O SENAI está com inscrições abertas para seu processo seletivo. A unidade de Cataguases é uma das mais tradicionais de Minas Gerais e por ela já passaram milhares de alunos que conquistaram uma profissão e hoje são profissionais respeitados no mercado de trabalho. Além disso, o SENAI ensina lições de cidadania e de convivência, formando cidadãos. A escola prima pela disciplina, certamente o primeiro requisito para o sucesso de quem almeja trabalhar em uma empresa.
Com cerca de 900 alunos, atualmente, o SENAI em Cataguases é dirigido por Maria Augusta Ribeiro Fróes que revela os cursos com inscrições abertas para o processo seletivo. "Estamos oferecendo cursos de Aprendizagem nas seguintes áreas: Processos Administrativos, Manutenção Mecânica Industrial, Instalação Elétrica Industrial, Corte e Costura, Tornearia Mecânica, Ajustagem Mecânica e Eletromecânica", revelou a diretora. O prazo para se inscrever termina no próximo dia 30 de abril e para isto o interessado deve acessar o site www.senaimg.com.br
O SENAI é uma das principais portas de entrada do profissional no mercado de trabalho, conta Maria Augusta. Prova disso são os ex-alunos que hoje são exemplos em suas áreas pelo nível de excelência alcançado durante o curso. É o caso de Hugo Madeira Dias, que concluiu o curso de Aprendizagem em Eletromecânica e ficou em segundo lugar no Prêmio Destaque SESI-SENAI-2012, competição entre os SENAIs de Minas Gerais. Ele revela ter aprendido muito no SENAI, escola que qualificou como sendo "diferenciada, disciplinada e que prepara os jovens para um futuro promissor dentro do mercado de trabalho". E completou dizendo esperar que "o Centro de Formação Profissional José Ignacio Peixoto (nome do SENAI em Cataguases) possa se destacar cada vez mais através de Gerentes, Pedagogas, Supervisores, instrutores e alunos".
Outro ex-aluno, Rafael Pedrosa, que sagrou-se campeão do Prêmio Destaque ano passado em sua área profissional, também comenta sobre a escola em que cursou Técnico em Mecatrônica. "O Senai me fez ser uma pessoa melhor, através dele fiz amigos, aprendi lições que poderei usar tanto no campo pessoal, como no campo profissional. Sou imensamente agradecido a todos os meus instrutores por tudo que me foi compartilhado e pela amizade que carregarei comigo de agora em diante", finalizou.
{{banner-interno}}
Músicos de Cataguases, Muriaé, Leopoldina, Itamarati de Minas e Miraí: fiquem ligados!No dia 30 de abril, a Fábrica do Futuro irá lançar uma Chamada Criativa para seleção de sete músicas que ganharão uma versão em videoclipe. Bandas, duplas, cantores, e grupos musicais podem participar, desde que apresentem músicas de sua autoria, que sejam maiores de 18 anos e que residam em uma das cidades citadas acima. A gravação dos videoclipes será realizada no Estúdio-escola da Fábrica do Futuro, sob a coordenação de profissionais experientes e de jovens talentos locais. Mais informações, regulamento e ficha de inscrição a partir do dia 30 de abril no site: fabricadofuturo.org.br/videoclipes{{banner-interno}}
Sábado, 27 de abril, é dia de ir à Chácara Dona Catarina, às 19 horas, para prestigiar o lançamento do livro "Totem e as vanguardas poéticas dos anos 1960/70", de autoria do renomado escritor, poeta e professor Joaquim Branco, que foi um dos contemplados pela Lei Ascânio Lopes de Incentivo à Cultura 2012.
O livro conta a trajetória do Grupo Totem, do qual o escritor participou nos anos 1960 e 70 e publicou diversos textos em consonância com os procedimentos de vanguarda dos movimentos artísticos ocorridos no mundo, que modificaram o comportamento social de meados do século XX.
Segundo o autor, o livro completa uma quadrilogia, que começou com a publicação de "Mercúrio, mensageiros dos novos tempos", que traz a história do Jornal que antecedeu o movimento Verde, continuou com a publicação de "Passagem para a Modernidade", narra a vertente modernista da década de 20 em Cataguases, e passou pela história da revista Meia Pataca, com o livro "A terceira margem", que veio após a Revista Verde, até chegar ao Grupo Totem, que começou na década de 1960.
O sucesso do lançamento é certo, pois, além de adquirir o livro que será vendido a preço especial para a data (R$ 10), os convidados também assistirão à apresentação de poemas feita pela equipe do Proler, com direção do próprio Joaquim, que, ao lançar suas obras, sempre organiza ótimos e surpreendentes espetáculos artísticos. (Foto: arquivo pessoal)
{{banner-interno}}
A Secretaria Municipal de Assistência Social, após uma reunião feita na última quinta-feira, 18, na escola Mundo Encantado, com a presença de líderes comunitários do bairro Taquara Preta e representantes da ASCARGE (Associação dos Catadores de Recicláveis em Geral), vão realizar, no próximo sábado, 27, uma ação de conscientização para a coleta seletiva de lixo naquele bairro, com o objetivo de incentivar os moradores a fazerem a separação de materiais que possam ser reciclados. A Informação foi prestada pelo Coordenador de Proteção Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social, Murilo Matias.
Em reuniões anteriores, sessenta jovens dos programas Adolescente Cidadão, Projovem, além de outros voluntários do bairro São Vicente, foram capacitados para desempenharem essa ação. Eles se dividirão em três grupos e, juntamente com os líderes comunitários participantes do movimento, farão a abordagem das famílias, conversando sobre ecologia e reciclagem. As famílias devem ser orientadas a se mobilizarem para separar os resíduos que possam ser reciclados, para que sejam recolhidos e levados a um local apropriado em um dia marcado para a "grande coleta".A bateria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Taquara Preta vai participar da ocasião, chamando a população para comparecer e também se integrar ao movimento, que terá início no "campinho" próximo à Associação de Moradores do bairro. O coordenador da Proteção Social Básica Murilo Matias disse que "a intenção é conscientizar as pessoas sobre a importância de reciclar e garantir a preservação dos recursos do planeta. Também mostrar que essa ação beneficiará a ASCARGE que está desempenhando um excelente trabalho baseado na filosofia de economia solidária", concluiu. O evento conta com a participação da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.(Fotos ilustrativas)
*Matéria atualizada para acrescentar informação às 16:26 h.
{{banner-interno}}
Após retornar da reunião com Técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), ocorrida no último dia 11, em Brasília, a secretária municipal de Educação Luciana Moreira revelou ao Site do Marcelo Lopes que a construção da creche municipal do bairro Popular está garantida. "Ela será feita a partir de um novo projeto, atendendo às normas técnicas de acessibilidade, segurança e setorização, visando melhor atender a crianças de 0 a 5 anos", revelou Luciana.
A secretária destacou que "a primeira parcela para a edificação do projeto foi disponibilizada em junho de 2012, contudo a obra não iniciou, e, por isso, fomos notificados pelo FNDE e convidados a comparecer à reunião em Brasília para regulamentar a situação. Conseguimos resolver o problema do atraso e garantimos a construção de uma creche baseada em projeto atualizado", explicou Luciana.
A creche será construída no local onde hoje funciona o Matadouro Municipal, que, nos próximos meses, será transferido para nova sede no bairro São Diniz. "Toda estrutura existente lá atualmente será demolida e a Prefeitura vai deixar o terreno plano para que seja construída a creche cuja obra terá início nos próximos meses", completou.Luciana contou ainda que no último dia 19, acompanhou a visita da Secretária de Estado da Educação de Minas Gerais, Ana Lúcia Gazolla ao Colégio Cataguases (Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto) que está em reforma financiada pelo Governo de Minas, juntamente com a Superintendente Regional de Ensino de Leopoldina, Solange Soares Cabral Riguete. De acordo com Luciana a Secretária de Educação de Minas elogiou o trabalho de reforma do prédio histórico.
Nesta sexta-feira, 26, a Secretaria Municipal de Educação de Cataguases vai comemorar o Dia da Educação, informou Luciana Moreira. Segundo ela, neste dia, uma série de eventos será realizada na Praça Rui Barbosa, a partir das 8 horas até às 11 horas. "Lá serão apresentados números de dança, poesia, música e capoeira, entre outras atrações com alunos e a equipe do Proler, e todos estão convidados a participar desta manhã festiva", concluiu. (Fotos: Paulo Victor Rocha){{banner-interno}}