Em uma viagem recente fiquei em um hotel que oferecia Wi-Fi grátis. Mas havia um problema: a rede era horrível. A velocidade me lembrou meu velho modem 56K, mas sem a mesma consistência na conexão.Não preciso dizer que era impossível trabalhar com uma conexão assim, e isso era um problema. Felizmente estou sempre preparado para estes obstáculos tecnológicos, e você também pode estar. Se você se deparar com uma conexão Wi-Fi ruim em um hotel, experimente uma das soluções a seguir:1. Peça à recepção para resetar o roteador. Se você sequer consegue se conectar, ou a conexão cai a toda hora, o problema pode estar no roteador. Ligue para a recepção e, educadamente, pergunte se eles podem resetar o roteador de seu andar ou quarto. Aguarde 5 a 10 minutos e tente se conectar novamente.2. Veja se é possível usar uma conexão cabeada. Muitos quartos de hotel tem uma porta Ethernet em uma escrivaninha, perto das tomadas, o que permite que você contorne os problemas com o Wi-Fi e se conecte diretamente à rede local. Se você não tem um cabo de rede na mala, ligue para a recepção e pergunte se podem lhe emprestar um. Se você precisar compartilhar a conexão como um tablet ou smartphone, instale no PC um programa como o Connectify Hotspot, que irá transformá-lo em um "roteador Wi-Fi virtual". Uma alternativa é levar na mala um roteador compacto como o TL-WR702N, da TP-Link, e criar sua própria rede Wi-Fi exclusiva no quarto.
3. Vá ao Lobby. É possível que a rede Wi-Fi do hotel seja boa, mas sua conexão é ruim porque seu quarto está longe demais do roteador ou repetidor. Experimente se conectar em uma sala de conferência, "business center" ou no lobby/recepção e veja se a situação melhora.4. Arranje um hotspot portátil pré-pago. Esta é uma boa dica para quem viaja constantemente aos EUA. Estes aparelhinhos conseguem acessar as redes 4G das operadoras locais e compartilhar a conexão via Wi-Fi como seus aparelhos. Mas não os compre nas grandes operadoras (AT&T, T-Mobile, Verizon) pois elas geralmente irão tentar lhe amarrar a um plano mensal ou contrato de dois anos. A solução é usar um hotspot pré-pago (conhecido nos EUA como "Pay as you go") de empresas como a DataJack, TruConnect ou Virgin Mobile, que geralmente custam menos de US$ 100 e já incluem uma franquia de dados (que varia de operadora para operadora). Outra opção é o hotspot Photon da FreedomPop, que custa US$ 89 e inclui 500 MB de dados grátis. Mas antes de contratar o serviço, consulte no site a disponibilidade na região onde você pretende usá-lo. 5. Use o recurso de "Roteador Wi-Fi" ou "Hotspot pessoal" de seu smartphone. Se você está viajando no Brasil e dentro da área de cobertura de sua operadora, pode compartilhar a conexão 3G de seu smartphone com seus outros aparelhos. Pode não ser a opção mais rápida disponível, mas geralmente é suficiente para baixar e-mails e trocar alguns documentos com colegas distantes. Num aparelho com Android 4.0 você encontra este recurso em Configurações / Redes / Roteador Wi-Fi. Num iPhone ele fica em Definições / Geral / Rede Móvel / Hotspot pessoal.
Em ambos os casos você poderá modificar o nome da rede Wi-Fi que será criada, e até mesmo proteger o acesso a ela com uma senha (uma ótima idéia). Só tenha em mente que este recurso irá esgotar a bateria de seu smartphone MUITO rapidamente, o ideal é usá-lo com o aparelho plugado à tomada, ou por curtos períodos de tempo se isso não for possível.Mas atenção: nunca ative o tethering em um smartphone se você estiver fora do país e não tiver um plano específico para dados internacionais com sua operadora. Mesmo alguns poucos MB de dados em roaming internacional podem resultar em contas astronômicas e um ataque cardíaco no final do mês. Na verdade, antes de uma viagem internacional o ideal é desligar a conexão de dados em roaming, para evitar surpresas: num Android 4.0 vá em Configurações / Uso de Dados, tecle Menu e desmarque a opção Roaming de Dados.Se você precisar ter o smartphone sempre online, e um ocasional hotspot Wi-Fi não é o suficiente, o melhor a fazer é ir até a loja de uma operadora local e adquirir um SIM-Card com dados e minutos pré-pagos.6. Encontre o restaurante, confeitaria ou cafeteria mais próximos. Quando tudo mais falhar, a solução é procurar um outro ponto de acesso público. Confeitarias e cafeterias (como as lojas da rede Starbucks) são uma boa aposta. Um app localizador de hotspots (procure por Wi-Fi Finder na loja de aplicativos de seu aparelho) pode ajudar no processo. Veja também nossas dicas para se manter seguro em uma rede aberta.
O Word 2013 tem vários recursos novos ou aprimorados, cobrindo da criação à leitura, edição e colaboração na produção de documentos (leia nosso review do Office 2013 para saber mais). Mas melhor de tudo é que a Microsoft tornou eles mais fáceis de usar. Mostramos a seguir os 10 melhores recursos no programa, em nossa opinião. Eles podem não parecer muita coisa, mas fazem a diferença na produtividade no dia-a-dia.1. A aba DesignO Word 2007 e o Word 2010 adicionaram recursos interessantes na formatação de documentos, mas eles estavam espalhados pela interface e eram difíceis de usar. A aba Design no Word 2013 consolida todas as ferramentas de design em um só lugar, tornando-as mais fáceis de encontrar. A Microsoft também adicionou um elemento visual à ferramenta de formatação de documentos, para que você possa ver como um tema ou estilo vai ficar em seu documento (basta pairar o cursor do mouse sobre ele) antes de aplicá-lo. Você também pode modificar os temas, cores e fontes ao seu gosto, e quando chegar a algo que lhe agrade basta clicar na opção Definir como padrão, dentro da aba Design, para que essa combinação seja a padrão para todos os novos documentos.
2. Guias de alinhamentoSe nas opções de layout de uma imagem (ou de objetos como um gráfico ou SmartArt) você escolher uma disposição como "Quadrado", guias de alinhamento (as linhas verdes na imagem abaixo) irão surgir mostrando quando uma imagem está alinhada com o topo de um parágrafo ou título. Com isso é moleza alinhar texto e imagens e você não precisa mais recorrer ao "olhômetro". As guias também mostram quando o objeto está alinhado com pontos chave da página, como as margens esquerda ou direita.
3. Modo de leituraSe você usa mais o Word para ler documentos do que para criá-los, vai gostar do Modo de Leitura, que automaticamente coloca o documento em tela cheia e oculta as barras de ferramentas de edição e formatação. Clique nas setas na tela para trocar de página (ou, em uma tela sensível ao toque, faça um gesto da direita para esquerda com o dedo), ou mude o modo de exibição para Layout do Papel (emModo de Exibição / Layout) para rolar a página verticalmente. Dê um clique com o botão direito do mouse em uma palavra desconhecida para ver sua definição (usando o dicionário integrado ao Word) e dê dois cliques em uma imagem, tabela ou gráfico para ampliá-lo.
4. Colaboração simplificadaSe você colabora com outras pessoas na criação de documentos do Word, sabe como rapidamente as discussões podem se tornar difíceis de acompanhar, já que o Word trata cada comentário como se fosse um novo tópico.Mas no Word 2013 é possível responder diretamente a um comentário clicando no ícone da "folha" ao lado dele. Com isso você pode ter toda a discussão, que aparece como um pequeno balão à margem do documento, sobre determinado ponto dentro de uma única caixa de comentário. Também é possível proteger o recurso de Controle de Alterações com uma senha, evitando que ele seja inadvertidamente (ou propositalmente) desativado. E com o novo recurso Marcação Simples é mais fácil ocultar marcações complexas e visualizar a versão "final" do documento. É possível alternar entre os modos (Marcação Simples, Toda a Marcação, Sem Marcação, Original) em um menu na aba Revisão.
5. Edição de PDFs dentro do WordO Word 2013 não só permite abrir um documento em PDF, como também permite editá-lo sem a necessidade de um aplicativo extra. Você também pode editar os dados dentro de tabelas e mover imagens no documento. Quanto terminar você pode salvar o documento no formato PDF ou como um documento do Word. É um recurso essencial para quem trabalha com PDFs com frequência.6. Opções de layout mais acessíveisNo Word 2013 há novas opções de layout que tornam tarefas como fazer o texto "fluir" ao lado de uma ilustração muito mais fáceis. Quando você clica em uma imagem, gráfico ou SmartArt um ícone de Opções de Layout aparece à sua direita. Clique sobre ele para abrir um pop-up onde você pode controlar como o texto e imagem interagem, e ver os resultados em tempo real. Você também pode fazer a imagem se mover junto com o texto ou fixar sua localização na página. E clicando no link Ver mais você abre a velha janela Layout, com mais opções para o posicionamento do objeto na página.Como nos outros aplicativos do Office 2013, um painel de formatação surge quando você clica com o botão direito do mouse sobre uma imagem ou objeto e escolhe a opção Formatar imagem... ou Formatar objeto... no menu. Ao trabalhar com imagens você pode fazer de ajustes básicos como brilho, nitidez ou saturação a operações mais complexas, como aplicar efeitos de perspectiva, rotação 3D, brilho e sombras.
7. Novas ferramentas para lidar com bordas em tabelasFormatar uma tabela com bordas em diferentes espessuras e estilos sempre foi um problema. Mas a ferramenta Pincel de Borda torna isso muito mais fácil. Para acessá-la clique na tabela e em Ferramentas de Tabela / Design / Pincel de Borda na barra de ferramentas. Basta escolher um estilo e espessura de linha, uma cor para a "caneta" e pintar as bordas da tabela clicando e arrastando o mouse sobre elas. Você também pode escolher entre estilos de tabela e bordas pré-definidos.
8. Mais recursos para tabelasAs ferramentas para tabelas no Word sempre foram fracas, mas o Word 2013 finalmente resolve o problema. Para adicionar uma nova linha à uma tabela basta parar o cursor do mouse à esquerda da tabela, no ponto onde quer que a linha seja inserida. Um ícone de (+) irá aparecer, e basta clicar nele.E o mesmo recurso pode ser usado para inserir colunas. O ícone Excluir na mini barra de ferramentas que surge ao clicar com o botão direito do mouse sobre uma tabela torna fácil excluir linhas, colunas ou até a tabela inteira.
9. Ocultar e expandir seções de um documentoPode ser difícil lidar com documentos longos, especialmente se você estiver trabalhando apenas em uma pequena porção dele. O Word 2013 permite que você oculte ou expanda seções de um documento, o que lhe permite ver apenas os trechos de que precisa.Para isso, os títulos do documento devem estar formatados usando os estilos pré-definidos do Office (Título 1, Título 2, etc...). Depois basta parar o cursor do mouse logo à esquerda do título e um pequeno triângulo surgirá. Clique nele para ocultar ou expandir todo o texto até o próximo título. Clique com o botão direito do mouse sobre um título e use o menu Expandir/Recolher para ter mais controle sobre este recurso.
10. Apresentações onlineO Office Presentation Service permite que você apresente seu documento online. Você precisa estar logado em sua conta da Microsoft para acessar este recurso. Quando estiver pronto para compartilhar o documento clique em Arquivo / Compartilhar / Apresentar Online / Apresentar Online para enviar seu documento para a nuvem. Você receberá um link que pode enviar via e-mail aos participantes. Eles poderão fazer comentários durante a apresentação, e até criar e baixar uma versão em PDF do documento se quiserem.{{banner-interno}}
A greve realizada pelos servidores da 1ª Instância do Tribunal de Justiça de Minas Gerais desde o dia 16 de março continua em vigor, já que até agora nenhum acordo foi firmado visando o cumprimento das reivindicações feitas pela categoria, que busca melhor condição de trabalho e a valorização dos profissionais.
Conforme revelou Sandra Dias, delegada sindical e funcionária do Fórum de Cataguases, que também aderiu à paralisação, "o Tribunal propôs uma gratificação de R$130,00 por mês, mas isso é pouco, pois, com os descontos, receberemos cerca de R$70,00. Além disso, ele disse que cumprirá o pagamento da data base e do vale lanche, contudo isso já está previsto em lei, inclusive o último é determinação do Conselho Nacional de Justiça", completou.
Com a paralisação, o atendimento aos cidadãos no Fórum de Cataguases está reduzido a 30% (trinta por cento) da capacidade normal e só estão sendo resolvidos os casos de urgência e emergência. Na próxima terça-feira, 23, uma nova assembleia será feita em Belo Horizonte às 10h30 h, onde novamente se buscará um acordo, mas enquanto isso "a greve continua até conseguirmos nossos objetivos, por isso, pedimos à população que tenha paciência, uma vez que buscamos boas condições de trabalho para melhor atendermos a todos", destacou Sandra.
Ela também revelou que existem muitas reclamações no que diz respeito aos atrasos nos andamentos processuais. "Isso se deve à quantidade insuficiente de juízes e servidores para atender aos trabalhos dessa Comarca e só se resolve o problema com a realização de um mutirão. Enfim, são diversas questões que nos levaram à greve, e nos próximos dias saberemos se ela termina ou persiste, dependendo do que for dito na assembleia do dia 23", finalizou.{{banner-interno}}
A secretária municipal de Educação, Luciana Barbosa Moreira, e os professores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental da rede municipal estiveram reunidos, na noite da última segunda-feira, 22, no salão da Igreja Metodista da Avenida Astolfo Dutra, para dar início aos estudos que visam adotar a proposta do "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa" (PNAIC), compromisso formal assinado pelos governos federal, estadual e municipal que prevê a alfabetização da criança em Língua Portuguesa e Matemática até os oito anos de idade.
Em Cataguases, as orientadoras de estudo são Sandra Moutinho, Rosimere Prata e Sônia Graciolli, respectivamente professoras do 1°, 2º e 3º ano. Elas terão cursos dados pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e todo o conhecimento adquirido lá será repassado aos demais professores, que também receberão bolsas de estudos mensais de R$ 200,00, contanto que tenham frequência nos encontros e obtenham bons resultados nas avaliações.Luciana Moreira disse que "o material que vamos receber para o curso é riquíssimo, a equipe está engajada, mas depende principalmente das professoras o sucesso do trabalho. Essa dedicação é imprescindível", declarou ela, que também destacou a importância da capacitação "para a troca de experiências e de vivências em busca da excelência dos resultados. Desejo que a cada encontro vocês possam proporcionar bons momentos e reflexões às colegas e às orientadoras", concluiu a secretária.
O próximo encontro dos professores com os orientadores está marcado para segunda-feira, 29, às 18 horas, no salão da Igreja Santa Rita, ao lado da casa paroquial, e, de 7 a 9 de maio, os orientadores vão buscar novas informações na UFJF. Cerca de 90% dos municípios brasileiros aderiram ao PNAIC e o Ministério da Educação pretende repassar mais de R$ 1 bilhão para projetos de capacitação de professores pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e de concessão de bolsas para profissionais da educação e para o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos, entre outras medidas. Em 2013, o foco destes cursos será Língua Portuguesa e, no ano seguinte, Matemática. (Fotos: Paulo Victor Rocha) {{banner-interno}}
A Polícia Civil ainda não tem novas pistas nem informações sobre os suspeitos do crime ocorrido na noite desta segunda-feira, 22, em Cataguases que matou, com cinco tiros à queima roupa, José Divino de Aredes (foto), 49 anos e proprietário do Mercado Boa Compra, no Bairro Pampulha. De acordo com os investigadores que estão trabalhando no caso, "há muita informação desencontrada" além de ninguém ter visto o rosto dos autores dos disparos. Não há consenso, até agora, nem a respeito da cor da motocicleta utilizada pelos bandidos, nem sobre a direção que seguiram após terem efetuado os disparos, informaram os policiais.Até agora, o motivo do crime continua aberto, mas as suspeitas apontam para problemas com mulheres e negócios escusos. Outra informação que chama a atenção da Polícia é o fato de Zé Divino não ter passagem na polícia, o que teoricamente elimina a possibilidade de o crime ter sido um acerto de contas. Ele nasceu em Miradouro, morou em Muriaé a maior parte de sua vida, onde casou e teve duas filhas, mas vivia em Cataguases havia seis anos, desde a aquisição do mercado e só ia a Muriaé nos finais de semana, de acordo com informações prestadas por vizinhos. Em Cataguases, segundo apurou a Polícia, ele mantinha um relacionamento com uma mulher que morava próximo ao mercado e com quem teve uma filha, de cerca de um ano de idade.
Há informações ainda não confirmadas de que ele teria outros relacionamentos extra-conjugais e, por isso, a Polícia Civil trabalha com a hipótese de ter sido esta a causa de sua execução. Outra hipótese, ainda considerada pouco provável pela Polícia Civil, já que não há até o momento nenhuma pista neste sentido, é que seu assassinato esteja ligado a dívidas ou a negócios escusos. Zé Divino levou três tiros na cabeça e dois no peito e morreu ao dar entrada no Pronto Socorro Municipal. {{banner-interno}}