A Prefeita de Santana de Cataguases, Jucélia Baesso, não ocupa mais o cargo de Chefe do Executivo daquele município. Nesta quinta-feira, 18, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais fez publicar o resultado dos julgamentos do processo em que figura como ré ao lado de seu vice-prefeito José Eduardo de Lima (conhecido por Zé do Jandir) e do ex-prefeito Edgar Xavier de Souza. Além de perder o mandato, Jucélia e os demais réus, estão inelegíveis pelos próximos oito anos. Durante a campanha eleitoral de 2012 a então candidata a vereadora, Maria Ivonete Marquesine de Castro entrou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral acusando Jucélia, Edgar e Zé do Jandir por abusos de poder econômico, político e de autoridade e captação ilícita de votos. O processo tramitou na Comarca de Cataguases e os acusados foram julgados culpados. Jucélia recorreu da sentença junto ao Tribunal Regional Eleitoral, em Belo Horizonte, onde conseguiu uma liminar que lhe garantiu tomar posse e governar o município até a conclusão do julgamento da Ação pelos desembargadores daquela Corte. No dia 19 de fevereiro último, o TRE-MG julgou o mérito do recurso impondo-lhe nova derrota. Ainda no exercício do cargo, a prefeita fez Embargos de Declaração, instrumento pelo qual uma das partes do processo judicial pede ao magistrado para que reveja alguns aspectos da decisão proferida. No último dia 4 de abril os juízes mantiveram a condenação.
A prefeita permaneceu no cargo até esta quinta-feira, 18, porque aguardava a publicação do Acórdão, que é o resultado dos julgamentos. Nesta manhã, ela foi informada de que não era mais prefeita de Santana de Cataguases e um oficial de Justiça da Comarca de Cataguases esteve na cidade esta tarde (18) para notificar o presidente da Câmara Municipal, Gumercindo Resende, para ser empossado prefeito. Ele, porém não foi encontrado porque participa da 1ª Conferência de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, cuja inscrição fora feita antecipadamente, segundo revelou a assessoria da Câmara Municipal daquela cidade. O evento tem como objetivo "difundir o conhecimento sobre finanças públicas, com foco em resultados, contribuindo para uma gestão eficiente e eficaz", informa o sítio daquele Tribunal (http://www.tce.mg.gov.br/1ConferenciaControleExterno/index.shtml). Assim que soube da decisão, Gumercindo informou à Câmara que estará em Santana nesta sexta-feira, 19, para receber a notificação judicial. Segundo informações extraoficiais, Gumercindo deverá ser empossado em sessão solene da Câmara Municipal na próxima segunda-feira, 22 de abril. Até lá a cidade está oficialmente sem prefeito. Com relação à Jucélia Baesso, a reportagem do Site recebeu informações de que irá recorrer a Brasília e que já teria entrado com pedido de liminar para manter-se no cargo até o resultado do novo julgamento. Não há informações sobre a realização de uma nova eleição no município. {{banner-interno}}
A etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG 2013) está sendo disputada em Cataguases desde a última terça-feira, 16, com a participação das delegações pertencentes à Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina (SRE-Leopoldina): Além Paraíba, Leopoldina, Itamarati de Minas, Recreio, Argirita, Volta Grande, Pirapetinga, Santo Antônio do Aventureiro, além da anfitriã Cataguases. A cerimônia de abertura, porém, aconteceu na quarta-feira, 17, às 12 horas no Ginásio Poliesportivo Max Baer Lopes, onde estão sendo disputados os jogos.
Compuseram a mesa para a abertura solene o prefeito de Cataguases José César Samor e o vice-prefeito Sérgio Gouvêa, o secretário de Esportes, Ricardo Dias, a secretária de Cultura, Turismo e Lazer de Leopoldina Jussara de Almeida, o vereador Fernando Amaral, o secretário de Esportes de Santo Antônio do Aventureiro Vagner Adão Souza, a secretária de educação de Volta Grande Ana Vitória de Castro Sales, a supervisora da Escola Municipal Carmelita Guimarães, Cristina Rios de Assis, e o representante da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, professor Sidilúcio Ribeiro Senra.Após a entrada das delegações, Matheus Gonçalves Rodrigues acendeu a Pira Olímpica, simbolizando o início oficial do JEMG 2013. O prefeito Cesinha disse que "nessa administração, será feito tudo o que for possível para promover ainda mais o esporte na cidade, pois acredito que ele proporciona grandes benefícios à sociedade". Ele completou dizendo que "é um enorme privilégio para Cataguases sediar a fase microrregional do JEMG" e concluiu agradecendo a dedicação de todos os envolvidos no evento.
A delegação de Cataguases conta com atletas das Escolas Estaduais Dr. Norberto Custódio, Francisco Inácio Peixoto, Manuel Inácio Peixoto e Marieta Soares Teixeira. O JEMG é um evento em que participam os campeões dos Jogos Escolares (JESC) de diversos municípios mineiros e é dividido em etapas. Depois das microrregionais, que vão até 02 de junho em todo estado, acontecerá a fase regional, de 24 a 29 do mesmo mês e, por fim, a estadual, que ocorrerá entre os dias 28 de julho a 03 de agosto. Também serão realizadas as competições de Atletismo no período de 14 a 20 de julho, conforme consta no calendário oficial do evento realizado pelo Governo Estadual através das Prefeituras Municipais e das Superintendências Regionais de Ensino de Minas Gerais.
Fotos: Paulo Victor Rocha{{banner-interno}}
Talento, tradição e inovação. Estas três palavras resumem a história de um dos estúdios de fotografia mais respeitados da região. O Hernani Fotografia Profissional está no mercado há mais de trinta anos, atendendo a Cataguases e toda a região. Durante este tempo, a fotografia deixou de ser uma atividade quase artesanal para se tornar a maravilha tecnológica dos dias atuais. Hernani Barroca, que começou aos catorze anos a tirar fotos ajudando seu pai, vivenciou todo este período e, com olhar de empreendedor, logo percebeu que o futuro batia à sua porta. Não teve dúvidas e tratou de encarar os novos desafios ao se tornar pioneiro em revelação de fotos coloridas em Cataguases. E também foi o primeiro a trabalhar com vídeo digital, DVD, e fotografia digital.
As inovações tecnológicas, aliás, são a marca do Hernani Fotografia Profissional. O estúdio persegue estas melhorias porque entende e sabe que elas oferecem qualidade insuperável sem aumentar o custo final do produto. Ou seja: o cliente fica satisfeito sem pagar a mais por isso. O trabalho de excelência que desenvolve pode ser conferido no site do estúdio - www.hernani.com.br - o primeiro de Cataguases a se fazer presente na internet, com milhares de acessos por mês. E apesar de ser especializado em casamentos o Hernani Fotografia Profissional trabalha com todo tipo de evento social como aniversários, batizados, festas em geral e até shows e o transformaram no maior estúdio da região.Foi esta busca incessante pela qualidade que levou Hernani e sua equipe para a bela casa da Avenida Astolfo Dutra onde está instalado há exatamente um ano. Ele explica que a tecnologia exigiu novos investimentos e uma área maior para a realização do trabalho. "E percebemos também que não oferecíamos um espaço adequado para o nosso cliente. Era tudo muito apertado", lembra. A casa foi a solução encontrada, pois acomoda com tranquilidade os dois estúdios fotográficos que funcionam simultaneamente, uma sala de edição de vídeos produzidos pelo sistema Full HD, de altíssima qualidade. "A mudança para cá não trouxe embutida o encarecimento de nossos serviços. Vale a pena vir aqui e conferir, tenho certeza que as pessoas vão confirmar o que estou falando", garante Hernani.
E neste mês de abril em que comemora o primeiro ano de atividades no novo endereço, o Hernani Fotografia Profissional está realizando uma promoção incrível com montagens fotográficas grátis e preços imbatíveis em fotos profissionais de estúdio em diversos tamanhos. Vale a pena dar uma passadinha por lá.{{banner-interno}}
Neste domingo, 21, tem bis do stand up "Mais que Dilmais", uma comédia e tanto apresentado pela primeira vez em Cataguases no início de março pelo humorista Gustavo Mendes. O estrondoso sucesso de sua apresentação o traz de volta, agora, em dois horários: às 18 e às 20:30 horas, no Centro Cultural Humberto Mauro, que estará, como na primeira vez, lotado, tendo em vista a grande procura por ingressos. O espetáculo é uma iniciativa do Projeto Usina Cultural que tem produção de Fausto Menta, apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e patrocínio da Energisa, através da Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.Gustavo Mendes, de 23 anos, já imitou Michael Jackson, fez teatro na escola e, atuando como profissional em Juiz de Fora, foi o vencedor do "Show de Talentos da TV Alterosa". Em 2006, lançou seu primeiro show de humor solo "Gerações" e começou a fazer teatro com o Grupo Artes Mineiras. Este ano anunciou, quando esteve em Cataguases em março, que deixará de imitar a Presidente Dilma no programa Zorra Total, mas continuará interpretando a personagem em vídeos produzidos exclusivamente para a internet de onde foi catapultado para a fama.
Fenômeno mesmo antes de chegar à TV Globo, Gustavo Mendes possui uma rara facilidade de provocar o riso solto, a gargalhada fácil sem ser agressivo e usando tiradas espirituosas. Ao lado do músico Júlio Fonseca, ele faz imitações como a da presidente Dilma Rousseff, a mais aguardada pelo público, faz paródias de músicas famosas, conta estórias e brinca com a plateia. Quem já viu, certamente vai querer voltar e quem ainda não assistiu este é, com certeza, o melhor programa para este domingo à noite.
Fotos: Reprodução do Site Usina Cultural - Hernani Fotografia Profissional{{banner-interno}}
A Diretoria da Associação Suburbana de Cataguases realizou uma reunião, na última terça-feira, 16, com o secretário de Esportes Ricardo Dias e os representantes das dezenove equipes que vão disputar o Campeonato de Futebol Suburbano 2013, a fim de conversar e definir algumas questões para que seja iniciada a competição. O encontro em uma sala ao lado da Secretaria Municipal de Cultura, na Praça Rui Barbosa.
Ricardo Dias iniciou a conversa dizendo que o calendário esportivo de 2013 em Cataguases está muito cheio e a cidade possui poucos campos adequados para os eventos, "por isso é necessário criarmos uma programação oficial para o Suburbano, de modo que não prejudique as demais competições", disse o secretário, acrescentando que os uniformes para os jogos serão distribuídos nos próximos dias e que a premiação será de R$ 1.000,00 para o campeão, R$ 500,00 para o vice-campeão e R$ 250,00 para o terceiro colocado. "Além disso, será feita uma grande abertura na Praça Rui Barbosa, o que é inédito na competição", destacou.
Dejair dos Santos Lima, secretário da Associação, propôs aos representantes dos times participantes que fossem classificados para a segunda fase do campeonato os três melhores times das três chaves que contém cinco equipes, os dois melhores da chave que possui apenas quatro equipes inscritas e o time que fizer a melhor campanha. Mas essa proposta gerou grande discussão entre todos os presentes, pois uns eram a favor da proposta, outros não concordavam e alguns a aceitariam se fossem sorteadas as chaves novamente.
O presidente da Associação Manoel Carlos Carneiro Moraes tentou mediar um acordo entre todos os presentes, mas não obteve sucesso, e, depois de quase trinta minutos de discussão, a reunião foi encerrada. Ficou decidido pela Diretoria da Associação que o campeonato será realizado de acordo com a proposta inicialmente apresentada por Dejair, conforme revelou Manoel, finalizando o encontro em seguida com a informação de que "o Campeonato terá início no dia 26 de abril".
Fotos: Paulo Victor Rocha{{banner-interno}}