Funcionários graduados da Casa Branca se reuniram na quinta-feira com estrategistas democratas de fora do Executivo, buscando conselhos sobre com retomar a agenda de governo após três escândalos sucessivos.
A Casa Branca está sofrendo críticas pela forma como lidou com o atentado de 2012 em Benghazi (Líbia), com a violação do sigilo telefônico de jornalistas durante uma investigação do Departamento de Justiça, e com a denúncia de que as autoridades tributárias fizeram marcação cerrada nas contas de grupos conservadores, de oposição ao governo.
Agora, assessores do presidente Barack Obama buscam uma forma de voltar as atenções novamente às prioridades dele, como a geração de mais empregos e a reforma da imigração, mas sem passar a impressão de que o governo está tentando abafar as polêmicas.
"Acho que o que eles fizeram nos últimos dois dias é uma grande demonstração de que estão preparados a se apropriarem desse negócio e lidarem com ele", disse Tad Devine, veterano estrategista democrata convidado para a reunião de quinta-feira.
"Sempre haverá solavancos no caminho. É a natureza disso. Acho que eles vão ficar bem, desde que se atenham às grandes questões", disse Devine à Reuters.
Cerca de uma dezena de estrategistas externos foram recebidos pelo chefe de gabinete da Casa Branca, Denis McDonough, pelos assessores presidenciais Valerie Jarrett e Dan Pfeiffer, pelo diretor de comunicações Jen Palmieri e pelo secretário de imprensa, Jay Carney.
Pfeiffer confirmou a reunião, mas não apresentou detalhes.
A equipe de Obama mantém reuniões regulares com conselheiros externos. A de quinta-feira foi marcada quando os três escândalos corriam a todo vapor, mas participantes disseram que seria incorreto descrevê-la como uma cúpula de crise.
Obama viaja nesta sexta-feira a Baltimore para falar sobre suas propostas para o ensino pré-escolar, a criação de empregos industriais e melhoras na infraestrutura.
"Não posso pensar em melhor momento (para a viagem)", disse Devine, segundo quem as pesquisas consistentemente indicam que o eleitorado prefere que ocupantes de cargos eletivos se debrucem sobre a economia em vez de "questões periféricas".{{banner-interno}}
A primeira audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Cataguases deste ano aconteceu nesta última quinta-feira, 17, com a presença de diversas autoridades públicas, além de muitas pessoas que também participaram efetivamente do debate, cujo objetivo era conseguir apoio junto ao Governo do Estado, para que fossem pavimentadas as estradas que ligam o município de Cataguases aos distritos, através da inserção do município no programa "Caminho de Minas". A iniciativa da Audiência Pública foi do vereador João Manoelino da Silva Bolina, o Joãozinho de Vista Alegre.
Dentre as autoridades, estiveram presentes o prefeito Cesinha Samor, o secretário de municipal de Obras Alberico Dutra de Siqueira, os fiscais dos distritos, além de Fábio Elias de Paula assessor do senador Zezé Perrela, que parabenizaram o vereador Joãozinho de Vista Alegre, pelo requerimento que deu origem à audiência. Cesinha disse que "Joãozinho está realizando um ótimo trabalho em prol dos distritos e, além dessa busca de apoio para a pavimentação das estradas, destacam-se também as diversas cirurgias de cataratas que o vereador conseguiu para os idosos de Cataguases".
Joãozinho (na foto ao lado com Fábio), em seu pronunciamento enfatizou a "necessidade de melhorar a situação dos distritos, começando fundamentalmente pela construção de um bom acesso a esses locais, o que possibilitará melhores condições para o desenvolvimento econômico e social". O vereador Walmir Linhares lembrou que "com a pavimentação dessas estradas, será possível escoar melhor as mercadorias produzidas nos distritos".
O assessor Fábio Elias disse que "fará tudo o que estiver ao alcance para que Cataguases seja inserida no programa "Caminho de Minas" e, mesmo que o município não seja contemplado este ano, continuará lutando pela causa". José Augusto Titoneli também fez uso da palavra e, de forma contundente, disse que "Cataguases necessita de apoio, porque ela está esquecida. Lembrou que a cidade deveria ser observada com mais cuidado, pois possui um grande poder de votação. "Precisamos desse asfalto e se não tivermos asfalto ninguém precisa votar", destacou Titoneli.
Também fizeram uso da palavra algumas pessoas presentes como o colunista do Site do Marcelo Lopes, Alexandre Soares Campos, Paulo Lúcio Fernandes, o "Carteirinho" e a fiscal de Cataguarino Luiza Helena da Silva. O primeiro pediu para que fosse levada em conta também a situação da estrada conhecida como Empa, que ainda não foi terminada e inclusive oferece riscos, "pois termina em um precipício". O segundo destacou que os vereadores deveriam apresentar projetos mais bem elaborados, com números mais precisos, e Luiza enfatizou que "com a chegada do asfalto, os distritos só tem a ganhar, inclusive na atração de microindústrias que não chegam aos locais devido ao difícil acesso, sobretudo no período de chuva".
A audiência terminou com o compromisso de todos os envolvidos de formularem um documento, registrando a intenção do município em buscar recursos para que os distritos sejam contemplados pelo programa de pavimentação do governo Estadual. O presidente Fernando Pacheco encerrou dizendo que "foi sem dúvida a melhor reunião da câmara até o momento, porque foi. quero parabenizar ao vereador Joãozinho pela iniciativa e empenho na causa, que é de grande importância para o município", finalizou. (Fotos: PauloVictor Rocha){{banner-interno}}
O cartório da 79ª zona eleitoral em Cataguases revelou, nessa quinta-feira, 16, que 389 títulos eleitorais foram cancelados na cidade, após o prazo para a quitação eleitoral expirado no último dia 25 de abril de 2013. Segundo Antônio Carlos Gonçalves, chefe do cartório, "esses títulos são de eleitores que não justificaram a ausência nas últimas três eleições. Agora, eles devem procurar a Justiça Eleitoral para regularizar a situação", destacou.O cartório também registrou o cancelamento de títulos eleitorais de cidadãos de outras cidades vizinhas, como de Astolfo Dutra (50), Dona Euzébia (21), Itamarati de Minas (12) e Santana de Cataguases (5). Em todos esses casos, os eleitores irregulares terão de procurar o cartório da 79ª zona eleitoral, situado na Rua Dr. Lobo Filho, 155, no centro de Cataguases, para reativar o registro.
Antônio Carlos lembrou que "é muito importante estar quite com a Justiça Eleitoral, pois essa regularidade é fundamental para a emissão de passaporte ou carteira de identidade, inscrição em concursos e nomeação em cargos públicos e também para efetuar matrícula em instituições de ensino fiscalizadas pelo governo", completou. Em todo o Brasil, foram cancelados 1,3 milhões nesse ano. (Fotos: PauloVictor Rocha){{banner-interno}}
O Secretário de Estado de Esportes e da Juventude de Minas Gerais, Eros Biondini, esteve em Cataguases no final da tarde desta quinta-feira, 16, atendendo a um convite do vereador Vinicius Machado de Oliveira, de quem é amigo pessoal. Prefeitos, vereadores, secretários de esportes de diversos municípios vieram a Cataguases para receber o Eros Biondini, além de representantes de pastorais da igreja católica a qual ele está vinculado.
Eros chegou acompanhado do vereador Vinicius e foi recebido pelo presidente da Câmara, Fernando Pacheco e pelo prefeito Cesinha Samor. Lá cumprimentou os prefeitos de Miraí, José Ronaldo Milani e a de Itamarati de Minas, Tarcília Rodrigues, além de diversos vereadores, como o presidente da Câmara Municipal de Santana de Cataguases, Walto Andrade. O Secretário também cumprimentou os representantes dos grupos católicos presentes e as pessoas ligadas ao Esporte no município e região, além dos secretários de esportes de Cataguases, Ricardo Dias e Jussara de Almeida Thomaz, de Leopoldina.Em seu pronunciamento o Secretário de Estado de Esportes e da Juventude de Minas contou ter entrado na vida pública através da Pastoral da Sobriedade da Igreja Católica e elencou os diversos programas desenvolvidos por sua Secretaria. Agradeceu ao vereador Vinicius pelo convite e disse já ter recebido o secretário municipal de Esportes, Ricardo Dias, em seu Gabinete. Eros também se comprometeu a repassar parte dos recursos necessários para a realização de eventos esportivos pela Liga Esportiva de Cataguases.
O prefeito Cesinha lembrou que Eros é o quarto secretário de Estado a visitar Cataguases nestes cinco meses de seu governo, "o que para nós é uma honra e orgulho muito grande", salientou, pedindo a Eros atenção especial aos projetos de Cataguases. O Vereador Vinicius destacou os compromissos do Secretário com o problema das drogas e revelou que o Projeto Ricardinho recebeu um veículo da Secretaria de Esportes de Minas. Ele também pediu ao Secretário que inclua no orçamento de sua Secretaria recursos para a Liga Esportiva de Cataguases - LEC. Finalizando, anunciou que a Câmara Municipal vai criar "em breve o Conselho Municipal da Juventude e esperamos contar com o apoio de sua Secretaria para a implementação de projetos".
Eros também entregou material esportivo para quatro comunidades terapêuticas de Cataguases, recebeu uma Moção de Congratulações e uma imagem de Santa Rita de Cássia, padroeira da Cidade. Ele agrsadeceu as homenagens e disse que fará o possível para atender aos pleitos a ele direcionados: "se não tudo, aquilo que estiver ao alcance de nossa secretaria, nós encaminharemos para Cataguases", finalizou.
Veja as fotos do encontro na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Os proprietários de micro e pequenos empreendimentos estão confiantes no crescimento de suas atividades, conforme indica o Índice de Confiança dos Pequenos Negócios (ICPN), divulgado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A pesquisa é mensal e há dois meses vem apresentando crescimento. Em abril, o índice chegou ao nível 116, dentro de uma escala que vai a 200, o que representa um aumento de 1,2% em relação ao mesmo período de 2012.
Os números se justificam. De acordo com o Sebrae, o faturamento obtido no mês de março foi 17% maior do que em janeiro. "Fatores estruturais contribuíram com a recuperação no desempenho das empresas em março, o que elevou a confiança dos empresários, como a expansão do crédito e o aumento real da renda dos trabalhadores", explica o presidente da entidade, Luiz Barretto. "O mês de março foi favorecido também pela desoneração nas folhas de pagamento, sem falar na redução da tarifa de energia, que beneficiou principalmente as indústrias de pequeno porte, setor que mais cresceu no período".
De acordo com o Sebrae, 92% dos proprietários de micro e pequenas empresas esperam por estabilidade ou crescimento nas atividades até junho. O setor de comércio e serviços é o mais otimista.
O cálculo do ICPN leva em consideração a atividade dos pequenos negócios no mês anterior, bem como a expectativa para os meses seguintes. A pesquisa é feita mensalmente com 5,6 mil microempresas e empresas de pequeno porte dos setores da indústria, do comércio, dos serviços e da construção civil.{{banner-interno}}