Um dos principais destaques do Windows 8 é a sua nova Tela Iniciar, com seus coloridos e atraentes blocos dinâmicos (Live Tiles). Mas um dos pontos negativos é que quando você instala um programa "clássico", que não foi feito pensando no Windows 8, seu bloco na Tela Iniciar geralmente é horrível. O Oblytile é um utilitário pequeno e gratuito que permite gerar blocos mais atraentes. E mesmo que você odeie os blocos, pode gostar do que o OblyTile pode fazer no desktop.
Os blocos dos programas "clássicos" são estranhos porque o Windows usa como base o ícone padrão do executável obtido na pasta onde o programa foi instalado. Estes ícones foram feitos pensando no desktop, e não são otimizados para a Tela Iniciar do Windows 8. Geralmente são pequenos demais, tem resolução baixa demais ou ambos. A chave é conseguir um ícone grande o suficiente, e com resolução o suficiente, para se destacar na Tela Iniciar.
O OblyTile não precisa ser instalado, basta descompactar o arquivo baixado no local de sua preferência. A interface é simples, basta preencher os campos indicando o nome do bloco, o programa que ele irá abrir, a imagem que será usada como ícone, uma cor de fundo e outra para o texto e então clicar em "Create Tile" para colocar o novo bloco dinâmico na Tela Iniciar.
Você pode indicar manualmente o caminho até o programa para o qual quer gerar um bloco, ou usar o painel "Manager", que gera uma lista de todos os programas instalados. O Manager também pode listar os atalhos já existentes e oferece a possibilidade de converter estes atalhos em blocos. Embora o OblyTile seja capaz de gerar os blocos para você, ele não lhe dá os ícones. Recomendo uma visita a sites como o Icon Archive, onde você pode baixar ícones de alta qualidade gratuitamente.
Se quiser, é possível colocar atalhos para os aplicativos nativos do Windows 8 (como o Mail, SkyDrive, Bing, etc) no desktop. É um recurso útil para quem quer usar estes programas mas odeia o conceito de blocos na Tela Iniciar.
Este app é algo que a Microsoft deveria oferecer aos usuários por padrão se quiser que eles usem a Tela Iniciar extensivamente, especialmente neste período de transição entre o desktop e a "Interface Moderna". Em meia hora com o OblyTile transformei minha Tela Iniciar em algo muito mais atraente, e provavelmente agora estarei mais disposto a usá-la. Steve Ballmer, você está ouvindo?
{{banner-interno}}
A morte da adolescente Bruna Gobbi após um ataque de tubarão, no último dia 22, foi o 59º caso registrado no estado em 21 anos. A jovem paulista, atacada na praia de Boa Viagem, no Recife, foi socorrida pelos bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos. As praias de Boa Viagem, com 24 ataques; e Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, com 17; são recordistas de ocorrências.
A morte de Bruna foi a 24ª e motivou a recomendação do Ministério Público Estadual de interditar praias com risco de ataques até a instalação de redes de proteção para os banhistas.
Segundo a presidenta do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), Rosângela Lessa, o desenvolvimento da região contribuiu para a aproximação dos tubarões das praias. Com a construção do Porto de Suape, no início dos anos 90, rios foram desviados e arrecifes implodidos. Uma das espécies de tubarão foi diretamente afetada pela alteração de seu habitat. "O tubarão cabeça-chata guarda uma grande fidelidade ambiental e usa a área em todos os ciclos de vida. Ele encontrava uma barreira de salinidade e agora não encontra mais. Então, ele continua procurando seus espaços", explica.
Ela também explica que os tubarões capturados são levados para outras áreas para serem estudados. "Capturamos os tubarões, levamos a uma distância de 20 milhas, marcamos e os soltamos. Assim, o comportamento deles é estudado. Esse monitoramento retira os tubarões da área".
Rosângela, que também trabalha com dinâmica de populações de tubarões e arraias na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), ressalta a importância dos banhistas tomarem os cuidados necessários. São 44 pares de placas colocadas ao longo da área de risco. As placas orientam os frequentadores a evitar o banho em áreas de mar aberto, durante a maré alta, e em áreas profundas, com água acima da cintura.
O oceanógrafo e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mário Barletta, também reforça que a poluição interferiu no comportamento dos animais. "Quando ocorre a vazão dos rios, os peixes saem para a região costeira e, nesse momento, os tubarões chegam para procriar. Com a poluição dos estuários [local de encontro entre o rio e o mar], essas espécies de peixes desapareceram. A única coisa que aumentou foi a oferta de turista na praia".
Ele lembra que a área é naturalmente povoada por tubarões, e banhistas e surfistas são, muitas vezes, confundidos com peixes e tartarugas, um alimento natural deles. O professor destacou ainda os cuidados que os banhistas devem ter. "O tubarão está ali, é um ambiente natural deles. Se passar dos arrecifes, a probabilidade de levar uma mordida, ser atacado, é grande", acrescentou.
{{banner-interno}}
A Polícia Militar em Muriáe foi acionada na noite deste domingo, 28, e compareceu até a garagem de um prédio residencial situado na Avenida Comendador Freitas, centro daquela cidade, para registrar um homicidio. Também estiveram no local o Corpo de Bombeiros, que fez o primeiro atendimento. Na garagem foi encontrado o corpo de um homem identificado por Luiz Carlos Pires Secunho, 54 anos, funcionário da Agência Regional do INSS de Muriaé. O crime teria acontecido por volta das 19 horas.
De acordo com as informações até agora dsponibilizadas pelas autoridades Luiz Carlos teria sido agredido por uma ou mais pessoas e seu corpo foi encontrado caido próximo à coluna da garagem do prédio onde morava e perto de seu carro. Ele teria sido atingido na cabeça e recebido quatro facadas pelo corpo. Após o trabalho inicial da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros compareceram no local a Perícia Técnica, o médico legista Frederico e a delegada de plantão, Daniele Ribeiro. O corpo da vítima foi encaminhado para o IML – Instituto Médico Legal. A Polícia Civil investiga o crime e trabalha na possibilidade de assalto. (Fotos: Silvan Alves){{banner-interno}}
A Prefeitura de Santana de Cataguases inaugurou neste sábado, às 19 horas, três importantes obras para aquele município e o busto do primeiro prefeito municipal. O evento contou com as presenças do Secretário de Governo de Minas Gerais, Danilo de Castro, o assessor do governador de Minas, José Emílio Afonso, os prefeitos de Itamarati de Minas, Tarcília Rodrigues Fernandes e José Ronaldo Milani, que esteve acompanhado de seu vice, Jaime Vargas, o diretor Regional de Saúde, em Leopoldina, William Lobo de Almeida, o ex-prefeito Edgar Xavier e a prefeita destituída Jucélia Baesso, o vereador em Cataguases, Gilmar Canjica, além de secretários municipais, vereadores e os homenageados Joãosinho e José Vitor Lima, santanenses que fizeram carreira internacional como jogadores de futebol.
A solenidade aconteceu na praça Prefeito João Remígio de Resende, onde também foi inaugurado o Centro Cultural que funciona na Chácara Santa Cruz, na entrada da cidade. Os convidados foram também até à praça da Biblia e Nossa Senhora Aparecida, onde foram descerradas as placas alusivas àquelas benfeitorias. O atual prefeito Gumercindo Resende não participou das inaugurações em cumprimento à legislação eleitoral já que aquele município inicia no próximo dia 2, nova campanha eleitoral para eleger prefeito e vice. Também no espaço da Chácara a prefeitura vai construir um observatório astronômico. Um telescópio já foi adquirido e o próximo passo será cobrir adequadamente o teto do espaço que vai abrigar a novidade.
Durante a solenidade, Jucélia Baesso, destacou a seriedade com que a administração municipal vem pautando suas ações. "Esta inauguração é prova inconstestável de que aqui não se brinca com o dinheiro público e que pensamos e agimos voltados para o desenvolvimento de nossa cidade", salientou. Edgar, ex-prefeito que iniciou as obras agora inauguradas, enfatizou o que ainda será feito no município, "porque temos força de vontade metas a cumprir e o apoio incondicional do nosso amigo e secretário de governo Danilo de Castro, sempre pronto a contribuir com Santana de Cataguases", afimou. José Emílio Afonso reconheceu o esforço da Administração Municipal em dotar Santana de Cataguases de condições para seu crescimento. "Esta cidade cresceu com Edgar e vive hoje um ciclo virtuoso de desenvolvimento. Só não vê quem não quer. Basta olhar e passear por aqui para comprovar esta nova realidade", constatou o assessor do governador Anastasia. Já o Secretário de Governo, Danilo de Castro, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela atual administração e, em seguida, elogiou Jucélia Baesso que, segundo ele, "tem um caráter acima de qualquer suspeita, além de amar esta cidade". Objetivo, Danilo disse que Santana marcha "a passos largos para um novo patamar de crescimento" acrescentando que este caminho "precisa continuar para que seus efeitos possam ser duradouros e abrangentes para toda a população", concluiu.
Em seguida os ex-jogadores de futebol de Santana de Cataguases, Joãosinho e José Victor Lima, que se destacaram no futebol profissional em equipes de renome nacional e no exterior, receberam uma placa de prata em reconhecimento ao talento e por terem divulgado o nome da cidade nos países e cidades em que passaram. José Victor, que foi secretário de Cultura e Esportes de Cataguases entre 2009-12, disse estar "lisonjeado e um pouco emocionado com esta homenagem". Para ele "a cidade em que a gente nasce, fica para sempre em nosso coração". Já Joãosinho, que fez muito sucesso quando atuava na Turquia e também na Rússia, recebeu a homenagem com surpresa. "Fiquei surpreso quando me disseram o que fariam. nunca podia imaginar ser homenageado pela minha própria cidade, mas recebo tudo isto com um carinho enorme", destacou ele. (Fotos: Paulo Victor Rocha){{banner-interno}}
Com fotos de Lílian Donofre
A noite sábado do 11º Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba, que termina neste domingo, 28, foi marcada pelo contagiante show de Alceu Valença e pelo recorde de público de todas as edições daquele consagrado evento. Também aconteceu a disputada etapa nacional do Festival de Viola que contou com dez músicas e o show da dupla Kleuton e Karen. E como acontece todos os anos, todos os bares, restaurantes e lojas foram tomadas pelos visitantes que aproveitaram o festival até quase o amanhecer. Segundo os policiais que faziam a segurança do local nenhum incidente foi registrado durante todo o evento.
A programação da noite começou com a realização da etapa nacional do Festival de Viola. Os concorrentes foram: Elton Ribeiro (São Paulo), com a música "Essência"; Tuca Boelsuns (Entre Rios de Minas-MG), que cantou a música "Abaécaba" de Frederico Leão Boelsuns; O Grupo Orfeu Alquimistas interpretou a canção "Tropeçando nas palavras", de João Novaes, Anderson Lobo e Giovanni (Belo Horizonte); A quarta concorrente da noite foi "Alma Estradeira", de Marcos Catarina (Belo Horizonte), cantada por ele próprio. Na sequência, "Planeta e Preconceito", de Willian de Paiva, foi cantada pela dupla Parana e Piazinho, de Pouso Alegre (MG). "Navegante da Canção", de autoria de Guilherme Silva Ramos, foi a sexta a competir tendo sido interpretada por Ramom Rozado (Viçosa-MG). A sétima canção da noite foi "Flores do Cangaço', de Tavinho Limma e Sandro, de Ilha Solteira (SP). Cícero Gonçalves, de São Paulo, cantou a música "Serena", composta por ele e seu parceiro João Klinger. E a última concorrente foi "Prisioneiro da Cidade", de Gabriel Scopel Tonini, de Fundão (ES), interpretada por Mineirinho e Gabriel.Os vencedores desta edição do Festival são:
Melhor Intérprete: Tavinho Limma e Sandro com a música "Flores do Cangaço". Prêmio: troféu e R$1 mil.
Melhor Violeiro: Cícero Gonçalves com a música "Serena". Prêmio: troféu e R$1 mil.
Terceiro Lugar: Tropeçando nas Palavras - Grupo Orfeu Alquimistas. Prêmio: Troféu e R$1 mil.
Segundo Lugar: Planeta Preconceito - Paraná e Piazinho. Prêmio: Troféu e R$2 mil.
Primeiro Lugar: Navegante da Canção - Ramom Rozado. Prêmio: Troféu e R$4 mil.
Depois do Festival, aconteceram os dois últimos shows da noite. O primeiro foi com a premiada dupla Kleuton e Karen, que se intitula "genuinamente caipira", veio de Brasília (DF) para começar a cantar e a colecionar prêmios nos festivais de que participava. O último deles foi no dia 17 de junho deste ano quando foi eleita a melhor dupla de viola de 2012. Com suas músicas, Kleuton e Karen, que são casados, não somente pretendem atingir o público sertanejo que aprecia a música raiz, mas também, divulgar e trabalhar para que as pessoas que não tem conhecimento do estilo possam conhecer e assim passem a apreciar a música caipira e agregar valores culturais à nossa música brasileira.
E para encerrar os shows desta edição do 11º Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba, o cantor e compositor Alceu Valença, fez o mais esperado show desta festa. Dono de dezenas de sucessos que marcaram gerações, este pernambucano de São Bento do Una e artista multifacetado, fez um show em altíssimo astral para uma multidão. O público foi, segundo opiniões de organizadores, policiais militares e de pessoas que acompanham todos os anos o evento, o maior de todos os Festivais.
Seu jeito extrovertido e brincalhão tornou o show ainda mais agradável, principalmente, por interagir em diversos momentos da apresentação, com a multidão que cantava seus sucessos. Ele também não deixou de dar uma alfinetada nas emissoras de rádio que, segundo ele, "só tocam porcaria. Por isso, tenho no meu site, a minha rádio e lá vocês poderão ouvir as minhas canções", revelou. Mas o que chamou mesmo a atenção do público foi a proximidade de Alceu com as redes sociais. Ele pediu, reiteradas vezes para o público acessar a conta dele no Facebook para comentar o show. Com este gesto pode estar abrindo um novo caminho nesta era das comunicações em que vivemos: A repercussão incentivada e quase voluntária de seu trabalho, já que a grande imprensa está voltada apenas para os que estão sob os holofotes.
Logo após o show, a organizadora e coordenadora do Festival de Viola e Gastronomia de Piacatuba, Maria Lúcia Braga, agradeceu a todos os seus patrocinadores e parceiros, especialmente à Mônica Botelho, que assistiu a apresentação do amigo Alceu Valença. Maria Lúcia avaliou o evento como "sensacional" e revelou que a presença de Alceu era "um desejo antigo, agora, finalmente realizado". Para ela o Festival cumpriu sua missão de divulgar a música de raiz por meio do das etapas regional e nacional do concurso de viola e fortalecer o turismo através da gastronomia. Neste sentido, ela lembra a presença do SENAC "que se tornou um excelente parceiro e muito importante para o evento", finalizou ela.{{banner-interno}}