O Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases confirmou esta tarde a presença do sorotipo 4 do vírus da Dengue. A informação foi prestada por Lívia Machado Milani, coordenadora municipal de Epidemiologia, que completou dizendo que esta novidade explica a epidemia em Cataguases. De acordo com ela, "somente a entrada de um novo vírus explicaria o enorme número de casos da doença, inclusive entre aquelas que já haviam sido infectadas pelos sorotipos anteriores". O sorotipo 4 do vírus da dengue foi identificado no Brasil em 2010 e antes desta data ele foi registrado no país pela última vez em 1981.
Lívia Milani também atualizou os números da Dengue em Cataguases. Até esta sexta-feira, 26, haviam sido notificados 1.397 casos confirmados, mas a própria coordenadora do Setor de Epidemiologia admite a existência de subnotificação (pessoas com a doença que não procuram os postos de saúde). "A sensação entre a população é de que um número muito maior de pessoas está com Dengue, exatamente por causa da subnotificação, disse Lívia. Além disso, 551 casos foram confirmados e outros 54 descartados. A situação no município ainda é de epidemia, mas na última semana (de 14 a 20 de abril) o número de casos caiu significativamente, para 26 casos, contra os cerca de 190, revelou a coordenadora.
A dengue fez, na última quarta-feira, 24, sua primeira vítima fatal em Cataguases este ano: Leandro Rodrigues da Silva, 30 anos, que trabalhava em Muriaé como vigilante em uma empresa de transporte de valores. A Secretaria Municipal de Saúde, no entanto, não confirma a causa da morte por Dengue Hemorrágica, uma evolução da doença. Segundo Lívia, "esta constatação está sendo feita por um médico perito em Belo Horizonte, que trabalha na Secretaria de Estado da Saúde". Ela explica que mesmo quando o paciente apresenta sintoma de dengue hemorrágica atestada pelo médico, como ocorreu com Leandro, o diagnóstico completo somente poderá ser dado após o caso passar pela análise de um especialista "que é quem vai cumprir toda uma rotina pré-estabelecida buscando esta resposta. Caso não se confirme a morte será definida como uma complicação da dengue", completou Lívia.{{banner-interno}}
Brasília – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Antonio Dias Toffoli deu prazo de 72 horas para a Câmara dos Deputados prestar informações sobre a proposta que pretende limitar poderes da Suprema Corte. O despacho foi dado nos mandados de segurança apresentados pelo PSDB e pelo PPS, que chegaram ontem (25) à Corte pedindo a suspensão da tramitação do projeto.
O ministro abriu prazo para manifestação antes de decidir o pedido liminarmente alegando que o caso é de "natureza excepcional". O prazo não é considerado no fim de semana, e começa a valer quando a Corte for informada de que a Câmara recebeu o despacho de Toffoli.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33 foi apresentada pelo deputado federal Nazareno Fontelles (PT-PI). O texto foi aprovado nesta semana pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e determina que algumas decisões do STF sejam submetidas ao Congresso Nacional. Também aumenta de seis para noves votos o quórum para declarar inválida emenda constitucional aprovada pelo Congresso.
A proposta foi duramente criticada pelos ministros do STF. Gilmar Mendes chegou a dizer que "é melhor fechar o Supremo" se o texto for aprovado pela Casa. Para o PSDB e o PPS, o texto viola um dos princípios básicos da Constituição, que é a separação entre os Poderes.{{banner-interno}}
A Secretaria Municipal de Educação de Cataguases realizou na manhã desta sexta-feira, 26, na Praça Rui Barbosa, a comemoração pelo Dia da Educação, lembrado em todo o pais no próximo dia 28. Um palco foi erguido na Praça para receber alunos e professores de diversas escolas da rede municipal. Também foram montados estandes das unidades participantes, além de um para a equipe do Proler e outro para aferir a pressão arterial do público. Luciana Barbosa Moreira, secretária Municipal de Educação e sua equipe de auxiliares organizaram toda a estrutura para mostrar um pouco do que o setor realiza no município, revelou ela.
A manhã festiva começou com a execução do Hino Nacional Brasileiro e na sequência o de Cataguases. O primeiro foi interpretado pelo aluno Juliano, da Escola Municipal Professor Lysis Brandão da Rocha, e o segundo pelo coral da Escola Municipal Professora Darcília Guimarães. Em seguida, Luciana destacou a importância da Educação na vida das pessoas e salientou os esforços que estão sendo implementados no município no sentido de melhorar a qualidade da Educação oferecida aos alunos. "Estamos dando início a um trabalho comprometido com o aluno e o professor. O primeiro recebendo um ensino de qualidade e que contribua para transformá-lo num cidadão consciente, e o segundo, buscando valorizá-lo a cada dia porque como professora que sou, conheço muito bem esta realidade e o que, de fato, precisamos para cumprir nossa missão da melhor maneira possível", destacou.
Depois se alternaram no palco diversas apresentações, como a de percussão realizada pelos alunos da escola Manoel Dutra de Siqueira, que arrancou muitos aplausos do público. Um jogral, pelos estudantes da Escola Monsenhor Solindo abordou os sentimentos e na sequência duas coreografias feitas pelos alunos das escolas Lysis Brandão da Rocha e Centro de Convivência de Educação Infantil, respectivamente. Outras escolas também apresentaram números de dança e a Escola Enedina Prata trouxe uma demonstração de Capoeira sob o comando do Mestre Filinho. A festa terminou pouco antes do meio dia.
Veja as fotos na galeria abaixo.{{banner-interno}}
A Escola Técnica de Formação Gerencial – ETFG – em Cataguases, realizou na noite desta quinta-feira, a partir das 19 horas, o primeiro encontro de pais de 2013. A iniciativa faz parte do calendário escolar uma vez por semestre e tem como objetivo aproximar os pais da ETFG e mostrar um pouco das atividades ali desenvolvidas. Neste encontro foi proferida uma palestra pelo professor Rui César Resende de Souza, que tem quarenta anos de experiência em Educação, atual Presidente da Fundação Pitágoras, "braço" da Rede Pitágoras, uma das maiores do mundo.Na abertura do encontro, a diretora da Escola, Olívia Silva, destacou algumas atividades realizadas neste início de ano e lembrou a importância da participação dos pais na rotina escolar. Em seguida apresentou o palestrante da noite, lembrando que a ETFG adota a metodologia educacional da Rede Pitágoras. Rui César é um velho conhecido de Cataguases, cidade que ele visita com frequência desde 2003, conforme revelou. Ele falou sobre "Século XXI: Tempos de Mudança e de Aprendizagem" em que destacou a importância da pessoa manter-se em permanente aprendizado.Poucos minutos antes de iniciar sua palestra Rui César Souza concedeu uma entrevista à reportagem do Site do Marcelo Lopes em que falou sobre o tema que iria abordar com os pais em seguida. "Faremos uma reflexão sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo neste novo século e as oportunidades que nós, afinal, passamos a ter. Quero mostrar a eles que nós temos uma grande oportunidade de ajudar nossos filhos aproveitando os desafios que estão acontecendo", explicou o professor. Segundo ele, neste cenário de muitas mudanças "os filhos precisam muito dos pais que, com sua experiência e seu saber é fundamental para que estes jovens encontrem o melhor caminho e possam potencializar suas habilidades e suas competências", completou o Presidente da Fundação Pitágoras.
A palestra do professor Rui César foi avaliada pela diretora da ETFG, Olívia Silva, como "ótima". Segundo ela, Rui César "traduziu as preocupações das famílias de hoje com serenidade e com muita competência. Com isso, contribuiu para sanar, com certeza, algumas dúvidas de pais sobre como agir neste cenário em que a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas. E, além disso, conseguiu mostrar que a ternura, o diálogo e a conversa, além do permanente desejo de aprender devem ser cultivados por pais e filhos", completou a diretora que já pensa no encontro do segundo semestre. "Estamos analisando alguns nomes para escolher o próximo palestrante", revelou.
{{banner-interno}}
Após quatro horas de negociações, terminou por volta das 19:30 horas desta quinta-feira, 25, a reunião entre a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cataguases e região (Sinserpu) com o prefeito Cesinha Samor e sua equipe. O encontro teve como objetivo discutir as reivindicações apresentadas pelos trabalhadores ao prefeito, conforme revelou a presidente daquela entidade, Maria Lúcia Souza Lima Silva, por telefone, ao Site do Marcelo Lopes. Ela informou também que as negociações foram concluídas e o Acordo Coletivo da categoria será assinado nos próximos dias.
Os servidores municipais de Cataguases vão receber um reajuste salarial de 6,16%, contra os 15% reivindicados. O Ticket Alimentação passa dos atuais R$220,00 para R$250,00 "quase quinze por cento de reajuste, índice nunca conquistado anteriormente", ressaltou a presidente do Sinserpu. Ela, no entanto, destaca outras conquistas consideradas "fundamentais" para os servidores. "O prefeito se comprometeu conosco em reservar um Posto de Saúde entre os já existentes para atender aos servidores que também farão os exames periódicos; será feita uma revisão no valor das diárias dos motoristas, bem como a respeito da insalubridade, visto que muitos servidores trabalham nesta condição", contou.
Sobre o reajuste salarial, Maria Lúcia enfatizou a determinação do prefeito em conceder o aumento. "Só conseguimos este percentual de reajuste porque Cesinha entende nossa realidade e disse que precisa valorizar o servidor municipal", lembrou ela. Sobre o piso salarial dos professores a presidente do Sindicato falou resignada que o prefeito assumiu "não ter condições de cumprir este compromisso agora", garantindo fazê-lo ano que vem, quando também pretende "dar um reajuste maior a todos os servidores".
Maria Lúcia lembrou que em junho uma grande parte dos servidores concursados vai receber mais um triênio "aumentando o salário em cinco por cento". Ela confirmou ainda a realização de concurso público para julho, com abertura de vaga para a admissão de um técnico de segurança no trabalho, "outra reivindicação dos trabalhadores e que vai preencher uma lacuna importante na Prefeitura", salientou. Em sua avaliação sobre as negociações que resultaram no Acordo Coletivo de Trabalho da categoria, Maria Lúcia disse que o resultado foi "satisfatório porque só conseguimos o reajuste de 6,16% depois da intervenção do prefeito e, além disso, conquistamos outras vantagens importantes e que precisam ser levadas em conta por todos os servidores", completou a presidente. (Fotos: Arquivo){{banner-interno}}