Será realizado nesta quinta-feira, 6, a partir das 10 horas, no salão social do Clube do Remo, leilão de veículos apreendidos por infração de trânsito. Duzentos e setenta e dois veículos, entre motocicletas e carros de passeio, estão depositados no pátio do Auto Socorro Dois Irmãos, credenciado no Detran-MG, e que fica próximo ao bairro Justino. O evento será presidido pelo leiloeiro oficial Dilson Marcos Moreira, após ser nomeado pelo Juiz de Direito Mauricio José Machado Pirozi, diretor do Fórum e juiz da Vara Criminal da Comarca de Cataguases.
O leilão é regido pelas normas gerais da Lei Federal nº 8.666/93 e suas alterações posteriores, sendo que o bem será arrematado, no estado em que se encontra, pela melhor oferta individual de preço, especifica o Edital número 0006/2013. O vencedor nos lances do leilão deverão pagar o veículo à vista nas agências dos Bancos Itaú, Brasil, Bradesco, Mercantil do Brasil e Bancoob, através do Documento de Arrecadação Estadual – DAE, que será emitido pelo Leiloeiro Oficial no ato da arrematação. Caberá ainda ao arrematante pagar 5% do valor do veículo a título de comissão ao leiloeiro. Depois de pagar o veículo o leiloeiro fornecerá ao comprador um Recibo Provisório válido até a emissão da Nota Fiscal. De posse da referida Nota de veículo recuperável, o novo proprietário deverá comparecer à Delegacia de Polícia em Cataguases no dia 6 de julho, para receber o Alvará de Liberação e ser orientado sobre o recebimento da Carta de Arrematação. Para o proprietário de veículo arrematado como sucata, ele também deverá ir à Delegacia no dia 6 de julho. Neste caso ele terá um prazo de dez dias contados da data do recebimento do Alvará de Liberação para retirar o bem no pátio do Auto Socorro Dois Irmãos, dirigido pelos irmãos Fabrício e Rafael (foto acima). Se não o fizer neste período, pagará as diárias referentes aos dias que ultrapassaram a data limite.
Por fim, o arrematante do veículo o receberá totalmente "livres e desembaraçados de todos e quaisquer ônus, exceto DPVAT", frisa o Edital. Fica obrigado o arrematante a comparecer à mesa administrativa do leilão num prazo de até quinze minutos após a batida do martelo pelo leiloeiro oficial, munido de todos os documentos para regularizar o arremate do bem. Caso não compareça perderá o direito sobre o veículo que voltará à leilão, além de sujeitar-se às penalidades previstas no artigos 87 e seguintes da Lei Federal 8.666/93.
Clique no link para baixar o arquivo com a Relação de veículos a serem leiloados {{banner-interno}}
Crianças do 1º ao 3º ano do ensino fundamental terão acesso a livros de literatura para ajudar no processo de alfabetização. Serão entregues 75 títulos. Os livros são de poemas, contos, fábulas e lendas, além de clássicos da literatura infantil e textos da tradição popular. Os livros serão usados na escola.
A ação faz parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que tem como objetivo assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. O Censo Escolar de 2011 informa que há mais de 108 mil escolas e 400 mil turmas que atendem ao período escolar.
O edital para Programa Nacional do Livro Didático Alfabetização na Idade Certa de 2014 está publicado. As editoras interessadas em participar têm até o dia 19 de setembro de 2013 para fazer a pré-inscrição de suas obras. A entrega dos exemplares para avaliação vai de 1º a 4 de outubro de 2013.
Podem ser inscritos livros em três categorias: obras para o 1º ano do ensino fundamental, para o 2º ano ou para o 3º. Serão selecionados títulos escritos em verso ou prosa, livros ilustrados e histórias em quadrinhos.{{banner-interno}}
Em meio a conflitos entre índios e fazendeiros em Sidrolândia (MS), a presidenta Dilma Rousseff disse hoje (5) que o governo cumprirá todas as decisões da Justiça. "Não discuto decisão judicial. Sempre preferiremos processos negociais, mas cumpriremos todas as decisões."
Dilma disse que o cumprimento da lei está no "âmago" de sua posição como presidenta, sendo um elemento característico do cargo. "Acho que é uma questão que tem que ser feita com base no diálogo. Agora, o Brasil e o governo brasileiro cumprem a lei rigorosamente. O que a Justiça dispõe nós cumprimos rigorosamente. Mas sempre vamos preferir o processo negocial para evitar choques, mortes e ferimentos."
Após reunião do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Dilma disse que é preciso também respeitar o direito de populações não indígenas. "Acredito que, no Brasil, temos uma população indígena e não podemos negar essa existência porque ela é a população originária. Mas isso não significa que outras populações não tenham direito".
Hoje, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, afirmou ter cometido um "equívoco" ao declarar, durante uma reunião com índios de diversas etnias, que a presidenta Dilma Rousseff teria sugerido o descumprimento de ordem judicial, por parte da Polícia Federal (PF), que determinava a retirada de um grupo de índios terenas de uma fazenda de Sidrolândia (MS). Um índio foi morto e ao menos três ficaram levemente feridos durante a operação policial.
Em nota divulgada na manhã de hoje (5), Carvalho afirma que estava apenas tentando transmitir aos índios "a dor da presidenta Dilma" com a morte de Osiel Gabriel, 35 anos, na quinta-feira (30). De acordo com Carvalho, embora a presidenta insista na negociação e no diálogo para a resolução de conflitos, ela, em nenhum momento, criticou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pelo fato de a PF ter cumprido a ordem judicial.{{banner-interno}}
Algumas mobilizações e atividades educativas estão sendo realizadas, em Muriaé, nesta quarta-feira (5), em homenagem ao "Dia Mundial do Meio Ambiente". O objetivo é marcar a data através da conscientização de crianças e jovens, que podem funcionar como multiplicadores, levando informações à população em geral.
As ações envolvem uma parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o 5º Grupamento da Polícia Militar do Meio Ambiente e as instituições de ensino, entre elas, a Escola Estadual Padre Maximino Benassati, no Bairro São Francisco, onde os alunos assistiram a uma palestra, na parte da manhã, com o ambientalista Renato Sigiliano e, em seguida, fizeram uma "Caminhada Ecológica" até a Praça João Pinheiro.
Enquanto isso, na Praça João Pinheiro, a Secretaria e a PM do 5º Grupamento promoviam uma campanha de conscientização junto aos estabelecimentos comerciais daquela região, distribuindo, também, mudas de árvores para os interessados.
Ainda dentro da programação do "Dia Mundial do Meio Ambiente", será realizado, hoje, a partir das 19h30, o plantio de 15 árvores na Avenida Juscelino Kubistchek, próximo à Cachoeira do Rosário. A atividade será realizada pelos alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente.
As ações serão complementadas, entre 6 e 9 de junho, com um trabalho de preservação ambiental, em parceria com a ONG "Pacto Ambiental", no distrito de Pirapanema, durante o "Festival Gastronomia na Serra". A ONG é responsável pela divulgação de um projeto de conscientização sobre a importância do turismo sustentável e a preservação do meio ambiente.{{banner-interno}}
Começou na manhã de terça-feira, 4, e termina no próximo sábado, 8 de junho a 19ª edição do Liquida Ktá, a maior promoção de varejo de Cataguases e que está reunindo 21 expositores dos segmentos de vestuário e calçados na Praça Rui Barbosa, centro de Cataguases. A iniciativa é da Associação Comercial e Industrial de Cataguases - ACIC - e tem por objetivo, segundo revelou Léllis Dutra, gerente daquela instituição, "fortalecer e incrementar o comércio local com produtos de qualidade e preços bastante convidativos".- A ideia do Liquida Ktá nasceu da necessidade de chamar a atenção para o comércio local que é bastante competitivo e não deixa nada a desejar em relação às demais cidades da região, conta Léllis. Graças à esta iniciativa, o consumidor de Cataguases e região pode comprar produtos de qualidade e de grife renomadas com descontos muito atraentes. "É só dar uma voltinha pelos estandes na Praça para comprovar a grande variedade de produtos e conferir os preços realmente muito bons", completou Léllis, que é diretora da ACIC.
Outro ponto que merece ser lembrado é que o Liquida Ktá, já se tornou um evento aguardado pelo consumidor da cidade e microrregião, diz Léllis. "Eles sabem que aqui vão encontrar preços muito especiais e se programam para comprar nesta liquidação que acontece duas vezes ao ano", revela. A expectativa da ACIC é de que os participantes do Liquida Ktá tenham um crescimento nas vendas entre 5% e 8% em relação ao mesmo período do ano passado.
{{banner-interno}}