Cataguases vai realizar em agosto a Conferência Municipal de Assistência Social que terá como tema a "Gestão e o Financiamento na efetivação do SUAS". O evento é um importante momento de conferir, analisar e formular novas propostas para a consolidação e ampliação dos direitos socioassistenciais dos cidadãos. Em Cataguases, a abertura solene da Conferência será realizada no dia 8, com presença de autoridades e palestrantes, enquanto o dia seguinte será dedicado à discussões e elaboração de propostas a partir de seis eixos-temáticos.
São eles: eixo 1: O Co-financiamento obrigatório da Assistência Social; eixo 2: Gestão do Sistema Único de Assistência Social; eixo 3: Gestão de Trabalho; eixo 4: Gestão de Serviços; eixo 5: Gestão de Benefícios no SUAS e eixo 6: Regionalização. Conforme revelou coordenador e da Proteção Social Básica Municipal Murilo Matias, "em Cataguases, também serão realizadas pré-conferências e dentro delas serão formadas comissões de bairros integradas por cidadãos com perfil de CAD Único, a fim de que elas possam fiscalizar os serviços de assistência social oferecidos em seus territórios no sentido de ajudar a melhor desenvolvê-los.
Murilo lembrou que a Conferência Municipal será muito bem organizada, para que sejam levadas boas propostas à etapa regional e se possível à nacional. Ao todo, serão seis pré-conferências realizadas em bairros e distritos de Cataguases, objetivando um bom estudo e mobilização social. "Na Conferência de Cataguases, as propostas construídas serão de âmbito municipal, estadual e federal", completou o coordenador, concluindo que "com a efetivação do SUAS, os serviços de assistência social melhoraram e as verbas estão sendo direcionadas mais facilmente às demandas necessárias. Em contrapartida, temos que nos organizar e evoluir cada vez mais e a conferência serve exatamente para isso".
{{banner-interno}}
A Polícia Militar em Cataguases teve duas atuações de sucesso entre a noite de sexta-feira, 21 e a madrugada de sábado, 22. Na primeira operação prendeu, em menos de dez minutos, um homem que abriu um veículo para roubar produtos em seu interior e, na segunda, recuperou uma motocicleta que fora furtada por volta das 3 horas da madrugada.
Segundo o registro policial, uma denúncia anônima levou os policiais até às imediações das Casas Bahia, onde um homem negro, com uma mochila nas costas fora visto abrindo um Fiat Uno que ali estava estacionado e de seu interior retirou diversos produtos, inclusive, uma carteira com dinheiro e documentos que pertence ao proprietário do veículo. A equipe de policiais que atendeu ao chamado era composta pelos sargentos Bretas e Airton, os cabos Alexandre e Norte e pelos soldados Alex e Gavioli que fizeram um cerco na região da Vila Domingos Lopes o que permitiu encontrar o suspeito do furto.
Após ser abordado na Vila Tâmega foi identificado como Ederson Davi dos Santos Cabral, que trazia consigo parte dos produtos roubados no Uno. Próximo dele os policiais encontraram uma carteira que pertence ao dono do carro. Ederson confessou ter praticado o furto e disse como abriu o carro: "usei um pedaço de vidro para cortar a borracha", explicou. Ele foi levado ao Posto Policial anexo ao Pronto Socorro Municipal, fez exames de Corpo de Delito e depois foi encaminhado à Delegacia de Plantão, em Leopoldina, onde sua prisão em flagrante foi ratificada e, em seguida, conduzido ao presídio municipal.MOTOCICLETA RECUPERADA: Por volta das 5 horas da manhã deste sábado, 22, a PM foi acionada para registrar o furto de uma motocicleta Honda 125 FAN preta, placa de Itamarati de Minas. Segundo o proprietário do veículo, Luíde Jardel Costa, 25 anos, o furto ocorreu duas horas antes, enquanto ele bebia com amigos num bar do Bairro Dico Leite. Segundo ele, ao chegar no local, estacionou a moto deixando o capacete sobre o banco e a chave na ignição e só percebeu que o veículo havia sumido quando resolveu ir pra casa.
A equipe de policias militares que entrou em serviço às 7 horas, formada pelo Sargento Nascimento, os cabos Resende, Ferranti e Silas, o soldado Gavioli, entre outros militares, fizeram um levantamento na região juntamente com o proprietário da motocicleta, que também colaborou nas buscas. De acordo com as informações obtidas pela polícia, o autor do furto seria da região dos Bairros Paraíso e Bom Pastor, para onde se deslocaram em busca do veículo. Depois de algumas horas, o próprio dono da moto a encontrou abandonada próxima ao campo do paraíso. Ele, então, chamou os policiais que a apreenderam para perícia e posteriormente será liberada ao proprietário.
{{banner-interno}}
A Audiência Pública "Cataguases contra as drogas", realizada na noite desta sexta-feira, 21, na Câmara Municipal, reuniu os principais representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, Defensoria Pública, Ministério Público e sociedade civil em torno da discussão e da busca de ações para reduzir os problemas decorrentes do consumo de drogas no município. O vereador Fernando Pacheco, presidente da Câmara Municipal, iniciou o encontro dizendo que a audiência distingue-se das demais pela amplitude de concretizar o tema em debate. "Todos nós em certa medida somos afetados pelas consequências dos males oriundos das drogas e pela relação de convívio com essa morbidade", destacou o vereador, lembrando que o legislativo pode contribuir muito no sentido de combater as drogas, como, por exemplo, criar novas leis e fiscalizar as que já existem a respeito desse assunto.
O Promotor de Justiça Gustavo Garcia Araújo disse que "Cataguases está na vanguarda desse projeto contra as drogas e o assunto tem que ser tratado não de modo utópico, mas de forma pragmática, efetiva, na busca de resultados". Marco Antônio de Oliveira Lopes, o Baiano, que desenvolve um trabalho de prevenção ao uso de drogas no município, disse que "esta é uma noite de sonhos em Cataguases e acredito que ela vai ficar para história". Ele lembrou que em Cataguases mais de dezesseis mil pessoas sofrem com as drogas, incluindo o álcool, e nem cinco mil tem ajuda adequada. "Este momento surge para buscarmos socorrer todos os que precisarem já que as autoridades aqui reunidas estão determinadas em atuar decisivamente neste sentido", acrescentou.
Geraldo Campos Ribeiro, o Geraldo Luchini, presidente do COMAD, em seu pronunciamento lembrou que "é preciso um trabalho efetivo de prevenção às drogas, inclusive ao tabaco e ao álcool que são considerados porta de entrada para as outras substâncias químicas". Essa posição foi ao encontro à do vice-prefeito Sérgio Gouvêa quando ele lembrou que "é na raiz que está o problema" e frisou que "saberemos a importância desses trabalhos que estamos realizando quando percebermos que vidas estão sendo salvas", salientou.A Defensora Pública Eliane Spindola também se pronunciou, dizendo que "o problema das drogas não vai ser erradicado rapidamente, mas deve ser tratado para o futuro". Ela revelou algumas ações que a Defensoria pode articular nesse sentido, dentre as quais está a capacitação dos professores para falar em sala de aula sobre o assunto drogas e a mobilização dos órgãos competentes para proporcionar o tratamento de presidiários que sofrem de dependência química.
Por sua vez, o Juiz de Direito Maurício José Machado Pirozzi, que até recentemente era titular da Vara Criminal e agora assumiu a de Família, disse que "é preciso ir em direção àqueles que precisam de apoio para se livrarem das drogas", acrescentando que dará "absoluta prioridade aos processos que envolvem os problemas relacionados ao uso de drogas". Segundo ele, "é preciso criar uma rede de proteção, um canal de comunicação entre os órgãos responsáveis para que o assunto drogas seja tratado com menos burocracia e mais eficácia". O prefeito Cesinha Samor também fez uso da palavra, se comprometendo a "fazer tudo o que puder para minimizar os malefícios causados pela droga em Cataguases", destacando que "a iniciativa dessa audiência é maravilhosa".Após os pronunciamentos, os cidadãos presentes à audiência dirigiram perguntas às autoridades participantes da audiência. Dentre essas indagações, uma foi dirigida ao sargento Jorge Roberto solicitando-o esclarecer o motivo pelo qual Cataguases possui tantos problemas com drogas se a cidade não possui plantação de maconha e nem fábrica de cocaína. O policial respondeu que não há viaturas e homens suficientes para cobrir efetivamente todo o território necessário, sobretudo as entradas da cidade, "por isso é importante o papel do cidadão na denúncia e trabalho em conjunto com a polícia, pois segurança pública é dever de todos", lembrou. Ao final da audiência, todos os envolvidos assinaram uma carta de intenção formalizando o compromisso assumido por eles em direção de uma "Cataguases contra as drogas".
Veja mais fotos da Audiência na galeria abaixo.{{banner-interno}}
O Paquistão poderia assegurar a paz no Afeganistão,
liberando dezenas de prisioneiros talibãs para ajudar a iniciar o processo,
disse o Ministério das Relações Exteriores do Afeganistão, neste sábado, em
declarações que reforçam as questões inquietantes envolvendo negociações de paz
no Catar.
O comunicado do ministério foi uma resposta às
observações do Ministério das Relações Exteriores do Paquistão na terça-feira,
que saudou a abertura de um escritório do Talibã na capital do Catar, Doha,
dizendo que o país estava "pronto para continuar a facilitar o processo
(de paz) para alcançar uma paz duradoura".
O Afeganistão, há muito tempo, acusa o Paquistão de
jogo duplo em relação à guerra de 12 anos contra o Talibã.
"(Se) O Paquistão tem a determinação sincera de
apoiar o processo de paz no Afeganistão ... então o passo mais útil e urgente
seria o de liberar os líderes talibãs afegãos que foram detidos pelas
autoridades paquistanesas", disse o Ministério do Exterior afegão.
O Talibã abriu seu escritório em Doha nesta semana, em
meio a sinais de esperança de um movimento de processo de paz congelado há
muito tempo.
Mas a cerimônia de abertura causou um rebuliço, com o
Talibã levantando bandeira e cartazes proclamando o "Emirado Islâmico do
Afeganistão", o nome utilizado durante a sua breve liderança talibã de
1996 a 2001.
Isto levou Karzai a cancelar os planos para uma
delegação de paz afegã viajar para o Catar e a suspender negociações com os
Estados Unidos sobre um pacto de segurança vital, na crença de que havia
falhado em garantir que o Talibã não use o escritório de maneira ruim.
O principal partido de oposição do Afeganistão e da
aliança de líderes do norte do país, a Frente Nacional, também condenaram o
alarde sobre a abertura do escritório do Talibã.
"Este é um ato ilegal, em conflito com as
convenções internacionais e provoca sérios danos à legitimidade do Estado
político afegão", disseram em um comunicado no sábado.
Karzai é conhecida por desejar principalmente a
liberação de Mullah Abdul Ghani Baradar, o ex-segundo no comando do líder
talibã Mullah Omar e uma figura muito influente na insurgência.
Baradar era o comandante responsável cotidianamente
por liderar a campanha Talibã contra as tropas dos EUA e da OTAN, até sua
captura em 2010, em Karachi, por uma equipe conjunta da CIA e oficiais da
inteligência paquistanesa.
Ele também foi o braço direito do recluso líder talibã
Mullah Mohammed Omar, que lhe deu o apelido Baradar, ou irmão.
As autoridades afegãs acreditam que Baradar poderia
desempenhar um papel fundamental nas negociações com os insurgentes, atuando
como um intermediário em conversas com líderes do Talibã, incluindo Omar.
A diretoria do Esporte Clube Cataguases anunciou que vai buscar verbas por meio de leis de incentivo ao esporte para terminar a construção da sede social e vestiários do seu estádio de futebol. A iniciativa tem apoio do deputado Federal Rodrigo de Castro que, no sábado (15), esteve em Cataguases e firmou esse compromisso na presença do diretor social do Clube Antônio Gilmar de Oliveira, o vereador Gilmar Canjica.
Conforme revelou Antônio Carlos de Souza Lima, presidente do Esporte Clube Cataguases, "é preciso que o Clube tenha uma sede social para a realização de eventos e atração de novos sócios, de modo que possa gerar recursos para continuar em atividade. Já são mais de sessenta anos de fundação e sabemos que toda a comunidade sonha em ver a sede do Clube pronta e em funcionamento, inclusive muitos cidadãos que fizeram parte da história do Clube partiram dessa vida com esse sonho", destacou Japonês, como é conhecido o presidente.De acordo com Gilmar, "o Clube continua sediando treinamentos e jogos de futebol, como os que aconteceram na primeira etapa do Campeonato Suburbano 2013, mas é preciso investimento para que jogadores e torcidas tenham mais conforto ao comparecerem às partidas. Já temos um espaço grande e acolhedor, agora vamos buscar melhor estruturação física para garantirmos um bom funcionamento e manutenção do Clube", concluiu o diretor social. Na foto acima, o diretor técnico do Clube, Luiz Carlos de Oliveira, ao lado de Japonês e Gilmar Canjica.
O Esporte Clube Cataguases, localizado na Rua Dr. Cavalcanti, nº 114, no bairro Popular, é filiado à Liga Esportiva de Cataguases e à Federação Mineira de Futebol, possui uma área total de 16 mil metros quadrados e um estádio de futebol dentro dos padrões exigidos para a realização de jogos oficiais. O quadro de sócios está aberto a novas inscrições. (Fotos: Paulo Victor Rocha)
{{banner-interno}}