Localizado num cantinho da Zona da Mata de Minas, às margens da Rodovia MG-120, a nove quilômetros em direção ao aeroporto Vargem Linda, o Distrito de Piacatuba, pertencente ao município de Leopoldina, reúne arquitetura colonial preservada, religiosidade e um singular festival de viola que vem sempre acompanhado do que há de melhor na gastronomia mineira.
Para quem visita o lugar a primeira impressão que se tem é da arquitetura colonial que os moradores conservam com esmero e bom gosto. Logo quando se chega pode-se avistar lá no alto uma igreja. Aos poucos as casas se nos apresentam com cores vibrantes singularizando cada imóvel.
Residências e pontos comerciais mantiveram o estilo do período colonial quando a localidade recebeu pela primeira vez a presença humana. Data de 1823 a chegada dos primeiros habitantes. História que está escrita nos muros da única escola do lugar.
Na praça principal não tem como não ver uma torre. Dentro dela, todos de lá sabem, há uma cruz que fora queimada, diz a lenda, mas não se consumiu por forças divinas. Surgiu daí a história da cruz queimada que hoje é guardada a sete chaves no interior da torre. Ao lado desse monumento desce a Rua das Pedras, certamente a maior do distrito, em forma de "V", um dos mais singulares caminhos urbanos do país.
Festival - Nos últimos anos a vida cultural e econômica de Piacatuba vem passando por transformações efetivas por força dos festivais de viola, que têm dado ao lugar uma projeção. Por lá já se apresentaram Sérgio Reis, Almir Satter, Pena Branca, Pereira da Viola, entre tantos outros de igual nível.
O festival deste ano, que começa dia 24 de julho (quarta-feira) com apresentação de Keuton e Karen, segue no dia seguinte com Fabrício Conde e Mariângela Zan. No dia 26 começa a etapa regional dos violeiros tendo em seguida as apresentações de Walter Lages e Yassir Chediak. Dia 27 é a etapa nacional dos violeiros e a apresentação de Alceu Valença.
Friozinho - Com datas que coincidem com os períodos mais frios na região esses festivais promovem uma verdadeira revolução gastronômica, quando cozinheiras do lugar e chefs de cozinha de outras localidades produzem ali o que há de mais supimpa para o paladar, com muita arte e bom gosto. Piacatuba se transforma em local de prazer: Beleza arquitetônica, comida gostosa, música boa, gente bonita e clima ameno, tudo isso faz do evento um fato inesquecível na vida de quem por lá esteve.
Para a produtora e coordenadora do festival, Maria Lúcia Braga, o que se constata a cada ano é um crescimento, em termos de qualidade, cada vez maior, exigindo dos realizadores cada vez mais eficiência.
Maria Lúcia se estende em sua avaliação afirmando que o festival deixa sempre um saldo positivo para a população do lugar. "Além de dar uma substancial contribuição ao acontecimento com sua hospitalidade a população do lugar também cresce junta, contribuindo dessa forma para que o nome de Piacatuba se projete ainda mais, e de maneira bastante positiva, pelos quatro cantos do Brasil", garante Maria Lúcia. (Fotos: Washington Magalhães){{banner-interno}}
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) começa oficialmente hoje (23). Jovens e peregrinos poderão participar da Feira Vocacional, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na zona norte. Lá, estarão disponíveis aos visitantes 50 confessionários, estandes vocacionais, tendas acústicas e um local de adoração a Jesus Sacramentado.
Outras atrações são o Catolic Point, onde os peregrinos poderão dançar ao som de música eletrônica católica, e o Espaço 180°, destinado aos esportes radicais. É nessa feira que o papa vai colher a confissão de cinco jovens de várias nacionalidades, na sexta-feira (26).
A agenda oficial do papa Francisco no Rio de Janeiro, onde participa da JMJ até o domingo (28), prevê que, a princípio, ele descanse nesta terça-feira na residência da Arquidiocese, no Sumaré, onde ficará hospedado durante sua estada na cidade. A Secretaria Executiva do Comitê Organizador Local da JMJ não descartou, porém, mudanças na programação.
Em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), a JMJ promove também hoje debate sobre o papel da juventude no desenvolvimento sustentável e na paz. O encontro "Jovens e Cultura da Paz" ocorrerá no prédio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), onde funcionam os consulados das delegações internacionais durante a jornada. As discussões vão contar com a participação do enviado especial do secretário-geral da ONU para a Juventude, Ahmad Alhendawi.
Durante a jornada, ocorrerão cinco atos centrais, sendo quatro com a presença do papa Francisco. O primeiro está previsto para a noite de hoje. Trata-se da missa de acolhida que será rezada pelo arcebispo local, dom Orani João Tempesta, na Praia de Copacabana. Após a celebração, os Correios farão o lançamento de um selo em homenagem ao papa Francisco. O selo traz, em primeiro plano, a imagem do papa no gesto de emissão de bênção, tendo, ao fundo, a representação da Baía de Guanabara e, à esquerda, o monumento do Cristo Redentor.
Serão emitidos 1,2 milhão de selos, com preço de R$ 1,80 por unidade. As peças poderão ser compradas na loja virtual,na Agência de Vendas a Distância ou nas agências dos Correios.
{{banner-interno}}
A partir do dia 31 de janeiro de 2014 as prefeituras de todo o país se tornarão responsáveis por todo o sistema de iluminação pública dos municípios. A determinação é da ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica - por meio da Resolução nº 479/2012, que substituiu a de número 414/2010. A justificativa para a trnasferência destes serviços para as prefeituras foi com base no art. 30, inciso C, da Constituição Federal, que fixa a competência dos Municípios para organizar e prestar diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local. Outro motivo que também pesou na decisão da Aneel é que esta medida vai reduzir o valor da conta de energia.
Com a medida aquela Agência Reguladora obriga as Prefeituras a assumirem todo o ativo de iluminação pública pertencente atualmente às concessionárias de energia, de maneira que os custos com gestão, manutenção de todo o sistema de distribuição, atendimento, operação e reposição de lâmpadas, suportes, chaves, troca de luminárias, reatores, relés, cabos condutores, braços e materiais de fixação e conexões elétricas ficarão a cargo dos municípios.
Para esclarecer dúvidas a respeito do tema, a Energisa Minas Gerais realizou, recentemente, uma reunião com os representantes das prefeituras de sua área de concessão. Stevon Schettino, representante do Departamento de Serviços Comerciais da Energisa, fez uma apresentação detalhada sobre a regulação pertinente ao tema e como o processo de transferência contábil e física deverá acontecer. Ele também mostrou exemplos de outras prefeituras que já se adequaram ao novo modelo.
A reunião serviu também para a Energisa apresentar aos participantes os serviços prestados pela Energisa Soluções, uma empresa do Grupo especializada na prestação de serviço em energia elétrica para as prefeituras que desejarem terceirizar o novo serviço. A reunião contou com a participação do diretor-presidente da Energisa, Gabriel Alves Pereira Junior e do diretor técnico e comercial, Marcelo Vinhaes Monteiro, que reforçaram a preocupação da Energisa em estar ao lado das Prefeituras nesse momento de transição.
A Confederação Nacional dos Municípios - CNM - se posicionou contra à decisão da ANEEL. Segundo aquela entidade representativa dos municípios brasileiros esta medida vai aumentar a despesa anual dos municípios em cerca de 28%, no caso daqueles de pequeno porte, exatamente os que possuem menos recursos. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, afirma que os prefeitos respeitam a legislação e vão cumpri-lá, mas está preocupado com os aumentos de custos que os Municípios terão por causa da nova obrigação. Ele também queixou-se de que a CNM não foi ouvida pela ANEEL antes de baixar a Resolução que penaliza os municípios.
O Secretário Municipal de Obras de Cataguases, Alberico Siqueira, participou da reunião promovida pela Energisa, representando o município. Ele disse ao Site do Marcelo Lopes que "no momento, a única coisa certa que temos é que a partir do final de janeiro do ano que vem vamos assumir esta responsabilidade". Ele também revelou que a definição sobre este assunto será tomada pelo prefeito Cesinha Samor e que a escolha da empresa que fará este serviço será feita através de licitação. "No momento, porém, ainda estamos analisando todas as informações que temos sobre esta decisão da ANEEL", completou Alberico.{{banner-interno}}
Um Volkswagen Gol, verde claro, ano 85, caiu sobre a laje de uma residência no Bairro Imê Farage, por volta das 17 horas desta segunda-feira, 22, em Cataguases. O veículo era conduzido por José Carlos de Souza, 34 anos, que reside no Bairro Isabel Tavares e estava indo para sua casa quando perdeu o controle do veículo na Rua Basílio Barroso, subida daquele bairro que, desgovernado, caiu sobre uma residência. Ele, no entanto, nada sofreu, "apenas alguns arranhões leves", conforme revelou à reportagem do Site do Marcelo Lopes.
José Carlos desconfia que uma peça do veículo tenha se quebrado. "Aconteceu alguma coisa diferente com o carro naquela hora, porque eu subia o morro devagar quando, de repente, não consegui mais controlar o volante", disse. Seu depoimento foi confirmado pelas testemunhas que viram o carro subir pela calçada e despencar sobre a residência do senhor Geraldo, que no momento do acidente estava trabalhando. José Carlos, que é terapeuta e sócio de uma Clínica de Recuperação de Dependentes Químicos em Astolfo Dutra há nove meses, definiu o acidente: "nasci de novo". Ele, no entanto, preferiu não ser fotografado.
A casa, também, não sofreu dano algum, segundo revelou o próprio morador que chegou ao local enquanto a equipe do Site fazia a reportagem. Grande parte das fotos que ilustram esta matéria foram feitas da laje da casa dele, que liberou a entrada do repórter e mostrou o imóvel, sem qualquer sinal de avaria até aquele momento. Os moradores que presenciaram o acidente e acionaram a Reportagem do Site, disseram que o rapaz saiu do carro andando "mas ele estava um pouco assustado". A Polícia Militar foi chamada, fez o registro do acidente e o levou até o Pronto Socorro onde passou por exames que constataram seu bom estado de saúde.
Veja mais fotos do acidente, na galeria abaixo. Clique para ampliar.{{banner-interno}}
Motorista perde controle do veículo, sai da pista, capota e cai sobre a laje de uma residência. Ninguém ficou ferido. Mais informações daqui a pouco.
{{banner-interno}}