Com a visita do papa Francisco ao Brasil, o Comando da Força Aérea Brasileira (FAB) definiu medidas de controle e defesa do espaço aéreo durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro e em Aparecida do Norte, no interior de São Paulo. De acordo com o Comando de Defesa Aeroespacial, as medidas servem para aumentar a segurança e minimizar o impacto no transporte aéreo e incluem a restrição de voo em determinados espaços.
As áreas com voo restrito foram comunicadas à comunidade aeronáutica por meio de notam (notice to airmen, aviso aos aeronautas).
Também serão intensificadas as ações de defesa com o uso de aeronaves de defesa (F-5M Tiger, A-29 Super Tucano), transporte (VC-2, C-105 Amazonas, C-95 Bandeirante, C-97 Brasília), reconhecimento (VANT RQ-450, E-99) e asas rotativas (VH-34 Super Puma, H-34 Super Puma, H-60 Black Hawk).
Durante a passagem de Francisco, que fica até domingo (28) no Brasil, todo o transporte aéreo do líder da Igreja Católica será feito pela FAB, bem como o esquema de defesa durante os deslocamentos aéreos.
O avião que trouxe o papa aterrisou na Base Aérea do Galeão às 15h43. Ao entrar no espaço aéreo brasileiro, o pontífice recebeu uma mensagem de boas-vindas da FAB.
"Sua Santidade acaba de entrar na área sob responsabilidade do sistema de controle do espaço aéreo brasileiro, que cobre 22 milhões de quilômetros quadrados. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo deseja boas-vindas para a aeronave que transporta o papa Francisco e sua delegação. Seja bem-vindo ao Brasil e para Jornada Mundial da Juventude de 2013. Deus abençoe a sua jornada", dizia a mensagem.
O texto foi lido em inglês, via rádio, e também por um sistema de transmissão que funciona como mensagem de texto de aparelhos celulares.
Francisco veio ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, que começa amanhã (23) e vai até domingo (28). Ele foi recebido pela presidenta Dilma Rousseff, pelo governador Sérgio Cabral, pelo prefeito Eduardo Paes, pelo arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, e pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Raymundo Damasceno, entre outras autoridades.
A atuação da FAB durante o evento, faz parte de uma autorização da Presidência da Republica para o emprego temporário das Forças Armadas em prol da garantia da lei e ordem.
{{banner-interno}}
A mulher do príncipe William, Kate, entrou em trabalho de parto e foi hospitalizada para o nascimento do primeiro filho do casal, que assumirá o terceiro lugar na linha de sucessão do trono britânico, informou seu staff nesta segunda-feira.
Após semanas de intensa especulação na mídia sobre o nascimento do bebê real, Kate, de 31 anos, foi levada pouco antes das 2h da manhã (horário de Brasília) à ala particular do Hospital St Mary's, em Paddington, no oeste de Londres. Foi nesse mesmo hospital que William nasceu, em 1982.
"A duquesa foi de carro do Palácio de Kensington à Ala Lindo do Hospital St Mary's com o duque de Cambridge (William)", informou o Palácio de Kensington em comunicado. "As coisas estão progredindo normalmente. Não é uma emergência."
Fontes ligadas à realeza disseram que Kate planejou um parto normal com a presença de William, que é piloto de busca e resgate da Força Aérea Real.
O sexo do bebê, que ficará na linha de sucessão ao trono depois do avô Charles e do pai William, é desconhecido. Casas de apostas britânicas colocaram como favorita uma menina.
{{banner-interno}}
A Prefeitura de Cataguases, através do setor de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria de Educação, vai realizar nesta terça-feira, 23, a Aula Inaugural dos cursos de Auxiliar de Recursos Humanos e Cuidador de Idoso. O evento acontecerá no auditório da Policlínica Municipal a partir das 18h30min.
Essas duas capacitações são ofertadas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Brasil Sem Miséria (PRONATEC-BSM) e serão ministradas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFET) – Campus Rio Pomba. As aulas acontecerão em Cataguases, na Escola Municipal Carmelita Guimarães, localizada no bairro Vila Reis.
Conforme revelou Janete Garcia, coordenadora do PRONATEC no município, "em 2013, já foram mais de seiscentas vagas ofertadas em Cataguases e, até o dia 2 de agosto, estão abertas as inscrições para os cursos de Salgadeiro, Recepcionista, Inglês Intermediário, Auxiliar Administrativo, Operador de Computador e Programador Web. Os interessados devem procurar o setor Acessuas na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social", destacou Janete.
{{banner-interno}}
O sexto programa da série "Plano de Negócios, iniciativa que visa preparar o público para o 1º Seepmec - Simpósio Empresarial e Estudantil de Pequenas Microempresas e Cidades – entrevista o sócio proprietário do Supermercado Morais, Mário Lúcio Morais, empresa fundada por cataguasenses como um botequim, se transformou em um mercado de bairro, hoje é um dos maiores supermercados da região e está em franco crescimento.
Empresa genuinamente familiar, Mário Lúcio contou, no início, com a ajuda de seu pai e o apoio de toda a família. O irmão, Gilmar, pouco tempo depois, deixou um emprego numa empresa de seguros para assumir com Mário Lúcio o comando do bar que já se tornava um pequeno mercado. Mais tarde, a irmã deles, Rose, também veio somar ao negócio e hoje, conforme revela, "é nosso braço direito".
Com vinte e seis anos de atividades o Supermercado Morais prepara-se para abrir sua primeira filial em Cataguases. Mário Lúcio revelou que nos próximos seis meses uma nova loja será aberta no centro da cidade. "Alugamos o prédio onde hoje funciona a concessionária Fiat, na Avenida Astolfo Dutra, e desta forma vamos oferecer mais esta opção aos nossos clientes", completou. Ele também ressaltou a importância da parceria com a Rede Opa! que reúne diversos empresários do setor visando obter preços mais vantajosos. "Através desta rede demos um salto no atendimento ao nosso público", constatou.
O Seepmec discutirá a realidade das micro e pequenas empresas em Cataguases a partir do dia 1º de agosto. Para se inscrever e participar acesse www.seepmec.com.br.
Veja a entrevista clicando aqui ou na Sessão Vídeos na página inicial deste site.
{{banner-interno}}
A maior parte da atenção dada ao preview do Windows 8.1 está focada nas muitas mudanças na interface e novos recursos. Mas "por debaixo dos panos" o sistema também traz uma série de melhorias de segurança que irão mantê-lo em sintonia com as mudanças na forma como navegamos, como compartilhamos dados entre dispositivos e que aparelhos usamos. Tais melhorias vão de mais segurança no navegador a criptografia integrada, passando pela exclusão remota de arquivos corporativos. Conheça a seguir um pouco mais sobre estas novidades.
Melhor segurança por padrão no IE 11
O Windows 8.1 inclui o Internet Explorer 11, cuja novidade mais visível é o suporte a múltiplas janelas e sincronia de informações entre dispositivos. Mas também há melhorias de segurança que devem ajudá-lo a aproveitar os novos recursos sem medo.
O Enhanced Proteced Mode (EPM, "Modo Protegido Avançado" em português), um recurso que foi adicionado no IE10, agora será habilitado por padrão também no IE11 no modo desktop, em vez de apenas na Interface Moderna. Quando ativado o EPM habilita um recurso similar à uma "sandbox" (caixa de areia) chamado AppContainer, que impede conteúdo sendo executado em abas do IE acesse dados sensíveis e arquivos do sistema. Além disso o EPM executa as abas em processos de 64 Bits, oferecendo mais proteção contra ataques do que nos 32 Bits atuais.
O IE11 também vai permitir que os softwares antivírus tenham mais integração com o navegador. Isto permitirá que extensões binárias - como controles Active X, frequentemente explorados por malware - sejam analisados por um software anti-malware antes que sejam executados. Isto também pode reduzir as chances de infecção por malware ou ataque usando extensões e barras de ferramentas maliciosas.
O suporte a Flash será incluso por padrão no IE11. As atualizações do Flash serão distribuídas através do sistema de atualização automática do Windows (ou por Políticas de Grupo em PCs corporativos). Isto deve reduzir as chances de ataques que exploram versões desatualizadas do Flash Player.
Windows Defender agora fica de olho na rede
O Windows Defender, programa antivírus nativo que é fornecido com o Windows, agora também inclui o monitoramento do comportamento da rede. Isto torna mais fácil detectar novos tipo de malware que normalmente não podem ser detectados por meios tradicionais, mas que produzem atividade anormal na rede ou em servidores de sua empresa. Os recursos antivírus tradicionais do Defender continuam presentes.
Criptografia de Dispositivos disponível em todas as versões do Windows.
O Windows 8 RT é mais conhecido pelo que falta nele do que pelos recursos que tem, mas uma vantagem sobre a versão "Desktop" do Windows 8 é a criptografia de dispositivos. Este recursos agora estará disponível para todos os usuários do Windows 8.1: ele será habilitado por padrão na maioria dos novos computadores com o sistema pré-instalado, e também em dispositivos suportados que recebam um upgrade para o Windows 8.1 com uma instalação limpa.
Consumidores que criarem e usarem uma Conta Microsoft para fazer login em uma máquina com o Windows 8.1, ou fizerem o login usando uma conta de um domínio de uma rede corporativa, terão seu PC ou dispositivo criptografado por inteiro.
A criptografia é basicamente uma forma simplificada do recurso Bitlocker encontrado nas versões Pro, Enterprise e Ultimate de versões anteriores do Windows. O Bitlocker continuará disponível nas versões Pro e Enterprise do Windows 8.1, dando aos usuários avançados e corporações mais opções de gerenciamento.
Suporte nativo a impressões digitais
O Windows 8.1 tem um melhor suporte a biometria, incluindo suporte nativo ao uso de impressões digitais para autenticação em notebooks e aparelhos com um leitor de digitais integrado. Em vez de digitar sua senha, por exemplo, basta passar rapidamente um dedo sobre o leitor para fazer o login.
Segundo relatos as impressões digitais poderão ser usadas para login no sistema, para autenticação em janelas do Controle de Conta do Usuário (UAC), acesso à Windows Store e outras partes do sistema. E é provável que vejamos mais suporte a biometria vindo de outros desenvolvedores de software também.
Limite o acesso a apenas um app
Um recurso novo em folha no Windows 8.1 é o Assigned Access (Acesso Designado), que estará disponível nas versões Pro, Enterprise e RT. Com ele é possível "travar" um computador ou dispositivo para que rode apenas um app específico. Este recurso pode ser usado para evitar que usuários rodem outros apps ou interfaces ou façam mudanças, acidentais ou propositais, e ajuda a proteger a privacidade de outras informações no aparelho. É fácil ver como este recurso pode ser útil no mercado educacional, ou mesmo em uma família com crianças e um tablet Surface RT. Um local público, como um quiosque, é outro possível uso para o Assigned Access.
O Assigned Access ainda não está disponível no preview do Windows 8.1, mas estará presente na versão final do sistema.
Proteja seletivamente seus dados
No Windows 8.1 a Microsoft aprimorou os recursos de controle remoto de dados do sistema. Empresas serão capazes de marcar dados específicos nos computadores e aparelhos dos usuários que devem ser criptografados, e estes dados podem ser remotamente excluídos se o aparelho for perdido ou se o funcionário deixar a empresa. Este recurso será especialmente útil com o crescimento da tendência BYOD, onde funcionários usam seus equipamentos pessoais na rotina de trabalho.
Melhor suporte a VPNs
Muitos de nós usam uma VPN (Virtual Private Network - Rede Virtual Privada) para nos conectar de forma segura a uma rede remota. De acordo com a Microsoft o Windows 8.1 terá suporte a uma maior gama de clientes VPN, embora ainda não haja mais detalhes sobre isso. Além disso o Windows permitirá que apps de terceiros iniciem conexões VPN automaticamente, possivelmente eliminando a necessidade de fazer isso manualmente com frequência.
Melhor experiência e melhor segurança
O Windows 8.1 Preview tem muitas coisas legais, mas as melhorias de segurança mostram que a Microsoft está de olho nas tendências. BYOD significa que dispositivos pessoais estão cada vez mais lidando com dados corporativo importantes, então a capacidade de excluí-los remotamente em caso de extravio é vital. Todo mundo navega na web, então qualquer medida para tornar o IE mais seguro é bem-vinda. E VPNs e criptografia ajudam a impedir a ação de bandidos que monitoram redes abertas em busca de informações preciosas. E a maioria destes recursos já está disponível no preview do Windows 8.1, então você pode experimentá-los desde já.
{{banner-interno}}