A descoberta de petróleo de boa qualidade, no pré-sal da Bacia de Santos, foi anunciada esta noite pela Petrobras. O poço descobridor fica na área denominada Florim, a uma distância de 206 quilômetros da costa do Rio de Janeiro.
A empresa informa, por meio de nota, que o poço comprovou a existência de petróleo em reservatórios carbonáticos situados abaixo da camada de sal, a partir de 5.342 metros de profundidade.
Segundo a Petrobras, após a conclusão da perfuração, foi feito um teste de formação que constatou a excelente produtividade e qualidade dos reservatórios, contendo petróleo de boa qualidade.
A empresa também informou que dará continuidade às atividades na área com a perfuração, ainda em 2013, de mais um poço.{{banner-interno}}
Neste domingo, 26 de maio, a partir das sete da noite, no Teatro dos Vicentinos (Av. Guido Marlière, 78 - bairro Haidée), a Cia. Gargalhada sobe ao palco para apresentar seu mais novo espetáculo. Mais uma vez, um clássico da literatura infantil ganha uma versão bem humorada da trupe composta pelos palhaços Goma (Raphael Novaes), Paçoca (Guilherme Quirino) e Pituka (Thara Gouvêa), sob a direção da professora e atriz Jacqueline Gouvêa.
"Branca de Neve e a penca de anões" é uma sátira da famosa história da princesa invejada pela madrasta que acaba indo morar com os simpáticos anõezinhos da floresta. Porém, diferente da história original, Branca de Neve se depara com uma verdadeira penca de anões e, no meio deles, vive situações inusitadas, aventuras e muitas brincadeiras que, certamente, levarão o público a dar boas risadas. Uma diversão para toda a família, com a participação especial dos grupos "Teatrando" e "Tecelões da Chica", formados por alunos das oficinas de teatro do Instituto Francisca de Souza Peixoto.{{banner-interno}}
O presidente da Câmara Municipal de Cataguases, Vereador Fernando Pacheco, anunciou no inicio da sessão ordinária desta quinta-feira, 23, procedimentos visando encurtar a duração das reuniões, que este ano vem se estendendo até a uma hora da madrugada. Fernando fez o anúncio logo na abertura da reunião, mas alguns vereadores, inicialmente, levantaram a preocupação de que a medida pudesse cercear o debate. O presidente, então, deixou claro que não existe esta possibilidade.
De acordo com Fernando Pacheco, as sessões serão mais especificas, "com os assuntos referentes à Pauta, deixando para reuniões específicas, a participação de convidados. Isto vai dar mais agilidade às reuniões evitando que elas se estendam até a madrugada", completou o presidente. Ele, no entanto, não sabe se a medida trará o resultado desejado já que os vereadores podem debater os assuntos do dia à exaustão.
A medida de Fernando Pacheco é uma resposta ao artigo publicado pelo jornalista Marcelo Lopes, editor deste Site, no último sábado, em sua coluna "Conversa Fiada". Na ocasião, o jornalista tratou exatamente das longas e cansativas reuniões da Câmara, alertando para o fato de que esta situação prejudica o bom andamento do Legislativo e sugere que estas reuniões se encerrem por volta das vinte e duas horas. Com esta medida, o Legislativo voltará a despertar o interesse da população que este ano vem lotando a Câmara em todas as sessões, ainda conforme o artigo assinado por Marcelo Lopes.
A Amazon lançou nesta quinta-feira, 23/5, os seus tablets Kindle Fire HD e Kindle Fire HD 8,9" em 170 países espalhados pelo mundo. Mesmo com esse lançamento massivo, o Brasil continua sem os aparelhos.
Até então, esses tablets da gigante do varejo só estavam disponíveis em poucos países: EUA, Alemanha, França, Espanha, Reino Unido, Itália e Japão.
A Amazon chegou ao Brasil de forma oficial no final de 2012 com o lançamento do modelo mais básico do seu e-reader Kindle, com preço sugerido de 300 reais. Em março de 2013, a empresa expandiu sua atuação aqui com a chegada do Kindle Paperwhite, versão mais avançada do leitor, com preços a partir de 480 reais.
Apesar de o Brasil ter ficado de fora dessa rodada de lançamento do Kindle Fire HD e HD 8,9", anteriormente executivos da Amazon já disseram que o país deve receber o aparelho ainda neste ano.{{banner-interno}}
A presidenta Dilma Rousseff indicou hoje (23) o advogado constitucionalista Luís Roberto Barroso para o Supremo Tribunal Federal (STF). Barroso vai ocupar a vaga do ex-ministro Carlos Ayres Britto, que deixou o tribunal em novembro de 2012. O anúncio foi feito há pouco pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, após reunião entre Dilma e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
O novo ministro do STF é professor de direito constitucional e procurador do estado do Rio de Janeiro. "O professor Luís Roberto Barroso cumpre todos os requisitos necessários para o exercício do mais elevado cargo da magistratura do país", diz nota divulgada pela Presidência.
A indicação de Barroso será encaminhada nas próximas horas ao Senado Federal, onde o futuro ministro passará por sabatina.
Barroso é o quarto indicado por Dilma para o Supremo Tribunal Federal – os três primeiros indicados por ela foram os ministros Luiz Fux, Rosa Weber e Teori Zavascki.
Luís Roberto Barroso é natural de Vassouras (RJ) e se formou na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ele advoga desde 1981 e é especialista em direito constitucional. Seu nome já havia sido cotado para o Supremo. Em diversos julgamentos, especialmente os ligados a temas socais, os ministros costumam fazer referência a suas ideias para fundamentar decisões.
Barroso ganhou projeção nacional devido à atuação no Supremo em vários processos de repercussão. Ele defendeu o ex-ativista político italianoCesare Battisti, as uniões estáveis homoafetivas, as pesquisas com células-tronco embrionárias, a interrupção da gestação de fetos anencéfalos e a proibição do nepotismo. Em todos esses casos, as teses de Barroso saíram vitoriosas.
Recentemente, na condição de procurador do estado do Rio de Janeiro, conseguiu que o STF suspendesse os efeitos da Lei dos Royalties, que estabeleceria novo regime de partilha dos valores obtidos pela exploração de petróleo e gás natural.{{banner-interno}}