Texto e foto: Jonathan Freitas
Começa neste domingo, 24 e termina no dia 31, a celebração da Semana Santa nas paróquias de Cataguases e região. Os eventos religiosos serão realizados nas quatro paróquias da cidade e nas capelas dos bairros Dico Leite, Marote, Pouso Alegre e São Vicente. Líderes religiosos, padres e diáconos, estarão dirigindo as missas, procissões, bênçãos, cultos de adoração e vigílias.
Um dos momentos mais esperados pelos católicos é a encenação da Via-Sacra, que vai acontecer na entrada da Vila Reis, em terreno anexo à igreja ali existente, informou o padre Oliveiro Teodoro. Ele define a Semana Santa a um retiro espiritual e que tem um caráter simbólico. "Penso que, independente da religião, as pessoas deveriam ter maturidade para contemplar o que o próximo tem de bom. O evento segue toda uma liturgia e quem tem fé e participa, sai com uma experiência que reflete no desenvolvimento dessa maturidade." – revela ele.
Dia 24, domingo, às 6 horas, acontece a "Bênção dos Ramos" que será realizada na Capela Divino Espírito Santo, no bairro Pouso Alegre. E também na Capela São Vicente de Paulo, no bairro São Vicente, às 7 horas, e na Capela de São Sebastião no bairro Dico Leite. Às 18 horas a Capela Nossa Senhora do Carmo, perto do hospital sedia a Bênção e às 19 horas, será realizada na Matriz São Cristóvão, no bairro Taquara Preta. Ainda no domingo, depois da missa das 18 horas, no Santuário Santa Rita de Cássia haverá uma procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores até a Matriz de São José Operário.
Na terça feira, 26, às 20 horas, acontece o encontro das "Imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores". O evento reúne as procissões que seguem da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e da São José Operário à Praça Santa Rita, onde um sermão será proferido pelo diácono Reginaldo Rodrigues Celidônio. No dia seguinte, às 19 horas, será celebrada a Missa dos Enfermos na Matriz da São José Operário, seguida de uma procissão até à Praça Santa Rita. Nesse mesmo horário, a Via-Sacra passa nas ruas do São Cristóvão – Paróquia Imaculada Conceição – e nos bairros São Pedro e São Vicente. As missas com Celebração Comunitária da Penitência acontecem, às 19 h na Matriz do Rosário, e às 19h30 no Santuário de Santa Rita.
A quinta-feira Santa começa com a celebração na Catedral de Leopoldina, da Missa do Santo Crisma, para renovação dos compromissos sacerdotais. À noite (19 horas), as quatro paróquias de Cataguases promovem a Missa de Celebração da Ceia do Senhor e, em seguida, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento. Na Sexta-Feira Santa será apresentada a Via-Sacra, através da peça "Descimento da Cruz", a partir das 19h no campo do bairro Vila Reis. Logo após, a procissão do "Senhor Morto" segue da Vila para o santuário Santa Rita de Cássia.
No sábado, 30, será realizada a Vigília Pascal com a Celebração do Fogo Novo, onde velas serão abençoadas, a partir das 9h nas paróquias de Santa Rita, Rosário e Imaculada Conceição (Taquara Preta); e às 19h30 na de São José. No domingo de Páscoa, às 6h, partindo das quatro matrizes paroquiais, acontece a procissão da "Ressurreição", onde o encontro dos fiéis se dará no Ginásio Poliesportivo para uma Missa Comunitária. As demais celebrações eucarísticas acontecem às 10h na Santa Rita e no Rosário; às 12h em Cataguarino; às 18h na Vila Reis e na São José. Encerrando a programação, às 17 horas, será celebrada uma missa no Santuário de Santa Rita e, em seguida acontece a Procissão do Triunfo de Nossa Senhora.
O Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Deputado Dinis Pinheiro, esteve na manhã desta quinta-feira, 21, em Muriaé, para realizar mais uma prestação de contas regional da atuação do Legislativo mineiro. Ao todo aquela instituição fará este ano dezoito visitas percorrendo, assim, todas as regiões do Estado. Com ele estava o prefeito Aloísio Aquino, os deputados daquela cidade, Bráulio Braz e Dr. Wilson Batista, além de André Quintão, Luiz Henrique, Tiago Ulisses e Gustavo Correia. Cerca de vinte prefeitos e lideranças vizinhas também prestigiaram o evento como o presidente da Câmara Municipal de Santana de Cataguases, Gumercindo Resende, o prefeito de Astolfo Dutra, Arcílio Venâncio Ribeiro e o ex-deputado e prefeito de Leopoldina, Bené Guedes. As lideranças políticas de Cataguases não participaram do encontro que aconteceu na Câmara Municipal de Muriaé.
O Site do Marcelo Lopes esteve presente ao evento atendendo convite da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O presidente daquela Casa, Deputado Dinis Pinheiro, concedeu inicialmente, uma rápida entrevista coletiva à imprensa. Ele respondeu ao Site sobre Meio Ambiente tendo em vista a exploração de bauxita em toda esta região pela CBA. Ele respondeu que as demandas nesta área devem ter sempre o consenso como meta principal “de forma que possamos aliar a exploração do minério, que gera emprego e receita para o país, minimizando os impactos ambientais”. E completou sugerindo que a população que se sente mais impactada por causa desta atividade entre em contato com a Assembleia para que possa realizar uma discussão sobre o assunto.
Dinis Pinheiro disse que a Assembleia de Minas está empenhada em “reafirmar a necessidade de lutar por uma melhor distribuição de renda para os municípios porque somente com investimento maciço nos municípios teremos um país mais justo e igualitário”, afirmou. Ele também falou sobre o atendimento ao público revelando que nos últimos dois anos a Assembleia “acolheu mais de 540 propostas populares”. A respeito da Saúde, o presidente do Legislativo mineiro revelou que está promovendo o “Movimento Assine Mais Saúde” que pretende coletar “o maior número possível de assinaturas” para propor um projeto de lei ao Congresso Nacional obrigando o governo federal a destinar mais verbas para a saúde. A iniciativa vai obrigar a União a investir 10% da receita corrente bruta na saúde.
Entre as lideranças presentes, chamou a atenção a participação do vereador local, Jair de Abreu, que fez um apelo especial aos deputados de Muriaé para que empenhem esforços junto aos colegas de legislativo no sentido de convencer o governo do estado a reduzir impostos, especialmente ICMS e IPVA como forma de atrair novas empresas para a região, o que hoje não acontece já que nos estados vizinhos à Zona da Mata, Rio de Janeiro e Espírito Santo, estes impostos são bem menores, acarretando com isso a penúria, o desemprego e o empobrecimento da região, argumentou o vereador.
Duas pessoas ficaram feridas nesta quinta-feira quando jovens opositores venezuelanos enfrentaram com pedras e paus os partidários do ex-presidente Hugo Chávez no centro de Caracas, a menos de um mês das eleições gerais de 14 de abril, convocadas após a morte do mandatário.
A polícia venezuelana, que confirmou os feridos, disparou gás lacrimogêneo para dispersar os grupos.
Centenas de estudantes tentavam chegar ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) para exigir "eleições limpas", mas foram interceptados por partidários do governo, segundo uma testemunha da Reuters.
"Estamos aqui fazendo uma luta pacífica e eles sempre atacam. Posso aguentar pedras, todas que forem necessárias", disse à Reuters Carlos Vargas, estudante de 19 anos ferido no olho direito pelo impacto de uma pedra.
"Não somos contra ninguém e nada, a única coisa que pedimos é democracia ... estamos exigindo eleições justas", acrescentou.
O país petrolífero escolherá seu próximo presidente entre o herdeiro político de Chávez, o presidente interino Nicolás Maduro, e o opositor Henrique Capriles.
Segundo duas pesquisas divulgadas nesta semana, Maduro tem uma vantagem superior a 14 pontos sobre seu opositor.
Fonte: Reunters
Agência Brasil
Rio de Janeiro – O governo do Rio se comprometeu em construir, até o final de 2014, um centro de referência indígena no terreno onde atualmente está a estrutura desativada do Presídio Evaristo de Moraes, conhecido como Galpão da Quinta, no parque da Quinta da Boa Vista. Outra alternativa seria construir o centro em Jacarepaguá, na zona oeste, em uma área verde onde funcionou a colônia de hansenianos de Curupaiti.
A proposta foi apresentada hoje (21) a representantes dos índios que ocupam o prédio do antigo Museu do Índio, ao lado do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, e que estão com uma ordem de despejo emitida pela Justiça Federal, a pedido do governo do estado, que deseja reformar o imóvel para receber o Museu Olímpico.
O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, garantiu, durante entrevista à imprensa, que as obras de demolição do Galpão da Quinta começam dentro de um ano e que a construção do centro de referência indígena levará cerca de seis meses. Segundo ele, isso faz parte da decisão judicial que obriga a saída dos índios do prédio ao lado do Maracanã.
“O documento foi assinado por mim e pelo governador [Sérgio Cabral]. Ele foi entregue à Justiça Federal e, a qualquer momento, caso não haja cumprimento, pode se ter uma ação obrigando [a execução de] aquilo que foi apresentado à Justiça. Então, eu não tenho dúvidas do cumprimento disso. Nossa expectativa é que, até o final deste governo, entregaremos o centro de referência indígena. Demolido o presídio, é uma garantia [que a obra estará pronta em 2014]”, disse Zaqueu.
O secretário descartou a proposta dos índios, de só saírem do prédio do antigo museu com a promessa de que no local funcione uma instituição de referência indígena: “A proposta do governo é fazer a preservação do prédio e no imóvel colocar o Museu Olímpico”, declarou.
O governo do estado propõe transferir os índios para um hotel no centro da cidade, até a conclusão das obras do futuro centro de referência. Outros dois locais que poderiam abrigar os índios, segundo Zaqueu, seriam um galpão da construtura Odebrech, que trabalha nas obras do Maracanã, próximo ao estádio, ou para o Abrigo Social Cristo Redentor, em Bonsucesso.
Uma nova rodada de negociações ocorre, neste momento, entre o secretário e os índios, acompanhada pelo defensor público da União Daniel Macedo.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) promoveu nesta quinta-feira (21), na Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV), capacitação em dengue para enfermeiros e técnicos de 20 municípios da região Leste.
O objetivo foi capacitar e atualizar os técnicos de epidemiologia municipais quanto ao manejo clínico do paciente, assistência, notificação, investigação de óbito e casos suspeitos, além do controle do vetor.
A coordenadora de epidemiologia do município de Cuparaque, Kellen Nascimento, informou que, em Governador Valadares, cerca de 10 a 15 casos de dengue tem sido notificados por semana e todo o trabalho de acompanhamento e assistência tem sido realizado junto aos pacientes.
“Foi muita proveitosa para os profissionais que estão atuando na ponta do Sistema Único de Sapude, principalmente com esclarecimentos sobre a classificação de risco e sinais de alerta, informações que, às vezes, passam em branco para os profissionais”, ressaltou Kellen.
Na última segunda-feira (18), o mesmo treinamento foi aplicado a representantes de outros 23 municípios da regional.
Fonte: Agência Minas