O primeiro-ministro grego, Antonis Samaras, tentou conter uma crise política sobre o fechamento abrupto pelo governo da emissora estatal de TV ERT, enquanto sindicatos realizaram uma greve de 24 horas, nesta quinta-feira, em protesto contra a medida adotada pelas autoridades como forma de cortar custos.
Samaras, que tem chamado os defensores da ERT de hipócritas, convidou para negociar dois partidos de esquerda que integram a coalizão mas são contrários ao encerramento do canal, informou o governo, buscando evitar uma instabilidade política no país sob resgate da zona do euro.
Um alto funcionário do governo disse que o primeiro-ministro conservador está aberto a discutir suas propostas e que é provável um acordo, embora ele não tenha a intenção de voltar atrás sobre o fechamento da ERT e seu relançamento como uma empresa menor e mais eficiente.
"Acredito que há espaço para um acordo e não vamos para novas eleições", disse a fonte à Reuters.
Mas o embate público entre Samaras, que prometeu transformar a Grécia de "um verdadeiro Parque dos Dinossauros" em uma economia moderna, e seus parceiros de coalizão levantou dúvidas sobre se há uma fórmula para salvar a nação.
"O país está no fio da navalha", disse uma fonte da coalizão.
O conflito com os partidos Pasok e Esquerda Democrática, que são contra o fechamento da emissora, transformou-se rapidamente na crise política mais grave desde que a coalizão chegou ao poder, em junho do ano passado.
"Ou se chega a uma solução em uma semana ou vamos para eleições", disse o jornal conservador Kathimerini em sua primeira página.
Cerca de 2.600 funcionários vão perder seus empregos com o fechamento da ERT, ajudando o governo a cumprir uma meta de demissões do setor público no âmbito do seu programa de resgate.
Autoridades da zona do euro se reúnem mais tarde nesta quinta-feira para discutir a liberação da próximo pacote de 3,3 bilhões de euros em empréstimos aos país.
Um alto funcionário do governo disse que Atenas está sob pressão para mostrar a inspetores da UE e do FMI em visita ao país que tem um plano para demitir 2.000 trabalhadores do setor público, como exigido, e que o fechamento da ERT era a única opção disponível para cumprir a meta.
Os dois maiores sindicatos do país realizaram uma greve de 24 horas contra o encerramento da emissora nesta quinta-feira, descrevendo o fechamento da ERT de "um golpe... para censurar a informação imparcial."{{banner-interno}}
A Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira (ABADÁ-CAPOEIRA) em Cataguases vai realizar a segunda edição dos Jogos da Zona da Mata: encontro de Culturas, promovendo cursos e competições com a participação de capoeiristas de diversas cidades da Zona da Mata mineira e apresentações de cultura popular, como Bate-pau, Folia de Reis, Congado e Maculelê.
O evento começa a partir das 18h da próxima sexta-feira, 14, no Ginásio Poliesportivo Max Baer Lopes, onde será ministrado um curso de aperfeiçoamento técnico de capoeira, com os capoeiristas Canguru e Peixe Cru. No sábado, pela manhã, outro curso será realizado no mesmo local e, a partir das 17 horas, começam as competições na Praça Rui Barbosa, que também será palco das finais no domingo, data em que serão realizados os batizados de capoeira.De acordo com Maycon Vilela Alves (foto), o graduado Chinês, "as competições são voltadas para a melhoria do capoeirista e a divulgação da capoeira e suas regras na sociedade. Qualquer pessoa pode participar da ABADÁ Capoeira, basta nos procurar. Mas é preciso ter disciplina e a cabeça no lugar, porque o mais importante é o respeito e a boa convivência social", destacou Chinês, lembrando que "a capoeira é uma ótima forma de o indivíduo se instruir e praticar uma vida saudável".
As aulas da ABADÁ em Cataguases são realizadas na Escola Estadual Professor Clóvis Salgado, na academia Espaço ABADÁ Capoeira, situada no prédio do Colégio Equipe, e no salão da Igreja Nossa senhora Aparecida, localizada no bairro São Diniz, onde são gratuitas. Cerca de 100 participantes, com idade a partir de 2 anos, integram o grupo em Cataguases. (Fotos: Paulo Victor Rocha){{banner-interno}}
O Cabo Oneias de Oliveira Costa, que atua na Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica em Cataguases, recebeu nesta terça-feira, 12, a Medalha "Alferes Tiradentes", em solenidade realizada no Pátio do 2º Batalhão de Polícia Militar, em Juiz de Fora.
A comenda, a maior daquela instituição, é uma reverência ao Mártir da Independência do Brasil, e foi inspirada no exemplo dado por Tiradentes de amor à Pátria. A medalha é, portanto, a refirmação destes ideais de bem servir à comunidade mineira, destacou, em comunicado, o comando daquela corporação.Cabo Oneias, que desenvolve um trabalho educativo e preventivo de grande relevância social em Cataguases, teve sua atuação reconhecida dentro da Polícia Militar por seus "relevantes serviços" prestados à comunidade. Para ele a homenagem é "um presente" que não esperava receber. "Sinto-me honrado com esta Comenda e ao mesmo tempo fortalecido para continuar desempenhando esta atividade com empenho e determinação. Estou muito feliz e agradeço a todos os que colaboram com o meu trabalho", explicou. {{banner-interno}}
Os poemas de Fernando Pessoa que hoje (13) completaria 125 anos de idade são fonte de inspiração também para os artistas brasileiros. A cantora Maria Bethânia já declarou que mantém uma relação especial com o poeta português.
Bethânia confessou que Fernando Pessoa é o poeta de sua vida. São diversos os poemas cantados e declamados pela artista desde a década de 1970.
Em julho, a cantora vai participar de um debate em homenagem a Fernando Pessoa na 11ª Flip – Festa Literária Internacional de Paraty – ao lado da imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), Cleonice Berardinelli. Aos 96 anos, conhecida apenas como Dona Cléo, é autora da primeira tese no Brasil sobre o poeta, a segunda sobre o tema no mundo.
A acadêmica disse que Fernando Pessoa é um dos poetas mais conhecidos fora de Portugal e que nenhum outro autor português tem, no Brasil, a presença e a importância dele.
"É um dos poetas mais conhecidos fora de Portugal porque tem uma poesia extremamente sedutora e isso o torna um poeta diferente de quase todos os demais. Os outros exprimem-se na sua própria pessoa, exprimem sofrimento, dor, alegria, esperança. Ele exprime todas as coisas, mas em cada um dos seus heterônimos, é uma personalidade diferente que ele põe", destacou Dona Cléo.
O fato de os poemas tratarem de questões universais faz dele um poeta presente na música e na cultura brasileiras, segundo o crítico brasileiro Frederico Barbosa. Ele acrescentou que as poesias de Pessoa estão em composições importantes de Caetano Veloso e, até mesmo, em um show de Jô Soares feito com as obras do poeta.
O professor de crítica literária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-São Paulo), Fernando Segolin, tem a mesma opinião. "Existe uma influência muito grande devido, sobretudo, a esse lado mais sensorial, mais afetivo, mais emotivo da sua poesia. [Fernando Pessoa] É um grande técnico, um hábil escritor mas, ao mesmo tempo alguém que tem alguma coisa para dizer e para passar", explicou.
O músico e intérprete gaúcho Fernando Birguel é fã do poeta há 20 anos e percorreu, no mês passado, 12 cidades brasileiras com o espetáculo Fernando em Pessoa, que mistura poemas do português com canções da música popular brasileira. Para ele, as poesias de Pessoa e seus personagens "são atemporais".
Para especialistas, inicialmente Pessoa ganhou mais destaque no Brasil que em Portugal, como conta o sobrinho do poeta, Luis Miguel Rosa Dias. "Das vezes que tenho ido ao Brasil, quase me tocam como se eu fosse a Nossa Senhora de Fátima, por eu ser o sobrinho de Fernando Pessoa. Eles adquiriram mais conhecimento sobre a obra de Fernando Pessoa do que aqui em Portugal", relatou.{{banner-interno}}
A equipe do CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, em Cataguases, fez uma série de atividades na tarde desta quarta-feira, 12, em diversos pontos da cidade. Nesta data é comemorado o Dia de Combate ao Trabalho Infantil e, segundo o Secretário Municipal de Assistência Social, Vanderlei Texeira Cardoso, o Pequeno, esta é uma "prática abjeta que não pode reaparecer em nossa cidade".
"O objetivo do movimento foi lembrar as pessoas que criança não pode trabalhar", lembrou Wilson Mendonça, coordenador do CREAS. Durante o dia também foi explicado à população sobre o PETI - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil que funciona em Cataguases e que, de acordo com Vanderlei Pequeno, "felizmente sua demanda é insignificante e nem queremos que cresça", salientou o Secretário. Durante a panfletagem e o contato com o público, funcionários do CREAS e PETI tiravam dúvidas da população sobre o trabalho infantil.
DIA DOS NAMORADOS - A equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde também foi às ruas nesta quarta-feira, 12. Só que para lembrar às pessoas que no Dia dos Namorados também é preciso prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis como Aids e também Hepatite.
O grupo, liderado por Tairises Roque, conversava com as pessoas e lhes entregava um kit com presevativos, lubrificantes, balas e um folder explicativo, tudo dentro de uma sacola que pode ser levada ao supermercado para as compras, dispensando o saco plástico e ajudando a preservar o meio ambiente. (Foto: Reprodução Internet){{banner-interno}}