Entre os dias 05 e 07 de Julho acontecerá a segunda edição do Festival Comida de Boteco, Doces e Artesanato de Tebas, em Leopoldina/MG. O festival é promovido pela AGROPET e a AMOTE, patrocinado pela Prefeitura de Leopoldina e iniciativa privada, e promete emocionar o público com a homenagem ao leopoldinense Osvaldo Alves Pereira (que nasceu naquela cidade no dia 12 de dezembro de 1932), mais conhecido como Noca da Portela, compositor, cantor e instrumentista brasileiro com mais de 300 composições gravadas. O evento é coordenado por Rosângela Lima.
O evento, idealizado e coordenado pela produtora cultural Rosângela Lima, remete à fama que o distrito tem e potencializa a tradição do samba e da culinária de buteco. Outro objetivo é preservar o patrimônio imaterial o "modo de fazer" dos deliciosos doces tebanos, conhecidos também como "Doce da Rainha", pois já foram saboreados pela Rainha da Inglaterra.
Durante os três dias de festa, as atrações serão gratuitas e irão acontecer na Praça Joaquim Barbosa de Miranda, bem como todo seu entorno. O festival contará com a Feira de Artesanato local, a exposição de artigos de reciclagem, oficinas de sustentabilidade para crianças, peças de teatro, além de shows reunindo os melhores do samba do país e região. (Foto: Divulgação){{banner-interno}}
A partir de uma relevante pesquisa, o geógrafo Artemio de Souza Silva reuniu, em um só livro, diversas informações acerca das características gerais e geográficas do município de Cataguases, apresentando-as nas páginas do "Atlas Municipal de Cataguases". O material é uma importante ferramenta para estudantes, pesquisadores e sociedade acessarem dados relacionados à topografia, geologia, cobertura florestal, população, malha viária, dentre muitos outros temas inerentes ao espaço geográfico local.
Segundo o autor, "foram mais de três anos de estudos para buscar todas essas informações espalhadas em diversas fontes. Agora, reunidas em receptáculo único, certamente facilitarão as pesquisas de estudantes, profissionais e cidadãos interessados no assunto", destacou Artemio, lembrando que "o material permitirá que as pessoas conheçam diversas informações sobre a geografia física do município, através de leitura cartográfica, descritiva e estatística, levando-as a fazer suas próprias observações e considerações".O "Atlas Municipal de Cataguases", que tem apoio da Lei Ascânio Lopes de Incentivo à Cultura, já pode ser adquirido por R$ 35,00 na banca de jornal do Giovane, localizada na esquina da Rua Joaquim Peixoto Ramos com o Calçadão, próxima ao Banco Itaú, ou com o próprio autor que, no dia 17 de julho, estará presente ao Centro Cultural Eva Nil para realizar uma exposição dos dez mapas contidos no Atlas, com seus descritivos e estatísticas, através de banners, aproveitando para conversar um pouco mais sobre a obra. Artemio é licenciado em Geografia e Meio Ambiente pelas Faculdades Integradas de Cataguases, analista ambiental e técnico em desenho de Arquitetura e Topografia.{{banner-interno}}
Um acidente no km 50,6 da BR-267, ocorrido por volta das 9:40 horas desta segunda-feira, 1º, matou Sebastião Luiz Machado de Souza, de 44 anos, que dirigia um caminhão Mercedes Benz modelo L-1513, placa GQV-6912, de Cataguases. A informação foi prestada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Leopoldina, que esteve no local para os procedimentos de praxe. Os policiais, no entanto, não souberam informar se os ocupantes do veiculo seriam de Cataguases.
Junto com Sebastião viajava, R.B.R. de 34 anos, que sofreu lesões leves e não corre risco de morte. Segundo a PRF, causa do acidente pode ter sido a tentativa de desviar de outro veículo, e com isso, perdeu a direção do caminhão, subindo num barranco e tombamento em seguida. Sebastião e o carona ficaram embaixo do veículo, mas ele morreu na hora, ainda conforme revelou a Polícia Rodoviária Federal. O corpo de Sebastião foi levado a Juiz de Fora para o Instituto Médico Legal, para ser necropsiado e em seguida será liberado aos familiares para o sepultamento.Agressão e furto - A Polícia Militar em Cataguases foi chamada no começo da tarde desta segunda-feira, 1º para atender a uma denúncia de agressão contra uma mulher no Bairro Taquara Preta. Ao chegarem lá, a vítima lhes contou que seu filho, Fabricio, que é usuário de droga e possivelmente sob o efeito da substância, lhe agrediu com socos e pontapés, e também o irmão mais novo, em quem desferiu um soco no nariz, provocando uma hematoma.
A mãe também revelou aos policiais sua suspeita de que Fabrício estaria envolvido com furtos a residências, provavelmente para poder conseguir dinheiro comprar droga. Ainda segundo sua mãe, uma vizinha entregou-lhe naquela manhã duas bolsas com vários objetos que teriam sido furtados por Fabrício. Segundo ela disse à PM, seu filho teria pedido á vizinha guardar as bolsas em sua residência, mas ela desconfiou que poderiam ser fruto de roubo e resolveu entregá-las. No dia anterior a PM fora acionada para atender à uma denúncia de furto no próprio bairro. Com o episódio desta segunda-feira, e após o depoimento da mãe do suspeito, os policiais acreditarem que os dois casos poderiam estar associados e prenderam Fabrício que dormia no terraço da casa. Outra testemunha disse aos policiais ter desaparecido de sua casa diversos objetos e até a quantia de R$400. Entre outros produtos, Fabrício teria furtado das residências os seguintes aparelhos: Sanduicheira, dois aparelhos digitais de medir glicose no sangue para diabéticos e um nebulizador.Ele vai responder por furto e Lei Maria da Penha. Participaram da operação os policiais Sargento Andrade, Cabos Alexandre e Alexsandro e os soldados Alex e Araújo (foto ao lado){{banner-interno}}
A taxa básica de juros, a Selic, deve chegar ao final de 2013 a 9,25% ao ano. A projeção é de instituições financeiras consultadas todas as semanas pelo Banco Central (BC). Na semana passada, a previsão para a Selic no fim do período era 9% ao ano. Para o final de 2014, a projeção também é 9,25% ao ano.
As instituições financeiras esperam que, na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em 9 e 10 deste mês, seja mantido o ritmo de alta da Selic, com aumento de 0,5 ponto percentual. A taxa básica, atualmente em 8% ao ano, subiu 0,25 ponto percentual em abril e 0,5 ponto percentual em maio.
Essa expectativa surgiu depois da divulgação do Relatório de Inflação, no último dia 27. O BC elevou a projeção para a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 5,7% para 6%, este ano. Para 2014, a estimativa é que a inflação fique em 5,4%.
A taxa básica de juros é elevada quando o objetivo do Copom é conter a inflação. Na divulgação do Relatório de Inflação, o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton Araújo, disse que a autoridade monetária "dispõe dos instrumentos e está fazendo uso [deles] para que a inflação permaneça sob controle".
Para as instituições financeiras, a inflação medida pelo IPCA deve chegar ao final deste ano a 5,87%, contra 5,86% previstos na semana passada. Para 2014, a projeção subiu de 5,80% para 5,88%.
A pesquisa do BC também traz projeção para o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), que passou de 4,98% para 4,71%, este ano, e permanece em 5%, em 2014.
A projeção para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) foi ajustada de 4,72% para 4,79%, este ano, e de 5,20% para 5,50%, em 2014. Para o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), a estimativa passou de 4,58% para 4,84%, este ano e de 5,23% para 5,26%, em 2014.
{{banner-interno}}
A presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, informou hoje (1º) que convocará uma reunião extraordinária para discutir a realização de um plebiscito sobre a reforma política no país. Ela falou sobre o assunto depois de receber o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Segundo Cármen Lúcia, o ministro apresentou uma consulta da presidenta Dilma Rousseff sobre o prazo necessário para a realização do plebiscito.
"É óbvio que a Justiça Eleitoral está sempre pronta para cumprir a Constituição Federal, mas, como o tribunal está entrando em recesso, vou convocar uma reunião extraordinária para tratar do assunto", disse Cármen Lúcia, ao final da sessão de encerramento dos trabalhos do TSE no primeiro semestre. "Por enquanto não há nada a dizer porque, como se trata de uma consulta sobre prazos, temos de ouvir os nossos órgãos técnicos", acrescentou. De acordo com a ministra, a reunião extraordinária do TSE ocorrerá durante o recesso, mas ainda não há uma data definida.
Cármen Lúcia também informou que se reunirá amanhã (2), em Brasília, com os presidentes dos 27 tribunais regionais eleitorais (TREs) para saber o que eles pensam sobre o assunto.
{{banner-interno}}