O frio pode ter causado a morte de oito pessoas no Sul do país. Em Santa Catarina, as mortes de três homens estão sendo investigadas: a de um homem, 51 anos, em Biguaçu; um em Joinville; e a terceira em Criciúma.
"Nós acreditamos que o frio tenha influenciado na morte, mas não confirmamos. O laudo do Instituto Médico-Legal só sairá daqui a 30 dias", disse o major Aldo Batista Neto, da Secretaria Estadual da Defesa Civil. De segunda-feira (22) a quinta-feira (25), a neve atingiu 103 municípios, de acordo com o levantamento do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram).
Para o meteorologista do Ciram, Marcelo Martins, a neve no estado foi uma "situação histórica, porque o fenômeno é comum no estado, mas não de forma tão ampla e de frio extremo, onde em todas as cidades foram registradas temperaturas abaixo de 0 grau Celsius (ºC)". Segundo ele, o frio deve continuar, porém as temperaturas devem ficar mais amenas a partir de hoje.
A densa e forte massa polar que atinge o estado provocou prejuízos, como desabamentos, destruição de muros de casas, de escolas e postos de gasolina, falta de energia elétrica e problemas na agricultura.
No Rio Grande do Sul, foram registradas cinco mortes desde domingo, que podem estar relacionadas ao frio extremo. Segundo o major Ben Hur Pereira da Silva, da Defesa Civil, duas mortes foram confirmadas em consequência das baixas temperaturas - uma em Panambi e outra em Sinimbu, ambas por hipotermia (quando há redução drástica da temperatura corporal). As demais mortes estão sob investigação.
A Defesa Civil estadual está recolhendo cobertores e alimentos para serem doados a moradores de rua e a famílias pobres, além de levar pessoas que vivem nas ruas para albergues e abrigos.
Segundo o tenente Lucas Frates Simiano, da Defesa Civil do Paraná, o frio e a geada afetaram seis municípios até o momento, causando prejuízos à agricultura. Não foram registradas mortes.
{{banner-interno}}
A Polícia Civil, em operação na manhã dessa sexta feira (27), prendeu duas pessoas acusadas de exercício ilegal da profissão de médico. As prisões foram efetuadas a partir de denúncias de que acadêmicos de Medicina estariam dando plantões nos hospitais de Espera Feliz e de Carangola desde fevereiro.
Um dos homens foi preso em Espera Feliz e se identificava como Dr. João Batista. O outro, preso em Carangola, dava plantão como Dr. Maxuel. Cada um foi encaminhado para a delegacia da respectiva cidade. A suspeita é de que eles integrem uma quadrilha formada por mais dois elementos.
A PC ainda colhe os depoimentos dos acusados para apurar se os nomes usados por eles também são falsos e conferir com o registro (CRM) de profissionais médicos de outras regiões do país.
Vários prontuários e fichas dos hospitais foram recolhidos. A ocorrência ainda está em andamento e testemunhas e acusados estão sendo ouvidos.
{{banner-interno}}
O ex-prestador de serviços da agência de espionagem dos Estados Unidos Edward Snowden não será condenado à morte ou torturado e terá todas as proteções do Judiciário civil dos EUA se for repatriado, disse o procurador-geral norte-americano em carta a seu similar russo nesta semana.
Na carta, datada de 23 de julho e divulgada nesta sexta-feira, o procurador-geral dos EUA, Eric Holden, escreveu que busca afastar as alegações sobre o que aconteceria com Snowden caso a Rússia o entregue para enfrentar acusações de divulgação ilegal de segredos do governo sobre programas de vigilância.
{{banner-interno}}
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Cataguases, através do Setor de Proteção Básica, está convocando mais um grupo de pessoas beneficiárias do Programa Minha Casa, Minha Vida a comparecerem em sua sede, a partir da próxima segunda-feira, e de acordo com a programação descrita abaixo, munidas dos seguintes documentos: Identidade, CPF, Carteira Profissional, Comprovante de Renda e Comprovante de Estado Civil, conforme o caso específico a seguir: Certidão de Nascimento para solteiros ou União Estável; Certidão de casamento para casados; certidão de casamento com atestado de óbito para viúvos; Certidão de Casamento com averbação de divórcio para divorciados.
O chamado é para regularizar o cadastro do Programa Minha Casa, Minha Vida, e a Secretaria de Assistência Social fica na Rua Dr. Lobo Filho, 184 – Centro (antigo Quartel da PM) no horário de 08:00 às 17:00 horas. (Foto: Paulo Victor Rocha)
DIA: 29/07/13- Segunda-feira 01 Alexandra Aparecida Nerva e Sandro Luiz Ferreira da Silva02 Amanda Mendes Jeremias03 Amélia de Barros Oliveira e Izequiel José Barros Oliveira04 Ana Cláudia da Silva Paula05 Ângela Maria de Oliveira e Esposo06 Kátia de Souza Salviano e Edivaldo Coelho Lino07 Marcela Candido Pereira08 Marcela de Sousa Horácio Soares09 Marcelina Silva Dias Severiano10 Marileia Martins Luzia11 Michele Lima de Faria e Alexandre de Andrade Queiroz12 Natalia Fabri Moura 13 Neusa da Silva Ferreira14 Nivalda Liberato do Nascimento15 Noêmia de Lima Gonçalves 16 Oreliana de Fátima Rosa Souza17 Pamela Cristina da Silva18 Patrícia Aguiar19 Welta Pereira Soares20 Zely da Conceição da Silva
DIA: 30/07/13 – Terça-feira01 Alessandra Leazi de Almeida02 Alice Aparecida Assis Pereira Henrique e Arcidio Henrique de Moura Neto03 Ana Cristina de Freitas04 Ana Cristina dos Santos05 Ana Idalina Freitas Pinho06 Ana Lúcia de Oliveira Silva07 Ana Paula da Silva e Silva08 Ana Paula de Almeida Barbosa09 Anatólio Fazil Jorge Jano10 Andréia Aparecida de Souza e Alexsandro de Souza Firmino11 Andréia Aparecida dos Santos e Luiz Fernando de Souza Bonifácio12 Andreza Barbosa Cesário13 Ângela Aparecida Ferreira da Silva14 Balbina Clarinda de Morais15 Beatriz Aguiar16 Cristiane Aparecida Dias17 Elci Zulato Alves Machado18 Eliana Aparecida Duarte19 Mônica Aparecida da Silva20 Mônica de Fátima Vitório Rosa
DIA 31/07/13- Quarta-feira01 Eduarda Lourenço de Moura02 Efigênia Caetano de Paula e Wilson Custodio Dimas de Paula03 Elza Maria de Oliveira04 Luciana Dutra Silvério de Souza e Marcos Antônio de Souza05 Luciana Pereira de Lima e Roberto domingos de Lima06 Ludmila Aparecida Guilherme Viana07 Márcia Oliveira Rael08 Maria Lúcia Matos da Cruz09 Rita de Cássia Pereira da Silva Martins e Gilson Domingos Martins10 Roseli Fernandes da Silva11 Sandra Lúcia Bernarda de Lima12 Sebastião Silvério e Maria da Penha Batista Alexandre Silvério13 Sheila da Conceição dos Santos14 Silvana Aparecida Silva Amorim15 Silvana Martins e Claudio Antônio da Silva16 Simone Morais Fernandes e Aloísio Leonor Comissário17 Solange Diomar dos Santos Viana18 Sônia Aparecida da Silva Calixto19 Sonimar de Fátima Dias Fernandes20 Suely de Fátima Gonçalves
DIA 01/08/13- Quinta-feira01 Ivonete Bedendo Rodrigues02 Lidiane da Silva Neto03 Regiane do Rosário Silva04 Renata Silva Araujo05 Rode Gonçalves Gomes da Silva e Elias da Silva06 Rosa Helena de Barros e José Antônio Cordeiro Neto07 Sebastiana de Oliveira08 Sheila Aparecida Medina Luquini09 Sidineia Medeiros Ferreira10 Silvana Aparecida Barbosa11 Silvana Leandro da Silva12 Silvania Ambrosio da Silva13 Simone Silva e Jadismar Clemetino Bento14 Sira Antônio Inácio15 Sônia Bento Pereira e José Luiz de Souza da Silva16 Sônia Guerra17 Sônia Quiodine da Silva18 Stela Filomena de Souza Pinto19 Sueli Alves Correa20 Sulamita da Silva e Avynner Laureano de Melo
DIA 02/08/2013- Sexta-feira01 Julia Tobias Santos02 Juliana Aparecida da Silva03 Juliana Sabino Carmo Mauricio04 Ludmila Cardoso Ferreira05 Maria Aparecida da Fonseca Martins e Gelson Filismino Martins06 Maria Aparecida da Silva07 Maria Aparecida Lopes Machado08 Patrícia Aguiar Romão e Hélio da Silva Ferreira09 Rafaella Fernanda Cavalcante Ferreira e Edson Lucio Pereira10 Raquel de Souza Oliveira11 Regiane Aparecida de Assis12 Renata Lopes Rodrigues13 Rogéria Custodio Pereira14 Rosangela de Souza Mello15 Rosania dos Santos Silva16 Rosimere Ambrosio da Silva17 Ruth Gonçalves Gomes18 Sebastiana Vitalina do Carmo Teixeira19 Simonica Duarte Gonçalves e Esposo20 Vera Lucia Souza de Brito e Francisco de Assis Ferreira{{banner-interno}}
Comer bem é um dos grandes prazeres da vida. E o Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba, que está acontecendo até o próximo domingo, 28, confirma esta máxima ao levar até aquele aconchegante distrito de Leopoldina milhares de turistas. Este ano uma das instituições mais respeitadas do País na formação de cozinheiros e chefes de cozinha, o SENAC, abraçou o Festival e está oferecendo aos visitantes, em dois restaurantes (Manga Rosa e Sal e Ervas), além de pratos deliciosos, o tão elogiado padrão SENAC de qualidade.
À frente dos restaurantes capitaneados pelo SENAC está o experiente professor do SENAC Juiz de Fora e chefe de cozinha, Ary Fortes. "Conheci este Festival ano passado, e agora não resisti ao convite de Maria Lúcia Braga (coordenadora do evento) para participar dele. Estou muito feliz por isso", disse o simpático professor que fez uma pausa no trabalho para atender à reportagem do Site do Marcelo Lopes. Ary fez questão de mostrar todo o trabalho e ressaltar que tudo ali é feito por seus alunos. "É um trabalho de equipe e aqui eu apenas oriento", conta.Além dos dois restaurantes, Ary Fortes ministra durante o dia, oficinas de Gastronomia para trinta pessoas. "Está sendo um sucesso. Hoje (quinta-feira), por exemplo, compareceram quarenta e duas pessoas", revelou. E com relação à culinária praticada nos restaurantes sob sua responsabilidade neste Festival, ele diz que "estamos tentando trazer o requinte e a sutileza da França com os ingredientes da nossa região". Ary explica, em seguida, os pratos oferecidos no cardápio. "Aqui, no Manga Rosa, estamos trabalhando com um menu degustação que é composto de uma entrada, muito singela; um creme, um prato à base de carne branca, um de carne vermelha e uma sobremesa".
Ele também falou sobre o cardápio do outro restaurante a cargo do SENAC, o "Sal e Ervas". "Escolhemos um cardápio, digamos, mineiro e estamos servindo Escalopinho ao molho cebola (arroz com alho dourado, batata rústica com sal e ervas e filé) e Costelinha Suína com molho de rapadura (mix de legumes da estação com ervas, angu cremoso e arroz da região e costelinha de porco)". A preparação dos pratos envolve quarenta profissionais divididos nos dois restaurantes. "São alunos e ex-alunos que estão aqui fazendo o melhor para o público deste Festival", exalta o professor que revela sua "ótima" expectativa para estes dias de evento. "A gente não esperava esta chuva e nem um frio tão intenso, mas a gente trabalha com a premissa de que tudo aconteça bem, que tudo está bom e está à contento", completou Ary.
Shows – A programação artística de Festival nesta quinta-feira, 25, atraiu um grande público. O primeiro a se apresentar foi o músico Fabrício Conde, mineiro de Juiz de Fora, compositor e professor de viola caipira. Ele já gravou três CDs e um DVD autoral e seu trabalho, que alia sensibilidade e virtuosismo, já foi apresentado em várias cidades do Brasil e do exterior.
Na sequência, Mariangela Zan, filha do grande acordeonista e compositor Mario Zan, fez um animado show. Ela Começou a cantar aos 13 anos de idade, fazendo backing-vocal nos shows e bailes de seu pai, por todo o Brasil. Aos 15 anos, assumiu oficialmente o vocal da banda, interpretando canções de autoria de Mário Zan e de outros compositores. No show mesclou as músicas que agradam gerações por onde passa e sucessos de seu pai, como a bela "Chalana", de autoria de Mario Zan e Arlindo Pinto, popularizada na voz de Almir Satter. Outra opção de boa música nestes dois primeiros dias de festival foi a Cachaçaria Gerais de Minas. Lá, a talentosa dupla Mito Cotidiano, formada pelo casal cataguasense Mateus Rodrigues e Carol Ferraz apresentaram-se na quarta e quinta-feira e retornam no domingo, na hora do almoço, para encerrar as festividades. O show desta quinta-feira, recebeu o carinho do público que pediu bis várias vezes. A talentosa dupla Mito Cotidiano vem se firmando no cenário da música brasileira mostrando composições próprias e interpretações bem cuidadas de canções consagradas. Recentemente a dupla teve uma música escolhida pelo voto popular para gravar um videoclipe através do projeto Chamada Criativa da Fábrica do Futuro. (Fotos: Lílian Donofre){{banner-interno}}