
Horário: 14 horas
Local: Parque de Exposições Camaru - Av. Juracy Junqueira Rezende nº 100 – Bairro Pampulha – Uberlândia (MG)
Abertura da 18ª Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura (Fenicafé)
Data: 20 de março
Horário: 9 horas
Local: Pica Pau Country Clube - Rua Pica Pau s/nº - Bairro Santiago – Araguari (MG)
Fonte: Agência Minas
Agência Brasil
Rio de Janeiro - As estimativas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) indicam que a 11ª de Licitação de Áreas prevista para maio, quando deverão ser licitados blocos no pós-sal das bacias sedimentares do país, poderá ofertar um volume de 30 bilhões de barris de óleo in situ (volume de óleo ou gás em uma determinada região, cuja extração depende de fatores de recuperação e que não pode ser entendido como reserva), somente nas bacias da Margem Equatorial incluídas na rodada.
Mais 5 bilhões de óleo in situ estarão sendo ofertados na Bacia do Espírito Santo e 1,7 bilhão nas bacias maduras. A margem equatorial do Brasil é formada pelas bacias da Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Barreirinhas, Ceará e Potiguar, todas classificadas como nova fronteira exploratória. As bacias maduras nesta rodada são: Sergipe-Alagoas, Recôncavo Baiano e a porção terrestre da Bacia do Espírito Santo
O Seminário Técnico-Ambiental, que faz parte do calendário da 11ª Rodada de Licitações da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) ocorreu hoje (18), no Rio de Janeiro, com a presença de aproximadamente 460 pessoas, das quais 96 representantes de empresas petrolíferas, além de técnicos de órgãos ambientais estaduais e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Também participaram o diretor da ANP, Helder Queiroz, e superintendentes e técnicos das áreas da agência ligadas à rodada.
Na abertura do evento, a diretora-geral da agência, Magda Chambriard, destacou a importância da licitação, que ocorrerá nos dias 14 e 15 de maio, com a oferta de 289 blocos distribuídos em 11 bacias sedimentares. "A rodada vai oferecer excelentes oportunidades para empresas de origem nacional e estrangeira, de todos os portes, interessadas em atuar no Brasil", disse.
A expectativa do governo é arrecadar entre R$ 1 bilhão e R$ 10 bilhões pelos bônus de assinatura durante a licitação. Entre os blocos licitados na 11ª Rodada, 36 estão localizados em terra, na Bacia de Tucano Sul (BA), seis em águas profundas da Bacia do Espírito Santo e dez também em águas profundas da Bacia Pernambuco-Paraíba. Mais 65 blocos, em águas rasas e profundas, na Bacia da Foz do Amazonas, próximo da fronteira com a Guiana.
O candidato opositor à Presidência da Venezuela disse nesta segunda-feira que está disposto a deixar de entregar petróleo a Cuba, o que colocaria fim a um dos pactos petrolíferos mais defendidos pelo falecido Hugo Chávez.
"Os presentes a outros países vão acabar. Não vai mais sair nenhuma só gota de petróleo para financiar o governo dos (irmãos) Castro", disse Henrique Capriles em discurso a universitários.
Ele advertiu que, se eleito, também fechará a torneira que abastece com petróleo outros países aliados da Venezuela com condições vantajosas para os compradores. A Venezuela é o país com as maiores reservas de petróleo do mundo.
Sob uma emaranhada rede de convênios internacionais, Caracas entrega petróleo a cerca de 20 países do Caribe, América Central e América do Sul.
Capriles enfrentará o presidente interino e herdeiro político de Chávez, Nicolás Maduro, nas eleições presidenciais de 14 de abril.
Caracas e Havana assinaram um convênio em 2000 sob o qual a Venezuela se comprometeu a entregar petróleo à ilha em troca da prestação de serviços médicos às populares missões empreendidas por Chávez para atender aos segmentos mais pobres da sociedade.
O convênio foi se ampliando e Cuba começou a prestar serviços em setores como mineração, esporte, eletricidade, entre outras áreas da economia.
"Castro usa os venezuelanos, usa nosso povo, para que esse governo fique rico. Não é o povo, os povos são irmãos", acrescentou Capriles.
A petrolífera estatal PDVSA afirmou que em 2011 a Venezuela forneceu 96.3000 barris de petróleo por dia a Cuba, um volume que tem se mantido estável.
{{banner-interno}}
Por determinação da Presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereadora Rosângela Alfenas (PSDB), estão sendo divulgados no site do Poder Legislativo de Ubá os valores dos subsídios dos vereadores, bem como os salários dos servidores efetivos e comissionados daquela Casa. A Lei de Acesso à Informação, Lei Federal nº 12.527 de 2011, que entrou em vigor a partir do dia 16 de maio de 2012, regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas, sendo aplicável aos três Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
“O estímulo à transparência é um dos objetivos essenciais da Administração Pública moderna”, disse a Presidente, que completou: “A ampliação da divulgação das ações governamentais e das contas, além de contribuir para o fortalecimento da democracia, prestigia e desenvolve as ações de cidadania”.
As páginas de Transparência Pública na internet dão continuidade às ações de governo voltadas para o incremento da transparência e do controle social, com objetivo de divulgar as despesas realizadas pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, Estadual e Municipal, informando sobre execução orçamentária, licitações, contratações, convênios, etc. As informações podem ser acessadas através do link “Transparência” acessando o link: www.camarauba.mg.gov.br.
A Lei de Acesso à Informação não foi regulamentada em 92% dos municípios brasileiros, segundo informou nesta segunda-feira, 18, a ONG Contas Abertas. O levantamento foi feito com base no Mapa da Transparência, produzido pela Controladoria-Geral da União (CGU). Em vigor há quase um ano, a lei obriga o Executivo, o Legislativo, o Judiciário, os estados e os municípios a prestarem informações ao cidadão.
Fonte e foto: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Ubá e Agência O Globo.