Esta quarta-feira, 22 de maio, é feriado em Cataguases, pois é o dia de Santa Rita de Cássia, sua padroeira, a quem os católicos ergueram uma das mais belas igrejas modernistas do mundo. Por conta disso, uma animada festa acontece na praça que tem o mesmo nome daquela santa, e que já se tornou uma referência na cidade. O sucesso deste evento pode ser visto por todos que passam por lá, nem que seja apenas para matar a curiosidade, oque convenhamos, é dificil, já que as várias guloseimas oferecidas são quase irresistíveis.
Os números que garantem o sucesso, porém, não são suficientes para explicar toda esta movimentação em torno da Festa da Padroeira. O resultado que faz com que uma multidão se aglomere todas as noites na Praça Santa Rita tem um nome: trabalho voluntário feito por mais de duzentas pessoas, que se doam ao próximo em nome deste que é um dos princípios cristãos mais importante. E tem o mesmo efeito de uma frase famosa muito na moda: "Gentileza gera gentileza". O doar-se também reflete acolhimento e um sorriso de agradecimento; o prestigiar a festa pela dedicação de centenas de pessoas que, virando noites num trabalho árduo, fazem o melhor que podem para uma multidão cada vez maior.
Quem não quer saborear o "pastel de Santa Rita"? Corre por aí que é o melhor da região. Exagero ou não, a fila interminável para desgustá-lo pode ser uma pista de que a iguaria é mesmo diferenciada. E os docinhos tentadores? Quem resiste passear por aquela Festa sem se deliciar com ao menos um brigadeiro, ou amor em pedaço, quem sabe um cajuzinho e até trufa? Tem plantas e flores também, arroz doce, canjica, angu à baiana, feijão amigo, todas delícias de Santa Rita que os cataguasenses aprenderam a esperar para saborear durante um curto período do ano. Tudo feito com muito amor e dedicação. Um ensinamento prático de que fazer o bem seja, talvez, a única saída para um mundo melhor, o mundo que sonhamos.
Agora a noite, a festa está alcançando o seu ápice. Daqui a pouco, os fogos de artificio pipocarão no ceu acima do teto côncavo do Santuário para os olhares atentos da multidão que vai aplaudir e admirar esta demonstração maior de devoção. A música, em seguida, voltará a animar a todos e o movimento nas barracas ainda vai fervilhar até altas horas. No dia seguinte, o ritmo frenético da cidade será retomado e ficará a lembrança de uma festa marcante, que tem o poder de aglutinar as pessoas sob o princípio do amor ao próximo e da doação, comum em todas as religiões cristãs. Salve Santa Rita de Cássia! (Com fotos de Marcos Spínola e Associação de Santa Rita)
{{banner-interno}}
A Festa da Família, ocorrida na tarde desta terça-feira, 21, reuniu dezenas de pessoas no Parque de Exposições do distrito de Sereno, onde foram realizadas diversas apresentações musicais e culturais, além de orientações acerca dos direitos socioassistenciais dos cidadãos, dadas por membros da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referências de Assistência Social (CRAS) Sereno. Participaram do evento os integrantes do Centro de Convivência da Terceira Idade – Pró-idoso, a coordenadoria e os adolescentes do PROJOVEM, o grupo de economia solidária Mulheres Demais, além da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, dos alunos, professores e coordenadoria do Centro de Referência da Assistência Social de Sereno e da população que compareceu para conferir as atrações. De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Vanderlei Teixeira Cardoso, o Pequeno, "o objetivo do evento é aproximar as pessoas em torno do tema família, pois todo o trabalho da Assistência Social está assim alicerçado". Ele disse que "o próprio Estado brasileiro decidiu que a base de sustentação da Assistência Social é a reorganização da família para melhorar o país, porque, com a desagregação das famílias, o país fica praticamente destruído, uma vez que vem a questão das drogas, da violência e os problemas sociais", finalizou Vanderlei.
Conforme revelou Ana Cláudia Vargas da Silva, coordenadora do CRAS Sereno, "Este ano escolhemos o idoso como foco. Então mobilizamos a população, sobretudo os idosos de Sereno e da região, para que eles conheçam os direitos que possuem", disse a coordenadora, destacando que o Centro de Referência de Assistência Social de Sereno oferece aulas de violão e atendimento de assistência social para os cidadãos de todos os distritos do município. "O CRAS ainda conta com o PROJOVEM Adolescente no distrito e orienta o grupo de Economia Solidária" completou Ana. O evento durou a tarde toda, animando os participantes com muita cultura, música, e forró. (Foto: Paulo Victor Rocha)
{{banner-interno}}
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) começou hoje (22) a segunda fase da Operação Leite Compen$ado, que investiga esquema criminoso de adulteração do leite, por meio da adição de uma mistura de água, ureia e formol.
Pela manhã, foram presas cinco pessoas, entre empresários, transportadores de leite, funcionários e um vereador, nos municípios de Rondinha, Boa Vista do Buricá e Horizontina. Também foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão.
Além do MP, a operação contou com a participação de representantes do ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e com o apoio da Brigada Militar.
De acordo com o promotor de Justiça Mauro Rockenbach, a continuidade da operação, iniciada em fevereiro, pretende acabar com o esquema de adulteração do leite em outros dois núcleos no Rio Grande do Sul. A prática é considerada crime hediondo de corrupção de produtos alimentícios, previsto no Artigo 272 do Código Penal.
Segundo o MP, em Rondinha, 11 laudos do Ministério da Agricultura, feitos entre fevereiro e maio, confirmaram a presença de formol no leite cru, somando um total de 113 mil litros impróprios para o consumo. As primeiras notas fiscais apreendidas em Rondinha comprovam a aquisição de 50 quilos de ureia. Com o aumento do volume do leite, os transportadores lucravam 10% a mais que os 7% já pagos sobre o preço do leite cru, em média R$ 0,95 por litro.
O Mistério da Agricultura deve propor que as empresas alterem o pagamento do frete do produto, baseando-se na distância percorrida e não mais no volume transportado. A medida é importante porque o tema é tratado no âmbito comercial, que foge da legislação referente à inspeção sanitária.{{banner-interno}}
A Aula Inaugural dos cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Brasil Sem Miséria (PRONATEC-BSM) e pactuados com o SENAC e IFET em 2013, reuniu, na noite da última segunda-feira, 20, diversas autoridades no auditório da Policlínica Municipal, onde foram abordados assuntos relacionados à importância do Programa na construção de uma sociedade melhor, através da qualificação e certificação dos trabalhadores.
Estiveram presentes a secretária municipal de Educação Luciana Moreira, representando o prefeito Cesinha Samor, o secretário Municipal de Assistência Social Vanderlei Teixeira Cardoso, o Pequeno, o Secretário de Indústria e Comércio Ângelo Cirino, o coordenador da Proteção Social Básica Murilo Matias, o presidente da Câmara Municipal Fernando Pacheco, a coordenadora do PRONATEC em Cataguases Janete Garcia, o diretor geral do IFET Rio Pomba Arnaldo Prata Júnior, o coordenador do PRONATEC IFET Pedro Paulo Sales, o diretor geral do SENAC Luiz Henrique Andrade Ribeiro e também Leonardo Campos, representando a Secretaria Municipal de Educação.
Luciana Moreira destacou a importância das capacitações oferecidas aos alunos pelo PRONATEC e ressaltou que "todos devem aproveitar a oportunidade com dedicação". Vanderlei Pequeno destacou que "é só através da qualificação que se pode conseguir construir um país melhor, superando as amarras do subdesenvolvimento e os cursos oferecidos pelo PRONATEC proporcionam aos alunos um diferencial na hora de concorrer a uma vaga de emprego".Fernando Pacheco lembrou que "os alunos só tem a ganhar com os cursos que estão sendo oferecidos e um dos melhores meios de conseguir um emprego é através do ensino tecnológico". Ele também disse que "a bagagem adquirida com os cursos servem como base à outros estudos, inclusive de outras áreas", destacou. Murilo Matias, por sua vez, frisou o desenvolvimento que os cursos do PRONATEC podem proporcionar às pessoas, principalmente junto com a filosofia de economia solidária orientada pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
Segundo Murilo, o próximo passo é fazer com que os empreendedores vindos desse processo possam ter acesso ao microcrédito para desenvolverem seus negócios. Ângelo Cirino revelou que "esta iniciativa já está em execução através da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio". Para o secretário, "o ideal é que as pessoas busquem melhores salários em suas vidas profissionais, se qualificando sempre". A Aula terminou com uma expectativa muito grande de todos os alunos que aproveitaram o momento para esclarecer dúvidas sobre horário e funcionamento dos cursos do SENAC e do IFET que serão realizados no CAIC e CEMPRO e nas escolas municipais Antônio Amaro e Carmelita Guimarães, respectivamente. {{banner-interno}}
O trabalho de resgate no subúrbio de Oklahoma City devastado por um tornado avançou pela madrugada até a manhã desta quarta-feira, e as autoridades acreditam que todas as pessoas atingidas pelo desastre foram localizadas.
O enorme tornado atravessou a região de Moore na segunda-feira dizimando quarteirões de casas e deixando pelo menos 24 mortos e cerca de 240 feridos.
Jerry Lojka, porta-voz dos Serviços de Emergência de Oklahoma, disse que equipes de cães de busca e salvamento ainda vão procurar nesta quarta-feira por qualquer pessoa presa sob os escombros, mas que a atenção também será focada em um grande trabalho de limpeza.
"Eles vão continuar as buscas nas áreas para ter certeza que nada será esquecido", disse ele, acrescentando que "será mais uma transição para o trabalho de recuperação".
Após um longo dia de buscas em meio a casas destruídas, que foi retardado pelo tempo chuvoso, o comissário do condado de Oklahoma, Brian Maughan, disse que aparentemente não há mais nenhum desaparecido.
"Até onde eu sei, da lista de pessoas que nós tínhamos, todas foram localizadas, de uma forma ou de outra", disse ele.
Enquanto ele falava, na terça-feira à noite, equipes de cães e membros da Guarda Nacional estavam fazendo a troca de turnos para trabalhar durante a noite.
O total de 24 pessoas mortas foi menor do que inicialmente se temia, mas nove crianças estão entre os mortos, incluindo sete que morreram na escola Plaza Towers, que sofreu um impacto direto causado pelo tornado mais letal a atingir os Estados Unidos em dois anos.
Equipes de emergência tiraram mais de 100 sobreviventes dos escombros de casas, escolas e um hospital, depois que o tornado atravessou a região da cidade de Oklahoma com ventos superiores a 200 km/h, deixando um rastro de destruição de 23 km de comprimento e 2 km de largura.
O Serviço Meteorológico Nacional atualizou o cálculo da força da tempestade na terça-feira, dizendo que foi uma rara EF5, a mais poderosa classificação na escala Fujita.{{banner-interno}}