O tempo frio registrado desde segunda-feira (22) no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste permanecerá ainda hoje (25). A tendência é que, nessas regiões, a temperatura comece a subir a partir de amanhã (26), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Desde ontem, o Norte também convive com o frio que deve começar a perder força nesta sexta-feira. A semana foi marcada por neve, geada, chuva, chuva congelada e tempo nublado nestas regiões.
O meteorologista Luiz Cavalcante explicou que o motivo da permanência do frio nas quatro regiões do país é decorrente da "grande massa polar que se formou e atingiu várias cidades, resultando em frio e neve em vários municípios".
O Sul, região mais afetada pelo frio, registra temperaturas baixas em todas as cidades. Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (EPAGRI/CIRAM), durante cinco dias nevou em 93 municípios e em 32 ocorreu chuva congelada. A temperatura mínima registrada pelo Inmet, durante esta madrugada, foi –7,4 graus Celsius (ºC).
No Rio Grande do Sul, a geada permanece hoje em vários municípios. A mínima no estado foi –2ºC, segundo o Inmet. Na capital Porto Alegre a mínima chegou a 3ºC e, no decorrer do dia, pode chegar a 13ºC. No Paraná, temperatura mínima para o estado, na madrugada, chegou a –0,8ºC. Na capital Curitiba o frio vem acompanhado de chuva e a temperatura mínima chegou a 0ºC e a máxima prevista é 9ºC.
Nas capitais Rio de Janeiro e São Paulo, na Região Sudeste, o frio permanece. No Rio, a previsão para hoje é de chuva. A temperatura mínima registrada na madrugada foi 14ºC e a máxima pode chegar a 20ºC. Em São Paulo, a mínima registrada pelo Inmet foi 8ºC e a máxima prevista é 12ºC.
No Distrito Federal, o tempo continua parcialmente nublado, com temperatura mínima de 12ºC e máxima podendo chegar a 26ºC. Também na Região Centro-Oeste, Goiânia registrou mínima de 10ºC, pela madrugada, e a máxima prevista é 27ºC.
A frente fria também atingiu o Norte do país. Em Rio Branco, capital do Acre, a "temperatura caiu muito, chegando a 9,6ºC", disse Luiz Cavalcante. No norte de Rondônia a temperatura durante a madrugada chegou à mínima de 14ºC e no sul do Amazonas foi registrado, durante a madrugada, mínima de 11ºC.
{{banner-interno}}
A Comissão de Assuntos Relevantes criada na Câmara Municipal de Cataguases para apurar eventuais irregularidades no Cemitério São José está finalizando seu trabalho, conforme informou o vereador e presidente daquele grupo de trabalho, Maurício Rufino (foto abaixo). Completam a equipe responsável pela apuração os vereadores Geraldo Majella Mazzini e João Manuelino da Silva Bolina. Maurício recebeu em seu gabinete a reportagem do Site do Marcelo Lopes para tratar do assunto e revelou ter havido fraude no Cemitério de Cataguases. O relatório final, com os resultados obtidos através da investigação, será lido no plenário da Câmara no dia 6 de agosto, quando as sessões ordinárias serão retomadas.
A partir de denúncias trazidas à Comissão pelo advogado Eduardo Barcellos e o ex-funcionário do cemitério, Valdecir Taveira, todas elas foram apuradas, revelou Maurício. Ao longo do período em que funcionou, a Comissão de Assuntos Relevantes recebeu depoimentos de dezesseis pessoas, "mas deveremos ouvir mais uma até o término de nossos trabalhos", informou Maurício. Todos eles consumiram mais de 600 folhas de papel que serão resumidas num relatório final de aproximadamente quarenta páginas, acrescentou aquele vereador. "Agora estamos terminando de cruzar os dados obtidos porque muita gente contou que havia fraude e provou o que disse. Ou seja: houve compra e venda irregular de túmulos no Cemitério de Cataguases", afirmou ele.Agora, depois que apresentar o relatório final na Sessão Ordinária da Câmara, Maurício contou o próximo passo da Comissão: enviar cópias do relatório ao Ministério Público (MP) e ao Prefeito Cesinha Samor. "Estamos listando tudo o que precisa ser feito naquele Cemitério e esta lista também será anexada ao documento que vamos encaminhar ao MP e ao prefeito. Nossa tendência é encaminhar ao Ministério Público uma notícia crime, que é um instrumento que os advogados utilizam para narrar a ocorrência de crime, relatando os ocorridos no Cemitério, para que possam ser tomadas as providências cabíveis", explicou Maurício Rufino.
O prejuízo causado aos cofres públicos com esta fraude que, de acordo com o vereador que preside a Comissão, vinha ocorrendo em sucessivas administrações, foi estimado em R$80 mil reais, mas hoje estaria em mais de R$200 mil. Este é o valor de uma ação ajuizada ano passado pela Prefeitura contra um dos supostos responsáveis pelo "Escândalo do Cemitério", como ficou conhecido este episódio. Nome, aliás, que Maurício Rufino, não concorda. Segundo ele "existem muitos escândalos no cemitério municipal. Existe uma má gestão do cemitério municipal desta gestão e das anteriores", afirma. Ele continua: "O Secretário de Serviços Urbanos está ausente do Cemitério. A gente tem cobrado ele e ele não tem respondido a gente (sic). Inclusive, nós ouvimos ele (sic). E o que devo falar dele no Relatório não é positivo, não", completou. {{banner-interno}}
O Egito vem detento refugiados sírios sem acusação formal e ameaçando deportá-los, num ambiente de crescente hostilidade desde que o Exército assumiu o poder, no mês passado, disse na quinta-feira a entidade de direitos humanos Human Rights Watch.
Pelo menos 90 mil sírios estão no Egito fugindo da guerra civil do seu país, e muitos se queixam de intimidações desde que o Exército depôs o presidente islâmico Mohamed Mursi, em 3 de julho.
Eles têm medo de serem tratados como bodes expiatórios para problemas internos do Egito, e citam em especial as alegações da imprensa e do governo sobre a infiltração de estrangeiros no Egito e sua participação em atos violentos.
A HRW, com sede em Nova York, disse que a polícia egípcia prendeu 72 homens sírios e nove meninos só nos dias 19 e 20 de julho, incluindo algumas pessoas já registradas como candidatas a asilo e pelo menos nove sírios com vistos válidos ou autorização de residência. Pelo menos 14 foram ameaçados de deportação.
"Um clima político tenso não é justificativa para que agentes policiais e militares retirem dezenas de homens e meninos sírios do transporte público e os atirem na prisão sem consideração por seus direitos", disse Nadim Houry, subdiretor da HRW para o Oriente Médio e Norteda África.
As autoridades egípcias não se pronunciaram de imediato.
{{banner-interno}}
O frio resolveu aparecer e fazer companhia ao público que participou da primeira noite do 11º Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba, nesta quarta-feira, 24. E apesar dele, as pessoas que lá estiveram assistiram a dois excelentes e animados shows (que levou muita gente a dançar e, por conta disso, espantar a friagem). O primeiro deles foi de Marisa e Oswaldinho Viana, um casal que eleva a um patamar superior a ótima música de raiz e, encerrando a programação, o show de Chico Lobo, um dos mais talentosos violeiros deste país.
Piacatuba, como sempre acontece nesta época do ano, torna-se ainda mais receptiva e aconhegante do que no resto do ano. E tudo estava pronto para receber o turista que veio de todas as regiões do país. Segundo apurou a reportagem, uma das diversas residências normalmente alugadas nesta época do festival, está sendo ocupada por um grupo de Manaus. Do Rio de Janeiro, Viçosa, Belo Horizonte e de algumas cidades do Espírito Santo, também vieram muitas pessoas prestigiar o Festival que a cada ano alcança um público maior. O mérito é de sua organizadora, a incansável Maria Lúcia Braga, que trabalha o ano inteiro para que o Festival aconteça sem qualquer transtorno. "Só vou relaxar depois que tudo terminar", confessa, preocupada com cada detalhe.
Este ano uma inversão na programação, por conta da chuva fina, uma garoa, na verdade, que caía no início da noite desta quarta-feira, transferiu a apresentação da Banda de Música Princesa Leopoldina para o domingo de manhã. Segundo Maria Lúcia "este é um espetáculo à parte porque os músicos percorrem algumas ruas do distrito tocando seus dobrados. Uma cena bonita de ver", disse. Sobre os shows, não revela seu favorito, mas é sabido que ela é, verdadeiramente, amante da música de raiz e de uma boa viola, razão única, segundo as pessoas mais próximas dela, que a levam a promover todos os anos o festival.
A apresentação de Marisa e Oswaldinho Viana foi marcada pelos sucessos desta dupla que tem história na música brasileira. Só pra se ter uma ideia do talento dos dois vale lembrar que o CD "Viva Elpídio" recebeu duas indicações de melhor CD Regional e Prêmio IBAC, em 2010 e 2011. A dupla dedica-se há muitos anos à preservação e divulgação da música autenticamente brasileira, especialmente aquela oriunda dos estados de São Paulo e Minas Gerais. O show deles foi envolvente, dançante e fez a plateia cantar com eles várias músicas. Já Chico Lobo, um velho conhecido do público que frequenta o Festival de Piacatuba, faz a cada show uma exaltação à viola caipira, considerada por ele um dos mais típicos brasileiros. Talvez por isso, seja apontado pela crítica como um dos mais ativos e efetivos violeiros que divulgam aquele instrumento no país. Desta vez, em Piacatuba, Chico Lobo reviu amigos e cantou para uma plateia de fãs, o que tornou o espetáculo ainda mais agradável e gostoso. Este talentoso e carismático cantor e compositor parece ter uma intimidade ímpar com a viola caipira, que tanto gosta e elogia. O público que o admira, conhece seu trabalho, gosta de suas músicas e comparece aos seus shows, emocionado, agradece. (Fotos: Lílian Donofre){{banner-interno}}
A primeira sessão da Câmara Municipal de Cataguases do segundo semestre de 2013 que será realizada no dia 6 de agosto vai acolher uma proposta de forte apelo popular. o fim do recesso parlamentar de julho e a redução do período de férias de final de ano. A iniciativa é do vereador Vinicius Machado que está atendento às reivindicações da população que, segundo ele, "não aceita que seus representantes tirem noventa dias de férias por ano", justificou.
Vinicius revelou que vai apresentar na Sessão Ordinária de 6 de agosto o Projeto de Resolução nº11/2013 que pretende alterar "os artigos 123 e 124 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Cataguases". De acordo com sua proposição, caso aprovada, a legislatura terá início no dia 1º de fevereiro e término no dia 20 de dezembro de cada ano. "A única exceção será no ano de inauguração da legislatura, quando tomamos posse, irá se iniciar no dia 1º de janeiro", explicou o vereador que tem base eleitoral no bairro Taquara Preta.
O recesso legislativo, segundo seu Projeto de Resolução, será entre os dias 21 de dezembro e 31 de janeiro, totalizando quarenta dias, contra os atuais noventa dias. "Decidi propor esta alteração depois de ouvir muitas reclamações do povo nas ruas. Além disso, as redes sociais também estão se movimentando contrariamente a este longo período de recesso dos vereadores. E como também não concordo com este período de férias tão longo, resolvi propor esta alteração e espero que meus pares compartilhem minha opinião e aprovem esta mudança no nosso Regimento Interno. Tenho certeza que esta será uma ação que representa a maioria de nossa população", completou Vinícius confiante.
OBS: Matéria alterada às 13:24h para corrigir o número de dias de férias.{{banner-interno}}