Representantes da Casa do Empresário e da Polícia Militar (PM) se reuniram nesta semana para discutir uma parceria para o sistema de monitoramento "Olho Vivo" em Viçosa. O encontro contou com a presença de vereadores e foi realizado na Câmara Municipal.
Os integrantes da Casa do Empresário destacaram os bons resultados obtidos pelo sistema na cidade. Eles colocaram à disposição as câmeras de monitoramento dos estabelecimentos filiados para auxiliar no trabalho desenvolvido pela PM. {{banner-interno}}
No encontro foi solicitada a intervenção do Legislativo para ampliação do sistema, visando potencializar a ação do "Olho Vivo" na cidade. Outras solicitações para melhorar a segurança pública também foram encaminhadas à Câmara Municipal. (Foto: Pontal em Foco)
Dois homens - pai e filho - foram presos na tarde desta quinta-feira, 04 de outubro, em Cataguases, por policiais militares integrantes da Patrulha de Operações. Contra eles haviam mandados de prisão expedidos pelo juiz titular da Vara Criminal da Comarca. Os dois, de 43 e 26 anos, foram condenados por tráfico de drogas a seis e cinco anos de prisão, respectivamente.
Segundo informou a Polícia Militar, pai e filho evadiram da abordagem policial ocorrida em abril de 2012, após terem dispensado três quilos de cocaína. Eles foram identificados e responderam ao processo em liberdade, sendo condenados. Em seguida, a Justiça expediu os mandados de prisão que foram cumpridos nesta quinta-feira. {{banner-interno}}
Ainda de acordo com a PM os agentes do Serviço de Inteligência da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar de Cataguases avistaram os dois circulando em uma motocicleta pelo Bairro Granjaria e os seguiram até entrarem em um supermercado na Avenida Astolfo Dutra. Neste momento os militares da Patrulha de Operações foram acionados e os prendeu dentro do estabelecimento. Em seguida foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Plantão em Leopoldina sendo posteriormente encaminhados para o Presídio de Cataguases. (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
Uma picape cabine dupla caiu nas águas do Rio Glória, no início da manhã desta sexta-feira, 05 de outubro, após sair da pista no km 680 da BR-116, entre Muriaé e Miradouro, e capotar por uma ribanceira de aproximadamente 30 metros de altura. Duas mulheres ficaram feridas e foram socorridas por bombeiros de Muriaé e uma equipe da base do Samu, também daquela cidade, sendo encaminhadas ao Hospital São Paulo (HSP). O condutor do veículo e um filhote de cachorro que viajava com a família escaparam ilesos.
Em entrevista à Rádio Muriaé, o bombeiro, sargento Quiorato, relatou que o motorista foi encontrado na margem da rodovia e que as duas passageiras estavam fora do veículo, em um local de difícil acesso. Ele detalhou que a mulher mais jovem sofreu laceração no braço esquerdo, além de contusão no tórax e costas (região dorsal), e que a outra vítima também apresentava contusão no tórax e se queixava de dores nas pernas. {{banner-interno}}
Ambas receberam os primeiros socorros e foram resgatadas com uso de cordas e da chamada "maca sked", com ajuda de populares e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que assumiu o registro da ocorrência.
No momento do acidente a picape seguia do Nordeste para o Rio de Janeiro e não há informações sobre o que levou seu condutor a perder o controle da direção.
Uma empresa especializada seria acionada para retirar o veículo do rio. (Fotos: Rádio Muriaé)
Uma moradora foi rendida, estuprada e teve R$ 300 e um celular roubados dentro de casa, em Muriaé. O caso ocorreu nesta quarta-feira, 03 de outubro. Por questões de segurança, identidade e endereço da vítima não foram divulgados.
Segundo a Polícia Militar (PM), o homem bateu na casa da vítima perguntando sobre o dono de um terreno próximo e pediu um copo de água. Quando ela atendeu foi rendida com um objeto pontiagudo. O criminosos determinou que ela ficasse quieta e exigiu o dinheiro. Além disso, percorreu os cômodos e pegou a quantia. Em seguida, ele a amarrou, a violentou e depois fugiu.
A vítima chamou a PM, foi encaminhada para perícia e atendimento médico. O caso será encaminhado para investigação na Polícia Civil. {{banner-interno}}
Houve rastreamento, mas o autor não foi localizado. Ele foi descrito como sendo negro, com cerca de 1,80 m, forte e usava camisa listrada escura e bermuda jeans.
Quem tiver informações que ajudem a localizar o homem pode repassar, de forma anônima, pelo telefone da PM, 190, ou pelo Disque-Denúncia Unificado (DDU), 181.
O Centro de Educação Infantil Felícia Arena Ribeiro, em Rosário da Limeira, recebeu uma série de melhorias em sua estrutura. Aproximadamente 50 voluntários, entre empregados da CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), professores, estudantes e familiares, se reuniram no dia 14 de setembro para a realização de um mutirão em prol da instituição. A reforma é uma ação do Participação Comunitária, projeto desenvolvido pela CBA em parceria com o Instituto Votorantim e o Instituto Elos.
Durante o mutirão, os voluntários realizaram diversas intervenções na instituição, melhorando corrimãos, piso, banheiros, refeitório e pátio. A estrutura da creche também recebeu melhorias, com a reforma do muro e da fachada. No dia seguinte, os professores da rede municipal participaram de uma capacitação sobre a importância do trabalho cooperativo.
"Todo esse movimento foi bom para dar uma carinha nova ao centro. Vimos o brilho nos olhos das nossas crianças quando elas entraram na creche após o mutirão. A união fez a força", conta Mislene Vieira, funcionária da instituição. Mislene, que também participou da capacitação do programa, fez elogios ao Participação Comunitária: "Pudemos conhecer metodologias e trabalhos muito interessantes, tudo de forma cooperativa. Foi uma experiência muito marcante". {{banner-interno}}Reformas na escolaEm junho, o projeto realizou um mutirão na Escola Municipal Maria Auxiliadora Guarçoni Benini Bonato. Para o reparo dos espaços comuns, os participantes pintaram a quadra de esportes, a arquibancada e o palco de apresentações. As salas de jogos e vídeo também foram reformadas, ganhando novas prateleiras para organização e maior funcionalidade para o espaço.
Durante a ação, foram criadas a sala de Ciências, que vai auxiliar no processo de aprendizagem, e a brinquedoteca, que acomoda os jogos pedagógicos e que recebeu doação de brinquedos dos próprios alunos. Os banheiros também foram revitalizados e um parquinho foi construído na área externa da escola.
De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Segurança, Saúde e Meio Ambiente, Comunicação e Responsabilidade Social das unidades de Mineração da CBA, Elson Cristiano da Silva, projetos como o Participação Comunitária representam um importante passo para o crescimento equilibrado entre comunidades e empresas. "A proposta da CBA, com os investimentos e na relação que mantém com as comunidades, é construir parcerias valiosas, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios em sua área de atuação", disse Elson. (Fotos: Ideia Comunicação)