O Grupo Energisa acaba de lançar a campanha "Super Liga da Energia", em que os personagens Clara, Marcelo e Carol darão dicas de consumo e uso eficiente de energia elétrica. A proposta é incentivar a população a mudar hábitos de consumo de energia para que não haja desperdício e, assim, consiga economizar não só dinheiro, mas também alcançar bem-estar e ainda preservar o meio ambiente. O público será incentivado a participar, por meio das redes sociais, onde os personagens também estarão presentes. A ideia é que as pessoas mostrem suas práticas diárias de economia no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn utilizando as hashtags #SuperLigadaEnergia e #Eufaçoparte e mencionando o perfil da empresa (@energisa). No Instagram, os usuários ainda poderão inserir GIFs e stickers especiais em suas stories com as estampas "Super Liga da Energia", "Vai lá e faz", "Se liga na economia", "Energisa" e "Aneel". A campanha também conta com um hotsite, com conteúdos exclusivos e espaço para a interação do público: ou .
Internamente, a campanha também atinge os colaboradores da Energisa por meio das dos grupos no WhatsApp e da intranet. Também foram gravados vídeos de 15 segundos que estão sendo disponibilizados no hotsite, contando como conseguiram reduzir o consumo de energia em casa e no trabalho. {{banner-interno}} Crescimento do consumoA reboque da recuperação econômica no Brasil, o consumo de energia elétrica vem crescendo ao longo do ano. Em agosto, constatou-se aumento do consumo de 1,3%, em comparação com o mês equivalente de 2017. É o que indicam os dados prévios da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulgados em setembro.
E foi para combater o desperdício de energia que o Grupo Energisa investiu, nos últimos três anos, por meio do Programa de Eficiência Energética da ANEEL, R$ 233,17 milhões em projetos de eficiência energética nas suas áreas de concessão. Ao todo, foram mais de 650 mil unidades consumidores beneficiadas, proporcionando uma economia de 192.064 MWh/ano. Essa energia é suficiente abastecer aproximadamente 72.751 residências, com consumo mensal de 200KWh, durante um ano.
Um homem suspeito de abusar sexualmente de uma menina de 10 anos foi espancado no início da noite desta quarta-feira, 03 de outubro, no Residencial Nova Muriaé, situado em Vermelho, distrito de Muriaé (61 km de Cataguases). A vítima sofreu vários ferimentos por todo o corpo e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e Samu sendo conduzida ao Hospital São Paulo (HSP). Os agressores não foram identificados.
De acordo com a Polícia Militar (PM), equipes foram para o conjunto habitacional após ligações via 190 informando que um homem suspeito por estupro estava sendo espancado no residencial, e o encontraram caído às margens da BR-356, com vários ferimentos.
Ainda conforme a PM, o homem espancado é morador de Muriaé e informou que foi ao conjunto habitacional na intenção de conversar com sua ex-amásia - mãe da criança que teria sido abusada -, e que ao chegar foi atacado pelas costas, com pauladas, socos e chutes, não sabendo apontar os agressores. {{banner-interno}}Mãe fez denúncia no dia anteriorNa terça-feira (2), a mãe da criança procurou a Polícia Civil (PC) e registrou uma queixa contra o homem agredido, afirmando que ele é seu ex-companheiro, e que sua filha de 10 anos - que não é filha do suspeito - contou que no fim de semana o ex-padrasto a levou para um passeio e abusou dela em um imóvel abandonado, beijando-a e acariciando suas partes íntimas.
A mulher relatou que tomou conhecimento do fato ao questionar a filha após perceber que a menina apresentava alteração de comportamento nos últimos dias. A Polícia Civil vai investigar o caso. (Foto: Rádio Muriaé)
No próximo dia 9 de outubro será aberto o prazo de inscrições para o processo seletivo que inclui 10 vagas de Residência Médica no Hospital São Paulo (HSP), em Muriaé, distribuídas em cinco programas (ver quadro ao fim texto). A taxa de participação terá valor de R$ 160,00 por programa e a inscrição seguirão abertas até 22 de outubro, exclusivamente pelo site www.aremg.org.br.
O Processo Seletivo Unificado de Residência Médica de Minas Gerais - PSU 2019 - se dará em duas etapas. A prova está marcada para 18 de novembro, em Belo Horizonte, e também haverá analise curricular padronizada para todos os candidatos selecionados na primeira fase. {{banner-interno}}
Os programa tem previsão de início para 1º de março de 2019 e o manual de instruções para acesso ao sistema, realização da inscrição, bem como acompanhamento das convocações será disponibilizado no site www.aremg.org.br, no link "Processo Seletivo".
O Hospital São Paulo ressalta que os Programas de Residência Médica oferecidos estão devidamente credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (CNRM/MEC). (Fotos: Rádio Muriaé)
Unidades e vagas dos programas com entrada direta
A Polícia Militar do Mato Grosso localizou e prendeu no último dia 1º de outubro, um homem de 67 anos de idade acusado de estupro em Além Paraíba (67 km de Cataguases). Ele estava foragido havia oito anos e residia desde então na cidade de Sinop, naquele estado. Agora será transportado para sua cidade de origem onde deverá cumprir pena. A justiça expediu em 2014 um mandado de prisão contra ele que tinha validade até 2030.Fábio José Figueiredo (foto ao lado) foi preso em um sítio na zona rural em um sítio na Comunidade Brígida, em Sinop, depois que policiais receberam denúncias de que no local havia um foragido da justiça. Os militares de Mato Grosso também fizeram contato com a PM de Além Paraíba que confirmou ser a mesma pessoa. Ao ser abordado ele apresentou somente o CPF como documento e revelou ser oriundo de Além Paraíba.{{banner-interno}}
Na delegacia de Sinop ele contou ter saído fugido de Além Paraíba após receber ameaças de morte. Ele é acusado de cometer o crime de estupro em uma vizinha que tinha 15 anos à época, e em outras duas vítimas. {Fotos: Visão Notícias)
O Ministério da Cultura divulgou dia 1º de outubro, o resultado preliminar do chamamento público que vai selecionar municípios brasileiros interessados em se candidatar a integrar a Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco Creative Cities Network (UCCN), na sigla em inglês. O edital tem o objetivo de selecionar cidades brasileiras que irão receber consultoria para elaborar dossiê de candidatura à Rede de Cidades Criativas da Unesco.
Nessa fase, Cataguases foi selecionada com a segunda maior pontuação (81,25), atrás apenas de Diamantina-MG (86,08) e se juntou a outras 16 escolhidas preliminarmente. Todos os municípios aprovados ganharão o apoio de consultoria especializada oferecida pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), na elaboração do dossiê de candidatura. Ainda cabe recurso do resultado preliminar da avaliação das candidaturas, que poderá ser feito até o próximo dia 6 de outubro.O Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Cataguases, Fausto Menta (foto ao lado), comemorou o resultado e disse que o feito vai beneficiar toda a cadeia produtiva da cidade, principalmente a do cinema, campo criativo que Cataguases escolheu participar. "Demos um grande passo ao conquistarmos essa classificação na segunda posição geral. A primeira colocada, Diamantina, não está na nossa área. É um resultado importantíssimo para o nosso município, pois desenvolve as políticas culturais, a economia criativa e, ao mesmo tempo, é um reconhecimento, pois são poucas cidades que têm esse apoio. Já demos o primeiro passo e só temos a comemorar o apoio do MinC. Ser reconhecido pela Unesco é algo que vai deixar um legado para a nossa cidade. Agora é trabalho!", disse.
Fausto completa agradecendo a todos que estão atuando no projeto. "Ressalto a importante parceria entre a Prefeitura, a Fábrica do Futuro, a Fundação Ormeo Junqueira Botelho, o Instituto Cidade de Cataguases e o Polo do Audiovisual da Zona da Mata, mantido pela Energisa, responsável pelo êxito deste projeto. Agradeço também pela contribuição irrestrita do César Piva, da Mônica Botelho e do Marquinhos Pimentel. De parcerias de sucesso assim que precisamos para democratização do acesso, fortalecimento da economia criativa e das políticas públicas de cultura", finalizou.
A consultoria para os municípios selecionados será prestada ainda este ano. Depois disso, em 2019, a Unesco abrirá inscrições para a inclusão de novos municípios na Rede Cidades Criativas. As oito cidades brasileiras que já compõem a Rede são: Belém (em Gastronomia); Brasília (Design); Curitiba (Design); Florianópolis (Gastronomia); João Pessoa (Artesanato); Paraty (Gastronomia); Salvador (Música) e Santos (Cinema). Atualmente, a Rede Cidades Criativas da Unesco reúne 180 cidades de 72 países. {{banner-interno}}
O programa da Unesco tem o objetivo de promover a cooperação internacional entre cidades que investem na cultura e na criatividade como fatores de estímulo ao desenvolvimento sustentável. Para integrar a rede, a cidade deve preparar um plano de desenvolvimento no campo criativo em que a cidade se candidatou. O processo de seleção é feito por dois comitês: um técnico, com representação em cada categoria, designado pela Unesco e um comitê de representantes das cidades já integrantes da Rede, em cada categoria. A candidatura deve demonstrar, de forma clara e prática, a disposição, o compromisso e a capacidade da localidade em contribuir com os compromissos da rede.
Para concorrer, as cidades devem ter reconhecida produção em algum dos sete segmentos de cultura que a rede estimula: artesanato e artes folclóricas; artes midiáticas (integração entre diferentes linguagens artísticas e novas tecnologias); design; cinema; gastronomia; literatura e música. (Foto: Eduardo Yep/RED7)