Sul-africanos em protesto pela visita ao país do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reuniram nesta sexta-feira a poucos quarteirões do hospital em Pretória onde o herói da luta contra o apartheid Nelson Mandela está internado em estado grave.
Obama, em viagem por três países da África, deve chegar nesta sexta-feira à África do Sul e funcionários da Casa Branca disseram que vão consultar a família de Mandela sobre se o primeiro presidente negro dos Estados Unidos pode visitar o primeiro presidente negro sul-africano.
Mandela, de 94 anos, está lutando contra uma infecção pulmonar que o levou a ser internado há cerca de três semanas.
Cerca de 200 sindicalistas, ativistas estudantis e membros do Partido Comunista da África do Sul se reuniram na capital Pretória para protestar contra a visita de Obama neste fim de semana, chamando sua política externa de "arrogante, egoísta e opressiva".
"Ele veio como uma decepção, acho que Mandela também estaria decepcionado", disse Khomotso Makola, um estudante de direito de 19 anos.
O críticos sul-africanos de Obama têm-se centrado em particular sobre o seu apoio ao uso de drones no exterior, que segundo eles resultou na morte de centenas de civis inocentes, e seu fracasso em cumprir a promessa de fechar o centro de detenção militar dos EUA na Baía de Guantánamo, em Cuba, onde estão presos suspeitos de terrorismo.
{{banner-interno}}
Espalhar o amor, o carinho e os gestos que expressem estes sentimentos. Com este objetivo, alunos e seus familiares, professores, diretores e funcionários da Escola Municipal Maria José Peloso, do Bairro Ana Carrara, em Cataguases, realizaram na manhã desta sexta-feira, 28, uma passeata até o vizinho bairro Leonardo. Também prestigiaram a passeata a Secretária Municipal de Educação, Luciana Moreira, a primeira dama do município, Maria Lúcia Carias e o presidente do Comad, Geraldo Luíz Campos Ribeiro, o Geraldo Luchini.
Cerca de 130 pessoas participaram da iniciativa, segundo projeção da diretora da escola, Maria Helena Severo Paulino, que teve a ideia aproveitando o momento político nacional onde as pessoas têm saído às ruas por seus direitos. "Acho que também devemos levar esta mensagem de amor para os outros porque ele está meio esquecido", conta ela. Maria Helena diz perceber a ausência do carinho entre seus alunos. "Muitos deles não sabem sequer receber um abraço; ficam imóveis quando são abraçados", comenta ela.
Com o apoio da Polícia Militar, através do Cabo José Luiz, a passeata saiu da escola e, primeiramente, percorreu as ruas do Bairro. Muitas casas estavam enfeitadas com cartazes e faixas enaltecendo o amor. O mesmo podia ser visto entre os participantes que estavam animados com a iniciativa. Ao longo do percurso, as pessoas paravam para observar a manifestação por um mundo com mais amor, carinho e respeito.
Veja as fotos na galeria abaixo.{{banner-interno}}
Em Guiricema, a parceria Prefeitura e Emater permitiu a doação de sementes aos produtores rurais e agricultores familiares daquele município. Eles participam do programa estadual 'Minas sem Fome' que além de oferecer a qualidade dos alimentos, também ajuda que os trabalhadores e as famílias consigam aumentar a renda.
A horta de Elizângela Marcelino (50), moradora do Sítio Boa Vista, foi plantada com o incentivo do Minas Sem Fome. "Sempre recebo o apoio do programa e utilizo as sementes para cultivar frutas e hortaliças para consumo próprio, além de poder vender na rua", disse. Em 2012 cerca de 100 famílias foram beneficiadas pela ação da prefeitura.
Para quem participa do programa no município parte das plantações de alface, beterraba, repolho e outras hortaliças vai para a mesa da família e o restante pode ser vendido. "Hoje há até o incentivo de negociar os produtos com as escolas do município, que tem por obrigação a compra de produtos da agricultura familiar de nossa cidade", diz o Secretário de Agricultura, Cezário Junior dos Santos.
Projeto Felizidade - Com o objetivo de elevar a autoestima das mulheres do município, o Cras de Guiricema iniciará o projeto "Felizidade", que tem coordenação da psicóloga Jacyara Ferreira. A iniciativa é destinada às mulheres com idade acima de 35 anos e tem como objetivo proporcionar interação entre elas e o desenvolvimento de suas habilidades. "Vamos desenvolver trabalhos em todos os campos do conhecimento e alertá-las sobre alguns cuidados que podem passar despercebidos", diz Jacyara.
Entre as atividades do projeto haverá acompanhamento psicológico, atividades com trabalhos manuais como pintura, palestras educativas e preventivas, além de aulas de dança. O Cras oferece 20 vagas para participar do projeto e mantém as inscrições abertas em sua sede. Enxoval gratuito - Com parceria entre o Posto de Saúde e o Cras de Guiricema, a prefeitura está cadastrando todas as gestantes da cidade ao Programa Mães de Minas. De acordo com o Secretário de Saúde, Gustavo Sartori, o programa tem por objetivo reduzir os índices de mortalidade materna e infantil no Estado por meio da qualificação das ações de pré-natal e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças. "Vamos estabelecer um contato individual com cada gestante, mobilizando todos os recursos necessários para o acompanhamento do pré-natal e também do primeiro ano de vida da criança, para identificar e sanar situações de risco", diz.
Segundo Irani Teixeira dos Santos Aleixo, 37 anos, que está grávida de quatro meses, o programa irá beneficiar bastante, principalmente por poder economizar no enxoval. "Ainda não estava preparando o enxoval e isso vai beneficiar muito na chegado do bebê", disse.
No município, para atender todas as gestantes, o Cras está cadastrando as futuras mamães ao programa. Elas serão monitoradas durante todo a gravidez até o nascimento da criança, quando receberão um kit de enxoval para o bebê. "É importante que todas as gestantes do município se cadastrem para garantir sua saúde e do próprio filho", ressalta a psicóloga do Cras, Jacyara Ferreira. (Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guiricema){{banner-interno}}
Os moradores e as empresas de Angra dos Reis, no litoral sul fluminense, estão recebendo suas correspondências com atraso por causa da interdição do prédio onde funciona o Centro de Distribuição Domiciliária dos Correios no município. O local foi interditado pela Defesa Civil de Angra, após denúncia dos funcionários que não se sentiam seguros de trabalhar no prédio.
"Cem mil correspondências e mercadorias estão acumuladas, deixando de ser entregue e prejudicando tanto a população como os trabalhadores dos correios, que estão tendo que separar alguns materiais de maneira imprópria, no meio da rua", disse o diretor do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios (Sintect-RJ), Marcos Sant'Aguida.
O prédio foi interditado pela equipe de engenharia da Defesa Civil na terça-feira (25). Uma vistoria foi feita em fevereiro deste ano. Os técnicos detectaram irregularidades de nível médio e recomendadas mudanças na área de trabalho dos funcionários e na estrutura física do imóvel. Mas, até hoje, nenhuma das modificações foi feita.
Os Correios informaram que, após uma reunião com a Defesa Civil, ficou decidido uma nova vistoria amanhã (28) no prédio do Centro de Distribuição Domiciliária (CDD), com uma previsão de liberação do imóvel. Sobre o atendimento ao público, medidas emergenciais estão sendo tomadas para não prejudicar a população de Angra dos Reis. Está previsto uma operação especial para regularizar as entregas postais no município.
{{banner-interno}}
O Secretário Municipal de Saúde de Cataguases, Alexandre Castelar de Lacerda, confirmou ao Site do Marcelo Lopes, através de sua assessoria, a construção da UPA - Unidade de Pronto Atendimento - no Bairro Bela Vista (foto do terreno no final da matéria), nas imediações da Policlínica Municipal. O projeto é o mesmo anunciado ano passado pela administração anterior, conforme este site divulgou à época e parte dos recursos já estão disponiveis para o município. A obra, apesar de não ter data definida para começar, pois aguarda liberação de alguns órgãos de saúde do Estado, tem previsão para ser iniciada até princípio de agosto. Segundo o Secretário de Saúde (foto ao lado), a transformação do Hospital de Cataguases para Nível 2 e a construção da UPA "vão melhorar significativamente o atendimento em saúde levando mais qualidade para a população", disse Alexandre Lacerda. Como já foi amplamente divulgado o Hospital de Cataguases vai ganhar um novo Pronto Socorro, uma UTI Neonatal e ampliada a UTI para adultos, que deverão estar funcionando no início de dezembro deste ano.
A UPA é uma iniciativa do Governo Federal com o objetivo de reduzir as filas nos prontos-socorros, já que este tipo de atendimento está preparado para resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. A UPA vai funcionar 24 horas, sete dias da semana, com Raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Segundo o Ministério da Saúde, nas cidades que já contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade.{{banner-interno}}