O ritmo da contração econômica da zona do euro diminui no primeiro trimestre deste ano na comparação com os três meses anteriores, mas as vendas no varejo de abril apontaram para fraqueza contínua na demanda doméstica.
A agência de estatísticas europeia Eurostat confirmou nesta quarta-feira sua estimativa anterior de que o Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro recuou 0,2 por cento entre janeiro e março na comparação com os três meses anteriores.
O resultado foi melhor do que a queda de 0,6 por cento no quarto trimestre de 2012 também na comparação trimestral.
A Eurostat também revisou sua estimativa na comparação anual para mostrar que a economia encolheu 1,1 por cento no primeiro trimestre.
"A zona do euro permanece presa em recessão, apesar de alguns sinais de que ela está se atenuando um pouco", disse o economista-chefe europeu da Capital Economics, Jonathan Loynes.
A queda menor no primeiro trimestre de 2013 ocorreu principalmente pela estabilização dos estoques e da demanda das famílias, que, ao contrário dos três meses anteriores, não pesaram negativamente sobre o resultado geral.
Mas as vendas no varejo, um indicador da demanda do consumidor, caíram mais que o esperado em abril, apontando para uma fraqueza contínua do consumo privado no início do segundo trimestre.
Economistas disseram que isso era esperado, dado o desemprego recorde de 12,2 por cento.
As vendas no varejo na zona do euro caíram 0,5 por cento em abril na comparação mensal, e tiveram queda de 1,1 por cento na comparação anual. Economistas consultados pela Reuters esperavam queda mensal de apenas 0,1 por cento e contração anual de 0,8 por cento.
"Os consumidores ainda estão fazendo pouco para ajudar a zona do euro a retornar ao crescimento, o que não é surpresa dada a pressão que enfrentam em uma série de países do desemprego em alta e do limitado poder de compra", disse o economista do IHS Global Insight Howard Archer.{{banner-interno}}
O setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde anunciou nesta terça-feira, 04, a realização da 34ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. O evento pretende vacinar crianças de seis meses a menores de cinco anos, público vulnerável à doença, conforme revelou Lívia Milani, coordenadora do setor de municipal de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases.
A Campanha, que será realizada em todo o país no próximo sábado, 8, pretende imunizar, até o dia 21 de junho, pelo menos 95% das 12,2 milhões de crianças brasileiras incluídas na faixa etária preconizada pelo Governo Federal. A aplicação da vacina é feita por via oral e é indispensável que seja apresentado cartão de vacinação da criança no ato da imunização.
Em Cataguases, estima-se que 3.604 crianças sejam vacinadas nos postos de saúde e Policlínica Municipal, onde cerca de 120 profissionais entre enfermeiros, motoristas, técnicos e auxiliares de enfermagem estarão envolvidos na Campanha. O primeiro dia de vacinação é considerado o dia "D", e é a data em que se espera a maior distribuição de doses. Por isso, os postos de vacinação vão funcionar de 8h às 17 horas e, nos demais dias da Campanha, o horário de vacinação será de 7 às 16h nos postos de saúde e de 7 às 17h na Policlínica Municipal, conforme revelou Lívia Milani.
-"O objetivo da Campanha é manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da Poliomielite", revelou a coordenadora, acrescentando que desde 1989 o país não registra casos da doença. Lívia também lembrou que "a vacinação é segura e contraindicada apenas para as crianças imunodeficientes ou alérgica aos componentes da vacina, como estreptomicina e eritromicina. "As crianças que estiverem apresentando quadro febril ou que tenha apresentado reação grave ao receber doses anteriores da vacina também não devem ser vacinadas", destacou a coordenadora.
Outra questão importante destacada por Lívia é que "embora o Brasil seja um país livre da Poliomielite, com a realização de eventos internacionais, como a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, o vírus pode reaparecer no Brasil através de cidadãos residentes em países cuja doença ainda circula. Por isso, é importante a imunização, para que o poliovírus não encontre condições de se espalhar", concluiu. {{banner-interno}}
O trabalho da Comissão Especial de Inquérito - CEI - nome dado em Cataguases a Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI - instalada pelos vereadores de Cataguases no começo do ano, chegou ao fim no dia 20 de maio último. Ela foi criada para apurar irregularidades relacionadas à organização do carnaval 2013 por parte do Executivo Municipal. O anúncio do encerramento dos trabalhos foi feito pelo vereador Serafim Couto Spíndola, presidente daquela Comissão, no início da sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira, 4. O texto não aponta culpados, mas revela irregularidades praticadas no decorrer da organização e realização do carnaval deste ano.
Serafim (foto abaixo) leu o relatório final com a conclusão dos trabalhos "onde pudemos constatar as seguintes irregularidades cometidas pela Administração Municipal, passíveis, inclusive, de responder por atos improbidade administrativa, a ser constatado, oportunamente, pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais", diz o texto, acrescentando que além daqueles dois orgãos, o Executivo Municipal também vai receber uma cópia dos autos. A CEI foi criada na primeira sessão ordinária do ano, realizada no dia 19 de fevereiro, a partir da assinatura de cinco vereadores. Sua primeira reunião oficial aconteceu no dia seguinte e se estendeu até a última semana. De acordo com o texto lido em plenário, o Executivo deixou de cumprir a legislação que estabelece as normas de finanças públicas e, além disso, contesta, inclusive, a veracidade da assinatura do Prefeito no Projeto de lei original que destinou recursos às agremiações carnavalescas de Cataguases.Diz o relatório: "Todo o processo para a realização do Carnaval 2013 de Cataguases, por parte do Executivo Municipal, foi feito sem nenhum tipo de licitação devida, transferindo/cedendo o direito de utilização dos espaços públicos para empresas/pessoas sem nenhum critério legal, para que esses 'escolhidos' pudessem comercializá-los, auferindo lucros através de contratos de locação, inclusive se barracas de bebidas/comestíveis montadas em vias públicas, sem nenhum recolhimento pecuniário aos cofres públicos de, Cataguases gerando prejuízo ao Município, inclusive com a utilização dos serviços dos servidores municipais para a montagem dessas barracas e instalação das fiações elétricas, conforme se depreende pela documentação em anexo e depoimentos pessoais colhidos".
O relatório, de quatro páginas, apresenta conclusões até sobre o critério de escolha das escolas de samba vencedoras do Carnaval 2013. Segundo o texto, estes critérios foram definidos "de última hora, modificados, com alterações gritantes do arredondamento das notas contrariando os ensinamentos básicos da matemática", afirmando em seguida que documentação anexa ao processo confirma a afirmativa. O texto foi assinado pelos vereadores Antônio Batista Pereira (relator), Serafim Couto Spíndola (presidente) e Walmir Linhares da Costa (membro). Serafim disse que vai aguardar a manifestação do Ministério Público sobre o resultado da CEI apresentado no relatório final. {{banner-interno}}
Terminou, por volta das 18 horas, a etapa intermunicipal para a Conferência Nacional da Educação 2014, realizada desde o início da manhã dessa terça-feira, 4, no auditório da Matriz de Nossa Senhora do Rosário em Cataguases, com a participação de representantes de diversos segmentos da educação de dez cidades da região.
Após longa discussão e estudo das propostas vindas das etapas municipais do encontro, os participantes fizeram diversas sugestões substitutivas e aditivas que serão encaminhadas e submetidas a um novo debate na fase regional que será realizada em agosto na cidade de Barbacena, onde haverá a participação de 100 municípios.
Dentre as alterações feitas no encontro desta terça-feira em Cataguases, está a que prevê que "até 2018 as escolas públicas sejam estruturadas com profissionais capacitados e especializados para atender à demanda da educação especial " e também a que propõe maior repasse dos Royalties do petróleo e do PIB para a o setor da educação.Segundo a secretária de Educação Luciana Moreira, "conseguimos cumprir o objetivo que era reunir representantes das dez cidades envolvidas nessa etapa e chegar a um consenso sobre as propostas que serão levadas à outra etapa pelos delegados eleitos. A participação de todos foi efetiva e importante", destacou Luciana. Ao final do evento, foram eleitos dezenove delegados que participarão do encontro em Barbacena, representando os ensinos básico, profissionalizante e superior, nos segmentos gestores da educação, trabalhadores da educação, pais e estudantes.
{{banner-interno}}
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) fará na próxima quinta-feira (6) uma vistoria nos aeroportos de Guarulhos (Grande São Paulo) e Viracopos (Campinas). Como são a porta de entrada de grande parte dos turistas estrangeiros que vem ao país, os diretores da agência vão avaliar se os terminais estão preparados para o fluxo da Copa das Confederações, que começa no próximo dia 15. Também serão inspecionados os aeroportos do Galeão e o de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, de Brasília (DF), de Confins (MG), de Salvador (BA),de Fortaleza (CE) e de Recife (PE).
A visita desta quinta-feira será comandada pelo diretor-presidente da Anac, Marcelo Pacheco dos Guaranys, acompanhado de fiscais do órgão. Eles vão observar os itens que são de competência da agência, como atendimento aos passageiros. A equipe deverá começar a inspeção por Guarulhos, às 9h30, e seguir a tarde para Viracopos.
Durante a Copa das Confederações, a Anac manterá 220 servidores para fiscalizar a prestação de serviços de transporte aéreo. Os funcionários também ajudarão a informar os usuários sobre seus direitos. Nos aeroportos do Galeão, de Guarulhos e de Brasília as equipes estarão disponíveis por 24 horas. Nos demais terminais a atuação será das 7h às 23h.
Além dos servidores, a Anac treinou voluntários em todas as cidades sede da Copa e em São Paulo, como parte de uma iniciativa do Ministério dos Esportes. As pessoas receberam informações sobre as características do transporte aéreo e dos direitos dos passageiros no Brasil.{{banner-interno}}