A Prefeitura de Guarani (53 Km de Cataguases) vai realizar de 24 a 28 de julho próximo a 27ª Exposição Agropecuária e a 37ª edição de seu Concurso Leiteiro. A festa tradicional e uma das mais antigas e respeitadas da Zona da Mata Mineira vai contar este ano com diversas atrações e shows com o primeiro time da música brasileira.
A Prefeitura preparou um evento muito atraente e animado e espera receber milhares de guaranienses e visitantes. Os principais shows serão do renomado cantor Renato Teixeira (foto abaixo), a banda de axé music Babado Novo (foto abaixo da vocalista) e o grupo de forró Falamansa. A banda Gospel, "Vinho Novo" também se apresenta, além de Jhonny Viana e Banda e o grupo Loucademia do Samba, durante a festa.
Totalmente gratuita a festa foi programada com "muito carinho", conforme revelou o prefeito Paulo César Neves, o Paulinho. Sua expectativa é das melhores. "Tenho certeza que nossa festa vai agitar as noites de nossa cidade com os shows que ficarão na memória do público", prevê ele.
{{banner-interno}}
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, vai à Cisjordânia nesta sexta-feira para encontrar o presidente palestino, Mahmoud Abbas, disseram autoridades norte-americanas e palestinas, em um último esforço para renovar as negociações de paz com Israel.
Kerry reuniu-se com o negociador palestino Saeb Erekat em Amã nesta sexta-feira e tem consultado as autoridades israelenses por telefone, disse um funcionário dos EUA, sem informar sobre avanços.
Um funcionário do Departamento de Estado dos EUA presente ao encontro em Amã nesta sexta disse que Kerry iria para Ramallah à tarde para encontrar Abbas, mas não revelou as suas propostas para retomar as negociações de paz, rompidas desde 2010.
A liderança palestina rejeitou na quinta-feira o mais recente plano de Kerry, mas sinalizou um caminho livre para que ele continue seu esforço pela paz.
As negociações, cheias de altos e baixos nas últimas duas décadas, foram rompidas no fim de 2010 devido a uma disputa sobre a construção de assentamentos israelenses nos territórios ocupados da Cisjordânia e Jerusalém Oriental, capturados na guerra de 1967.
De acordo com uma autoridade palestina, Erekat disse a Kerry que os palestinos estão prontos a voltar às negociações caso Israel concorde que as conversações tenham como ponto de partida as fronteiras de 1967.
"Nós também precisamos de alguns esclarecimentos em relação aos assentamentos (israelenses) e (a libertação de palestinos) prisioneiros", disse uma autoridade palestina.
Um porta-voz do governo israelense não pôde ser encontrado para comentar sobre a visita de Kerry. Israel recusou-se a atender as demandas dos palestinos e diz que as negociações devem retomar sem condições prévias.
O vice-ministro das Relações Exteriores israelense, Zeev Elkin, disse que estabelecer um Estado palestino nas fronteiras de 1967 seria "suicida".
"Uma negociação em que você primeiro diz no que está disposto a ceder... não é o tipo de negociação que leva a bons resultados no Oriente Médio", disse Elkin à Rádio Israel.
Kerry, em sua sexta visita à região desde março, estava previsto para voltar aos Estados Unidos ainda nesta sexta-feira.
{{banner-interno}}
As eleições para prefeito e vice em Santana de Cataguases serão realizadas no dia 1º de Setembro próximo. A determinação foi proferida através da Resolução 920/2013 do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), que define o calendário daquele pleito e orienta os procedimentos a serem tomados pelos partidos políticos. O Site do Marcelo Lopes apurou que as convenções partidárias deverão indicar como candidatos à eleição o atual prefeito Gumercindo Resende e Luiz Mathias, candidato derrotado em 2012.
Na próxima semana,a partir do dia 24, quarta-feira, e até o dia 31 de julho, também uma quarta-feira, já poderão ser realizadas as convenções partidárias para escolher os candidatos e formar as coligações, obedecendo a legislação que orientou as eleições de 2012. Definidos os nomes dos candidatos, os partidos deverão entregar no Cartório Eleitoral o requerimento de registro de candidaturas até às 19 horas do dia 2 de agosto, sendo que neste mesmo dia começará a correr o prazo para as impugnações.
A campanha eleitoral começará no dia 3 de agosto obedecendo a mesma legislação que regulamentou a eleição de 2012 e terminará no dia 29 do mesmo mês. Neste período, inclusive, determina a Resolução, o cartório eleitoral irá funcionar das 12 às 19 horas, nos dias úteis, e de 13 às 19 horas aos sábados, domingos e feriados. As Mesas Receptoras e a Junta Eleitoral constituídas para as eleições do ano passado serão as mesmas, podendo o Juiz Eleitoral fazer eventuais substituições, caso sejam necessárias.
Ainda conforme a Resolução do TRE-MG poderão votar nas eleições de Santana de Cataguases os eleitores inscritos até o dia 4 de abril de 2013, e quem não o fizer poderá justificar sua ausência no prazo de sessenta dias após a realização do pleito. E a partir do dia 2 de agosto, conforme a Resolução 920/2013, os candidatos a prefeito e vice estão proibidos de participar de inaugurações de obras públicas. A Resolução não define as datas de diplomação nem a de posse dos eleitos.{{banner-interno}}
A Associação dos Diabéticos de Cataguases (Assodicat) vem realizando, desde 1993, um trabalho revelante para os cidadãos portadores da doença no município. Atualmente, são mais de 4 mil associados, mas apenas a metade contribui ativamente para o funcionamento da instituição que, em contrapartida, oferece à eles consultas gratuitas a médicos especialistas no acompanhamento da diabetes.
Segundo o vereador Aquiles Branco Ribeiro, presidente da Assodicat, "a Associação é um lugar que nós diabéticos temos para nos unir e lutar contra essa doença que é crônica e gravíssima. Não vamos sarar nunca, mas estando associados, podemos minimizar os custos de acompanhamento dessa doença cara", destacou Aquiles lembrando que "com a contribuição de apenas dez reais por mês, temos direito, por exemplo, a consultar de graça com especialistas, o que se não fosse pela Assodicat custaria no mínimo cento e setenta reais por consulta". Aquiles também ressaltou que o diabético tem que se cuidar de uma forma muito especial, porque essa doença é silenciosa, contudo muito perigosa, podendo levar o paciente a óbito. "Todo diabético deve ir ao médico pelo menos de três em três meses e é bom que ele vá sempre ao mesmo especialista, para que o acompanhamento seja contínuo. Além disso, o próprio indivíduo deve se cuidar, tomando a medicação, seguindo a dieta correta e tendo atenção para não se machucar, porque a ferida é um grande problema para o diabético", destacou o presidente.
Acredita-se que, em todo o planeta, muitos diabéticos não sabem que são portadores da doença e em Cataguases não é diferente. Por isso, Aquiles orienta todos a prestarem atenção aos principais sintomas da doença que são fome a toda hora, muita sede, perda de peso sem razão, feridas que não cicatrizam, infecções vaginais, mãos e pés adormecidos, problemas sexuais e visão turva. "Ao apresentar algum ou vários desses sintomas, o individuo deve procurar um médico imediatamente", concluiu Aquiles, convidando todos os diabéticos a fazerem parte da Assodicat, cuja sede está localizada no Calçãdo, 64, sala 603, no edifício Calçadão Shopping. (Foto: Paulo Victor Rocha){{banner-interno}}
Na última segunda-feira, 15, autoridades municipais e pessoas ligadas à produção cultural de diversas cidades da região reuniram-se para participar da III Conferência Intermunicipal de Cultura de Dona Euzébia e região, cujo tema central foi "Uma política de estado para a Cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura". Além do prefeito de Dona Euzébia, Itamar Ribeiro Toledo, conhecido como Mazinho, participaram da iniciativa o consultor da UNESCO, Aderbal de Andrade Júnior, e os secretários de Cultura dos municípios de Argirita, Rodeiro, Itamarati de Minas e Antônio Prado, bem como o de Cataguases, Zeca Junqueira, que gostou da receptividade. "Percebi que Cataguases é vista com um expoente da cultura da região", disse o secretário.
Atento à expressiva importância do Sistema Nacional de Cultura, Zeca Junqueira vem se dedicando ao assunto desde o dia que assumiu a Pasta no início de 2013. Ao fazer seu pronunciamento durante a Conferência, ele citou os benefícios que o Sistema Nacional de Cultura pode proporcionar aos municípios participantes, e destacou: "trata-se de uma ferramenta poderosa de geração de emprego, renda e cidadania, através da valorização do que se chama economia do conhecimento", explicou.Zeca Junqueira disse que "Cataguases está caminhando de maneira muito firme em direção à Lei que cria o Sistema Municipal de Cultura na cidade, cujo projeto já está na Câmara Municipal para ser votado nas próximas sessões ordinárias", lembrou o secretário. Ele acrescentou que "o Plano Municipal de Cultura que será criado após a aprovação da Lei valerá para dez anos e contemplará as mais diversas vertentes artísticas do município. Isso vai acabar com o problema de financiamento cultural", assegurou. (Fotos cedidas pela SMCC)
{{banner-interno}}