Com o objetivo de levar informações à população sobre saúde sexual e reprodutiva, a Secretaria de Saúde de Muriaé criou no bairro José Cirilo o Grupo Direito Reprodutivo, em que acontecem palestras e discussões em conjunto para debater o tema.
Em sua primeira reunião, realizada na quarta-feira, dia 5, 13 participantes acompanharam as palestras do ginecologista Dr. Fernando Inácio Carneiro e da Coordenadora da Policlínica, Ana Amélia Dias Souza Pereira. "Queremos permitir que cada paciente seja protagonista de decisão da sua própria saúde", disse Ana Amélia.
Para Grasielle Esposito, Secretária de Saúde Adjunta, a criação do Grupo de forma descentralizada, em bairros periféricos da cidade, contribui para intensificar o trabalho de prevenção em várias doenças. "Estamos priorizando o trabalho preventivo em todos os nossos setores de atuação", disse. "Prevenindo a população, garantimos melhor qualidade de vida e bem estar". (Fotos: Secretaria de Saúde de Muriaé){{banner-interno}}
No próximo domingo, 16 de junho, a partir das 19h, o grupo teatral Doutores Cura Cura, do Instituto Francisca de Souza Peixoto, sobe ao palco do Teatro dos Vicentinos para reapresentar a peça "Arraiá da Alegria", uma animada festança para comemorar com muito bom humor o mês dedicado aos santos João, Antônio e Pedro.
A trupe de palhaços Biscuit (Roberta Rodrigues), Bolonhesa (Robertinha Ferreira) e Amendoim (Maycon Carvalho) apronta várias confusões e promete levar muita diversão ao público, como aconteceu na última apresentação da peça, no dia 2 de junho. Um programa para todas as faixas etárias.
{{banner-interno}}
O papa Francisco e o novo líder mundial dos anglicanos reconheceram profundas diferenças sobre questões que vão desde direitos dos homossexuais ao sacerdócio feminino, mas se comprometeram a buscar unidade ao se encontrarem pela primeira vez, nesta sexta-feira, desde que ambos tomaram posse em março.
As relações entre as igrejas católica e anglicana são tensas há anos, especialmente sobre a ordenação de mulheres anglicanas como sacerdotes, e o encontro no Vaticano é visto como uma oportunidade para reduzir as tensões.
Ao receber o arcebispo de Canterbury, Justin Welby, no Vaticano, Francisco pediu aos cristãos que trabalhem juntos para proteger os "fundamentos da sociedade", como o respeito à vida humana e à instituição da família construída sobre o casamento.
Francisco tomou posse como o líder dos 1,2 bilhão de católicos do mundo em 19 de março, após a abdicação de Bento 16, e apenas dois dias antes de Welby assumir oficialmente no lugar de Rowan Williams como chefe dos 80 milhões de seguidores da Comunhão Anglicana.
Welby disse nesta sexta-feira esperar que a proximidade das posses dos dois líderes "sirva à reconciliação do mundo e da Igreja", embora salientando as dificuldades à frente.
"Não podemos ignorar que existem diferenças sobre como podemos levar a fé cristã a suportar os desafios colocados pela sociedade moderna", disse ele.
A ordenação anglicana de mulheres é uma questão espinhosa entre as duas Igrejas, com o Vaticano opondo-se firmemente às sacerdotes do sexo feminino. As tentativas do predecessor de Francisco, Bento 16, de atrair anglicanos descontentes de volta ao catolicismo causou atrito.
Em 2009, Bento 16 decretou que os anglicanos que estivesse com o sentimento de que sua Igreja se tornou muito liberal poderiam encontrar uma casa no catolicismo, em uma hierarquia paralela que lhes permite manter algumas das suas tradições, como partes da liturgia anglicana e o Livro Anglicano de Oração Comum.
{{banner-interno}}
A partir do próximo dia 25, Cataguases vai sediar a etapa regional - Zona da Mata - dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2013 que contará com competições de futsal, handebol, basquetebol, voleibol e xadrez. Serão cerca de sessenta municípios participantes e mais de dois mil alunos-atletas envolvidos nas disputas que terminam no dia 29 e valem vagas para a etapa estadual.
Os jogos das modalidades coletivas acontecerão no Ginásio Poliesportivo Max Baer Lopes, Clubes do Remo, Meca e Aexas, Praça de Esportes, além das Escolas Estaduais Professor Quaresma e Francisco Inácio Peixoto, e a Escola Municipal Lysis Brandão da Rocha. Já as competições de xadrez acontecerão no salão social do Clube do Remo.
Cataguases terá representantes em todos os esportes das modalidades coletivas, exceto no futsal feminino módulo I e futsal masculino módulo II que não foram inscritos na disputa. Já no xadrez, o município não será representado. A abertura do evento acontecerá na Praça Rui Barbosa, a partir das 19 horas do dia 25 e, após as solenidades, haverá show com DJ Maracanã, conforme revelou o Secretário Municipal de Esportes Ricardo Dias, ressaltando que "será mais um evento de grande importância para a cidade e uma ótima oportunidade para divulgar o esporte, aquecer o comércio e movimentar o turismo em Cataguases". (Foto: arquivo)
{{banner-interno}}
O Serviço de Obras Sociais de Cataguases (S.O.S) completou, no último dia 26 de maio, cinquenta anos de fundação e trinta e cinco de funcionamento da creche S.O.S que atualmente atende a 125 crianças de 18 meses a seis anos de idade em horário integral (de 7 às 17 horas). A data foi lembrada com homenagens às senhoras Emília Peixoto Lanna e Maria Aparecida Teixeira Lacerda, por fazerem parte da história da instituição, sendo que a primeira é a idealizadora e fundadora do Serviço de Obras Sociais de Cataguases e a segunda a patrona da Escola Municipal "Tia Lilia" que funciona junto à creche.
De acordo com a presidente Nyedja Nara Cunha Rego Lanna, "o objetivo da instituição é dar assistência às crianças, visando prepará-las para o exercício da cidadania e para boas práticas em sociedade. Essa assistência é de grande importância na formação das crianças e também proporciona aos pais trabalharem despreocupados, sabendo que seus filhos estão sendo bem cuidados", destacou.
A vice-presidente Maria Cecília Peixoto de Castro revelou que "pela manhã, as crianças de até 3 anos cursam o ensino básico e as demais realizam atividades recreativas. À tarde, as que estudaram na parte da manhã fazem as atividades recreativas e as outras vão estudar", destacou Maria Cecília, lembrando que "nas atividades recreativas, são trabalhadas coordenação motora, disciplina e socialização. Além disso, as crianças recebem assistência em saúde e psicológica e fazem atividades de capoeira, a partir do segundo período do maternal". As diretoras da creche: Niedja, Amélia, Maria Cláudia e Cecília
Amélia Aparecida Machado Bittencourt, tesoureira da entidade, destacou que a creche não tem receita e sobrevive graças ao apoio da Prefeitura, de empresas e pessoas da sociedade. "Por isso, todos os que quiserem ajudar podem entrar em contato pelo telefone 3421-2576 ou nos procurar pessoalmente, para que possamos continuar desenvolvendo esse trabalho tão importante", disse Amélia.
A secretária Maria Cláudia Peixoto Rittmeyer também lembrou que a creche passou por momentos difíceis em 2008 e 2010, quando as enchentes causaram enormes prejuízos, destruindo móveis, pisos, paredes e documentos da instituição. "Mas conseguimos recuperá-la graças aos esforços da diretoria, conselho fiscal e funcionários e continuamos oferecendo serviços de qualidade às crianças cataguasenses".
Além da Diretoria, a creche conta com um Conselho Fiscal presidido pela fundadora Emília Peixoto Lanna e com o trabalho de onze funcionários. Atualmente, funciona com a capacidade máxima de crianças permitida, mas, no decorrer do ano, podem surgir vagas e, por isso, os interessados devem manter contato com a secretaria da instituição. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
{{banner-interno}}