Uma denúncia anônima levou policiais civis a prenderem na manhã desta terça-feira, 19, Willian Júnior de Souza, 27 anos, morador do Bairro São Vicente, em Cataguases, por receptação de produto de furto e roubo. Após acompanharem os passos do suspeito, os policiais o encontraram nesta manhã em sua residência com a motocicleta que, ainda conforme a informação recebida pelos policiais civis, estaria sendo usada para a prática de atos ilícitos, possivelmente venda de drogas, o que não foi confirmado pela Polícia Civil após a sua prisão.
Ao ser abordado pelos policiais, Willian tentou fugir e ao ser detido resistiu à prisão entrando em luta corporal com um dos investigadores. Após ser dominado recebeu voz de prisão em flagrante e foi levado para a Delegacia de Polícia onde prestou depoimento e foi encaminhado para o presidio de Cataguases onde encontra-se à disposição da Justiça. Willian vai responder por receptação, lesão corporal, desobediência e resistência à prisão.
A moto que ele usava, uma Honda Bis, prata, placa de Belo Horizonte, HJO 0357, foi roubada, segundo informou Polícia Civil, no dia 8 de fevereiro de 2013.
Peregrinos reunidos em Roma para a missa inaugural do papa Francisco, nesta terça-feira, expressaram esperança de que o novo pontífice reforme e revitalize a Igreja Católica, aproximando-a de pessoas comuns e com a atenção voltada a ajudar os pobres.
"As ideias estão mudando sob Francisco. Os poderosos têm que entender finalmente que não se pode destruir o mundo por dinheiro", disse Francisca Fernandes, psicóloga que viajou a Roma da Patagônia, na Argentina, para a missa inaugural de seu conterrâneo.
As pessoas reunidas na Praça de São Pedro assistiram e aplaudiram enquanto Francisco passava pelo o local em um jipe ?branco ?aberto, parando para cumprimentar a multidão e beijar bebês. Muitos fieis ficaram impressionados com a postura do papa, de um pontífice aberto e acessível.
"Ele tem uma presença muito especial, seu sorriso e atitude. Sinto-me próximo a ele", disse Veronique Blaise, gerente de compras de 40 anos, de Paris. "Nós precisamos de alguém sincero e simples como ele para trazer de volta os valores tradicionais."
Cerca de 200 mil pessoas acenavam com bandeiras e cartazes na praça lotada para ouvir a homilia em que Francisco fez um apelo pela proteção do meio ambiente e a defesa dos mais fracos.
"Ele me tocou mais quando estava falando sobre os pobres, os doentes e os idosos, ele tem o mundo no coração", disse o reverendo Emmanuel Korsah, um padre de Gana que estuda Direito em uma universidade católica em Roma.
"Haverá um monte de desafios, mas ele realmente mostra que vai enfrentá-los, em nome de São Francisco e com o estilo de vida de simplicidade que quer viver", disse.
Outros notaram que o estilo humilde do papa jesuíta foi uma clara ruptura com o passado.
"O novo papa parece diferente. Ele está mais próximo dos jovens", disse Michele Del Grosso, um estudante de 17 anos, que viajou durante a noite de Olevano sul Tusciano, no sul da Itália para participar na missa.
O ex-cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio vem tentando imprimir em seu pontificado, até o momento, uma marca de simplicidade em seu papel como bispo de Roma, deixando de lado a pompa do Vaticano.
Fonte: Reunters
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) promove, nesta terça-feira (19), na Academia de Polícia Militar, em Belo Horizonte, capacitação sobre o combate à dengue para 200 policiais militares. O objetivo é que os policias ao voltarem para seus batalhões de origem multipliquem o conhecimento adquirido no treinamento.
Com a incidência de casos aumentando em Minas Gerais toda ajuda é necessária. Por este motivo, a SES/MG firmou esta parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) para que unindo esforços o combate à dengue se solidifique. Até o momento, foram notificados 93.184 casos de dengue em Minas Gerais.
O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques abriu os trabalhos mostrando um panorama da dengue em Minas Gerais e falou sobre a reintrodução do Sorotipo DEN-4 no território de Minas Gerais. “Esse sorotipo não circulava no Estado há quase 30 anos. Desta forma, a maior parte da população com menos de 30 anos está susceptível à infecção pelo vírus. Entre os meses de novembro e maio, historicamente observa-se maior concentração no número de casos de dengue notificados em função das condições climáticas favoráveis. No ano de 2012, quando muitas cidades elegeram novos prefeitos, o registro e envio de informações sobre a dengue ficaram prejudicados, o que ocasionou uma certa morosidade na divulgação dos dados. Diante dos números reais, a SES/MG busca combater a dengue em todo o Estado de Minas Gerais de forma efetiva”, explicou.
De acordo com Chefe do Estado Maior, coronel Divino Pereira de Brito, “estamos tendo um gesto de colaboração com a SES, que é o combate à dengue, porque é uma preocupação de todo o governo. Deixo bem claro que não estamos abrindo mão da nossa missão, que é o policiamento e a paz social que nós buscamos 24 horas por dia. Mas temos total interesse em colaborar com a sociedade. Com isso, também vamos ajudar a salvar vidas, que é o interesse de todos nós”, reforçou.
Credibilidade
A Coordenadora do QG da Dengue da SES/MG, Geane Andrade, explica o porquê a PMMG foi escolhida para apoiar as ações da SES/MG no combate à dengue: “Primeiro por fazer parte do Governo de Minas e por ser um dos órgãos que possuem maior capilaridade. A PMMG abrange todos os municípios mineiros e isso aumenta a nossa abrangência com a população. Fizemos um apelo, por meio do comitê gestor para os outros órgãos do governo de Minas e a PMMG prontamente se manifestou a favor dessa ajuda”, explicou.
Questionada sobre como a PMMG poderia auxiliar as ações da SES/MG, Geane Aparecida Almeida Andrade completou: “Em primeiro lugar vamos multiplicar a informação do controle do vetor, como evitar a dengue, como prevenir a doença. A credibilidade que a polícia possui é muito grande, por isso acreditamos que a população seja mais receptiva quando a informação partir de um policial e nossa ideia é que as pessoas usem de forma mais efetiva a informação para poder se proteger”, afirmou.
O policial irá divulgar as informações adquiridas com a capacitação nas associações de bairro, nos clubes, igrejas, escolas. “Além disso, parte dos policiais que estão sendo capacitados são médicos. Eles estão aprendendo sobre o protocolo clínico da dengue, assim estarão aptos a diagnosticarem com maior precisão e realizarem uma abordagem terapêutica mais adequada”, completou.
O Coordenador de Mobilização Social da SES/MG, Joney Fonseca, salienta a importância de ter a PMMG como parceira e enfatiza que a polícia não terá uma ação fiscalizadora e sim auxiliará os agentes de saúde na divulgação de informação adequada sobre a dengue: “Eu acho extremamente importante que todos os segmentos da sociedade se envolvam no processo de prevenção contra a dengue. Mas como? Divulgando informações sobre a dengue, mas informação qualificada sobre a adoção correta hábitos preventivos que a população até sabe, mas não põe em prática. Então quando chega um parceiro como a Polícia Militar, que tem uma credibilidade e é uma autoridade perante a população, essa informação qualificada ganha maior peso”, afirmou.
Participaram do treinamento o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, o Chefe do Estado Maior, Coronel Divino Pereira de Brito, o Subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde, Carlos Alberto Pereira Gomes, o Diretor de Saúde da PMMG, Coronel Jader Mendes Lourenço, a Diretora Técnica de Saúde da PMMG, Coronel Tânia Pereira dos Reis Aguiar e o Assessor de Saúde do Corpo de Bombeiros, Coronel Vinícius Fulgêncio.
Fonte: Agência Minas
Agencia Brasil/EBC
Petrópolis - O número de mortos em Petrópolis, na serra fluminense, subiu para 20 na tarde de hoje (19). Foram encontrados os corpos de três crianças no bairro Quitandinha. A estimativa é que entre dez e 15 pessoas estejam soterradas.
Atingida por fortes chuvas nos últimos dias, Petrópolis poderá entrar em situação de emergência. O prefeito Rubens Bomtempo disse que o caso será analisado durante reunião hoje com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra.
"Essa é uma decisão que é tomada por mim, quem faz o decreto sou eu, de comum acordo com as defesas civil estadual e Nacional", afirmou Bomtempo. "A situação é de emergência, é grave, mas está sob controle, temos que ter responsabilidade para tomar decisões," completou.
Com cerca de 500 desalojados em 18 abrigos da prefeitura e pelo menos 20 vitimas até o inicio da tarde, as buscas por desaparecidos continuam no bairro mais atingido, Quitandinha.
O dia é de limpeza e as aulas continuarão suspensas até amanhã (20). Há pontos de quedas de barreira e muita lama por toda a cidade. No Centro Histórico, comerciantes abriram as portas e começaram a contar o prejuízo com a perda de mercadorias. Em algumas lojas, a água chegou a 1,5 metro.
As Faculdades Sudamérica firmaram, em 2013, convênio com o programa Educa Mais Brasil, para concessão de bolsas de estudo a pessoas carentes. Os interessados devem se inscrever pelo site www.educamaisbrasil.com, gratuitamente.
De acordo com as informações do site, o programa, gerido pelo Instituto Educar, funciona no país há 10 anos. Tem parceria com mais de 2.500 instituições – entre universidades, centros universitários, faculdades e escolas – que disponibilizam bolsas de 50% para o ensino básico e cursos de graduação e pós-graduação presenciais, tendo beneficiado mais de 150 mil alunos no Brasil.
As vagas são ocupadas por candidatos que atendam dois principais requisitos: não poder pagar 100% o valor da mensalidade e não estar estudando há pelo menos seis meses (no caso da graduação).
Para a Sudamérica, a iniciativa vai abrir o leque para que mais interessados em cursar uma faculdade tenham acesso à ela. Segundo o diretor daquela instituição, Professor Alcino Leite Antonucci, “por meio deste convênio o acadêmico tem mais uma forma de financiar parte dos seus estudos e é importante, principalmente, porque atende aos mais necessitados”, completou.
Com informações da Assessoria de Imprensa das Faculdades Sudamérica