Uma solenidade rápida realizada na noite desta segunda-feira, 22, na Câmara Municipal de Santana de Cataguases, marcou a transmissão de cargo no Legislativo e a posse do novo prefeito. O Legislativo Municipal está agora com novo presidente, o vereador Walto Dutra de Andrade que assumiu no lugar Gumercindo Augusto Resende, empossado prefeito na vaga de Jucélia Baesso, destituida do cargo pela Justiça Eleitoral de Minas Gerais por ter sido condenada culpada em processo por abuso de poder econômico durante sua campanha eleitoral. Em quinze minutos a sessão solene da Câmara, que começou pouco depois das 19 horas, foi concluída. Os dois novos empossados não discursaram preferindo salientar, após a cerimônia, que ocupam os cargos provisoriamente. O novo presidente da Câmara, inclusive, fez questão de dizer que nada vai mudar "porque acredito que Jucélia vai voltar à Prefeitura e com isso, deixarei a presidência para o companheiro Gumercindo", disse.
Em entrevista ao Site do Marcelo Lopes, Waltinho do Jerônimo, como é mais conhecido o novo presidente da Câmara Municipal de Santana de Cataguases, é filiado ao PV, tem 62 anos de idade e está em seu terceiro mandato. Ele revelou que vai dar continuidade ao trabalho de seu antecessor, Gumercindo Resende, "que vinha modernizando e equipando a Câmara para melhorar a qualidade do serviço prestado". E assegurou que vai manter a normalidade dos serviços repetindo estar "aguardando a volta da Jucélia, que é a nossa maior expectativa", finalizou. {{banner-interno}}
Dois homens encapuzados mataram na noite desta segunda-feira, 22, por volta das 19 horas, o proprietário do Mercado Boa Compra, José Divino de Aredes, com idade aproximada de 50 anos, segundo informações colhidas no local pela Polícia Militar. O crime – com características de execução - aconteceu dentro do Mercado, que fica na Avenida Sizenando Dutra de Siqueira, próximo à entrada do Bairro Sol Nascente, em Cataguases. De acordo com testemunhas, dois homens estacionaram uma moto vermelha, modelo Bross, da Honda, em frente ao mercado. Lá dentro estava José Divino, sentado na posição do Caixa e um funcionário na mesa usada pela vítima. Os criminosos entraram no mercado encapuzados, sem dizer palavra e um deles disparou vários tiros em José Divino fugindo em seguida. Pelo menos três deles acertaram seu peito e cabeça. Ele foi levado ainda com vida ao Hospital de Cataguases, mas não resistiu.
A Polícia Civil também foi acionada e os investigadores Leonardo, Rafael e Donizeti fizeram uma vistoria no local à procura de pistas deixadas pelos criminosos, conversaram com as testemunhas e ao sair disseram ao Site do Marcelo Lopes que iriam confirmar algumas informações obtidas. A Polícia Militar, que chegou logo após o homicídio, isolou a área e mantém uma viatura de plantão enquanto aguarda a chegada dos peritos para examinarem a cena do crime.
Vizinhos da vítima informaram à reportagem do Site do Marcelo Lopes que não havia "aparentemente" motivo para o crime. Segundo estas mesmas fontes, "Zé Divino" como era conhecido, nasceu e viveu em Muriaé onde também foi dono de um mercado até pouco tempo, de acordo com as informações prestadas por moradores das imediações. Quando comprou o Mercado Boa Compra, passou a morar dentro do imóvel e nos finais de semana ia para sua cidade natal rever sua família, conforme apurou a reportagem. Em Cataguases, ainda de acordo com depoimento das pessoas que conviviam com ele, Zé Divino é pai de um filho, fruto de um relacionamento que mantinha com uma mulher que estaria em estado de choque com a sua morte.{{banner-interno}}
Proprietário do Mercado Boa Compra foi assassinado com três tiros a queima roupa.{{banner-interno}}
O município de Recreio será o primeiro do Estado de Minas Gerais a receber o projeto "Circo SESI", do Serviço Social da Indústria, órgão do Sistema FIEMG, graças a uma parceria com a Prefeitura. O circo fará exibições nas escolas estaduais e municipais de Recreio, durante três dias, a partir desta terça-feira, 23. Serão beneficiadas as escolas estaduais Presidente Carlos Luz (distrito de Conceição da Boa Vista) e a Olavo Bilac. As municipais integrantes do projeto são a João Damasceno Ferreira e Professora Nice Damasceno de Almeida Muniz. A iniciativa marcará a chegada da Escola Móvel da Fiemg à cidade, com nove cursos de iniciação profissional que serão ministrados gratuitamente na cidade para a população com início no dia 29 de abril e término em 29 de maio, contou o Prefeito Ônio Fialho Miranda "Oninho". Conheça o projeto "Circo SESI"O projeto Circo SESI traz de forma inédita, interativa e pedagógica uma série de intervenções e apresentações artísticas com caráter circense, tendo como temática a valorização da indústria, suas profissões, além de saúde e segurança no trabalho. Serão realizadas 100 intervenções artísticas no Estado, sendo dez grandes apresentações em praça pública, em um período de 120 dias, contando, inclusive com a atuação de artistas do Circo de Soleil.
A diretora artística do projeto, Samira Ávila, adianta que o conceito envolve a capacidade lúdica da linguagem circense como potencial de comunicação com o público. "Desenvolvemos a ideia de uma trupe circense que viaja pelo interior de Minas cujo roteiro narra histórias relacionadas à indústria, ao trabalhador e à aprendizagem. Contamos com a atuação de cinco artistas circenses cômicos", descreve.
As apresentações terão tempo médio de 25 minutos. A parte teatral e circense será complementada com trilha sonora especial, que inclui músicas inéditas e paródias. No caso das intervenções para a Escola Móvel, elementos reais vão compor a narrativa. "Vamos trabalhar depoimentos de ex-alunos do programa. Percebemos nestas falas que a chegada da Escola coincidiu com um momento de vida com poucas perspectivas de futuro ou de mudança imediata. Para estas pessoas, portas foram abertas com a conclusão dos cursos. Vamos compartilhar estas experiências", explica Samira.
Na avaliação de Joana d’Arc, consultora da Escola Móvel, a proposta é agregar caráter cultural ao programa educacional de geração de renda. "Além do importante acesso à cultura, o projeto vai contribuir para o esclarecimento do que é o Sistema FIEMG como um todo, ao mesmo tempo em que vai anunciar a chegada da Escola Móvel no município em questão. Os adolescentes são importantes formadores de opinião junto a seus familiares", observa.
Além da Escola Móvel, outros programas do Sistema FIEMG estarão representados no Projeto Circo SESI. A iniciativa busca mostrar, principalmente, a importância da indústria e de seus trabalhadores para a sociedade. O público irá receber também um gibi com informações sobre os temas abordados.(Foto cedida pelo SESI){{banner-interno}}
Toma posse nesta segunda-feira, 22 de abril, às 19 horas, como prefeito de Santana de Cataguases, o atual presidente da Câmara Municipal, Gumercindo Augusto de Resende. Ele substitui Maria Jucélia Baesso Procaci, que foi destituída do cargo após ser julgada e condenada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais por abuso de poder econômico e captação ilícita de votos. Gumercindo, 53 anos de idade, é produtor rural e cumpre seu segundo mandato como vereador. Foi eleito com 207 votos, ou 7% dos votos válidos e por isso, candidatou-se e conquistou a presidência do Legislativo Municipal onde, em três meses de mandato, fez melhorias significativas como a instalação de um sistema interno de som, adquiriu novo mobiliário e autorizou a transmissão via internet das sessões da Câmara. Sobre o novo cargo que passará a exercer logo mais, Gumercindo disse em entrevista exclusiva, esta manhã, à reportagem do Site do Marcelo Lopes, ter recebido a notícia de que será empossado prefeito com "surpresa e ao mesmo tempo triste porque a Jucélia não merecia isto". E acrescentou dizendo que ficará "pouco tempo no cargo porque acredito que a Jucélia voltará para a Prefeitura". Apesar deste momento delicado, Gumercindo diz estar preparado para assumir o Executivo Municipal e revela os planos como prefeito. "Vamos continuar com os programas em andamento e a população pode ficar tranquila porque não será prejudicada. Nada vai ficar parado", garantiu. De acordo com o futuro prefeito, a estabilidade está garantida e todas as obras e ações iniciadas por Jucélia seguirão o cronograma previsto.
Esta noite na Câmara, Gumercindo Resende abrirá a sessão solene e dará posse ao vice, Walto Dutra de Andrade, o Waltinho do Jerônimo, como é mais conhecido, como presidente daquela Casa Legislativa. Em seguida ele será empossado prefeito de Santana de Cataguases. Para sua vaga na Câmara vai assumir o primeiro suplente, José Hélio da Silva. Sua posse, porém deverá acontecer após o dia 1º de maio, conforme prevê o Regimento Interno. De acordo com informações obtidas por correligionários de Jucélia Baesso, prefeita destituída, ela aguarda a conclusão, por seus advogados, do recurso que vai impetrar junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, pleiteando novo julgamento. Caso seja aceito há informações seguras de que irá pedir uma liminar para voltar ao cargo e aguardar o julgamento do recurso pelo TSE exercendo as funções de prefeita. NOTA DA REDAÇÃO: Os comentários referentes às notícias de Santana de Cataguases estão suspensos até a normalização da situação político-administrativa naquele município. .{{banner-interno}}