Militantes do Taliban lançaram um ataque coordenado a um complexo da ONU no centro da capital afegã, Cabul, nesta sexta-feira, desencadeando explosões e combates contra as forças de segurança.
Uma coluna de fumaça pairava sobre o centro da cidade depois do ataque, ocorrido oito dias após seis civis e soldados norte-americanos e nove afegãos terem sido mortos na explosão de um carro-bomba em Cabul.
O Taliban, que busca expulsar as forças ocidentais e estabelecer o domínio islâmico no país, assumiu a responsabilidade do ataque, dizendo que um complexo usado pela Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA) foi atacado.
Há crescente preocupação sobre como os 352 mil membros das forças de segurança afegãs vão lidar com os militantes após a saída da maioria das tropas de combate da Otan até o final do próximo ano.
O chefe da polícia de Cabul, Ayoub Salangi, disse que quatro agressores invadiram o complexo da ONU.
"Nossas forças de segurança já mataram dois e dois ainda estão no segundo andar em combate com as forças de segurança afegãs", disse Salangi.
Não havia nenhuma informação sobre quem estava no interior do complexo no momento do ataque.
Houve pelo menos quatro grandes explosões e aconteceram intensas trocas de tiros entre os agressores e as forças afegãs, apoiadas por forças especiais norueguesas, de acordo com uma testemunha.{{banner-interno}}
Na noite desta quinta-feira, 23, o projeto Caravana Contra as Drogas levou aos palcos do Anfiteatro Ivan Müller Botelho o rapper, escritor, ator, cineasta e ativista brasileiro Alex Pereira Barbosa, o MV Bill, que conversou com jovens, mc’s, artistas e o público presente sobre diversos assuntos relacionados à sua trajetória de vida que se confunde com a história dos trabalhos sociais desenvolvidos pela CUFA (Central Única das Favelas).
Bill iniciou a conversa contando como foi e é a sua vida na Cidade de Deus e como veio a criar, juntamente com Celso Athayde e Nega Gizza, a CUFA que começou no Rio de Janeiro e hoje existe por todo o Brasil, inclusive em Cataguases sob a coordenação de Adriana Nascimento. Ele também falou sobre o seus trabalhos musicais que geraram polêmicas por tratar de letras que refletem a realidade das favelas, como o Rap "Soldado do Morro", que rendeu uma intervenção arbitrária da polícia em sua residência.
O documentário "Falcão – Meninos do Tráfico", de autoria do próprio MV Bill, também foi assunto do encontro quando falou da realidade "cruel" que as comunidades das favelas vivem e como os jovens são captados pela criminalidade "que sempre está de braços abertos para receber quem estiver disposto a praticá-la" disse Bill, revelando ser "completamente contra as pessoas que entram nas favelas para filmar a vida das pessoas e transformá-las em uma produção comercial", o que não foi o objetivo do seu trabalho.
Também sobre o documentário, o autor revelou que "quando as filmagens eram interrompidas, os fuzis eram encostados na parede e as armas eram postas sobre a mesa, aqueles mesmos jovens que as empunhavam começavam a falar sobre vida, sonhos, amor, família e futebol e parecia que a máscara de monstro que eles usavam caía no chão e eles se tornavam pessoas comuns como todos nós".
MV Bill falou ainda sobre o preconceito racial "que desequilibra as relações sociais até mesmo nas favelas" e quando questionado pelo público, disse que é preciso investir na educação para superar o problema da criminalidade, lembrando que "os problemas sociais são resultados de uma ausência do Estado". Segundo ele, a diminuição da maioridade penal não é a solução para os problemas e a prisão no Brasil só faz piorar os criminosos, pois lá convivem presos de todos os níveis de periculosidade sem distinções e condições de se reeducarem. "A saída é trabalhar na reinserção social dessas pessoas que cometem delitos. Algumas delas sequer foram inseridas na sociedade, portanto não adianta punir sem antes educar", completou.
O ativista destacou que não prega o Rap como saída para o problema da violência, "porque os jovens de hoje não são como os de antigamente e o que foi uma redenção para mim talvez não corresponda ao que será para os outros. É claro que as pessoas devem curtir a cultura Hip Hop, e fazer seus rap’s, mas digo sempre que elas devem estudar, independente se querem ou não ser mc´s, porque caso não deem certo no rap, terão um plano B", frisou.
Ao longo de toda conversa, Bill se mostrou muito receptivo e próximo ao público e, no final do evento, foi bastante aplaudido e fotografado, além de conceder autógrafos aos fãs mais entusiasmados que lá estavam. Em seguida, partiu para a quadra do Bairro Leonardo, onde faria nova apresentação para finalizar a sua missão na cidade de Cataguases. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
{{banner-interno}}
A Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cataguases, realizada nesta quinta-feira, 23, terminou por volta da meia noite, apesar do anúncio pelo presidente daquela Casa de que pretende encurtar sua duração. Apenas dois projetos de lei foram votados sendo que o primeiro, o Estatuto da Defesa, Controle e Proteção dos Animais existentes no Município de Cataguases, que entrou na Pauta de Votação pela terceira vez, foi motivo de uma longa discussão entre os vereadores. Ao final, o vereador Vinicius de Oliveira pediu o seu sobrestamento por duas sessões alegando precisar de mais tempo para estudar melhor quatro artigos do referido projeto.
Outro projeto que também voltou à Pauta, pela terceira vez, autoriza o Poder Executivo a destinar recursos para os times de futebol inscritos na Liga Esportiva de Cataguases - LEC. Também polêmico, seu texto ganhou nova Emenda durante sua discussão, apresentada pelo vereador José Augusto Titoneli, seu autor. Ele inseriu a destinação de recursos para a LEC, até então excluída desta possibilidade. Como o projeto é autorizativo, as verbas, para chegarem a estas entidades precisam ser liberadas pelo prefeito. O texto foi sobrestado pelo próprio José Augusto que, depois de discussões, vai alterá-lo para que os recursos sejam destinados à LEC que, por sua vez, os distribuirá entre os clubes.No Grande Expediente, o empresário Léo Ângelo Martins, da Transportes Coletivos Léo, falou sobre o valor da tarifa do ônibus urbano na cidade considerada por ele e pelos demais empresários "aquém da realidade" para cobrir os gastos das empresas. Léo criticou o enorme percentual de gratuidade hoje em vigor no município e sugeriu um recredenciamento dos beneficiários que, segundo ele, deve ser promovido pela prefeitura.
Os funcionários do Legislativo também vão receber reajuste salarial de 10%. O projeto neste sentido começou a ser discutido na sessão desta quinta-feira, mas o vereador Serafim Spíndola pediu vistas e vai estudá-lo até a próxima sessão. O reajuste do Legislativo Municipal, de início, é maior do que o do Executivo. E pode aumentar ainda mais, dependendo, claro, do interesse dos vereadores.{{banner-interno}}
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente divulgou esta semana as datas dos concursos leiteiros e exposições comunitárias nos Distritos de Cataguases. De acordo com o Secretário, José de Alencar Pinto Farage, os eventos estão sendo programados de modo a promover o trabalho do homem do campo no sentido de mostrar o que estas comunidades vêm realizando no meio rural. A Prefeitura de Cataguases e a Emater-MG, além do Grupo de Mulheres Rurais, são parceiras nestas iniciativas.
De acordo com a programação divulgada por José de Alencar os eventos nos distritos vão começar no dia 20 de junho, com o 29º Concurso Leiteiro e a 31ª Exposição Comunitária do Distrito da Glória, com término no dia 23 de junho; Em seguida, acontece o 29º Concurso Leiteiro e Exposição Comunitária de Sereno, entre os dias 11 e 14 de julho; O terceiro distrito a realizar seu 25º Concurso Leiteiro e 26ª Exposição Comunitária será Aracati, de 25 a 28 de julho. Cataguarino dá sequência à programação entre os dias 8 e 11 agosto com seu 31º Concurso Leiteiro e sua 33ª Exposição Comunitária; e, encerrando o ciclo, Vista Alegre, realiza seu 24º Concurso Leiteiro e Exposição Comunitária entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro.
Além do concurso, a programação é composta por exposição de produtos artesanais e da agroindústria regional e shows musicais que serão divulgados posteriormente pelas comissões organizadoras de cada distrito. Os produtores vencedores nos concursos leiteiros vão receber prêmios e troféus.José de Alencar aproveitou para destacar o esforço que vem sendo empreendido para o fortalecimento da agricultura familiar e lembrou da importância da campanha de vacinação contra a febre aftosa que termina na próxima terça-feira, 31 de maio.
{{banner-interno}}
A Prefeitura de Recreio reabriu, na última quarta-feira, 22, o Centro de Convivência do Idoso (CCI), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Localizado no CRAS - Centro de Referência de Assistência Social- que fica no pátio da Exposição, o CCI foi reinaugurado em grande estilo, com um animado forró animado pela dupla Beto e Geraldinho e a participação do professor de dança André Cardoso Maurício, diplomado pela Casa de Dança Carlinhos de Jesus.
Durante a noite, os "jovens da melhor idade" ainda saborearam um delicioso jantar e se divertiram com uma ação que premiou os participantes do CCI. De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Social, Mariângela Sampaio, o Centro de Convivência do Idoso de Recreio estará desempenhado as atividades às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida para os participantes.
CURSO - A Prefeitura de Recreio está disponibilizando aos interessados os cursos de capacitação profissional de Manicure/Pedicure e de Auxiliar Administrativo pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial "SENAC-MG".Para fazer a inscrição, o interessadO, deverá ir até a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, no pátio de exposição, de segunda à sexta-feira, 7 às 16 h, levando consigo xerox dos documentos pessoais e do comprovante de residência. Podem se inscrever pessoas com idade mínima de 16 anos e as vagas são limitadas. As inscrições terminam na tarde desta sexta-feira, dia 24.
{{banner-interno}}