O Project Spark é o jogo mais intrigante que a Microsoft levou à E3, feira de games que aconteceu em Los Angeles na semana passada, mas não é um jogo propriamente dito. Na verdade ele é uma caixa de ferramentas que permite ao usuário criar seus prróprios jogos e compartilhá-los com outros jogadores.
A Microsoft vem desenvolvendo o projeto em segredo há dois anos, e a demonstração da qual participamos nos mostrou uma ferramenta de criação surpreendentemente abrangente que é tão simples de usar que é quase indistinguível de um jogo de fantasia genérico em terceira pessoa.
De acordo com Saxs Persson, engenheiro da Microsoft, o Project Spark foi criado para "dar a todos a emoção de criar jogos" e fazer isso guiando gentilmente o usuário através dos passos para o desenvolvimento de um jogo de ação e aventura.
Os jogadores podem começar do zero com um mundo vazio, ou brincar com um jogo que outro usuário tenha criado. Durante nossa demonstração, Persson nos mostrou várias formas de criar e jogar ao mesmo tempo.
Crie um novo jogo e o Project Spark lhe apresenta algumas opções para o tipo de cenário: ártico, deserto, etc. Escolhemos ártico e o jogo nos perguntou qual a hora do dia - manhã, tarde ou noite - sugerindo que não é possível criar mundos com passagem dinâmica do tempo. Talvez seja possível improvisar criando um "gatilho" que dispare uma mudança, como quando o jogador cumprir um objetivo ou usar um objeto.
Adicionar scripts é simples, e o Project Spark permite que você pare de jogar a qualquer momento para ajustar elementos básicos do design do jogo, como o que o botão A faz, onde a barra de energia do personagem aparece, ou quando os outros personagens irão seguir seu herói.
Você pode criar seus próprios scripts usando comandos como IF (se), WHEN (quando) e DO (fazer) para que, por exemplo, as criaturas retornem para suas casas (DO), quando (WHEN) anoitecer, se (IF) o jogador tiver construído uma vila.
Nossa demonstração tinha por padrão uma temática medieval. Presumimos que novos temas estarão disponíveis para download quando o Project Spark, que será gratuito no Xbox 360, Windows 8 e Xbox One, for lançado.
O narrador do jogo nos incentivou a escolher uma estrutura onde nossa aventura iria começar, como uma taverna, uma fazenda ou um moinho e um tipo de herói. Nosso instrutor criou um patrulheiro vindo de uma pequena fazenda, e logo partimos para conversar com um vizinho gerado automaticamente, aceitando uma missão para recuperar uma poção valiosa de um monstro voraz.
O Project Spark pausou a ação e nos pediu para criar um esconderijo para o monstro, e desenhar um caminho de lá até o herói. O jogo automaticamente "aplaina" o terreno para que o herói possa passar por ele, e aleatoriamente coloca alguns inimigos e missões secundárias no caminho.
Depois que o esqueleto do jogo estava pronto, nosso instrutor pegou o gamepad e começou a jogar. Em vários pontos da aventura ele pausou a ação para entrar no modo de criação, editando inimigos e modificando seu comportamento, seu tamanho e até mesmo como a física do jogo afeta, ou não, cada um deles.
Não importa o que você esteja jogando no Spark, você pode pausar a ação em um instante e editar o jogo à vontade. E se você editar algo que tenha sido criado pela Microsoft, ou por um outro jogador, ganhará crédito pelo "remix", enquanto o autor retém os créditos originais.
Você pode remixar e combinar quase qualquer coisa no Spark: mundos, itens, criaturas ou scripts de inteligência artifical. As modificações são salvas separadamente do original, o que pode levar a um mercado interessante à medida em que os jogadores começarem a adaptar os trabalhos uns dos outros.
Durante nossa demonstração vimos um robô gigante feito de partes de árvores e um teclado musical funcional, capaz de gerar suas próprias músicas, gravar a si mesmo e reproduzí-las. O teclado foi construído com componentes do jogo reaproveitados, incluindo colunas de madeira deitadas e pintadas de preto e branco, transformadas em grandes teclas sobre as quais o jogador podia pular.
Itens incríveis como esse criados por usuários ainda são raros, e a maior parte dos jogos criados com o Project Spark provavelmente será bem simples. Nosso jogo de fantasia foi criado em 20 minutos, e dava pra notar: o cenário era pouco povoado, os inimigos incrivelmente burros e o diálogo forçado e monótono.
Mas quase tudo pode ser editado, o que me deixa esperançoso que um pequeno percentual de jogadores dedicados irá gastar centenas de horas criando belos jogos a partir do farto material bruto disponível. Estas obras primas poderão ser compartilhadas no "Project Spark Marketplace", uma loja online, para que outros jogadores possam apreciá-las, remixá-las e talvez até pagar por elas.
A Microsoft ainda não diz como a economia irá funcionar, se os jogadores poderão cobrar por suass criações, ou mesmo se pagarão por pacotes de conteúdo via download mais tarde.
Mas o Project Spark é poderoso o suficiente para que jogadores talentosos possam criar coisas maravilhosas. Permitir que eles ganhem algum dinheiro com seu trabalho seria uma boa forma de "semear" a comunidade com criadores dedicados.
O Project Spark ainda está em desenvolvimento. A Microsoft criou um site para que interessados na ferramenta possam se inscrever e ser avisados quando o período de testes com uma versão beta começar.{{banner-interno}}
A Câmara Municipal de Além Paraíba derrubou por 10 votos contra 2 o veto do Prefeito Municipal, Fernando Lúcio Donzeles, ao Projeto de Lei número 005/2013 de autoria do Vereador Roberto Tolentino de Oliveira que proíbe que motoristas de ônibus coletivos municipais exerçam também a função de cobrador.
O Vereador defendeu em plenário a derrubada do veto alegando que a empresa responsável pelo transporte coletivo naquele Município obriga seus motoristas a trabalharem também como cobradores, o que na opinião do parlamentar tem gerado desemprego. O Veto foi derrubado em votação secreta depois de acaloradas discussões. Com isto a empresa concessionária de transportes coletivos terá de manter além do motorista, um cobrador em suas linhas.
ALTERAÇÕES NO REGIMENTO - Com o objetivo de modernizar e dinamizar o trabalho Legislativo em Além Paraíba, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Thiago Sabino vai criar uma comissão especial para em 60 dias analisar e propor alterações no regimento interno da Casa.
Segundo Thiago o Regimento Interno precisa ser examinado e alterado pelo menos a cada dois anos para que atenda a dinâmica do trabalho do Vereador e a realidade Parlamentar. A maior parte do Regimento atual deverá ser mantida, sendo nele incluídos apenas novos dispositivos que venham a atender ao bom funcionamento da Câmara Municipal em suas sessões.
O grupo responsável por este trabalho terá entre seus membros integrantes da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e será composta por 5 membros, dentre eles um Relator.{{banner-interno}}
Até o dia 26 de junho, as crianças de 7 anos ou menores, mulheres de 14 a 44 anos e gestantes, beneficiadas pelo Programa Bolsa Família em Cataguases, devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência com o cartão do benefício em mãos para fazer o acompanhamento de peso, altura e, no caso das gestantes, da Data da Última Menstruação (DUM), garantindo assim a continuidade da transferência de renda feita pelo governo federal.
De acordo com Clarisse Leite (foto acima), que trabalha no Programa Bolsa Família em Cataguases, "os agentes de saúde dos postos devem preencher as informações em um prontuário para que o beneficiário possa levá-las ao setor do Programa Bolsa Família, localizado na Avenida Astolfo Dutra, nº 792; centro, a fim de que o sistema seja atualizado e o benefício assegurado".
Segundo Murilo Matias (foto abaixo), coordenador da Proteção Social Básica, "as pessoas beneficiadas pelo Programa devem procurar os postos não só para ficarem aptas a receber o benefício, mas também para terem a oportunidade de fazer o acompanhamento em saúde", destacou o coordenador, lembrando que "quando o município cumpre cem por cento do acompanhamento das famílias, o recurso destinado a ele também é cem por cento". Murilo revelou que "Cataguases vem alcançando cerca de noventa por cento do piso máximo, mas o objetivo é chegar ao total, a fim de que o repasse feito pelo governo federal ao município para manter as atividades de Bolsa Família seja integral. Então, esse momento é uma campanha conjunta da Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde e população", completou.
O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda às famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade social e o recebimento do benefício está vinculado ao cumprimento das condicionalidades das famílias, como essa que deve ser feita até o dia 26. A seleção das famílias para o Programa é realizada com base nas informações registradas pelo município no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Nota da Redação: Matéria foi alterada às 10:43h de 17/06/2013 para corrigir a função de Clarice Leite.
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Na última sexta-feira, 14, as escolas municipais de Cataguases apresentaram às suas respectivas comunidades os planos de intervenção pedagógica e demais resultados obtidos com a reflexão do dia "D" da Educação que foi realizado na quarta-feira, 12, e mobilizou professores e direção escolar em torno do estudo das potencialidades e fragilidades apresentadas pelas instituições, buscando repensar a alfabetização e formular propostas de metas e ações para melhorar a qualidade do ensino no município.
Esse momento de conjunção com a comunidade ocorreu em horários diferentes em cada instituição. Na Escola Municipal Professora Darcília Guimarães, localizada no bairro Justino, o evento foi realizado a partir das 16 horas, e, além de se inteirarem das ações de intervenção pedagógica feitas pelos professores e direção escolar, os pais puderam formular propostas e sugestões para a melhoria do ambiente escolar e depositá-las em uma urna no local da reunião. Dentre as muitas sugestões feitas, a de Joana Lima (foto), que tem quatro netos na escola, chamaram a atenção pela abrangência. Ela apresentou um relatório com diversas sugestões que vão desde a parte pedagógica, até o aumento do número de salas de aula. Também destacaram-se as que sugerem a "construção de um parquinho e aquisição de brinquedos para a oficina de recreação, a limpeza de um terreno vizinho à escola que, devido ao mato muito alto, está atraindo animais peçonhentos, a construção de quebra-molas perto da escola, pois o trânsito de caminhões é intenso no local e a divisão do intervalo escolar em dois momentos, de acordo com a idade dos alunos".
A diretora Maria Antônia Magalhães de Oliveira (foto ao lado) disse que "o trabalho que iniciamos no dia 12 alcançou hoje (14) o objetivo que era o de repensar a educação e trazer os pais para dentro dessa discussão. É visível o apreço da comunidade para com a instituição e isso ajuda a buscarmos melhorar sempre", concluiu ela, revelando que houve grande adesão dos pais ao evento.
Na Escola Municipal Turminha da Mônica, no Bairro Pouso Alegre, o Dia D – Plano de Intervenção Pedagógica aconteceu na manhã de sábado, 15, e reuniu os pais para o debate e apresentação de sugestões sobre o futuro da escola. A iniciativa contou ainda com uma palestra proferida pela professora Marina Guedes que falou sobre Alfabetização. A escola é dirigida por Renata da Silva Lopes Albuquerque e tem como supervisora Gislaine Barros Moura. No dia anterior, a Escola Municipal Professor Antônio Amaro, também realizou seu Dia D com a comunidade em encontro que começou por volta das 18 horas. (As fotos que ilustram esta matéria foram feita por Paulo Victor Rocha e outras gentilmente cedidas pelas escolas)
Veja mais fotos na galeria abaixo.{{banner-interno}}
Na próxima qinta-feira, 20, às 11 horas, a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) discutirá em Leopoldina a transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG) em universidade tecnológica. O requerimento solicitando a audiência é do deputado Bosco, (PTdoB). O evento será realizado na Igreja Evangélica Maranatha, que fica na Rua Barão de Cotegipe, 237, antigo Cine Alencar.
De acordo com o deputado Bosco, a audiência pública acontecerá em Leopoldina porque abriga uma unidade do Cefet e "mais do que isso, a intenção é levar a discussão a toda a sociedade, que mrece ser incluída neste projeto tão legítimo e importante", disse. O deputado completou dizendo: "Muitos conhecem a qualidade de ensino do Cefet, mas nem todos sabem da sua real importância e como essa transformação para universidade tecnológica afetará profundamente, e para melhor, toda a nossa sociedade".
Varginha e Araxá já realizarm audiências públicas para debater o tema, bem como os demais municípios que possuem campi do Cefet-MG, como Belo Horizonte, Contagem e Curvelo, além de Divinópolis, Nepomuceno e Timóteo. O prefeito de Leopoldina, José Roberto de Oliveira, o presidente da Câmara Municipal de Leopoldina, vereador Otávio Arantes Xavier, o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues da Silveira; o diretor-geral do Cefet-MG, Márcio Silva Basílio e o diretor do Cefet-MG - Campus III - Leopoldina, Júlio César NOegueira Gesualdo, além do deputado Bosco, já confirmaram presença no evento. (Foto: Reprodução internet){{banner-interno}}