Uma solenidade festiva foi realizada na noite desta quinta-feira, 4, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Cataguases, para dar posse à primeira mulher presidente do Rotary Clube que foi criado na cidade há 59 anos. Liliane Riguete Ferreira, esposa do empresário Oder Ferreira Filho, que também já foi presidente daquele clube de serviço, ficará no cargo até julho do ano que vem e, neste período, reiterou sua disposição em realizar um trabalho que engrandeça o Rotary.
A posse da primeira mulher a ocupar a presidência daquele clube de serviço foi concorrida e contou com a presença do prefeito de Cataguases, Cesinha Samor, da primeira mulher prefeita do município, Maria Lúcia Mendonça, do secretário municipal de Administração Walter de Paula, além do presidente recém empossado do Lions Clube de Cataguases, Paulo Lúcio Rodrigues, rotarianos de outras cidades, e do comandante da 146 Companhia Especial de Polícia Militar em Cataguases, Major Antônio Carlos de Freitas, entre outros convidados.
Depois da exibição de um vídeo com o resumo do trabalho de José Onofre Pereira, que encerrava o mandato, Bruno Cabral leu uma mensagem de boas vindas à nova presidente. Para saudar a nova diretoria, Ronaldo Valverde, que está no Rotary há trinta anos, elogiou o trabalho realizado na gestão de José Onofre, classificando-a de "contagiante", acrescentando em seguida que ele fez o "melhor de si para este clube". Ele completou dizendo que "José Onofre fez o clube se destacar entre os demais da região e os projetos sociais estão em pleno andamento".
Sobre o mandato que se inicia, Ronaldo desejou sucesso a Liliane e disse que todos do Rotary estarão a seu lado "e vamos nos dedicar nesta sua gestão. Ele lembrou que ela é uma "rotariana experiente" e conhece de perto esta função uma vês que seu marido "foi presidente deste nisso clube". Ronaldo estendeu seus comentários à nova presidente da Casa da Amizade, braço filantrópico do Rotary, que foi assumida por Maristela Capobianco. Ronaldo a definiu como sendo "uma pessoa dedicada ao clube e que não mede esforços para trabalhar".
Após agradecer aos companheiros o apoio recebido em sua gestão, José Onofre, avaliou sua estão como "produtiva e que recebeu o reconhecimento do Distrito que congrega os demais clubes na região. Liliane, em seu breve pronunciamento afirmou que o Rotary mudou sua vida, o que a motivou a exercer a presidência daquele clube. Ela também afirmou estar "orgulhosa" em ser a primeira mulher a ocupar o cargo e garantiu fará uma gestão dinâmica e de muito trabalho". Antes do final da festividade, José Onofre recebeu o certificado Paul Harris, concedido àqueles rotarianos que doam mil dólares para a fundação rotariana de assistência e combate a poliomielite no mundo.
{{banner-interno}}
A etapa regional Zona da Mata dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2013 terminou no último dia 29 em Cataguases, onde sessenta e duas equipes participaram das disputas em busca de vagas para a fase estadual do evento, que será realizada no período de 28 de julho a 03 de agosto, em Passos, e contará com a presença dos campeões das seis regionais. De Cataguases, participará na próxima etapa a equipe de basquete feminino módulo II, da Escola Técnica de Formação Gerencial (SEBRAE), que assegurou a vaga depois de vencer todos os jogos da regional Zona da Mata, sob liderança do treinador Jalber Rodrigues. O secretário municipal de Esportes, Ricardo Dias, parabenizou as meninas campeãs e todos os atletas, que "contribuíram para transformar o evento em um belo espetáculo esportivo em Cataguases".
Segundo Ricardo, "foi uma honra para nós de Cataguases receber a etapa regional do JEMG 2013, uma vez que ela proporcionou a divulgação do esporte na cidade, movimentou a economia local, com o intercâmbio de mais de 2.000 atletas participantes e ajudou significativamente na pontuação do ICMS esportivo". O secretário também lembrou que "vencer nem sempre é o mais importante e foram as competições e o intercâmbio cultural entre os atletas que fizeram dos Jogos um acontecimento de grande relevância", destacou.
Em 2013, Cataguases não participou das disputas de xadrez, mas, segundo Ricardo, brevemente surgirão fortes competidores da modalidade na cidade, pois a intenção da Secretaria de Esportes é estimular a prática desta modalidade, através de realizações de campeonatos mensais. O secretário lembrou que "em seis meses a cidade já realizou grandes eventos esportivos, como etapas dos JEMG e Jogos de Minas e vamos continuar buscando diversos outros eventos para promover o esporte na nossa Cataguases", finalizou Ricardo. (Foto cedida pelo treinador Jalber Rodrigues)
{{banner-interno}}
O deputado federal Reginaldo Lopes, do PT-MG, estará presente no segundo dia de palestras do Seepmec com o tema ‘Desenvolvimento da Zona da Mata, um olhar sobre Minas’, encerrando o ciclo de discussões da noite. Região do estado que já foi uma das de maior expressividade econômica, sua atual realidade não é digna de orgulho. Diante do constante ‘êxodo intelectual’ e da falta de ofertas de empregos que impeçam o fluxo migratório para regiões com melhores condições empregatícias, o deputado Reginaldo Lopes fará um levantamento de dados socioeconômicos recentes de nossa região mostrando os possíveis caminhos para retirá-la desse ostracismo na qual se encontra.
Economista, pós-graduado em gestão de pequenas e microempresas pela Universidade Federal de São João del-Rei, atualmente, Reginaldo Lopes está em seu terceiro mandato e já foi vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e coordenador do Núcleo de Economistas da bancada do PT, na Câmara.
Aliando à proposta do SEBRAE, que é impulsionar as micro e pequenas empresas, e do Governo Federal, que criou o Ministério da Micro e Pequena Empresa, comprovando que são elas que dão grande oxigênio à economia nacional, o Seepmec visa discutir o desenvolvimento dessas empresas na região, para que possa ser algo sustentável a médio e longo prazo, propondo a criação de um ponto de partida para a questão do desenvolvimento econômico local entre estudantes, administradores públicos e empresários de micro e pequeno portes a fim de discutir ideias que possam se tornar soluções a serem aplicadas pelos participantes, criando, assim, uma rede de colaboradores com aqueles que ainda estão na graduação mas também um importante local para troca de experiências entre todos os participantes. Consiste, portanto, num espaço de interlocução entre governo municipal e o setor privado, com objetivo de concretizar ações e discutir as políticas públicas voltadas para as Microempresas e Empresas de Pequeno Porte na construção de ambiente de negócios mais favorável ao desenvolvimento do setor, em face dos seus principais desafios: capacitação, acesso ao crédito, comércio exterior, tecnologia, inovação, informação e desburocratização.O Simpósio conta com o patrocínio do Sicoob Coopemata, Claro, FIC-Unis, Energisa, Precisão Contabilidade, Mezzo e Neográfica. As inscrições podem ser feitas no próprio site do Seepmec.
{{banner-interno}}
O primeiro preview do Windows 8.1 já está disponível, nos dando uma amostra em primeira mãos dos frutos da nova metodologia de desenvolvimento rápido adotada pela Microsoft. Remodelar um sistema operacional em pouco mais de oito meses não é uma tarefa fácil, e embora o Windows 8.1 esteja longe da perfeição, a Microsoft conseguiu produzir uma atualização de sistema bastante capaz no curto período desde o lançamento do Windows 8, em Outubro passado.
Steve Ballmer disse bem: o Windows 8.1 refina o sistema, tornando a experiência básica com a Interface Moderna muito menos incongruente do que antes. E se você não gosta dos Blocos Dinâmicos (Live Tiles), vai gostar de saber que o Windows 8.1 faz várias concessões importantes aos fãs do desktop.
Aqui estão os cinco principais motivos para migrar para o Windows 8.1 quando a versão final estiver disponível. A Microsoft disse que isso irá acontecer ainda neste ano, mas ainda não anunciou a data exata. Se você tem pressa em conhecer as novidades e espírito aventureiro pode instalar hoje mesmo o Preview do sistema, que é basicamente uma versão "beta" (ainda em desenvolvimento, portanto inacabada e sujeita a bugs), de preferência em um PC secundário. Mas não se esqueça de fazer backup dos seus arquivos antes!
1. Desktop aprimorado
No lançamento do Windows 8 nos pareceu que a Microsoft se esqueceu de que a maioria dos computadores atualmente em uso não tem as telas sensíveis ao toque que são necessárias para realmente tirar proveito da Interface Moderna. Felizmente o Windows 8.1 traz várias melhorias que tornam o uso do sistema muito mais agradável para quem prefere um mouse e teclado.
Você não precisará fazer malabarismos para se livrar da Interface Moderna, bastam alguns pequenos ajustes. O Windows 8.1 permite inicializar o sistema direto no Desktop (opção conhecida como "Boot to Desktop") e se você combinar isso à capacidade de configurar o Botão Iniciar para abrir a tela All Apps (um menu que lista todos os aplicativos instalados, "modernos" ou não), talvez nunca precise encarar um Bloco Dinâmico sequer.
Assumindo que não haja grandes mudanças entre agora e o lançamento da versão final, o Windows 8.1 ainda não é atraente o suficiente convencer os fãs mais ferrenhos do Windows 7 a atualizar suas máquinas, mas torna a transição muito mais fácil de você decidir fazer isto.
2. Mais integrado
Falando em transições, uma das principais reclamações contra o Windows 8 era a interação "desconjuntada" entre o Desktop e a Interface Moderna. Com muita frequência eles se pareciam com mundos completamente separados, em guerra entre si, e o sistema adorava arrancá-lo de um lado, sem cerimônia, e jogá-lo no outro, uma experiência desorientante e frustrante.
O Windows 8.1 resolve boa parte do problema. Ainda há "barreiras", e você ainda será ocasionalmente arrastado de uma interface para a outra, mas no geral a experiência é muito menos intrusiva. Com o retorno do Botão Iniciar, a capacidade de usar o papel de parede do Desktop na Tela Iniciar e um painel de controle muito mais completo na Interface Moderna, o Windows 8.1 lhe dá uma sensação de maior controle sobre a interface. Agora só falta a Microsoft lançar um gerenciador de arquivos moderno...
3. Multitarefa mais flexível
Outra grande vantagem no Windows 8.1 mais flexibilidade na função "Snap", que permite rodar dois apps em tela cheia, lado a lado. No Windows 8 você está limitado a dois apps simultâneos, um ocupando 75% da tela e o outro ocupando os 25% restantes. Isto limita a utilidade do recurso.
O Windows 8.1 acaba com este limite. Dependendo da resolução de seu monitor você pode ter até quatro apps em uma mesma tela, e alterar dinâmicamente o tamanho de cada uma delas. Poder rodar dois apps, com cada um ocupando metade da tela, traz um aumento real na produtividade e também na usabilidade, especialmente quando combinado à capacide de ter múltiplas janelas da versão moderna do Internet Explorer 11 abertas simultâneamente.
4. Busca mais integrada
A ferramenta de busca do Windows 8 é bastante útil, mas a Smart Search ("Busca Inteligente") no Windows 8.1 a deixa comendo poeira. Em vez de separar os resultados em categorias como apps, configurações e arquivos, o Windows 8.1 coloca todos eles em uma página de resultados unificada, junto com os resultados produzidos por outros apps como o SkyDrive, buscas na web com o Bing e os apps Video e Musica.
Isto torna o mecanismo de busca do Windows 8.1 incrivelmente versátil e útil. Uma busca pela banda Queens of the Stone Age, por exemplo, retornou uma foto do grupo, alguns arquivos onde a mencionei, informações biográficas, resultados do Bing, links para ouvir as músicas via streaming no app Musica e recomendações de alguns apps que poderiam me dar mais informações sobre o assunto.
Da mesma forma uma busca por Steve Ballmer, CEO da Microsoft, revelou arquivos locais, vários vídeos, tópicos relacionados e muito mais. Se a única mudança no Windows 8.1 fosse o Smart Search, já seria o suficiente para me convencer a atualizar. É bom assim.
5. Novos recursos em todos os cantos
O preview do Windows 8.1 também vem recheado de todos os tipos de novos recursos. Da capacidade de transmitir vídeo sem fio a outros dispositivos usando a tecnologia Miracast, passando pelo suporte nativo a impressoras 3D e panoramas no estilo Photosynth no app da câmera, até a imensa quantidade de recursos escondidos no menu de configurações, há algo novo e interessante em qualquer cantinho que você olhar. E isso sem levar em conta os novos aplicativos nativos, ou os que foram atualizados, como a Windows Store que ficou muito melhor.
Dá pra passar dias descobrindo todas as novidades e mudanças no preview do Windows 8.1, e provavelmente mais coisas surgirão até a versão final. Isoladas, poucas delas podem ser consideradas como dignas de nota, mas ainda assim são bem vindas.
Essencial para quem usa o Windows 8
O Windows 8.1 não irá ajudar se você é daqueles que odeiam a própria idéia por trás da nova interface do Windows 8. Os Blocos Dinâmicos e a Interface Moderna não irão a lugar nenhum.
Mas com o preview a Microsoft mostrou que está disposta a ceder em alguns pontos para agradar e atrair os fãs do desktop, e as mudanças removem alguns dos obstáculos no caminho de quem estiver disposto a fazer a migração. E se você já é usuário do Windows 8, não vemos motivo para não atualizar para o 8.1 quando a versão final estiver disponível. Segundo a Microsoft, a atualização será gratuita, e estará disponível através da loja de aplicativos Windows Store.
{{banner-interno}}
As vendas de motos no atacado caíram 9,3% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2012. Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), de janeiro a junho foram vendidas 813,5 mil unidades, contra 897,3 mil nos primeiros seis meses de 2012. Acompanhando a redução da comercialização, a produção de motos no primeiro semestre diminuiu 13,6% - de 967,9 mil unidades em 2012 para 835,9 mil em 2013.
A fabricação voltou a crescer, no entanto, em junho com alta de 7,6% sobre o mesmo mês de 2012, com a produção subindo de 140,9 mil unidades para 151,6 mil motos. "O crescimento da produção no mês de junho refletiu, principalmente, a antecipação das linhas de montagem, diante da paralisação das férias coletivas em julho. A fabricação deverá atender à demanda que o setor espera para o período", disse o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian. As vendas no atacado registraram praticamente o mesmo resultado, queda de apenas 0,2%, de junho de 2012, com a venda de 138,5 mil motos.
As exportações diminuíram 7,1%, caindo de 48,3 mil no primeiro semestre de 2012 para 44,9 mil de janeiro a junho deste ano. Em junho, no entanto, houve crescimento 21,2% de 6,9 mil motos vendidas para o exterior, em 2012, para 8,3 mil este ano. "Agora, a previsão é que os volumes totais mantenham-se estáveis em comparação com 2012", destacou Fermanian.
{{banner-interno}}