Se você usa um Kindle para leitura de livros e documentos, provavelmente sabe que ele suporta não só eBooks, mas também arquivos PDF. Talvez até saiba que cada Kindle tem um endereço de e-mail único (que você encontra na tela de configurações), e que você pode enviar um PDF para o aparelho simplesmente incluindo-o como um anexo a uma mensagem para esse endereço.
O problema é que muitos PDFs não são otimizados para visualização no Kindle, e exigem muito zoom e rolagem para que possam ser lidos. É algo extremamente desconfortável. Na minha opinião, um arquivo neste estado é praticamente ilegível.
Mas aqui cabe um truque que poucas pessoas conhecem: a Amazon pode converter esse PDF em algo mais legível para você, sem nenhum esforço e sem que você precise instalar um software para isso. Basta colocar a palavra convert no assunto da mensagem com o arquivo em anexo.
Há alguns poréns: o primeiro é que a conversão leva tempo. Em um teste com alguns documentos de poucas páginas cada, eles demoraram quase uma hora para chegar ao meu Kindle. O segundo é que o truque não funciona com todos os PDFs. Um dos documentos que enviei acabou se transformando em uma imagem rotacionada em 90 graus com cada página dividida ao meio. E eu nem podia dar zoom nele.
Para documentos mais complexos ou problemáticos, como no meu caso, é melhor usar uma ferramenta de conversão mais robusta como o Calibre, que é gratuito. Mas se você está longe do PC, ou em um lugar onde não pode instalar um software, o sistema de conversão da Amazon pode salvar o dia. Não custa nada experimentar.
{{banner-interno}}
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a projeção de reajuste de 5% no preço da gasolina, este ano. Também não houve alteração na estimativa de recuo de cerca de 15% na tarifa residencial de eletricidade.
"Essa estimativa leva em conta os impactos diretos das reduções de encargos setoriais anunciadas, bem como reajustes e revisões tarifárias ordinários programados para este ano", explica o Copom.
A projeção para o preço do botijão de gás é de estabilidade e, para a telefonia fixa, a expectativa é redução de 2%, neste ano. Essas estimativas são as mesmas divulgadas em maio.
Para o conjunto de preços administrados por contrato e monitorados, em 2013, a projeção foi reduzida para 1,8%, contra 2,55 previstos em maio. Essa estimativa "incorpora a recente revogação de reajustes nas tarifas de transporte urbano". Para 2014, a estimativa foi mantida em 4,5%.
{{banner-interno}}
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, suspendeu a criação de quatro tribunais federais, prevista para dezembro. A decisão foi tomada ontem (17), mas divulgada apenas hoje (18) pelo tribunal, e ainda terá que ser referendada pelo plenário após o recesso de julho.
Para Barbosa, o Congresso Nacional errou ao propor a alteração na estrutura do Judiciário, pois somente o STF tem essa prerrogativa. "É imprescindível apontar o risco que correm as instituições em caso de precedente que autorize, hipoteticamente, um Poder a modificar unilateralmente a estrutura ou competência do outro Poder".
Barbosa justificou a urgência de sua decisão alegando que há risco de se consolidar uma situação que não poderia ser desfeita futuramente. Ele também disse que a magistratura não é prestigiada com a criação de tribunais e sim com investimentos em valorização e formação.
O ministro ainda criticou o empenho das verbas federais em uma solução que não desafogaria a Justiça. "É muito provável que a União esteja às voltas com carências e demandas tão ou mais relevantes do que a criação de quatro tribunais", destacou o ministro. "A União não terá recursos indispensáveis para cumprir seu papel para com os administrados", completou.
Barbosa sempre foi contra a criação dos tribunais, alegando que a medida levaria a gastos desnecessários para resolver problemas de acesso à Justiça que poderiam ser solucionados de outra forma. Em reunião com associações de juízes, ele chegou a dizer que a proposta foi articulada sorrateiramente pelos magistrados.
A ação de inconstitucionalidade foi apresentada nesta semana pela Associação Nacional dos Procuradores Federais. Além de apontar o erro na origem da proposição, a entidade destacou que a medida resultaria em gastos não previstos no orçamento federal e em sobrecarga de trabalho para os advogados públicos, pois a estrutura da Procuradoria Federal não foi alterada para atender à nova demanda da Justiça.
Mesmo antes de ser divulgada, a decisão de Barbosa motivou repercussão entre juízes e advogados. A Associação dos Juízes Federais do Brasil disse que causou "estranheza e perplexidade" a concessão de liminar com tanta rapidez. "Não havia justificativa para que não se aguardasse o reinício dos trabalhos judiciários, em agosto." A entidade também adiantou que vai intervir no processo, medida também anunciada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Barbosa pediu manifestação do Congresso no prazo de cinco dias, e depois, será aberto prazo de três dias para apresentação do caso ao advogado-geral da União e ao procurador-geral da República. Em seguida, a questão será submetida a referendo do plenário. Embora a ação tenha sido distribuída para o ministro Luiz Fux, foi o presidente quem decidiu o pedido na condição de plantonista.
{{banner-interno}}
Talvez seja o jeito despretensioso de fazer música que faz da Radiocafé uma banda com um som tão sincero. São eles que estão ali o tempo todo. Mas que essa leveza de levar a carreira não seja confundida com falta de comprometimento. Eles querem, sim poder viver do próprio som, desde que isso continue sendo divertido e amistoso. Conheça um pouco mais do grupo formado por Rafael Ski, Rodrigo Coura Dias, Eduardo Dudu e Tiago Viana. O show em Cataguases começa às 21 horas desta sexta-feira, 19, no Anfiteatro Ivan Müller Botelho.
Como foi o surgimento da Radiocafé?Pé Viana: Em Cataguases, quatro músicos de diferentes bandas se reuniram para formar a Radiocafé. Nos juntamos para tocar alguns covers que gostávamos. O segundo show já foi em Juiz de Fora, e lá no meio do público estava o Ski (JF), que na semana seguinte assumiu a guitarra na banda. Nesse processo, o surgimento das músicas autorais foi natural e nos levou a gravar o primeiro compacto. Depois de um tempo, um velho amigo nosso, o Dudu (Juiz de Fora), se tornou o nosso baixista. Ele estava sem tocar já há algum tempo, mas quando fizemos o convite ele aceitou de pronto, comprou um baixo e já participou da gravação do nosso segundo EP, compondo várias linhas de baixo.Em 2011, após um tempo longe dos palcos a gente retorna com músicas novas, muitas delas trazidas pelo quarto e último integrante Rodrigo Coura "Rods" (JF), que se tornou a nova voz da banda. Com ele veio um novo frescor e as ideias estão surgindo a cada dia.
Contem um pouco sobre o percurso da banda nesses sete anos de carreira.Rafael Ski: A Radiocafé traz com ela muita amizade em todo essa trajetória. A gente com certeza tem mais amigos do que fãs. Muitas festas ótimas, shows grandes, minúsculos, muitas roubadas também, algumas brigas, mas tão poucas que nem dá pra lembrar. Entre nós, tudo é motivo para uma zoada, não pode dar mole se não vira alvo.Já mudamos de formação algumas vezes, mas sempre quem saiu continuou fazendo parte de uma maneira ou de outra, e quem entrou nunca foi apenas um substituto, mas sempre alguém que trouxe algo novo, uma carga de experiências diferentes que se encaixa no perfil da banda. Já gravamos em todo tipo de estúdio, de casa com microfone do pc a salas preparadas acusticamente com equipamento de primeira. O que vale é registrar o trabalho e mostrar pra todo mundo, até por que se a gente não grava acaba esquecendo como é que toca. (risos)A gente não tem muita pressa pro sucesso, rola de continuar produzindo, tocando, gravando, sonhando e se divertindo só por mais uns 70 anos, até desistirmos. Mas fora de brincadeira, a gente leva a música muito a sério e com certeza tem expectativas de podermos viver do nosso som.
Para os que ainda não conhecem a Radiocafé, que tipo de som eles vão encontrar?Rafael Ski: Bem, acho que o jeito mais fácil de explicar, ao invés de dar nome e sobrenome ao nosso som, é falar de algumas bandas que a gente gosta muito, que nos influenciam direta ou indiretamente: The Beatles - quase redundante pois, esses caras influenciam metade das bandas do mundo - Radiohead, Blur - que inspirou o nome da banda com a música "Coffe and TV" - entre outras mais recentes, porém já influentes, como Kings of Leon, The Raconteurs e The Strokes.Dessas, a galera pode encontrar covers nos nossos shows ou escutar com atenção e descobrir entre os acordes das nossas canções.
O que vocês contam sobre a idealização do primeiro videoclipe da banda?Rafael Ski: Tínhamos uma música nova, a primeira criação com a nova formação. Logo de cara, já começamos a pensar na possiblidade de gravar um clipe pra ela. Já trabalho com vídeos há algum tempo, mas nunca tinha feito nada autoral. Confesso que dá muito mais trabalho (risos). Então, fiquei uns dias falando sozinho, andando de um lado para o outro, tentando bolar um roteiro interessante, uma história que complementasse a música e não fosse apenas uma ilustração da letra. Queria que fossem crianças os protagonistas, pois a música fala sobre um descobrimento de um sentimento. Não me lembro como apareceu a ideia dos balões.Toda a produção foi feita quase sem grana alguma, tudo com a boa vontade dos amigos. Conseguimos as locações, chamamos os filhos dos amigos e partimos para a gravação.Enfim, acho que o resultado foi até melhor que o esperado e agora já ficamos mal (bem) acostumados com essa história de clipe e já estamos preparando coisas novas. Só aguardar!
(Entrevista concedida ao site Zine Cultural sessão Zine Entrevista de 27 de janeiro de 2012 e foto de Rafaella Pereira de Lima){{banner-interno}}
A prefeita de Itamarati de Minas, Tarcília Rodrigues
Fernandes, foi absolvida das acusações de compra de votos e do pedido de cassação
em processo movido por Gésio Dias Ferraz, então candidato a vereador. O
processo teve também como réus o ex-prefeito Herivelto Furtado Zanela (foto abaixo) e o então
candidato a vice-prefeito Júber Célio Rodrigues. A sentença foi proferida na
última quarta-feira, 17, pelo Juiz Eleitoral Maurício José Machado Pirozzi e
publicada nesta quinta-feira, 18. Partidários
da prefeita estão comemorando o resultado com fogos e a alegria tomou conta da
cidade, conforme apurou a reportagem do Site.
A defesa dos réus foi conduzida pelo advogado Ricardo
Zanella. Durante toda a tramitação do processo ele conseguiu
descaracterizar cada uma das acusações atribuídas aos investigados. Dentre
outras, destacam-se acusações de contratação irregular de mão de obra,
realização de licitação fora do prazo estabelecido em lei, doação de material
de construção e, inclusive, a testemunha Maria Lúcia do Valle Teixeira Aguiar
declarou ter recebido "dois cheques no valor de R$ 75,00 cada, emitidos pela
Prefeitura Municipal de Itamarati de Minas, para pagar consulta médica e que o
intuito da benesse era para que votasse nos investigados", conforme consta na
sentença do Juiz Eleitoral.
Sobre o pagamento de consultas pela prefeitura com cheques
dados aos munícipes, o magistrado
reconheceu ter ocorrido esta prática mas não como meio de troca pelo voto.
Maurício Pirozzi, assim se expressou sobre o fato: "Tal prova não foi
produzida, já que nenhuma das testemunhas foi acossada para votar nos candidatos
da situação, tampouco sofreram discriminação perante outros eleitores, tanto
assim, que, mesmo sendo da oposição, as eleitoras Maria Lúcia e Salete
obtiveram o mesmo benefício de outros munícipes." Aquele magistrado completa
seu raciocínio: "A meu ver, não se trata de hipótese em que máquina
administrativa foi usada em favor dos candidatos da situação, sendo
distribuídos para todos os munícipes que o requeressem, independentemente da posição
político-partidária."
As demais acusações também foram refutadas pelo juiz
eleitoral da comarca de Cataguases que completou: "Em nenhum momento os candidatos
TARCÍLIA RODRIGUES FERNANDES e JÚBER CÉLIO RODRIGUES foram apontados ou sequer
cogitados como partícipes de esquema de captação ilícita de sufrágio. Todas as
condutas apontadas, inclusive as que restaram provadas, foram praticadas por
outros agentes públicos que não os candidatos". E sobre a acusação de compra de
votos, Maurício Pirozzi assim se posicionou: " No presente contexto, não há
provas irrefutáveis de que as condutas imputadas tenham trazido benefício para
a campanha eleitoral dos candidatos TARCÍLIA e JÚBER." (...) "Não há certeza de
que algum eleitor tenha tido sua vontade viciada, preferindo os impugnados em
detrimento odioso dos demais, em razão de benesses recebidas", destacou. Em
seguida ele julga "improcedentes as
pretensões decorrentes da Ação de Investigação Judicial Eleitoral e de Impugnação de mandato eletivo".
Tarcília Fernandes, primeira prefeita eleita de Itamarati de
Minas falou no começo da tarde desta quinta-feira, 18, por telefone com a
reportagem do Site do Marcelo Lopes sobre o término do processo. Ela disse ter
sido a "vitória da verdade" e que estava "muito feliz" por ter obtido este
reconhecimento da justiça. "Sempre tive minha consciência tranquila, porque em
mais de vinte anos como funcionária da Prefeitura nunca fiz nada que de errado ou
que pudesse tirar o meu sono, a minha tranquilidade. E não seria agora, para
ser prefeita, que iria jogar todos os meus valores na lata do lixo", comentou
Tarcília que, no entanto, prefere não comemorar. "Acho bom as pessoas
festejarem, mas como estava confiante em Deus, não vou fazer outra coisa senão
rezar em agradecimento ao nosso Criador por mais esta vitória", finalizou.