Mais de 49,3 mil escolas públicas em todo o país têm atividades em período integral. A expectativa é que até o ano que vem sejam 60 mil. No turno complementar, além de acompanhamento pedagógico obrigatório com aulas de reforço escolar em matemática, português, ciências e uma língua estrangeira, os alunos podem praticar esportes e participar de atividades culturais, que ajudam a melhorar a disciplina e a concentração.
"Nossa prioridade tem sido as escolas onde estão as crianças mais pobres, que são aquelas que recebem o Bolsa Família", disse hoje (29) Dilma Rousseff, durante o programa Café com a Presidenta.
Segundo ela, a educação em dois turnos é importante para o aluno, para a família do aluno e para todo o país, pois o modelo ajuda no aprendizado de crianças e adolescentes. "Nenhum país do mundo chegou a se transformar em uma nação desenvolvida sem que as crianças tenham dois turnos na escola, nos colégios", ressaltou.
Estudantes de 19,7 mil escolas rurais também participam do programa de ensino em dois turnos. Nessas escolas, além das atividades oferecidas nas demais escolas, os alunos ainda têm aulas ligadas à realidade do campo e da agricultura.
Só este ano, o governo federal já investiu R$ 1,8 bilhão no programa de educação integral. A maior parte dos recursos é repassada diretamente para a escola contratar monitores e professores, comprar material e preparar os espaços para receber as crianças nas atividades do chamado contraturno. O Ministério da Educação também repassa às prefeituras recursos para garantir alimentação de quem fica o dia todo na escola.
{{banner-interno}}
Um acidente grave ocorrido esta tarde na BR 116 a 7 km de Leopoldina, envolvendo um caminhão bitrem carregado com produto inflamável provocou uma tragédia. Sete vitimas morreram carbonizadas na hora e outras nove estão internadas em estado grave na Casa de Caridade Leopoldinense.Daqui a pouco outras informações.
{{banner-interno}}
O atleta e professor de Jiu Jistu em Cataguases, Ricardo Caetano, conquistou neste domingo, 28, pela quarta vez, o Rio International Open IBJJF Championship, Campeonato Internacional de Jiu Jitsu, realizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Após disputar suas lutas com atletas do mais alto nível, Caetano chegou à final mostrando vigor aliado à sua reconhecida técnica apurada em aplicar golpes certeiros.
- Fico feliz em trazer mais essa medalha para cidade, justamente nesse momento em que nossa academia está passando por uma série de transformações e melhorias, o que permitirá que outros atletas do CTC Cataguases também possam conquistar títulos, disse o atleta minutos depois de ser premiado. Caetano revelou também que sua academia agora está filiada à Gracie Barra, uma das maiores do mundo, o que vai dar à ela maior suporte
Nos próximos dias 10 e 11 de agosto, Caetano e seus atletas disputarão o Campeonato Mundial de Jiu Jitsu em Teresópolis, novamente com chances reais de conquistar muitas medalhas.
{{banner-interno}}
Na próxima quinta-feira, dia 1º, começa a primeira edição do Seepmec (Simpósio Empresarial e Estudantil de Pequenas e Microempresas e Cidades), em Cataguases. Com o tema "Empreendedorismo com Informação e Cooperação", a proposta do projeto é discutir o desenvolvimento econômico desses empreendimentos, que são a base da economia de pequenos e médios municípios brasileiros, juntamente com administradores públicos, acadêmicos das áreas ligadas ao Simpósio, além desses empresários.
Com uma programação que compreende minicursos e palestras, o Simpósio objetiva trazer à tona essas os problemas desses pequenos empreendimentos. Os palestrantes têm larga experiência em assuntos como cooperativismo, gestão de pequenos negócios e empreendedorismo, como é o caso do Deputado Federal Reginaldo Lopes, economista e ex-presidente da Comissão de Micro e Pequena Empresa, e Fernando Dolabela, autor entre outros títulos de ‘O segredo de Luísa’, best-seller, que faz da bibliografia de vários cursos de administração em todo o país, afirma Geraldo Filho, coordenador do Simpósio.
Como várias cidades Brasil a fora, Cataguases passa por um momento de desenvolvimento econômico de pouca relevância e, aliada a uma proposta do Sebrae, de voltar os olhos para o microempresário neste ano, com a criação do Ministério da Micro e Pequena Empresa, o Simpósio pretende tirar do discurso e propor mudanças, criando um manifesto e metas de médio e longo prazo, firmadas entre várias áreas da sociedade para que juntos possam mudar o cenários econômico da cidade.
Para os interessados em saber mais sobre o Seepmec, basta acessar www.seepmec.com.br e se inscrever, inscrições terminam nesta terça, dia 30.
{{banner-interno}}
A Espanha vai realizar nesta segunda-feira uma homenagem às 79 pessoas que morreram no pior desastre ferroviário no país em décadas, horas após o maquinista da composição ter sido solto da prisão enquanto aguarda o julgamento sob a acusação de homicídio por imprudência.
A cerimônia será às 19h (14h no horário de Brasília) na catedral de Santiago de Compostela, uma cidade de peregrinação mundialmente famosa, no noroeste da Espanha, onde o trem de alta velocidade descarrilou.
O primeiro-ministro Mariano Rajoy, vários ministros e os filhos do rei, príncipe Felipe e infanta Elena, vão comparecer.
Às 20h41 da quarta-feira (hora local), o trem de alta velocidade com oito vagões descarrilou e pegou fogo depois de bater em uma parede de concreto. O impacto foi tão forte que um dos vagões foi arremessado a vários metros de distância.
O número de mortos subiu para 79, depois que uma pessoa ferida --uma mulher de Estados Unidos-- morreu no domingo. Setenta pessoas permanecem hospitalizadas, 22 em estado crítico.
O maquinista, Francisco Garzon, de 52 anos, aparentemente entrou em velocidade muito alta numa curva apertada. Ele estava detido desde quinta-feira. O juiz Luis Alaez acusou Garzon por "79 homicídios e vários crimes de lesão corporal, todos cometidos por imprudência profissional", disse o tribunal em um comunicado na noite de domingo.
{{banner-interno}}