A manifestação pacífica realizada entre o final da tarde e o início da noite desta quinta-feira, 20, em Cataguases, que reuniu cerca de 2 mil pessoas, em sua maioria jovens, alcançou os objetivos propostos pelos organizadores Lilian Donofre e Eduardo Yep, conforme eles mesmos declararam. "As pessoas perceberam que era hora de participar e vieram para a rua mostrar sua insatisfação com a atual situação do País", disse Lílian. Para Yep, o movimento "deu certo porque quem participou fez isto com responsabilidade e civismo. Ninguém veio para a manifestação com a intenção de fazer bagunça, mas sim, de mostrar sua insatisfação com o Brasil", analisou.
Entre 16 horas e 18:30 horas, uma multidão tomou conta da Praça Rui Barbosa e de lá saiu em passeata cantando e gritando bordões por um país melhor, contra a corrupção e por melhorias sociais significativas. Copasa, Rede Globo, Piso Nacional de Salários para os professores, Educação e Saúde com qualidade para todos e os políticos, foram os temas mais lembrados durante o movimento que transcorreu em completa harmonia. A multidão saiu da Praça Rui Barbosa e foi até à Santa Rita e de lá para a Avenida Astolfo Dutra, chegando até à Chácara Dona Catarina, passou por trás da antiga Estação Ferroviária e retornou à Praça Rui Barbosa.
Nenhum incidente foi registrado durante todo o percurso, conforme informou a Polícia Militar. Pouco antes do início da manifestação, o comandante da PM em Cataguases, Major Antônio Carlos de Freitas, com um megafone na mão, explicou ao público que a Polícia estava ali para garantir a integridade de todos os participantes salientando que aquele evento era legítimo, sendo aplaudido pela multidão. O renomado escritor Cataguasense, Luiz Ruffato, utilizou a rede social para revelar o que pensa sobre estes movimentos populares que estão acontecendo em diversas cidades brasileiras, inclusive, Cataguases."A voz da maioria indignada nas ruas É A FAVOR de uma reforma urgente nos sistemas de educação e saúde, É A FAVOR de tarifas mais justas no transporte público, É A FAVOR de mais segurança pública, É A FAVOR do combate ao fundamentalismo religioso, É A FAVOR da transparência no uso do dinheiro dos impostos, É A FAVOR do fim da corrupção em todos os níveis, federal, estadual e municipal. É A FAVOR, enfim, de uma nova maneira de fazer política.A voz da maioria indignada nas ruas NÃO É CONTRA a democracia.A voz da maioria indignada nas ruas É A FAVOR do Brasil", concluiu o escritor, resumindo em poucas palavras este momento histórico brasileiro.
O Site do Marcelo Lopes fez uma compilação de fotos do evento desta quinta-feira, 20 de junho, que entrou para a história de Cataguases pelo seu caráter cívico e consciência cidadã. Na galeria abaixo, há fotos de Marcelo Lopes, Paulo Victor Rocha, e também dos fotógrafos, Marcos Spínola, Juliano Carvalho e Lilian Donofre. Há também um excelente vídeo dirigido e editado pelo jornalista Diogo Andrade, com os melhores momentos da manifestação. Para assistí-lo, clique aqui ou retorne à página inicial do site e desça a barra de rolagem até à Sessão Vídeos.{{banner-interno}}
Terminou por volta das 22 horas dessa quarta-feira, 19, a 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente em Cataguases que reuniu autoridades municipais e representantes de diversas instituições públicas, privadas e civis preocupados com as questões ambientais. Na abertura do evento, compuseram a mesa o secretário de Agricultura e Meio Ambiente José de Alencar Pinto Farage, o biólogo Fábio Caetano Machado e Alex Silva Carvalho, representando o prefeito Cesinha Samor.
Alex, ao fazer o primeiro pronunciamento do evento disse que a data é histórica para Cataguases, pois é a primeira vez que se realiza uma conferência municipal de meio ambiente na cidade. "A Prefeitura Municipal está buscando uma gestão participativa e queremos formular propostas sobre o que deve ser feito em âmbito municipal e nacionalacerca do tema resíduos sólidos", destacou.
Fábio Caetano ressaltou que aquela iniciativa é importante para garantir a representatividade do município nas etapas regional, estadual e possivelmente nacional. "Resíduos sólidos não estão relacionados apenas com o meio ambiente, mas também com a saúde, com a economia, enfim, como um amigo disse: imaginem quanto dinheiro é jogado fora hoje nos aterros sanitários todos os dias!É preciso que toda a sociedade se mobilize na causa", completou o biólogo que também representou a ONG Pacto Ambiental.
Após as considerações iniciais, os participantes se dividiram em grupos de acordo com o interesse de estudo dos eixos "produção e consumo sustentável", "redução dos impactos ambientais", "geração de emprego e renda" e "educação ambiental". A partir disso, elaboraram vintes propostas para serem encaminhadas à etapa regional, dentre as quais estão as que preveem a "implantação de uma central de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, onde ocorrerá a coleta, transformação e comercialização de novos produtos resultantes da reciclagem dos resíduos", a "estruturação de todo o ciclo dos resíduos, desde a geração até a disposição final do mesmo", e o "estímulo à criação de fundos municipais, intermunicipais, estaduais e federais para investimento em empreendimentos de economia sustentável que deverão obrigatoriamente prever qualificação, capacitação, educação ambiental e inclusão produtiva e social dos trabalhadores com materiais recicláveis, conforme o artigo 44 da PNRS".Ao final do evento, foram delegados os participantes Ângelo Andrade Cirino, Emanuela Amorim Guedes e Felipe Alcântara, com os respectivos suplentes Anésio Fernandes de Oliveira, Farley Oliveira Faria e Ricardo Mantuani,para representar Cataguases no próximo dia 26, em Ubá, na Conferência Regional de Meio Ambiente. O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José de Alencar Farage, elogiou a participação popular na Conferência. "Recebemos um público muito interessado e comprometido com a causa ambiental e isto é salutar". Ele também revelou que "Cataguases está avançando muito nos últimos meses nas questões relacionadas à destinação correta dos resíduos sólidos, mas ainda falta muito para alcançarmos o nível desejável".
{{banner-interno}}
Por unanimidade, na sessão desta quinta-feira (20), o TRE-MG aprovou resolução que marca para o dia 1º de setembro de 2013 a nova eleição para prefeito em Santana de Cataguases, devido à confirmação, em fevereiro deste ano, da cassação da prefeita eleita em 2012, Maria Jucélia Baesso Procaci, e de seu vice, Eduardo de Lima (ambos do PSDB), por abuso de poder econômico e político e captação ilícita de sufrágio.
De acordo com o calendário eleitoral, estarão aptos a participar da nova eleição todos os partidos constituídos um ano antes da votação e que estejam registrados no TSE. As convenções para escolha de coligações e candidatos serão de 24 a 31 de julho. O prazo para entrega de pedidos para registro de candidatura termina em 2 de agosto às 19h, na sede do cartório da 79ª Zona Eleitoral de Cataguases (à qual pertence o município). O juiz eleitoral tem até o dia 20 de agosto para julgar esses pedidos de registros.
A propaganda eleitoral terá início no dia 3 de agosto, mesma data a partir da qual os candidatos poderão realizar comícios. Já a propaganda eleitoral no rádio e na televisão começa em 15 de agosto e vai até 29 de agosto. A diplomação dos eleitos ocorre até o dia 20 de setembro.
Segundo a representação proposta pela candidata a vereadora Maria Ivonete de Castro, o ex-prefeito de Santana de Cataguases, Edgar Xavier de Souza, teria distribuído, de forma aleatória, cheques emitidos pelo município, para pagamento de serviços não prestados diretamente à prefeitura, com o objetivo de comprar votos em benefícios dos então candidatos a prefeito e a vice Maria Jucélia e Eduardo. Também teria havido a doação irregular de lotes a munícipes, sem autorização legal, além da contratação de serviços de pedreiro em favor de terceiros.
Como a prefeita eleita Maria Jucélia obteve em 2012 mais de 50% dos votos válidos, a legislação eleitoral prevê, nesses casos, que seja realizada nova eleição para o cargo majoritário.{{banner-interno}}
Terminou por volta das 18:30h a manifestação popular que começou pouco depois das 16 horas, na Praça Rui Barbosa, em Cataguases. O evento reuniu cerca de duas mil pessoas, em sua maioria, jovens e transcorreu em clima de total harmonia e tranqüilidade. Ao final, também na Praça onde começou, o ato cívico foi encerrado com o Hino Nacional.
De acordo como os organizadores, Lílian Donofre e Eduardo Yep, o evento foi um sucesso "principalmente porque foi pacífico como queríamos. Além disso, as pessoas entenderam a mensagem e vieram para cá a fim de mostrar sua insatisfação com a realidade deste país", explicaram. O Major da PM, Antônio Carlos de Freitas, que abriu a manifestação dizendo aos participantes que a Polícia estava ali para garantir a segurança do movimento, gostou do que viu. "Não registramos nenhum incidente em todo o percurso", anunciou.
Na página principal desça um pouco a barra de rolagem para assistir ao vídeo de parte da manifestação feito por Yan Duda Bernardes.
Texto alterado para acrescentar o vídeo da manifestação às 22:37h de 20/06/2013.{{banner-interno}}
Com 60% de público jovem, polícia militar estima em 2.000 pessoas público presente na manifestação que chega neste momento na Chácara Catarina.O clima é de alegria, tranquilidade e civismo com os manifestantes cantando o hino nacional e bordões a favor de um Brasil melhor.Daqui a pouco mais fotos e informações.{{banner-interno}}