O príncipe britânico William e sua esposa Kate registraram nesta sexta-feira o nascimento de seu filho George, que nasceu em 22 de julho sob um frenesi de publicidade global. Ele e é o terceiro na linha sucessória do trono britânico.
Conhecidos oficialmente como o Duque e a Duquesa de Cambridge, os novos pais concluíram a etapa burocrática no Palácio de Kensington, a residência deles em Londres, disse o palácio em comunicado.
Segundo a lei, todos os nascimentos na Inglaterra devem ser registrados no prazo de 42 dias após o parto.
O príncipe William assinou o registro de nascimento, testemunhado por um registrador do Escritório de Registros de Westminster.
O palácio divulgou uma fotografia da certidão de nascimento do pequeno príncipe, que misturou o mundano e o monárquico.
Escrito à mão na mesma forma sóbria usada para registrar os nascimentos de bebês britânicos comuns, o documento é intitulado "Nascimento" e o número de inscrição no registro é 207.
Os nomes e profissões inseridas no formulário são nada comuns, no entanto.
O nome do bebê é registrado como Sua Alteza Real o Príncipe George Alexander Louis, de Cambridge.
Os nomes dos pais são registrados como Sua Alteza Real o Príncipe William Arthur Philip Louis, Duque de Cambridge e Sua Alteza Real Catherine Elizabeth, a Duquesa de Cambridge.
A ocupação do pai é "príncipe do Reino Unido", enquanto a da mãe é "princesa do Reino Unido".
O Príncipe William é piloto de helicóptero de busca e resgate da Real Força Aérea Britânica, mas o documento não faz nenhuma menção a isso.
{{banner-interno}}
A Secretaria Municipal de Assistência Social começou a implantar, na última segunda-feira, 29, ações que objetivam dar a destinação correta aos resíduos sólidos recicláveis que são produzidos diariamente pela rotina de trabalho realizada na sede da Pasta e dos equipamentos Cras, Creas, Casa de Maria e Bolsa Família. Todos estes locais estão recebendo cestos coletores que possibilitarão separar papel, plástico e metal do restante dos materiais descartados.
De acordo com o coordenador da Proteção Social Básica daquela Secretaria, Murilo Matias, "a proposta de reciclagem de resíduos sólidos vem sendo praticada pela Secretaria Municipal de Assistência Social através de trabalhos desenvolvidos com grupos de economia solidária e do apoio prestado às associações de catadores de recicláveis do município. Nesse sentido, a ação que está sendo implantada posiciona a Secretaria e seus funcionários em consonância com a filosofia do trabalho que ela já realiza", destacou.
Todo o material separado nesse processo será repassado às associações de catadores atuantes no município, ajudando a aumentar a renda dos trabalhadores. Segundo Elnatã Loureiro, tesoureiro da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis em Geral de Cataguases (ASCARGECAT), "essa e outras ações realizadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social vem contribuindo significativamente para o desenvolvimento da ASCARGECAT. A mobilização da população do bairro Taquara Preta iniciada pelo movimento de coleta seletiva é um expressivo exemplo disso", ressaltou Elnatã. (Foto: Paulo victor Rocha)
{{banner-interno}}
Termina, no próximo dia 15, a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2013 e as pessoas que ainda não levaram seus cães e gatos para serem imunizados devem entrar em contato com o Núcleo de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases pelo telefone 3422-3599. Na área rural, a campanha começou em 24 de junho e, na cidade, teve início em 6 de julho, com a estimativa de vacinar 8.817 cães e 1.226 gatos, um total de 10.043 animais em todo o município.
A meta da campanha é imunizar pelo menos 80% do número de animais estimado para 2013 e a cobertura registrada até a última quarta-feira, 31 de julho, demonstrou que 82,16% dos animais já receberam a dose em Cataguases, sendo que 7.196 são cães e 1.056 gatos. A raiva é uma doença viral infecciosa que afeta o sistema nervoso dos mamíferos, levando-os à morte. Trata-se de uma doença altamente contagiosa que pode ser transmitida inclusive a seres humanos, por isso é necessária a vigilância de todos.
Conforme revelou Wallace George, coordenador do Núcleo de Controle de Endemias, "nesse momento da campanha, continuamos a vacinação dos animais através de Busca Ativa, ou seja, até 15 de agosto, estaremos à disposição dos munícipes para agendar um horário e ir às residências realizar a vacinação dos animais que ainda não foram imunizados. Também continuamos com a Busca Ativa em todas as localidades da zona rural até o fim da campanha", concluiu o coordenador. (Foto: Núcleo de Controle de Endemias da SMSC){{banner-interno}}
Incentivar a agricultura familiar, diminuindo sua dependência em relação às grandes corporações do setor, valorizar o papel da mulher no campo e garantir o diálogo entre o pequeno produtor e o meio acadêmico são temas discutidos no 3º Encontro Internacional de Agroecologia, que está sendo realizado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu, a 250 quilômetros da capital.
O evento visa a promover um debate pluralizado, que envolverá de renomados cientistas a agricultores de baixa renda. "A participação dos agricultores na construção do conhecimento científico, não pode ser isolada. Depende de uma integração do saber dos agricultores, que conhecem muito bem o seu sistema de produção, e os cientistas que estão estudando isso. Precisa haver um diálogo melhor entre o conhecimento popular e o científico", destaca Rodrigo Machado Macedo, professor da Unesp e um dos coordenadores do evento.
O encontro, que começou ontem (31) e termina no sábado (3), tem entre as presenças mais aguardadas a ativista indiana Vandana Shiva. De acordo com o professor Macedo, a ativista mostrará seu largo conhecimento científico para sustentar sua posição que é contrária à apropriação que o grande capital faz das sementes. "Ela tem muito argumento para desconstruir a ideia de que a gente precisa das grandes corporações transnacionais de sementes e venenos agrícolas para matar a fome do mundo", disse ele.
Segundo Macedo, Vandana critica duramente a ideia de que seis ou sete empresas no mundo são capazes de controlar os grandes elos da cadeia de produção agrícola. Respeitada pela sua militância histórica, na década de 70, ela participou do movimento Mulheres de Chipko, que amarravam-se a árvores para impedir que fossem derrubadas e para protestar contra o despejo de lixo atômico. Em 1993, recebeu o Right Livelihood Award, uma versão alternativa do Prêmio Nobel da Paz.
Um dos princípios de Vandana é também defender a participação e os diretos da mulher no campo. "Isso é importantíssimo para nós e está sendo bastante debatido no evento", ressalta o professor.
De acordo com a organização, cerca de 2 mil pessoas estão inscritas no evento. Aproximadamente 300 são agricultores familiares de baixa renda, que receberam alojamento e alimentação gratuitamente. Macedo destaca a importância da presença desses produtores no evento, uma vez que 60% da alimentação básica do brasileiro é proveniente da agricultura familiar. No entanto, quando se compara com os recursos gerados por esse segmento, nota-se um grande descompasso. Os pequenos produtores respondem por apenas 40% do valor bruto oriundo da produção agrícola no país.
Além disso, apesar de 85% do total de agricultores do país serem familiares, eles ocupam apenas 25% do território nacional e consomem apenas 25% do crédito disponível. Alguns alimentos, como é o caso da mandioca, são produzidos majoritariamente pela agricultura familiar, que chega a produzir, nesses casos, 80% desse tipo de produto.
{{banner-interno}}
Você já ouviu seu PC recentemente? Prestou bastante atenção aos sons que ele faz? Com sorte ele não deve ter muito a dizer. Mas se por acaso ele estala, apita, assobia, ou soa como um helicóptero tentando decolar, são boas as chances de que ele esteja com algum problema. Neste artigo compilamos alguns dos sons com os quais você deve se preocupar: clique nos links ao longo do texto para aprender qual o som de um ventilador com problemas, ou de um HD prestes a pifar.
O clique da morte
O primeiro som vem de uma coleção publicamente disponível de sons produzidos por HDs com defeito compilada pela DataCent, uma empresa especializada na recuperação de discos rígidos baseada em Ontario, no Canadá. Como exemplo, este é o som de um HD da Western Digital com problema nas cabeças de leitura/gravação de dados:
Com a maior popularidade dos discos de estado sólido, HDs "barulhentos" estão se tornando um problema menos comum. Mas esta forma de armazenar nossos "bens" digitais mais preciosos ainda estará entre nós por anos.
Sempre que você acessa ou salva uma informação em um HD, os "pratos" dentro dele giram a velocidades absurdas, entre 5.600 a 10.000 rotações por minuto, e uma minúscula cabeça magnética percorre sua superfície em busca dos dados. É um mecanismo incrivelmente delicado, e há vários fatores que podem fazer com que as coisas saiam de alinhamento.
Portanto, sempre que você ouvir "cliques", como acima, ou ruídos anormais vindos do HD, deve se preocupar. A cabeça responsável pela leitura e gravação de informações pode estar com problemas, e o disco à beira da morte. Faça um backup imediato de seus dados, e vá à sua loja favorita procurar um novo.
Marimbondos no ventilador
O "sopro" constante que muitas pessoas associam como sendo o som típico de um PC vem dos ventiladores do gabinete e do processador. Considere este som como música para seus ouvidos, porque estes componentes ajudam seu PC a se manter em uma temperatura adequada para o funcionamento retirando o ar quente de componentes vitais. Se o computador superaquecer, você poderá dizer adeus à estabilidade.
As BIOS modernas são capazes de regular a velocidade de rotação dos ventiladores para se adaptar a mudanças na temperatura. Se o seu PC está "trabalhando duro" em uma tarefa, como conversão de vídeo ou um jogo, ele pode precisar de mais ar para se manter na temperatura adequada, o que resulta em mais ruído vindo dos ventiladores. Não se preocupe, pois este ruído é passageiro. Mas se os ventiladores funcionam continuamente a todo o vapor e fazem tanto barulho quanto um furacão de categoria 5, é hora de investigar.
Muitos ventiladores tem chaves que permitem alterar sua velocidade em tempo real, às vezes integradas ao próprio corpo ou ao cabo que os liga à placa-mãe. Mudar a posição da chave para uma rotação mais baixa vai passar menos ar através do sistema, mas também consumirá menos energia e fará menos barulho.
Outra opção é instalar software capaz de controlar a velocidade dos ventiladores, como o SpeedFan. Este utilitário assume o controle deles e regula quando devem rodar na velocidade máxima e quando devem ser mais lentos. Também dê uma olhada na tela de configuração da BIOS da máquina, onde geralmente há opções para definir a velocidade dos ventiladores manualmente.
Se você ouve um "zumbido" estridente que parece um bando de marimbondos raivosos, como abaixo, é provável que novamente o ventilador seja o culpado:
Nesse caso abra o gabinete, olhe ao redor dos ventiladores e veja se não há um fio solto que esteja entrando em contato com as lâminas do ventilador. Este é um problema fácil de resolver, mas o som pode dar um belo susto em qualquer usuário de PC.
Discos "do barulho"
Os discos ópticos estão virando "tecnologia do passado", mas muitos PCs ainda tem algum tipo de leitor ou gravador de CDs ou DVDs. É comum um drive óptico fazer um barulho quando lê ou grava o disco, já que ele gira em alta velocidade como os pratos dos HDs. Este é o som de um drive óptico saudável:
É fácil esquecer um disco dentro do drive, o que pode fazer com que faça barulho quando o PC liga ou em momentos "aleatórios" quando um programa tenta acessar o drive. Se o seu drive óptico faz barulho com frequência, abra a bandeja e veja se não há um disco lá dentro.
Um drive vazio não tem o que girar, e não deve fazer nenhum barulho. Se ainda faz você talvez tenha um drive óptico defeituoso, provavelmente com uma peça quebrada ou solta.
"Bipes" da BIOS
A BIOS de um PC tem sua própria forma de se comunicar com os usuários, na forma de sequências de "bipes" que representam certos erros. Um único bipe curto sempre que o PC é ligado é normal, e significa que a máquina passou pelo POST (uma série de testes realizados sempre que é ligada) e tudo está bem. Mas um PC que emite bipes extras, está tentando te dizer alguma coisa. Neste exemplo, a máquina está reclamando de que não há memória na placa-mãe:
Outras combinações de bipes podem indicar problemas com a alimentação, pentes de memória com defeito, um componente mal encaixado ou até mesmo uma placa-mãe praticamente "morta". É importante traduzir os bipes corretamente antes de agir, já cada fabricante tem seu próprio conjunto de códigos e significados. Consulte o manual de seu PC ou da placa-mãe: se você não tiver eles à mão, provavelmente poderá encontrá-los na internet procurando no Google pelo nome ou modelo da máquina ou placa seguido da palavra "manual".
Alto-falantes
Alto-falantes podem fazer barulhos assustadores quando menos se espera. Se você ouve um "estalo" alto vindo deles sempre que liga ou desliga o PC, não se preocupe: sua máquina provavelmente tem alto-falantes amplificados, e eles fazem esse barulho sempre que começam (ou deixam de) receber energia.
Se o plugue do alto-falante não estiver inteiramente inserido no conector, você pode ouvir ruído e zumbidos, como uma rádio fora do ar. Este é um exemplo:
Se esse é o problema, verifique os cabos que ligam os alto-falantes ao PC e certifique-se de que todos estão inseridos corretamente.
Outro problema é interferência: se você ouve "vozes" baixinhas vindas dos alto-falantes, especialmente quando o volume está mais alto e não há nenhum som sendo reproduzido pelo PC, não se preocupe: provavelmente eles estão captando alguma transmissão de rádio da vizinhança. Pode ser uma rádio AM comercial com um transmissor mais potente, ou uma rádio "pirata" de seu bairro. Uma solução é encurtar os fios que ligam os alto-falantes ao PC, se possível. Se não resolver, você pode tentar passar os cabos por um anel de ferrite. Quatro ou cinco voltas com o cabo pelo anel devem resolver.
Um PC quieto é um PC feliz
A boa notícia é que os PCs modernos tem poucas partes móveis, então há poucos componentes que podem estar causando ruídos estranhos. E com um pouquinho de investigação você geralmente poderá identificar o culpado e pensar em uma solução rapidamente. E da próxima vez que seu PC começar a fazer ruídos estranhos, fique atento! Pode ser um pedido de socorro.
{{banner-interno}}