A administração do Hospital de Cataguases inaugurou, na noite dessa última sexta-feira, 10, a Unidade de Endoscopia Dr. João Guimarães Filho, cujo amplo espaço e equipamentos modernos vão proporcionar maior excelência nos atendimentos prestados aos cidadãos da cidade e de toda a microrregião, além de oferecer grande conforto e segurança para os profissionais e pacientes que dela precisar, conforme assegurou o provedor daquela Casa de Saúde, José Eduardo Machado.
Em discurso, o provedor contou que se sentia orgulhoso de inaugurar o setor de endoscopia "e ainda mais, por batizá-lo com o nome do nosso grande amigo, o médico João Guimarães". Ele também revelou que o Hospital vem recebendo visitas do Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques "que está oferecendo ajuda para a construção de uma nova UTI no 6º andar, para a reforma no centro cirúrgico e também para a criação de uma UPA hospitalar", sem, no entanto, entrar em detalhes sobre estes projetos.
João Guimarães Filho, médico homenageado, também fez uso da palavra, dizendo que "a administração do Hospital de Cataguases tem conseguido grandes feitos graças à eficiência dos trabalhos realizados por ela". Ele destacou que "através da endoscopia, é possível diagnosticar e tratar lesões no estômago, esôfago, intestino, duodeno entre outros órgãos, prevenindo que elas se tornem doenças graves daqui há alguns anos. Daí a importância desse setor hoje inaugurado", frisou.
Segundo o médico Ricardo Caetano de Souza, diretor clínico do Hospital, "todos sabem da importância da endoscopia para a população e, com a inauguração desse setor, o Hospital de Cataguases poderá oferecer os cidadãos mais um dos ótimos serviços que hoje realiza". E, finalizando seu pronunciamento, parabenizou João Guimarães e toda a sua equipe "pelos serviços prestados ao município". Após o padre Édson Campos abençoar o local inaugurado, os presentes foram convidados a conhecerem as instalações da Unidade de Endoscopia. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
{{banner-interno}}
A Secretaria Municipal de Educação de Cataguases inaugurou na última quinta-feira, 9, o elevador no Caic Lysis Brandão da Rocha, no Bairro Santa Clara. Naquela escola funciona também um polo universitário com cursos à distância que atende cerca de 112 alunos. Como aquele prédio não tinha elevador e, portanto, não cumpria as exigências de acessibilidade do Ministério da Educação, havia recebido um comunicado do MEC estipulando prazos para a instalação do veículo sob pena de perder os cursos.
Pais de alunos com problemas de locomoção também fizeram reclamações junto à Secretaria de Educação do município sobre a demora para a instalação do elevador naquela escola. Luciana Barbosa Moreira, titular daquela Pasta, explicou que o processo sofreu com problemas desde o seu início "porque o edital de licitação teve de ser refeito duas vezes. Depois disso, quando a empresa vencedora começou o serviço, precisou interrompê-lo devido a um infarto de que foi vítima o seu proprietário", contou. Além de Luciana Moreira, participaram da solenidade de inauguração do elevador o coordenador interino do Polo de Apoio Presencial de Cataguases, Jean Fernandes de Almeida, a diretora do Caic, Cristiane Antoniol, a primeira coordenadora do Polo Presencial, Jaqueline Ferreira Rodrigues e Delson Gomes, representando a Adec - Associação dos Deficientes de Cataguases, Ângela Leite, diretora da Creche do Caic, a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria Municipal deEducação, Gislaine de Barros Moura, a coordenadora do 6º ao 9º ano da Educação Fundamental, Rosimere Aparecida de Almeida Pereira, além de professores, alunos e seus familiares e demais funcionários daquela escola.{{banner-interno}}
Esta sexta-feira, 10 de maio, foi muito especial e marcante na vida de Márcia e Rízia. E para seus familiares, também. É que elas resolveram juntar as escovas de dentes oficialmente. Uma solenidade simples, que teve a marca do bom humor e da descontração, aconteceu no Cartório de Registro Civil de Cataguases, às 19 horas.
Além dos familiares, os amigos mais próximos prestigiaram a cerimônia. Márcia e Rízia não esconderam o nervosismo na hora de assinar o documento, mas a felicidade de estar realizando o sonho de viver ao lado de quem se ama era muito maior. Depois do tão esperado "sim" e da troca de alianças, a emoção deu lugar a abraços, beijos e manifestações de muito amor, saúde, sucesso, além de uma vida repleta de realizações ao casal.
Veja as fotos na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Quatro rapazes com idade entre 18 e 26 anos de idade foram presos em flagrante na madrugada deste sábado, 11, por volta das 2 horas da madrugada,na Rua Paulino Fernandes, centro de Cataguases quando tentavam roubar um Fusca marrom, placa GLY-8808. De acordo com a Polícia Militar os quatro jovens desceram de um Chevette prata, placa BMM-5515, e seguiram em direção ao Fusca quando um deles abriu a porta do veículo, entrou no carro e lá permaneceu por alguns minutos saindo em seguida. Toda a ação foi filmada pelas câmeras de segurança instaladas na agência do Banco do Brasil, próximo do local e foram vistas pelo funcionário da segurança do Banco que acionou a Polícia.
As imagens da câmera de segurança mostram, ainda, os rapazes seguindo pela calçada da Rua Coronel Vieira mexendo nas portas dos carros ali estacionados. Em determinado momento, um dos suspeitos conseguiu abrir a porta de um Fiat Pálio prata, placa GUE-9333, de Cataguases, que estava estacionado próximo da esquina das ruas Coronel Vieira e Doutor Francisco de Barros, na Praça Santa Rita. Os policiais da viatura da Polícia Militar que foram acionados para atender o caso, viram os suspeitos entrarem no Palio e tentaram surpreendê-los, mas ao perceberem a chegada Polícia abandonaram o veículo rapidamente e fugiram sendo que T. C. correu em direção à Praça Santa Rita tendo em seu encalço o sargento Andrade que conseguiu detê-lo quatrocentos metros depois do início da perseguição. Os demais suspeitos W.S.S., T.P.C.S. e H.P.M. foram abordados pelos policiais Cabo Alexasandro e Soldado Araújo e, após busca pessoal, foi encontrada apenas uma chave "mixa" (modelo especial que abre a maioria das portas)com W. e que provavelmente foi utilizada para abrir os veículos.
Os proprietários dos carros em que os suspeitos abriram e entraram foram chamados para verificar se algum objeto havia sido retirado e todos disseram que estava tudo em ordem. Os donos dos veículos foram orientados a irem até a Delegacia de Polícia em Leopoldina para os carros serem periciados e o Chevette usado pelos rapazes foi apreendido e levado para o pátio do Auto Socorro Dois Irmãos, licenciado pelo Detran-MG. Os quatro rapazes foram conduzidos até o Pronto Socorro Municipal onde fizeram o exame de Corpo Delito e em seguida, levados ao delegado de plantão, em Leopoldina, onde suas prisões foram ratificadas. Também participaram da ação os Cabos Resende e Reginaldo e os soldados Souza, Assis, Teodoro e Evancleber.Veículos encontrados - A Delegacia de Polícia de Miraí divulgou nesta sexta-feira, 10, as fotos de dois veículos recuperados esta semana pela Polícia Civil daquela cidade. Trata-se de um caminhão Volkswagen branco, modelo Tractor 8-150 com carroceria e um Fiat Pálio Weekend Adventure, preto (fotos acima). Os proprietários estão sendo localizados e orientados a retirarem os veículos na própria delegacia.{{banner-interno}}
A mãe dos filhos de Ariel Castro foi repetidamente às autoridades, acusando-o de espancá-la, abusá-la e ameaçá-la. Mas suas queixas nunca levaram à prisão de Castro nem resultaram em investigações policiais adicionais.
As acusações de Grimilda Figueroa contra Castro tiveram início em 1989 e a última foi registrada em 2005, três anos após ele supostamente sequestrar a primeira de três mulheres e detê-las em uma casa em Cleveland.
No primeiro caso, ele não foi condenado à prisão e nos outros dois, Grimilda decidiu descartar a acusação. Especialistas em abuso doméstico dizem que vítimas nesses casos frequentemente procedem dessa maneira porque têm medo, ou porque não têm conhecimento suficiente do sistema legal.
Castro foi acusado agora de estuprar Amanda Berry, Gina DeJesus e Michelle Knight e de sequestrar as três mulheres e a filha que teve com Amanda durante o cativeiro. Um promotor de Ohio disse na quinta-feira que pretende acusar Castro de assassinato com a morte por fome e o abuso de Michelle durante casos de gravidez que resultaram em aborto espontâneo.
Grimilda morreu em abril de 2012, com 48 anos, devido a uma overdose acidental do anestésico oxicodona, de acordo com um médico legista de Indiana.
As acusações de assassinato contra Castro serão complicadas por uma falta de evidências físicas e registros médicos, dizem especialistas.
O caso pode depender, consequentemente, de se as três vítimas de Castro compareçam à corte para testemunhar que Michelle estava grávida e sofreu aborto espontâneo, de acordo com o professor de direito da Universidade de Dayton Thaddeus Hoffmeister.{{banner-interno}}