Últimas Notícias

Leo Xavier, revelado pelo projeto Bola Cheia/Barano, assina contrato com o Flamengo

16/04/2019





Depois de uma passagem de sucesso pelo Fluminense, onde sagrou-se campeão carioca sub-15, e jogou por dois anos, o atleta miraiense, Leonardo Xavier, revelado pelo projeto Bola Cheia/Barano, de Cataguases, despertou o interesse de vários clubes e empresários.
O meio-campista Leo, como é conhecido nos gramados, começou no futebol aos 13 anos no Bola Cheia/Barano. Depois foi levado ao Fluminense que havia manifestado interesse pelo atleta. Agora, nesta nova etapa de sua carreira, após analisar as muitas ofertas que recebeu, optou por assinar, no início deste mês de abril, contrato com o Clube de Regatas Flamengo, por um período de dois anos. {{banner-interno}}
Segundo o coordenador do projeto Bola Cheia/Barano, Wilmar Abadias, que acompanha os passos do jovem atleta, a ida para o Flamengo é uma grande oportunidade para o amadurecimento e a carreira do Leo. "Ficamos todos muito felizes ao recebermos a notícia de que ele tinha assinado contrato," disse Wilmar, o treinador que descobriu e apostou no talento do novo craque.
O atleta Leonardo, que é de Miraí, nem bem chegou ao novo clube e embarcou no último fim de semana para os Estados Unidos, onde está disputando um dos principais torneios da categoria sub-17, o Adidas Coup. Wilmar acredita muito no potencial do jovem atleta e não lhe poupa elogios. "É um rapaz muito talentoso, com certeza, e tem foco naquilo que está fazendo, é dedicado e sabe o que quer. Sabe também que para alcançar seus objetivos é necessário trabalhar muito", finalizou. (Fotos gentilmente cedidas por Leonardo Xavier)




Clique aqui para saber mais.

Instituto Chica e Link10 estão juntos pela Educação

16/04/2019



O Instituto Francisca de Souza Peixoto, carinhosamente reconhecido como "Instituto Chica", acaba de ganhar mais um importante parceiro. Trata-se da Link10, empresa que promove serviços de implementação e fornecimento de internet em Cataguases e para as cidades da Zona da Mata mineira, além de oportunizar a formação e o apoio tecnológico aos seus clientes e parceiros.
A iniciativa vai beneficiar diretamente o público jovem e infanto-juvenil com um espaço criativo e de experimentações em Cataguases, onde crianças e jovens tem contato com novas formas de aprender, conviver e de conhecer as possibilidades das novas tecnologias do século 21, para viver um futuro de oportunidades. O Instituto Chica foi criado como sendo um espaço cultural de saberes e experimentações culturais, educacionais e tecnológicas, vem ampliando, desta forma suas ações neste sentido, conforme lembra a professora e mestre Liliane de Paula Mendonça. 
A parceria entre o Instituto Chica e a Link10 - que tem à frente o empresário Ary A. Araújo Neto (foto ao lado), irá potencializar tecnologicamente os espaços do Instituto Francisca de Souza Peixoto, permitindo a conexão com novos parceiros e agindo para que o participante tenha maior acesso às novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), como a produção de conteúdos, programação em plataformas digitais e a fabricação de experimentos lúdicos e robóticos. Além disso, irá ampliar o acesso e a formação tecnológica do público jovem para o mercado de trabalho, revela Liliane Mendonça.
Uma parceria envolventeA criatividade, a inovação e a conexão social são os eixos de trabalho do Instituto Chica, para empoderar e dar autonomia aos jovens estudantes em projetos que envolvem o amor pelo que se faz, o trabalho em equipe e a produção do conhecimento de forma criativa e divertida. Propostas que a Link10 também abraça com paixão, afirma Ary. Em 20 anos, o Instituto Francisca de Souza Peixoto realizou ações que lhe renderam reconhecimento nacional e internacional, contando sempre com o apoio da sua mantenedora, a Companhia Industrial Cataguases. 
É o caso do Programa Mundo Meu Micromundos, premiado pela Fundação Lemann e MIT Media Lab (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) em 2017, com a proposta elaborada pela professora e mestre Liliane de Paula Mendonça para implementar ações de cunho tecnológico, criativo, sustentável e de baixo custo em projetos voltados para a Educação Básica, que envolvam conjuntamente a cultura, a cidadania e a educação em uma Aprendizagem Criativa. {{banner-interno}}
Dele nasceu o projeto Robótica Criativa que beneficia diretamente 154 crianças e pré-adolescentes na faixa etária entre 06 e 14 anos e jovens estudantes do Ensino Médio e os recém-formados dos cursos superiores de Ciências Contábeis, Engenharia de Controle e Automação, Pedagogia, Licenciaturas, Sistema de Informação e dos Técnicos dos Institutos Tecnológicos de Cataguases e região.
Todos participam deste projeto como estudantes, voluntários ou realizando Estágio Remunerado. Neste primeiro semestre de 2019 a Robótica Criativa está beneficiando diretamente alunos do Ensino Fundamental da "Escola Municipal Astolpho Rezende", no distrito de Sereno com gratuidade e transporte e a "Escola Estadual Astolfo Dutra", no bairro Dico Leite com gratuidade. Juntas ocupam 42 vagas, conta Liliane. 
A Robótica Criativa está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e atua com metodologias ativas para o desenvolvimento de habilidades e competências em crianças e adolescentes, inserindo a futura geração em um universo mágico de aprendizado curricular e interdisciplinar, com criatividade, diversão e acesso às possibilidades e oportunidades de uma Aprendizagem mais Criativa. Tem por objetivo despertar e incentivar o espírito criativo e empreendedor juvenil, fomentar o raciocínio lógico e o pensamento crítico, dar acesso à cultura digital, à cultura orgânica e aos meios do consumo consciente.
Na Robótica Criativa os participantes têm acesso à toda infraestrutura do Instituto Chica. Os projetos são desenvolvidos para trabalhar as habilidades socioemocionais, os saberes e os fazeres dos participantes. Podem ser desenvolvidos tanto na marcenaria ou na área verde, como na oficina de Aprendizagem Criativa, no salão do teatro com a equipe da Cia 100Roteiro, na sala de probabilidades ou no Espaço Maker. Todos os participantes têm acesso às plataformas digitais, ferramentas e máquinas, como Arduíno, torno, lixadeiras, furadeiras, CNC a laser, impressora 3D e outros.
O Instituto Chica acredita que a sustentabilidade da vida está no contexto entre as relações humanas e o meio ambiente. É do interesse do Instituto agir em conexão social com empresas, com a família, com a escola e com a comunidade para que a inclusão, a justiça social e a sustentabilidade se transformem em realidades sociais. (Fotos: Instituto Francisca de Souza Peixoto)








Clique aqui para saber mais.

IF Sudeste em Cataguases abre inscrições para dois cursos técnicos

16/04/2019

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2019 - 2º Semestre do IF Sudeste Polo Cataguases, que funciona no terceiro andar do Colégio Cataguases. Edital neste sentido acaba de ser publicado e as inscrições terminam no dia 09 de maio próximo. A prova de seleção será realizada no dia 16 de junho, ainda segundo determina aquele edital que você pode ler na íntegra clicando aqui.
Neste segundo semestre aquela instituição de ensino gratuito de nível federal, em funcionamento em Cataguases, está oferecendo os cursos Técnico em Administração, período noturno e duração de um ano e meio, e o de Técnico em Informática, também no período noturno com duração de dois anos. {{banner-interno}}
As inscrições no Processo Seletivo para o ingresso em um destes dois cursos técnicos no 2º semestre de 2019 são apenas online e deverão ser efetuadas exclusivamente pela internet, no site http://copese.ifsudestemg.edu.br, clicando em "Área do Candidato". Caso o candidato necessite de apoio para realizar a inscrição pela internet, poderá comparecer a Secretaria Acadêmica do IF Sudeste MG - Campus Avançado Cataguases, que está localizada no terceiro andar do Colégio Cataguases. O valor da taxa de inscrição é de R$ 25 e deverá ser paga até o dia 10 de maio.
Para ingressar em um dos dois cursos é exigido do interessado ter concluído o Ensino médio ou estar cursando o 2º ou 3º ano. O conteúdo programático do processo seletivo pode ser acessado clicando aqui.

Clique aqui para saber mais.





Bandidos furtam 30 cabeças de gado de propriedade rural em Argirita

15/04/2019

Criminosos invadiram um sítio em Argirita e furtaram 30 cabeças de gado, entre eles dez bezerros. Os autores chegaram ao local, distante 8 Km da área urbana daquele município, na madrugada do sábado, 13 de abril.
Os proprietários do sítio informaram aos policiais militares que os autores arrombaram os cadeados que fechavam as porteiras, organizaram os animais no curral e transportaram o gado provavelmente com dois caminhões. 
Conforme a Polícia Militar, de acordo com as marcas de pneus existentes no local, a vítima acredita que os criminosos saíram da propriedade em direção a Argirita, sem precisar se entraram na cidade ou seguiram sentido Leopoldina ou Maripá de Minas. 
A PM realiza buscas por suspeitos mas, até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido identificado.
Quem souber de alguma informação que ajude a localizar os autores pode ligar para o telefone 190 ou 181. Não é necessário se identificar. (Fotos: O Vigilante Online)

Futebol feminino de Cataguases faz bonito em festival

15/04/2019































































A equipe de futebol feminino Real Minas, de Cataguases, conquistou o trofeu de melhor performance no festival de futebol realizado domingo, 14 de abril, em Santo Antônio do Aventureiro/MG. Além dele, a equipe masculina do mesmo time, também participou do evento, porém na categoria sub-13. Os meninos fizeram uma bela apresentação mas não conseguiram a vitória, conforme informou a goleira da equipe feminina, Sullamitta Silva, na foto acima com o trofeu nas mãos.
Os resultados das duas equipes cataguasenses foram iguais - 4x2, sendo que o feminino venceu por este placar e o masculino perdeu pelo mesmo número de gols. O evento contou com 14 equipes de várias categorias e também nas modalidades masculino e feminino. O Real Minas sub-13, masculino, jogou contra a equipe de Aventureiro e as meninas que representam o mesmo time cataguasense enfrentaram e venceram o time de Aventureiro. {{banner-interno}}
A organização do festival é de Rosângela Carvalho e do vereador local, Antônio José. E a equipe feminina do Real Minas é formada por Sullamitta Silva, Natália Oliveira, Noêmia Rodrigues, Emilly, Bruna, Danielle, Ana Paula, Jucélia, Emilly Rubens, Iara, Samilly, Yara, Ana Carolina, Alexandra, Lívia, Isabella, Daiane e Ketelly. As atletas são de várias regiões de Cataguases e também de Leopoldina. Já os atletas da equipe sub-13 são do Bairro Dico Leite.
Sullamitta avaliou a participação do seu time no evento e fez agradecimentos. "A gente tem passado por muita coisa para jogar o nosso futebol e estamos conseguindo vencer os obstáculos. Por isso quero agradecer algumas pessoas que nos apoiaram e acreditaram em nosso grupo. Entre eles destaco os vereadores Betão do Remo e Sargento Jorge Roberto, o Secretário Municipal de Esportes, José Vítor Lima e também aos amigos Robson e Silas", disse feliz por sua equipe ter trazido um trofeu para casa. (Fotos gentilmente cedidas por Sullamitta Silva)


Clique aqui para saber mais.

« Anterior 1 ... 18 19 20 21 22 ... 3004 Próxima »