O prefeito Willian Lobo de Almeida aguarda apenas a conclusão do processo burocrático, junto ao governo do Estado de Minas Gerais, para anunciar oficialmente o novo Secretário Municipal de Saúde de Cataguases. Será o servidor da Secretaria de Estado da Saúde, Renan Guimarães, 33 anos de idade, casado, lotado na Gerência Regional de Saúde de Leopoldina, onde mora. O desejo do prefeito é anunciá-lo oficialmente como novo titular da Pasta ainda esta semana, mas depende da liberação do Estado. Enquanto isso, Mauro Fachini Gomes, que está à frente da Fazenda Municipal, segue acumulando os dois cargos.
Renan Guimarães é Mestre em Saúde Coletiva/Epidemiologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora e professor na Faculdade Sudamérica. Segundo apurou a reportagem, é considerado um profundo conhecedor do setor. Uma pessoa, colega de trabalho dele, que preferiu não se identificar, afirmou desconhecer "na região alguém com mais capacidade para assumir a Secretaria de Saúde." Segundo esta mesma fonte, Renan "tem conhecimento e sabe fazer gestão. E, ainda na opinião dela, "sabe ouvir e gosta de ajudar". Para esta fonte, o futuro Secretário "conhece a Pasta e sabe com quais funcionários pode contar", concluindo em seguida: "Se ele não conseguir colocar a secretaria de saúde de Cataguases para funcionar pode ter certeza que o problema está no prefeito, que não lhe deu autonomia para agir."
Uma cerimônia no Centro Cultural Humberto Mauro abriu a quarta edição do Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade – CATS, em Cataguases , na noite de quinta-feira, dia 27 de setembro. Como nos anos anteriores, o evento, que se encerra neste domingo, 30, reúne profissionais, estudantes, pesquisadores e o público em geral para debater sobre a preservação do patrimônio histórico da cidade. Idealizado pela arquiteta Elisabete Kropf, os envolvidos participaram ao longo do congresso de palestras, mesas-redondas, sessões de comunicação, oficinas de capacitação, cursos e visitas guiadas aos bens tombados de Cataguases. Neste ano o tema escolhido foi "Plano Diretor: desafio para cidades de pequeno porte".Na abertura, Elisabete Kropf contou um pouco da história de Cataguases sob a ótica de suas construções, que foram erguidas a partir do final do século XIX, no período de formação do núcleo urbano, e durante seus primeiros ciclos econômicos, com destaque para o período de grande produção cafeeira. Ela também destacou as edificações da metade do século passado, quando o município viu nascer o movimento modernista, que teve ecos em várias manifestações artísticas, inclusive na arquitetura.
Segundo ela, a cidade vive um momento de dificuldade econômica, como acontece em todo o país. "É urgente que haja a participação cidadã para pensar num plano diretor que preserve e valorize as edificações existentes. Precisamos fazer com que as pessoas desenvolvam o sentimento de pertencimento em relação à cidade e fazer a reforma participativa deste plano. Esta necessidade está sendo enfatizada desde a primeira edição deste congresso", disse a arquiteta, reforçando a importância da preservação do patrimônio histórico que, inclusive, é tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional). {{banner-interno}}Elisabete Kropf também coordena o curso de arquitetura e urbanismo da faculdade FIC-UNIS e colocou-se à disposição dos agentes governamentais, juntamente com seus alunos, para auxiliar nesta empreitada. Na sequência, ela participou, juntamente com a arquiteta Analista do Ministério Público, Andrea Lanna Mendes Novais, de um painel onde foram abordadas as recentes mudanças ocorridas na cidade com relação aos engenhos publicitários que, por força de lei municipal, foram alterados para diminuir a poluição visual na área comercial, onde se concentra um grande número de prédios históricos e de grande beleza arquitetônica. Foram discutidos os avanços e também algumas prováveis brechas na legislação que, segundo ela apontou, em diversos casos, não permitiu que se atingisse o objetivo expresso na legislação.
A abertura contou também com a palestra "Cidades e Pessoas", proferida por Mário Cézar da Silveira, que também lançou o livro "a.C. ... Antes da Carolina, d.C. ... Depois da Carolina". Os demais eventos do congresso aconteceram nos dias 28, 29 e 30 de setembro, por meio de cursos, oficinas e palestras realizadas no Centro Cultural Sicoob Coopemata, na Biblioteca Municipal Ascânio Lopes e no próprio Centro Cultural Humberto Mauro. O CATS - 2018 é uma realização do Ministério da Cultura com o patrocínio do Grupo Bauminas, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Teve o apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, Energisa, Centro Cultural Sicoob Coopemata, Sicoob Coopemata, FIC e Fundação Simão José Silva. (Fotos: Arquivo CATS)
Um casal que estava em uma motocicleta ficou ferido em um acidente ocorrido na saída de Muriaé para Miraí, na altura do bairro Santana, na noite deste sábado, 29 de setembro. Segundo a Polícia Militar (PM), o motociclista afirmou que seu veículo foi atingido na traseira por um automóvel não identificado que ainda passou sobre uma das pernas da passageira da moto e não parou para prestar socorro às vítimas.
O condutor da moto, de 23 anos, e a jovem de 21 foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e Samu, com ajuda de populares, sendo encaminhados ao Hospital São Paulo (HSP). Ambos sofreram escoriações pelo corpo e a mulher apresentava um ferimento na perna esquerda. {{banner-interno}}
Ainda conforme a PM, o motociclista relatou que seguia de uma propriedade rural para Muriaé e que ao reduzir a velocidade para passar sobre uma lombada sua moto foi atingida por trás pelo automóvel. (Fotos: Rádio Muriaé)
Viçosa recebe neste domingo, 30 de setembro, a 1ª edição do Viçosa ComicCon, um evento sobre cultura pop e economia criativa. A feira acontece a partir das 10h30min, no Centro de Vivência da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e conta com palestras, mesas de debates e oficinas.
O evento tem o tema "Empreendedorismo com Criatividade" e um dos destaques desta edição é a participação de Carlos Ruas, responsável pelo projeto "Um Sábado Qualquer". Ele vai ministrar uma palestra falando sobre a experiência de empreender nos quadrinhos e na internet.O Viçosa ComicCon tem o objetivo de reunir fãs de histórias em quadrinhos (HQs), animes, card games, vídeo games, ficção científica, literatura fantástica, filmes, livros de romance e tudo mais que envolve cultura pop e tecnologia, como digital influencers, blogueiros e empreendedores digitais.
A feira vai contar também com um espaço dedicado à apresentação de projetos e pesquisas da UFV com temáticas de interesse geek e com o Fórum de Economia Criativa e Empreendedorismo Digital de Viçosa e Região, que abordará a educação empreendedora nas mídias digitais.{{banner-interno}}
De acordo com a organização do Viçosa ComicCon será criado um ambiente de aprendizagem e de interação cultural capaz de mostrar que o uso da criatividade e da inovação permanente é o principal diferencial competitivo dos pequenos negócios, além de ser fundamental para a geração de empreendimentos originais e sustentáveis.
A programação completa do evento está disponível na internet. As inscrições podem ser feitas no site do evento ou nos pontos físicos Távola Lúdica, Yogo Fruz, Rivendell - Shopping Calçadão, Lanchonete do DCE da UFV. (Fotos: reprodução da internet)
Um jovem de 22 anos foi morto a tiros em Além Paraíba (67 km de Cataguases) na madrugada deste sábado, 29 de setembro, e outro homem, de 38 anos, também foi assassinado por volta das 21 horas de sexta-feira, 28, em um bar na localidade de Água Viva, em Estrela Dalva (101 km de Cataguases). As informações são da Polícia Militar que atendeu aos dois chamados.
De acordo com relatos das testemunhas ouvidas pelos militares de Além Paraíba, a vítima de 22 anos, identificada pelas iniciais J.V.X.S., foi baleado com um disparo de arma de fogo em um bar do Bairro Jardim Santa Rosa, naquela cidade. Segundo a polícia, durante diligências à procura dos autores, um rapaz de 19 anos foi preso e um simulacro de arma de fogo apreendido. A PM também tentou localizar o outro suspeitos, mas sem sucesso até o fechamento desta edição.Em Estrela Dalva uma testemunha contou que dois suspeitos, pai e filho, discutiram dentro de um bar com um vereador daquele município por causa de um pedido de exame de ultrassom solicitado por eles ao político. A PM informou que a testemunha disse que a vítima tomou parte no desentendimento a favor do vereador e a discussão terminou. Porém, minutos depois, os dois suspeitos, de 47 e 21 anos, retornaram e efetuaram cinco disparos de arma de fogo, à queima roupa, contra Claudinei Oliveira (foto ao lado), cuja idade não foi revelada, e que havia entrado na discussão. Em seguida, o homem de 47 anos teria desferido uma facada na barriga dele, que faleceu no local.
Os dois fugiram em uma motocicleta Honda, provavelmente sentido Angustura, distrito de Além Paraíba. Os dois casos serão investigados pela Polícia Civil. (Fotos: Reprodução Blog Adenilson Mendes)