Vários pinos de cocaína, buchas de maconha e pedras de crack foram encontrados enterrados em um terreno no Bairro São Domingos, em Ubá, na tarde desta segunda-feira, 17 de setembro. Um adolescente de 16 anos foi apreendido nas imediações.
A Polícia Militar (PM) fazia patrulhamento na Rua Oito de Março quando recebeu informações de que havia drogas enterradas em um terreno próximo.
Os militares fizeram uma varredura e encontraram duas sacolas enterradas próximos a troncos de árvores. Dentro das sacolas havia, no total, 271 pinos de cocaína; 57 buchas de maconha e quase 60 pedras de crack. {{banner-interno}}
Durante a ocorrência, o adolescente foi visto percorrendo um trilho que dá acesso ao mesmo lugar onde as sacolas com as drogas foram encontradas enterradas. Segundo a PM, também foi observado que o menor, por várias vezes, cavava aos pés das árvores procurando pelas drogas.
O adolescente foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil.
Um ano após uma grave crise hídrica, as cidades de Viçosa e Ubá não têm previsão de racionamento de água em 2018. No ano passado, os dois municípios decretaram situação de emergência e passaram por escalas de rodízio.
De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Viçosa, além do período de seca ter sido mais curto este ano, algumas obras e intervenções foram realizadas para garantir que o abastecimento de água na cidade conseguisse manter nível superior ao de anos anteriores.
O chefe do Setor de Tratamento de Água e Esgoto do Saae, Henrique Freitas Santana, destacou que em fevereiro de 2018, com o término da primeira etapa da ampliação da Estação de Tratamento de Água da Violeira (ETA II), o local passou a operar com 160 L/s.
"Ano passado, as represas deste manancial apresentavam 41,6% do volume prontamente disponível para captação. Hoje, estão com 100% da capacidade de armazenamento e a cidade de Viçosa não corre risco da implantação de racionamento e muito menos de declarar estado de emergência como em anos anteriores", explicou.
Apesar da capacidade de armazenamento estar abaixo da vazão final de projeto, mesmo assim há diminuição da pressão e dependência do Ribeirão São Bartolomeu. Enquanto as obras eram realizadas, eram frequentes períodos de racionamento em razão da dependência deste manancial, que não suportava a grande captação de água de seu leito para abastecimento de toda a cidade. {{banner-interno}}
Em Ubá, não há uma autarquia responsável pelo gerenciamento dos mananciais e abastecimento de água, ficando esta a cargo da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa-MG). No site da instituição são atualizadas as cidades que passam por rodízio e, neste ano, Ubá não figurou neste quadro.
De acordo com a Copasa, os níveis dos dois principais mananciais que abastecem a cidade, o Ribeirão Ubá e o Ribeirão Ubá Pequeno, estão com níveis satisfatórios. A Prefeitura da cidade, desde o ano passado, realiza ações ambientais, como plantio de árvores e criação de barraginhas. As medidas têm o objetivo ampliar o armazenamento de água. (Foto: SAAE/Divulgação)
Apesar de enfrentar uma das maiores crises de sua história, o Hospital de Cataguases segue seu projeto de modernização e ampliação da oferta de serviços para a população da região. Nesta terça-feira, 18 de setembro, a provedoria daquela entidade tornou público a implantação de dois novos tipos de cirurgia: a bucomaxilofacial e a bariátrica. Os cirurgiões Ludmila Menezes de Castro e Tiago de Arruda Martins são os responsáveis pela área bucomaxilo e o médico cirurgião Leonardo Vicente, assumiu a bariátrica. Segundo o provedor daquele hospital, Wilson Crepaldi Júnior, o Bill, "nosso objetivo de ampliar os serviços deste hospital vem sendo cumprido e, apesar das dificuldades, estamos conseguindo superar todos os obstáculos", contou.A dupla de profissionais Ludmila Menezes e Tiago Martins (foto ao lado) é a responsável por trazer de volta ao Hospital de Cataguases o serviço de cirurgia bucomaxilofacial. Eles reinauguraram o serviço no dia 1º de setembro, após serem acionados pelo HC Saúde, plano de saúde vinculado àquele hospital. A paciente era uma menina de 11 anos de idade que sofreu fratura no queixo em decorrência de uma queda de bicicleta. "Fizemos a cirurgia que transcorreu sem nenhuma intercorrência e a paciente se recupera muito bem", contou Ludmila. Além de atender pelo HC Saúde e outros convênios, os cirurgiões também prestam serviços pelo SUS, mediante liberação específica daquela instituição por se tratar de um serviço de alta complexidade, explica Ludmila. Sobre o respaldo do HC Saúde, Tiago e Ludmila disseram que receberam todo o respaldo necessário "o que garantiu o sucesso do procedimento". {{banner-interno}}
Outra modalidade que acaba de ser implantada no Hospital de Cataguases é a cirurgia bariátrica, voltada para pessoas com problema de obesidade em que há indicação médica para este procedimento. O médico que acaba de assumir este setor é Leonardo Vicente (foto ao lado), oriundo do Rio de Janeiro, mas com vínculo familiar na região e especialista na área. Ele aceitou convite do também médico e amigo, José Newton Carvalho Thomé, que o apresentou à direção do Hospital e inaugurou o serviço há duas semanas com a cirurgia em dois rapazes jovens e nesta terça-feira, 18, dá continuidade ao trabalho com a realização de mais duas cirurgias, desta vez com mulheres. O primeiro atendimento foi feito também por meio do HC Saúde, lembra, acrescentando que outros planos de saúde são aceitos. Leonardo Vicente aproveita para informar que a cirurgia bariátrica é apenas uma fase no processo de redução de peso. "Junto com ela deve vir uma mudança de hábito", acrescenta.
Segundo revelou Maria Inês Dal Bianco, supervisora administrativa do Hospital de Cataguases, "tanto a cirurgia bucomaxilo e a bariátrica vão atender a nossa demanda aqui da região". Ela reiterou o esforço do Hospital em implantar estes serviços "apesar da enorme dificuldade" vivida atualmente por aquela Santa Casa que, somente do governo do estado de Minas Gerais, aguarda receber cerca de R$ 2 milhões em repasses atrasados. "Vamos trabalhando com recursos limitados, torcendo para que o governo não piore ainda mais esta situação e, ao mesmo tempo, desejando que faça o devido acerto com as Santas Casas porque não temos mais de onde tirar para cobrir nossas despesas", completou.
Uma explosão. Assim moradores vizinhos da subestação da Energisa localizada na Rua Capitão Marcos, na Vila Minalda, em Cataguases, definiram o que parece ter sido um curto circuito registrado naquele estabelecimento por volta das 18h30 min desta segunda-feira, 17 de setembro. Chovia forte no momento do ocorrido.
Vizinhos enviaram vídeo para o site com imagens de um imenso clarão no local (veja ao final da matéria). Não houve feridos segundo apurou a reportagem. Em contato com a assessoria de comunicação da Energisa Minas Gerais a empresa revelou que "houve uma ocorrência no sistema da subestação Cataguases I(...) resultando em clarões devido ao evento."
Veja abaixo, na íntegra, aNota divulgada pela Energisa a pedido do Site do Marcelo Lopes.
"A Energisa esclarece que houve uma ocorrência no sistema da subestação Cataguases I, localizada na Vila Minalda, resultando em clarões devido ao evento.Assim que a Energisa detectou a ocorrência, desligou remotamente o sistema, isolando o problema, sem que tenha havido qualquer interrupção de energia ou acidente com equipamentos e/ou pessoas."
"A Energisa imediatamente encaminhou suas equipes ao local para realizar inspeção e devida intervenção, se necessária."
"A Energisa agradece a compreensão dos seus clientes." (Foto e video enviado por leitores)
Um dos moradores mais antigos e respeitados do Bairro Justino, em Cataguases, vai ser homenageado pelos atletas e diretoria da Escolinha de Futebol do Olaria Esporte Clube. Seu Lili, como é conhecido Helenir Miguel, vai emprestar seu nome e apelido para uma calçada que está sendo construída no bairro, junto ao campo de futebol ali existente.A iniciativa está sendo encabeçada pelo incansável presidente da Escolinha de Futebol, Rafael Guedes. Ele transformou uma área que até pouco tempo era usada como depósito de lixo em espaço para uso de todos. Para isso incentivou a realização de um mutirão que arrecadou materiais de construção necessários à conclusão do projeto entre amigos e colaboradores, e quase todos os moradores do bairro estão ajudando na sua realização, afirma. {{banner-interno}}
No dia 14 de novembro, revela Rafael, tudo estará pronto para ser inaugurada. Ele conta que a programação vai começar às 10 horas com entrega de certificados de homenagens a diversos colaboradores e também uma placa de prata ao grande homenageado do dia, que será Seu Lili. No mesmo evento, acrescenta Rafael, será anunciada a construção da sala de reunião e de banheiros no campo. Às 14 horas, a festa continua com sorteio de prendas e na sequência o Grupo de pagode RDS vai fazer um show. Outra atração vai prestigiar a beleza feminina, com a escolha da Rainha e Princesas do Olaria, completa Rafael. (Fotos gentilmente cedidas pelo Olaria Esporte Clube)
Veja como estava o local que está se transformando em nova calçada.