Uma adolescente de 16 anos foi esfaqueada durante uma briga entre vizinhos, no bairro Santa Terezinha, em Muriaé (61 km de Cataguases) na noite desta terça-feira, 18 de setembro. Segundo a Polícia Militar (PM), a menor sofreu um corte no antebraço esquerdo, e teria sido atingida ao tentar proteger a tia, de 40 anos, que se envolveu em uma discussão com a autora da facada, de 19 anos, que foi detida.
A adolescente foi atendida no Hospital São Paulo (HSP) e liberada em seguida. Em entrevista à Rádio Muriaé, o militar, sargento Oliveira, disse que o fato aconteceu cerca de duas horas após um atrito inicial entre as envolvidas, ocorrida no fim da tarde, por discordâncias referentes a questões de convivência.O policial informou que a PM esteve no local dos fatos no primeiro momento, devido ao "atrito verbal", mas que a situação já estava apaziguada e não houve necessidade de condução à delegacia. Porém, horas depois as vizinhas voltaram a se desentender, ocasião em que a adolescente acabou ferida. Ele detalhou que a autora foi contida por populares, sendo a faca apreendida.
De acordo com a PM, a tia da menor disse que a jovem de 19 anos a atacou com a faca e sua sobrinha foi atingida ao lhe defender. Já a detida afirmou que foi ofendida verbalmente por vizinhos durante discussão, e que ao sair de casa foi agredida pela menor e sua tia. {{banner-interno}}
Conforme os militares, testemunhas confirmaram a versão da mulher de 40 anos, e todas as envolvidas foram levadas à delegacia do bairro Safira. Foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e as partes deverão comparecer ao Juizado Especial Criminal posteriormente. (Fotos: Rádio Muriaé)
"Educativa". Assim o vereador Rogério Ladeira, define a lei de sua autoria que acaba de entrar em vigor e que vai proibir no âmbito do município de Cataguases, o uso de canudinhos de plásticos. A lei que recebeu o número 4.529/2018, foi sancionada pelo prefeito Willian Lobo de Almeida no último domingo, 16 de setembro, mas as empresas que comercializam este produto, bem como bares e restaurantes, terão prazo até 31 de dezembro deste ano para se adequarem, informa o texto legal.
A partir da nova data somente será permitido o uso de canudinhos de papel reciclável, de metal ou outro material que não provoque dano ao meio ambiente. Em entrevista ao Site do Marcelo Lopes, Rogério, disse que a iniciativa coloca Cataguases como uma das pioneiras neste assunto. "Se não me engano, somente o município do Rio de Janeiro e, agora, o nosso, dispõem de uma legislação específica sobre a utilização de canudinhos que elimina os de plástico", disse.O vereador lembra também que seu objetivo ao propor a lei foi educativo, uma vez que é preciso "fortalecer e ampliar a consciência ambiental em todos nós para evitar a destruição do planeta", diz. E continua: "Quero ressaltar que são as pequenas ações, como esta nossa, que causam os maiores efeitos. Porque um canudinho de plástico, pode nos parecer inofensivo, mas solto na natureza pode matar animais e comprometer certos nichos de vida, inclusive vegetal", analisa Rogério (foto ao lado). {{banner-interno}}
Para os desobedientes, a lei prevê inicialmente uma advertência, conta o vereador. Em caso de reincidência, será aplicada uma multa no valor de 1 UFM (Unidade Fiscal do Município) que hoje é de R$ 309,46. Uma nova transgressão à lei, o valor da multa dobra. Segundo apurou a reportagem junto a comerciantes da cidade, a produção de canudinhos recicláveis ainda é insuficiente para atender a demanda, além do custo mais alto. Mas a expectativa é de que até a data em que a adequação começará a ser exigida em Cataguases esta situação esteja mais competitiva.
A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) promoverá a sexta edição do "Mutirão Direito a Ter Pai". A ação, que será realizada no dia 23 de novembro, em Cataguases e em outras 42 comarcas do interior do Estado, além de Belo Horizonte, tem o objetivo de garantir à criança, ao adolescente e ao adulto, o direito a ter o nome do pai em seu registro de nascimento.
O mutirão também possibilitará o reconhecimento da maternidade, nos casos em que a pessoa não tem o nome da mãe em seu registro de nascimento. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais também participa da ação com a equipe do Centro de Reconhecimento de Paternidade (CRP) e com a cessão gratuita dos exames de DNA.
Reconhecimento socioafetivoA novidade deste ano é a possibilidade da realização do reconhecimento socioafetivo, ou seja, o Provimento 63 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) garantiu, independentemente de laço consanguíneo, o direito de realizar o reconhecimento voluntário da paternidade/maternidade, desde que exista uma relação de afeto estabelecida pela convivência, exercendo os direitos e deveres inerentes à posição paterna ou materna. Além disso, o reconhecido não pode já ter o nome do pai ou da mãe em seu registro de nascimento.
Ter o nome do pai na certidão de nascimento é um direito fundamental da criança e do adolescente garantido na Constituição e no Estatuto da Criança e do Adolescente. Além do valor afetivo, o registro paterno assegura direitos, tais como recebimento de pensão alimentícia e direitos sucessórios. {{banner-interno}}
MutirãoPara participar, a mãe da criança ou a pessoa maior de 18 anos em busca do reconhecimento de sua paternidade, deve fazer o cadastro prévio, na Defensoria Pública em Cataguases, até o dia 31 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 12h às 16h. Os documentos básicos para o cadastro são: certidão de nascimento do menor, RG, CPF (obrigatórios para maiores de 16 anos) e endereço completo da mãe, além de nome e endereço completo do suposto pai.
O pai será notificado para comparecer na Defensoria Pública no dia do mutirão para reconhecer espontaneamente o filho ou fazer o exame de DNA, caso seja necessário. Durante o "Mutirão Direito a Ter Pai" serão realizados gratuitamente exames de DNA, com coleta feita por profissionais de saúde, reconhecimento espontâneo de paternidade e socioafetivo. (Foto: Pixabay/Uso livre)
Após o sucesso do primeiro curso, realizado no início deste ano, a Master Trainer em Programação Neurolinguística (PNL) e Master Coach Internacional Maria Letícia Leite, pioneira nesta área no estado do Rio de Janeiro, voltará a realizar o Curso de PNL em Cataguases, com início neste final de semana, a partir de 21 de setembro. Neste sentido, as inscrições continuam abertas.Através de módulos, o curso tem o objetivo de conduzir a uma nova percepção de vida, melhorar a comunicação e o desempenho em relações pessoais e profissionais, aumentar o potencial de auto-confiança e liderança, auxiliar na criação de metas ousadas através da boa formulação de objetivos e muito mais.
Todos os módulos são ministrados pela própria Maria Leticia, profissional na área há mais de 30 anos, e estarão acontecendo em três finais de semana: 21, 22 e 23/09; 05 e 06/10 e, por fim, nos dias 19 e 20/10. As inscrições podem ser feitas pelo telefone através dos números (32) 9 8401-2761 e (32) 9 8441 4788.
Assista ao vídeo abaixo após as fotos.
Parentes, amigos e policiais estâo à procura de Yuri Ambrósio da Silva Vitorino de Souza, 20 anos de idade, que está desaparecido desde o começo da tarde desta segunda-feira, 17 de setembro, quando saiu da casa de sua mãe.
Segundo informou a Delegacia de Polícia Civil de Cataguases, o rapaz é portador de problema mental e reside no Bairro Colinas em Cataguases. Ele estava usando bermuda colorida, blusa preta, chinelo de borracha e casaco verde.
Qualquer informação sobre o seu paradeiro pode ser feita diretamente pelos telefone 181 (disque-denúncia) e 190 (Polícia Militar) de forma anônima.