Termina nesta sexta-feira, 14, o prazo de inscrição para o curso de Pizzaiolo que será realizado em Cataguases, através do Pronatec e que está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Dia 17, segunda-feira, encerra também o prazo para interessados se inscreverem nos cursos de Cuidador de Idoso e Auxiliar de Recursos Humanos. E no final deste mês de junho, no dia 28, chega ao fim as inscrições para o curso de Garçom, como os demais, também pelo Pronatec, programa de qualificação profissional do governo federal .
A Secretaria Municipal de Assistência Social divulgou informações importantes sobre os cursos oferecidos agora e cujas aulas começarão em julho próximo. Conheça um pouco mais sobre cada curso e escolha o seu. Vale lembrar que hoje o mercado de trabalho é carente de profissionais qualificados. Garçom, por exemplo, é uma profissão que está em alta com muitas vagas disponíveis, principalmente, nestes tempos de Copa das Confederações e, ano que vem, Copa do Mundo.
Outra profissão que tem forte demanda por profissionais é o Cuidador de Idoso. Como o brasileiro está vivendo mais é cada vez maior a demanda por profissionais que cuidem dos idosos. Em Cataguases, por exemplo, é dificil encontrar alguém da área que não esteja trabalhando. Segundo informações obtidas junto a familiares de idosos que utilizam este serviço, a carência é maior para profissionais do sexo masculino.
Veja, abaixo, o que é cada profissão e o que faz o profissional daquela área.
Auxiliar de Recursos Humanos São dez vagas com carga horária de 160 horas e, ao final do curso, o aluno estará apto a executar rotinas de processos administrativos do setor de Recursos Humanos de uma empresa. Vai realizar atividades de apoio ao planejamento, execução, avaliação e controle dos processos de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desenvolvimento, avaliação de desempenho, progressão funcional, cargos, salários e benefícios. As aulas começarão no dia 1º de julho. Os documentos necessários para a inscrição são: NIS (Número de Identificação Social), Carteira de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, comprovante de residência e escolaridade.Cuidador de IdosoForam disponibilizadas dez vagas com carga horária de 160 horas. O profissional oriundo do curso será capaz de cuidar da higiene, conforto e alimentação do idoso, observando possíveis alterações no seu estado geral de saúde. Além disso, vai zelar pela integridade física do idoso, prestar primeiros socorros e promover atividades de entretenimento.É necessário ter cursado o Ensino Fundamental Completo (9º ano – antiga 8ª série) e também apresentar os seguintes documentos: NIS (Número de Identificação Social), Carteira de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, comprovante de residência e escolaridade. As aulas começarão no dia 1º de julho.
Garçom O curso será formado por vinte alunos e terá carga horária de 200 horas aula, com início no dia 22 de julho próximo. Cabe ao garçom, recepcionar o cliente e ocupar-se de sua acomodação à mesa. É ele quem registra pedidos e orienta escolhas. O garçom utiliza técnicas para servir alimentos e bebidas, bem como organiza os espaços físicos onde serão colocados os alimentos e bebidas em geral.É preciso que os interessados neste curso tenham cursado todo o Ensino Fundamental (antiga oitava série) e apresente, no ato da inscrição os documentos: NIS (Número de Identificação Social), Carteira de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, comprovante de residência e escolaridade com data atualizada.
{{banner-interno}}
O Windows 8 foi lançado em Outubro de 2012, mas durante um bom tempo não havia um cliente oficial para o Twitter que fosse capaz de tirar proveito da "Interface Moderna" do sistema. Com isso surgiram várias alternativas e uma delas, o Tweetro+, se destaca por fazer bom uso da interface, sem abrir mão dos recursos mais importantes do Twitter.
A tela principal mostra uma "visão geral" de sua atividade na rede social. Depois de conectar suas contas - o Tweetro+ suporta várias ao mesmo tempo - você pode ver um resumo do que está acontecendo em sua timeline, menções a você, detalhes do seu perfil e o que mais escolher. Clique ou feche os dedos sobre a tela em um gesto de "pinça" para ir à tela principal, onde você pode alternar entre usuários, compor tweets e personalizar as colunas com informações.
O Tweetro+ funciona muito bem com um teclado e mouse, mas é em aparelhos equipados com uma tela sensível ao toque que ele realmente brilha. O app é otimizado para funcionar tanto no modo retrato quanto no modo paisagem, e embora o modo paisagem tenha um pequeno bug que faça com que os botões de opções escondam o tweet atual, ambos são fáceis de usar e navegar.
Clique ou toque em um tweet para ver os botões para responder (Reply), Retweetar (Retweet) ou marcar o tweet como favorito (Favorite), além de outras opções de dependem da orientação da tela. No modo paisagem, por exemplo, o Tweetro+ abre os links em um conveniente navegador integrado que surge à direita da tela. No modo retrato o navegador desaparece, substituído por uma opção chamada Open Link (Abrir link). O mesmo vale para detalhes como a visualização de uma conversa, que é automaticamente disponível no modo paisagem mas está oculta atrás de um botão no modo retrato. Também há uma opção para excluir seus próprios Tweets.
Novos tweets podem ser compostos na tela inicial do app ou em uma tela dedicada que surge ao clicar em Reply (responder) ou Quote (citar) em um tweet. A tela de composição tem um contador de caracteres e uma opção para inserção de imagens. Me surpreendi ao ver que o Tweetro não "encurta" automaticamente as URLs, e não consegui encontrar uma opção para fazer isso dentro do app. Também na janela de composição você sempre encontrará o último tweet que enviou. Clique nele para ver uma lista com todos os tweets da conta associada.
O Tweetro+ também funciona muito bem no modo "lado a lado", ocupando um terço da tela enquanto outro app ocupa o espaço restante. A interface tem um layout especializado para esse modo, mas notei uma omissão curiosa: nele não há uma opção para adicionar imagens a um tweet.
Não encontrei muitos problemas com o Tweetro+. Sua principal falha é a falta de opções de personalização. É possível receber notificações, mas não há uma forma de controlar ou cancelar elas. Não é possível mostrar a hora exata em que um tweet foi enviado, apenas o tempo relativo, o que é um inconveniente. O suporte a listas também é incompleto: você pode ver e ler suas listas, mas não há uma forma de criar novas listas ou adicionar usuários às já existentes.
Eu gostaria de ter um pouco mais de controle sobre a aparência e comportamento do Tweetro+, mas como ele é tão bem projetado, na maioria dos casos isso não importa. Embora ele não seja a melhor opção quando comparado aos apps para o desktop, é uma excelente escolha para quem tem um tablet com Windows 8, e funciona extremamente bem com uma tela sensível ao toque. Devido à limitações na API do Twitter, uma versão gratuita do Tweetro+ não está disponível. O app custa cerca de R$ 17,00, mas vale a pena.
{{banner-interno}}
O número de homicídios no Brasil teve uma pequena queda de 0,12% em 2011, depois de crescer por três anos consecutivos. Segundo dados levantados pela Agência Brasil no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, foram registrados 52.198 assassinatos no país em 2011, 62 casos a menos do que no ano anterior.
Apesar da queda, 2011 manteve-se acima do patamar de violência de 2009, quando ocorreram 51.434 homicídios, e registrou o segundo maior número de assassinatos desde o início da série histórica disponível para consulta do Ministério da Saúde.
De acordo com dados, é possível observar que os homicídios seguem uma tendência de alta entre 1993 e 2003, quando atingiu 51 mil casos. Em 2004 e 2005, houve quedas. Os números voltaram a subir em 2006 e caíram em 2007. A partir de 2008, os assassinatos aumentaram, atingindo níveis recordes em 2009 (51.434) e 2010 (52.260).
Onze das 27 unidades da Federação tiveram redução dos homicídios. As maiores quedas foram observadas em três estados da Região Norte do país: Roraima (-22,8%), Amapá (-19,4%) e Rondônia (-17,8%).
Todos os estados do Sul do país tiveram queda. No Norte, além dos três estados em destaque pela redução mais expressiva dos homicídios, o Pará também teve queda. Na Região Sudeste, caíram os homicídios em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. No Nordeste, houve redução apenas na Bahia. Nenhuma das quatro unidades do Centro-Oeste conseguiu reduzir seus homicídios em 2011.
Os assassinatos cometidos com armas de fogo no país também caíram pouco entre 2010 e 2011. Foram registradas 36.737 mortes em 2011, 55 a menos do que no ano anterior.
{{banner-interno}}
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, anunciou hoje (13) "tolerância zero" para abusos de preços nas diárias dos hotéis, conforme denúncias divulgadas pela imprensa, por causa da Copa das Confederações, que começa neste sábado (15), em Brasília, com o jogo Brasil x Japão, e da Copa do Mundo de 2014, programada para acontecer em 12 capitais brasileiras.
Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços, o ministro disse que o governo poderá acionar a Polícia Federal, além dos órgãos de fiscalização dos estados e municípios, pois "aqueles que pensam que podem abusar dos consumidores precisam saber que a mão pesada do Poder Público vai agir e pode até ter hotel fechado por causa disso".
Rebelo alertou ainda que "na última vez em que [os hotéis] tentaram fazer isso, tiveram que devolver dinheiro às pessoas que pagaram preços abusivos na Rio+20, no Rio de Janeiro". Ele acrescentou que o governo não vai aceitar que a rede hoteleira aproveite os eventos esportivos para superfaturar os preços, pois "isso vai prejudicar o país e a cidade onde for praticado esse abuso, que perderá eventos e destinos turísticos".
{{banner-interno}}
Foi encontrado, na manhã desta quinta-feira, 13, por volta das 9:40 horas, no areião do bairro Taquara Preta, em Cataguases, o corpo de Jorge Batista de Almeida, 63 anos, que desde a tarde da última segunda-feira, 10, desapareceu nas águas do rio Pomba.
As buscas começaram na manhã de terça-feira, 11. Jorge estava pescando no rio Pomba quando, após lançar na água uma tarrafa que estava presa à sua mão, perdeu o equilibrio, caiu no rio e foi puxado pela forte correnteza. Testemunhas disseram à Polícia que não tiveram meios de socorrê-lo por causa da distância que estava da margem do rio.
O corpo será liberado para os familiares até o final da tarde desta quinta-feira, 13, conforme revelou a PM.
{{banner-interno}}